Ir para conteúdo

Torrador bolinha


Fogo ruivo

Postagens recomendadas

KKKKKKKKKKKKKKKKKK, ia ADORAR!! Pode ter certeza!!

 

Essas tranqueiras são coisas de homem. Vê se uma mulher vai inventar um Frankstein desses só para torrar café. Só uma cabeça masculina aceita abdicar completamente da estética para ter um torrador bom e barato, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

P... que pariu!! que monstro é esse?!?!?!?!?!?!?!?!

 

Uma das coisas mais feias que já vi na vida. Não tô falando de torradores, mas de tudo!!!! sério!!!! umas das coisas mais feias que já vi na vida!!!!

 

E ele ainda fala que o pobre do bichano ta "intoxicado" pelo cheiro? entendi direito? o gato deve tá é se perguntando se abriram as portas do inferno e o demônio escapou!

 

Viram o nome dele? "Porky". kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Não podia ser outro.

 

Torrador bolinha: R$40,00, Fogareiro:R$25,00, Ver o cruzamento do Frankstein com Demônio da Tasmânia torrando café: Não tem preço. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso ter exagerado um pouco no meu comentário.

 

Deixando claro que sou a favor que todos exercitem a criatividade de suas mentes, apenas achei esse troço muito "mal-assombrado".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou chato e não nego. Jamais teria uma tralha dessas por melhor que fosse. Prefiro um torrador mais bonitinho, ainda que não seja tecnicamente o melhor.

 

Afinal de contas se a estética não valesse nada estaríamos extraindo espresso em copo de requeijão ao invés de usar as xicaras do CdC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Um aquecedor de piso vinílico velho, um escorredor de arroz usado, sucatas de arame, fios, uma roldana velha e uma placa de metal....

 

ECOLOGICAMENTE CORRETO: LIXO! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Amigos,

 

Hoje fiz minha primeira torra no bolinha. Já era pra ter começado há 02 semanas, porém devido à problemas de saúde na minha família tive que adiar. Felizmente agora está tudo bem.

 

Torrei 220g do café exótico rapadura, do vale do caxixe. Consegui 190g de grãos.

 

Acho que o fogareiro estava muito alto, então o primeiro crack começou lá pelos 7 minutos. acabei a torra nos 9 minutos. Terei que torrar em fogo mais baixo, eu sei. Mas a torra me pareceu satisfatória.

 

Quanta casca!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ainda bem que fiz na granja. Se faço em casa a confusão seria grande. rsrsrsrsrsrsrsrsrrsrs.

 

Tenho que pedir orientações: Já testei hoje, coado no pano. Gostei demais, minha mãe também. Meu pai pediu adoçante, mas ele saiu do hospital ontem, rsrsrsrs. Esse teste é válido ou tenho que esperar um pouco mais? Minha torra ficou um pouquinho heterogênea, mas vi que preciso diminuir um pouco o fogo. Fora a xícara, qual o melhor parâmetro a ser usado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela iniciação !

Para coado, dizem que quando esfriou esta pronto e quanto mais fresco melhor.

Chaff é normal neste tipo de torra, não tem outro lado para onde ir, a não ser ficar preso no grão ou queimar ...

Heterogêneo também é de esperar, Foguinho pode te dar dicas como fazer torras mais homogêneas, acredito que com fogo mais baixo e mais manivela deva melhorar.

Ainda, como bem disse Leo, a heterogeneidade não é sempre um fator negativo: tem muitos blends que misturam torras escuras com claras, cada uma aporta suas características.

Lembro que meu Pai utilizava um blend de cor bem variada, e ficava muito bom no café com leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto mais rápido girar sem interferir no tombamento dos grãos, e diminuindo a potência do fogo na tentativa de finalizar a torra em 12 ou 13 minutos, maior será a homogeneidade.

 

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Definitivamente tenho que abaixar o fogo. Só me toquei disso tarde demais. Na próxima tentarei finalizar em 12 minutos.

