Ir para conteúdo

Torrador bolinha


Fogo ruivo

Postagens recomendadas

Para quem tiver alguma dúvida sobre os resultados de um torrador bolinha, segue foto de uma torra que fiz hoje

 

Café: Lote 911 - Chapadão de Ferro

Tempo: Finalização em 11m e 54s.

Quantidade: 320 gramas de verde.

Torra: Full city +

 

Reparem na uniformidade.

 

SAM_1564

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Fogo

 

Bela torra.

Aí vai uma do mesmo café porém feita no torrador de prova em 14/12/12 com 3 dias portanto. Creio que está um pouco mais clara que a tua e estou sem o log do tempo aqui. Esta foto foi feita sem flash, enquanto a tua parece que o flash foi usado.

 

8282211275_984f4b65d8_c.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Alex,

 

Obrigado pelo elogio.

 

Segue a foto sem o Flash.

 

SAM_1569

 

 

Vc tem o torrador de prova?

O que achou da torra que vc postou?

 

 

Valeu amigo

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Fogo.

A torra da foto ainda está descansando. Só abri o saco para fotografar e aproveitarmos a oportunidade de fazer a comparação.

 

Já havia feito uma torra com o 911 e achei o café muito bom, Único porém é o forte gosto de rapadura, que minha esposa adorou, mas vai um pouco além da minha preferência. É provável que o tempo amenize esta característica. Pena que não o terei para esperar.

Ainda tenho 1 quilo dos que recebi. Vou tentar uma torra um pouco mais longa para ver se corrijo, assim como traçarei com outros cafés para tentar um resultado mais equilibrado.

 

O torrador de provas é uma bateria de 6 bicos com mais de 100 anos de funcionamento. É um J.B. alguma coisa que não lembro agora. Inglês de 1906!

Não é meu. Pertence a Valorização Empresa de Café S.A.(http://www.valorcafe.com.br), empresa exportadora onde realizamos nossas torras. Normalmente usamos um torrador Pinhalense à gás para 10 quilos igual ao da foto abaixo, mas pequenas quantidades são torradas no de provas.

 

8282345883_8ea12b973a.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Apenas para complementar a informação, só experimentei o Chapadão em métodos coados, que foram cafeteira elétrica/filtro de papel, AeroPress/S Filter, bule Bonavita/cone (filtro permanente em aço) e prensa francesa.

Vou experimentar esta nova torra no espresso na Epoca comercial e na Saeco com pf pressurizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Alexandre, por acaso estava lendo sobre o mesmo:

 

Jabez Burns, ele era inglês mas mudou para NY onde desenvolveu e fabricou os torradores.

 

 

 

Salve Fogo.

A torra da foto ainda está descansando. Só abri o saco para fotografar e aproveitarmos a oportunidade de fazer a comparação.

 

Já havia feito uma torra com o 911 e achei o café muito bom, Único porém é o forte gosto de rapadura, que minha esposa adorou, mas vai um pouco além da minha preferência. É provável que o tempo amenize esta característica. Pena que não o terei para esperar.

Ainda tenho 1 quilo dos que recebi. Vou tentar uma torra um pouco mais longa para ver se corrijo, assim como traçarei com outros cafés para tentar um resultado mais equilibrado.

 

O torrador de provas é uma bateria de 6 bicos com mais de 100 anos de funcionamento. É um J.B. alguma coisa que não lembro agora. Inglês de 1906!

 

Não é meu. Pertence a Valorização Empresa de Café S.A.(http://www.valorcafe.com.br), empresa exportadora onde realizamos nossas torras. Normalmente usamos um torrador Pinhalense à gás para 10 quilos igual ao da foto abaixo, mas pequenas quantidades são torradas no de provas.

 

8282345883_8ea12b973a.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem tiver alguma dúvida sobre os resultados de um torrador bolinha, segue foto de uma torra que fiz hoje

Café: Lote 911 - Chapadão de Ferro

Tempo: Finalização em 11m e 54s.

Quantidade: 320 gramas de verde.

Torra: Full city +

Reparem na uniformidade.

 

Bela torra!!!

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem tiver alguma dúvida sobre os resultados de um torrador bolinha, segue foto de uma torra que fiz hoje

 

Café: Lote 911 - Chapadão de Ferro

Tempo: Finalização em 11m e 54s.

Quantidade: 320 gramas de verde.

Torra: Full city +

 

Reparem na uniformidade.

 

http://www.flickr.co.../in/photostream

 

Abraços

Fala Fogo!!

 

Tô meio desanimado. Não consegui o bolinha por aqui. Procurei demais, fui em locais que precisei de GPS (aqui não é tão grande pra isso). E pra comprar pela net o frete é quase o dobro do preço dele. Aí é lasca!

