Ir para conteúdo

Moedor Manual


edsonnota100

Postagens recomendadas

Ta brabo! No ponto 5 se apertar muito entope e no 6 apertando normal sai bem porém uma crema bem rasinha :( O gosto está ótimo, levemente ácido frutado e com aroma amendoado como descrito, mas essa falta de crema ta me irritando, isso utilizando 14 grs. Vou descobrir o jeito rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pablo, não achei menção ao filtro de sua Poemia, é pressurizado ou despressurizado? É que o princípio dos filtros pressurizados volta a misturar o conteúdo da Crema verdadeira ao líquido, fazendo em vez disso uma "espuminha" no estágio final da pressurização. Cafés com óleos mais "finos" (a densidade relativa depende da origem) e  "contidos" (torras claras) formam uma espuma realmente rala, mesmo quando o sabor fica bom, quando pressurizados. A espuma fica mais volumosa e duradoura com cafés ao estilo "robusta", torrados mais escuro e liberando bastante óleo (grãos brilhantes), já que foi com esses cafés mais baratos e grosseiros em mente que o sistema pressurizador foi projetado. Se seu filtro é pressurizado, você pode estar apenas vendo o melhor possível acontecer com o café em questão...

 

Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cello, Bem-vindo ao Clube!

 

Contudo. você postou uma pergunta sobre um moedor elétrico de lâminas no tópico sobre moedores manuais. Não achará respostas aqui. Sugiro usar a Busca com o modelo do moedor pra ler tudo que já foi postado sobre o mesmo. Sugiro também dar uma boa lida nas regras do Forum, bem como a sessão Leitura Obrigatória.

 

Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inclusive eu gostaria de saber se o café que sai com crema rala usando PF pressurizado acontecerá o mesmo com o despressurizado, pois vejo uma mistura, como mencionou em cima, de crema viscosa com uma espuminha. Abrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Pablo, passei meses brigando com minha Aríete Roma quando a comprei, muitos anos atrás, por conta do filtro pressurizado. Quando comprei o primeiro filtro convencional foi uma diferença brutal em todos sentidos: tive de reaprender tudo, mas passei a fazer café gostoso e com crema!

 

Pelo menos eu já tinha aprendido a comprar grãos frescos e a pré-ajustar o moinho pelos testes "secos" do grão torrado (cor da torra, aroma "inteiro", aroma "fragmentado", oleosidade do grão, resistência à pressão e fragmentabilidade), então foi bem mais rápido aprender de novo com o filtro "de gente grande"... :P

 

Boa sorte e Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pablo esquece no momento filtro despressurizado , o pressurizado foi inventado para a sua situação , um moedor que não é lá nenhuma maravilha , calcamento deficiente , pois esse filtro não é afetado pela qualidade do calcamento.

 

Desencavei uma foto do tempo que eu usava uma Delongui EC200 , essa é uma extração do Blend do alexandre , foi moído no Krups GVX , que se duvidar é pior que seu moedor , usando filtro pressurizado.

 

14682866194_2b284a1ec9.jpg

 

Quando estabilizado deve ficar uns 4 mm de crema.

 

Posta a foto do que vc esta conseguindo , se estiver muito ruim , para de estragar esse café bom e faz uma experiencia com sache ESE.

A sua maquina aceita e vc vai ter um parametro de comparação.

 

Uma extração de sache em maquinas como a sua , vai ficar assim :

 

14498599879_ce7941ed26.jpg

 

 

 

 

Sache é um  "single" , produz 25 a 30 ml em 25 a 30 seg de extração , não tem o que pensar é só colocar o sache e extrair 25 a 30 seg e tem que ficar parecido com a foto .

 

Abs

C. Eduardo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok vou testar, eu comecei com um triturador cuisintart dgc20, pensei passar para um dbm8 mas pelo que eu lí, era preferível um Hario mini do que um destes, visto que ainda não tenho condições de pegar um Encore ou vário da vida, porém, sinceramente achei a moagem deste Hario bem irregular, notam-se pedaços de diversos tamanhos assim como também 'pelinhas' do café.. não sei se isto influencia.

 

Estou testando ponto a ponto e diferentes compressões, sabendo que no pf pressurizado não é indicado comprimir, porém está dando resultados diferentes.

Constatei que no ponto 5 consigo regular na pressão um bom tempo de extração, mas a crema é fina e em pouco tempo some, esses 4 mm devem ser um padrão em copos de shot pois dependendo a circunferência da boca deve mudar.

 

Vou testar num copo de 45 ml usados para cachaça e postar o resultado junto com as informações, muito obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...

Boa noite pessoal to no clube a pouco tempo e também a pouco tempo comprei minha maquina de expresso e estava a fim de comprar um moinho para mim e nessa busca me deparei com maquinas manuais e elétricas mas infelizmente esta dificil encontrar uma com preço acessível. pois a menos de R$150 so encontro moedores de pimenta e lendo neste forum todos dizem pra não comprar. então será que alguem poderia me dar uma dica? pois o hario so encontro a mais de R$230 mais frete o krups tambem sai bem caro e o mimoso ate que não e tão caro mas infelizmente nao possui regulagem oq me seria mt atrativo.

 

será que alguem poderia me indicar algo por favor? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não tem solução , mais barato que o Hario vc não vai achar nada que sirva para espresso , junta o din din e enquanto isso vá usando sache ESE .

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2066-saches-ese-ease-serving-espresso/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca tive o hario , mas o pessoal consegue moer fino para espresso e falam que moe grosso para Prensa mas não fica muito bom , para Prensa aparentemente ele seria limitado , mas nos outros metodos ele funciona bem , ano passado em uma competição de Aeropress em SP o campeão usou um Hario.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...