 

Dúvida: Resfriamento dos grãos, fiz com um secador (velho) de cabelo da esposa, o qual só sopra ar frio. Tenho que ter pressa pra esfriá-los?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dúvida: Resfriamento dos grãos, fiz com um secador (velho) de cabelo da esposa, o qual só sopra ar frio. Tenho que ter pressa pra esfriá-los?

SIM ! Especialmente se for uma mais escura, próxima do 2º crack ou do ponto em que o café desenvolve gosto de cinzas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só corrigindo, que meu texto ficou ambíguo: 2 minutos é a duração do resfriamento! Você deve iniciá-lo imediatamente após o fim da torra, pois há um a inércia no processo que faz com que a torra se estenda um pouco mais. A menos, claro, que você demore a resfriar deliberadamente, com o fim de prosseguir com a torra mais um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá pessoa, tentei agora a minha primeira torra no bolinha, mas não deu certo. Vamos aos poréns:

Torra no fogão a gás normal de cozinha (fogo baixo);

Distância da boca do fogão: 6 ou 7 cm

Tempo de torra 13 minutos;

Rotação do bolinha: de 90 a 120 rpm

Quantidade: 250g

Café: chapadão de ferro.

Resultado: café ainda cru. Minha leitura é que ficaria pelo menos mais uns 5 minutos...

 

Minhas dúvidas - será que não terei que aumentar a chama?

Quanto ao tempo de torra, terei ainda que aumentá-lo?

O que mais errei?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  1. Silvelandio, vai de fogo baixo até uns 7 minutos e depois bota lenha na fogueira até os 12 minutos.... fogo baixo o tempo todo é perigoso..... tente manter a torra entre 12 e 14 minutos independente da quantidade,
  2. Ontem torrei kg para meu avô em 13 minutos.... fogo bravo para dar conta.

 

Por não dar para colocar termometro começa a abrir e conferir cheiro e cor de um em um minuto a partir dos 9 ou 10 minutos

 

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Fogo Ruivo,

 

Estou com o problema inverso do silvelandio

 

Realizei minha segunda torra no carnaval. Tentei diminuir a chama do fogareiro, mas a torra foi finalizada em 9 minutos. E nao ficou clara. Achei até meio escura, oleosa.

 

Pelo gosto na xícara o cafe ta agradável, na aeropress ficou um gosto meio terroso, mas na gaggia e na mypressi ta satisfatório.

 

Vou testar no hario amanha. Mas to com receio dessa torra escura.

 

Ah, o cafe é o café exótico do vale do caxixe (rapadura, eu acho)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Galera,

 

Apesar de não ser um bolinha, adquiri um torrador cilíndrico para 4 kg de café crú.

 

Tem o mesmo princípio do bolinha ( Fogo no pé ) porém já vem de fábrica acoplado em uma base com um fogareiro de três chamas que se estendem por todo o tambor.

 

O dono da fábrica faleceu e a fábrica foi extinta... comprei a última unidade da loja e ficará de recordação quando não mais eu precisar dela.

 

Alex, segue as fotos conforme solicitou.

 

Abraços a todos

 

http://www.flickr.com/photos/87925239@N06/8615525762/in/photostream/

http://www.flickr.com/photos/87925239@N06/8615524652/in/photostream/

http://www.flickr.com/photos/87925239@N06/8615524350/in/photostream/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Fogo,

 

No meu bolinha nº2 eu acabei soldando um fogareiro de 04 bocas embaixo. Só fica ruim pra tirar os grãos quando acaba, tenho que virar o conjunto todo de cabeça pra baixo.

 

Agora torrar 04kg de uma vez? com essas três boquinhas? tu já testou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, testei ontem

 

O Alexandre calculou pra mim a área dele, e ele é um torrador para 2,5 kg ou 9 litros de cafe. ( Eu me enganei achando que era pra 4 kg )

 

Torrei os 2,5 kg em 13 minutos com facilidade.

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...