 

Minha esperança é o Pedro Ivo, que vai à Currais Novos, uma cidade no interior daqui que parece que tem.

 

Quando leio esses tópicos fico sentindo (ou imaginando) o cheiro do café sendo torrado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Thiago.

Já declarei que sou fã do bolinha. Até discussão já houve sobre isso. Eu afirmo, sem medo de errar, que o bolinha é a melhor solução de torra doméstica a um custo bem razoável e que pode proporcionar resultados mais que aceitáveis.

Mas, e sempre surge o tal do mas, considere um torrador cilíndrico, que para mim é ainda melhor que o bolinha, apesar da vida útil menor. Veja este: Torrador cilíndrico.

Sei que para a região Nordeste o frete fica pesado, mas te garanto que neste caso vale muito a pena. Não só porque o custo do café poderá cair ao comprar grãos verdes, mas principalmente pelo que poderás aprender sobre cafés ao torrá-los. E esqueça pipoqueiras, que são ótimas para fazer pipocas, mas sofríveis para torrar cafés. Até dá para torrar, mas é sempre meio-mais-ou-menos. Não tens controle e eficiencia sobre o processo.

 

Considere o bolinha, mais pesado e longevo, ou o cilíndrico. Independentemente do valor do frete, ambos poderão te dar bons cafés e conhecimento sobre torras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ale Velloso,

 

Justamente no site que eu achei o bolinha mais em conta você me mostra o cilíndrico. E o preço é praticamente o mesmo.

 

Que dilema! Dúvida cruel!

 

Bolinha X cilíndrico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer deles te fará feliz! Seja macho para pagar um frete maior que o preço do produto e gastes os cento e poucos reais.

Use uma moeda e decida se o bolinha é cara e o cilíndrico é coroa, ou vice versa. Mas se queres torrar café em casa e dispõe de área livre para fazê-lo, use a moedinha e escolha um dos dois. Qualquer um. Eu, apenas por preferência pessoal, prefiro o cilíndrico.

Não sou dono da carteira de dinheiro dos outros, mas te afianço que é um bom investimento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

Pra quem já gastou tanto em café esse ano, R$ 60,00 é um sopro dentro dum furacão (vixe, tô é poético, kkkkkkk).

 

E o melhor, que mais me instiga, moro em um condomínio fechado, e penso que não é todo mundo que vai tolerar a torrefação, então torrarei café na minha granja, uns 30km daqui. Todo domingo tô lá.

 

Vamos ao cara ou coroa!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKKKKKKKKKKKKKKK.

 

Deu cara. E agora?

 

É melhor esperar amanhã. Tô de férias e tomei 8 cervejas hoje. Isso não é decisão pra se tomar influenciado pelo álcool.

 

Mas amanhã tô comprando.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amanhã??? Tá maluco? O mundo pode acabar!

Bichão, vá então de bolinha, neste mundo ou no próximo.

Falando em cerveja, só contei até o décimo chopp hoje. Depois ficou difícil prá daná!

Bolinha! Bolinha! Bolinha!

 

Mas agora que a sorte foi lançada e decidida, te direi porque prefiro o cilíndrico.

Acho-o mais fácil para adaptar o aquecimento por gás, com os queimadores alinhados longitudinalmente em relação ao cilindro. No bolinha teria que utilizar um tubo redondo no formato de uma circunferência e fica ruim para instalar os queimadores. Enquanto no cilíndrico pode-se usar um tubo retangular com os lados planos, facilitando a instalação dos queimadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só tomei uma cerveja no calor infernal de Sampa e me deu uma dor de cabeça que não consta no rótulo. Agora resta tomar uma dipirona on the rocks para contrabalançar.

 

Me ocorreu isto, Alex. Por sua vez na bolinha os grãos se concentram numa faixa central com o giro, alinhando desta forma os grãos sobre o fundo bem no meio - a menos que você encha demais o tambor.

 

Há um vídeo bem bonitinho em algum lugar do Clube que mostra a bolinha em ação acionada por um pequeno motor elétrico. Sei de pelo menos um McGyver aqui no Clube que está fazendo este mod no seu torrador. Aguardemos notícias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amanhã??? Tá maluco? O mundo pode acabar!

Bichão, vá então de bolinha, neste mundo ou no próximo.

Falando em cerveja, só contei até o décimo chopp hoje. Depois ficou difícil prá daná!

Bolinha! Bolinha! Bolinha!

 

Mas agora que a sorte foi lançada e decidida, te direi porque prefiro o cilíndrico.

Acho-o mais fácil para adaptar o aquecimento por gás, com os queimadores alinhados longitudinalmente em relação ao cilindro. No bolinha teria que utilizar um tubo redondo no formato de uma circunferência e fica ruim para instalar os queimadores. Enquanto no cilíndrico pode-se usar um tubo retangular com os lados planos, facilitando a instalação dos queimadores.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

 

Falou grego pra mim.

 

Vou começar torrando na lenha mesmo, igual a uns vídeos postados aqui (acho que foi o fogo).

 

Essa engenharia toda eu não dou conta. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui eu quem postou um para o Mimoso, moedor parceiro do bolinha.

Na verdade a distribuição dos grãos no cilíndrico é mais homogênea, pois desde que respeitada a capacidade máxima, os grãos são movimentados equânimemente. Já no bolinha, tendem a ficar na parte mais baixa e formam algo semelhante a uma pirâmide.

 

É bom saber que ao menos uns 70% da torra se dá pelo calor do ar dentro do tambor, e não pelo contato dos grãos com a superfície aquecida. Assim, quanto mais espalhados os grãos, melhor pois estarão mais expostos à atmosfera aquecida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

Falou grego pra mim.

Vou começar torrando na lenha mesmo, igual a uns vídeos postados aqui (acho que foi o fogo).

Essa engenharia toda eu não dou conta. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Salve Thiago.

 

Algo como na foto abaixo. Poderão ser também 2 linhas de fogo paralelas e não apenas uma central.

 

torrador-manual-a-gas_MLB-O-3325684456_102012.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recebi uma amostra dessa torra do Ricardo. Foto com flash:

 

DSC_0088.JPG

 

Foto sem flash:

 

DSC_0089.JPG

 

Já de cara o óleo denuncia que a durante a torra o grão expandiu rápido e chegou a temperatura alta. Mas não parece tão escuro, né? Só que ao moer, a cor muda muito, pois os grãos estão mais torrados por dentro. A maneira que o café absorve calor vai determinar se a torra acontece primeiro internamente ou externamente, por isso que eu insisto que a cor final de torra não diz muito (e o principal método de análise da Agtron é a cor do disco de café moído).

 

Sem preconceito, fiz no espresso. Joguei a temperatura para menos que 90°C. O café tá bem amargo, com gosto forte demais de carvão. A doçura já fica pequena, é como caramelizar açúcar e queimar demais, fica amargo e menos doce. Acidez mínima. Mas o espresso fica bonito, crema escura etc. Talvez adoçando mude um pouco, posso tentar.

 

Sei que tem muitas misturas italianas que procuram acidez baixa, mas eles conseguem chegar em um café doce sem tanto gosto de carvão, fica gosto de torra, mas mais agradável.

 

Fogo, manda ver aí, tente controlar mais a torra quando começarem os primeiros estalos.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, quando eu vi não quis falar, mas me pareceu um tanto escura pro meu gosto. E torras escuras são mais fáceis de ficar uniformes. Será que uma torra mais clara ficaria uniforme também? Acho que controlando bem o fogo (sem trocadilhos, rsrs) e sem preguiça de girar a manivela pode funcionar bem.

 

Como é que vc inspeciona o andamento da torra no bolinha? Tem uma janela pra espiar pra dentro? Talvez um leitor de infravermelho ajude a inspecionar a temperatura interna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa encanar tanto com a torra uniforme. Claro que grãos muito torrados e outros crus é ruim, mas pelo que o Fogo mostrou deve dar para parar antes, ou controlar a temperatura durante a finalização e ter uma boa torra. A torra ser um pouco heterogênea não tem erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, vou explicar...

Quando o Márcio pediu a amostra eu pensei em não mandar essa pois a fiz a pedido de minha esposa para fazer no " Coado ", pois ela adora café forte coado. Claro que no expresso iria ficar tenebroso, forte, amargo, etc... mas mandei mesmo assim para o Márcio palpitar também sobre o desempenho do bolinha.

 

Claro que dá para controlar a chama e pela visão controlar a torra em city ou city +, porém farei na semana que vem 2 amostras começando com fogo forte e depois finalizando com escala de redução da chama e o outro o inverso, desidratando o grão mais lentamente.

 

Mas insisto.... a torra era para coado para a patroa pois ela adora.

 

As que eu faço no bolinha para o meu expresso, são média clara e demonstram bem as características do grão. Assim que eu finalizar a torra para expresso em city mando fotos e a mando amostras para o Márcio comparar e dar o veredito para a gente ir formando o banco de dados deste torrador que tem muito potencial para proporcionar ótimas torras.

 

Abração e vou lá torrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...