Ir para conteúdo

Cafeterias em Campinas e Região


Lucas Faccioni

Postagens recomendadas

Salve pessoal,

 

Como depois de um ano ainda não tem nenhum tópico sobre cafeterias na região de Campinas, resolvi criar este aqui, mais genérico, que um "Cafeterias em Indaiatuba"

 

Vou fazer um pequeno review do Café do Feirante, que fica no Polo Shopping de Indaiatuba - SP.

 

A loja é pequena, na parte externa do shopping. À primeira vista tinha mais cara de lanchonete com máquina de expresso, do que cafeteria. Porém em uma vitrine, cafés com a marca própria da loja e diferentes denominações de origem criaram uma expectativa positiva.

No cardápio, vários drinks com café, capuccino, e lanches. Mas o que me interessou mesmo foram as três opções de café puro: "Cafezinho" (R$2) , Expresso Mogiana e Expresso Oeste Paulista (R$ 3,50 , se eu bem me lembro).

 

Resolvi pedir o Expresso Mogiana.

 

O Equipamento não era "top", tipo La Marzocco, Rancilio, Mahlkönig etc., mas também não era Italian Coffee. Infelizmente não me atentei às marcas.

A barista iniciou o preparo. Bateu a borra anterior, limpou bem o filtro. Moinho acionado durante a dosagem (e não somente café "velho" do dosador). Tamper decente, compactou certinho (sem muita força, mas de longe me pareceu bem nivelado). Flush na máquina. Comecei a criar uma boa expectativa ...

 

E chega o café, junto com o tradicional copinho de água com gás. Devia ter entre 40 ou 50 mL, padrão de facto aqui no Brasil. Crema não muito espessa, mas com um bom aspecto. Bebida na temperatura exata: quente, mas não a ponto de queimar a língua.

 

Tomo o primeiro gole. Amargor leve, mas persistente. Nada de acidez, achocolatado, frutado, ou qualquer característica de origem. Coloquei um nadinha de açúcar para ver o que acontecia. Nada, além de tornar o amargor um pouco menos incômodo. Tive a nítida impressão que uma torra um pouco além da conta apagou o que o café poderia ter de bom a mostrar, gerando amargor no processo, provavelmente numa tentativa de agradar o consumidor mediano. Acabei nem finalizando a xícara.

 

Confesso que esperava mais. Mas aproveito e convido todos os foristas daqui da região para postarem suas impressões sobre os cafézinhos que temos à disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Lucas,

 

já experimentei o Café do cafe do Feirantes, das lojas de Jaú (onde conheci, experimentei e gostei) e também da loja no shopping de Hortolandia onde já não encontrei a mesma qualidade do 1°.

 

Porém os lanchinhos que vendem são muito bons.

 

qualquer outra dica aqui da região será bem vinda!

 

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Dobelin,

 

A idéia é criar um "Mapa da Mina" daqui da região, a partir da opinião de muitas pessoas, p/ gente saber onde tomar bons cafés. E quem sabe também, um estímulo aos proprietários nos oferecerem uma qualidade cada vez maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Recomendo para as pessoas de Campinas e região, a Cafeteria Cambuí e a Cheesecakeria café. As duas são do mesmo dono, o Milano.

 

Na primeira o café de praxe é o da fazenda pessegueiro, sempre muito bem tirado pelo próprio dono de lá ou por um funcionário muito bem treinado. Há ainda a edição limitada que traz sempre um café diferente, preparado no método espresso.

 

Na segunda é servido o café Orfeu. Vale a pena também experimentar o Cheesecake.

 

Na minha opinião, de longe o melhor café de Campinas está nestes dois lugares.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Oi pessoal,

 

fui conhecer a Cafeteria Cambuí que o Leandro indicou acima e realmente é de longe o melhor espresso que já tomei na região.

 

O Milano é muito simpático e atencioso e em poucos minutos dá pra perceber que ele entende muito de café e sabe o que está fazendo. Beeem diferente de outras cafeterias que vemos por aí.

 

Assim que der vou visitar a outra loja dele, e experimentar o Orfeu.

 

[]'s!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Eliseu.

 

Fico contente em saber que gostou do lugar! O Milano realmente saca de café e é uma excelente pessoa.

 

Atualmente eles estão com uns cafés da Square Mile como café visitante. Vale a pena conferir;

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não tinha visto esse tópico, é bom saber pois já havia desistido de encontrar uma cafeteria decente aqui.

 

Onde fica a Cafeteria Cambuí (não vale falar que é no Cambuí :P)? Eles vendem grãos também ou só o café extraído?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Mortari!

 

A Cafeteria Cambuí fica na Rua Vieira Bueno, 154

 

Eles vendem grãos do café Fazenda Pessegueiro. Você pode pedir uma quantidade específica.

 

Detalhe: a torra é sempre nova. :-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal, estarei em Campinas no dia 2 de dezembro mas ficarei até o outro dia apenas. Saberia informar cafeterias boas próximas à UNICAMP e que seja possível fazer a visita durante à noite?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto,

eu estudei na Unicamp, me formei ano passado. Em Barão Geraldo eu acho que você não vai encontrar cafeterias muito boas.

Dentro da Unicamp, debaixo do BC (Biblioteca Central) tem um Godiva's Café..as vezes as atendentes estão de bom humor, e o café acaba sendo gostoso.

Na avenida 1, tem a famosa padaria Alemã; o espresso de lá é bom, mas se for para andar, então que vá para lá para experimentar os doces. São muito bons!

Próximo ao Mc Donald's, no Tilly Center (micro shopping) tem o Fran's Café, com um café sempre bom, porém muito caro, levando em conta que está em um bairro universitário. Próximo dali, tem o Almanaque, que possui um café muito bom, e se não me engano vende os grãos; durante a noite o Almanaque funciona como bar, com música ao vivo. Acho que de segunda, ou terça, se não me engano, é noite de choro.

Um pouco mais para o fundo de Barão Geraldo, tem a padaria Dicapri que durante a noite funciona como um bar. A pizza é ótima, e o café da para o gasto!

Quanto tempo ficará em Barão Geraldo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa.. Agradeço as dicas.. Ficarei apenas uma noite. Chego na segunda pela manhã para um workshop na UNICAMP. E fico até o final da tarde de terça quando ele acaba..

 

PS. Lá vai meu post 666. Só espero que minha Gaggia não fique possuída também... O ambiente tá meio sinistro por aqui.. rsrsrs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, chique é a boa vontade dos funcionários de lá..hahaha

Por ser um Godiva, os preços são bem atrativos! Na minha época de estudante (sem dinheiro) era possível tomar um cafezinho umas 3 vezes na semana!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não que eu queria iniciar um "bate-papo", e como não gosto nem um pouco de "socializar"...

Que legal saber que você estudou lá. Fez que curso? Eu entrei em 2008, e antes, 2006/07 eu visitei a universidade algumas vezes, pelo interesse no curso, e me lembro do Godiva lá embaixo com um piano no canto (que raramente alguém tocava, afinal é um biblioteca e silêncio era obrigatório até mesmo no café!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Miyamoto,

 

Realmente não conheço nada muito bom em Barão Geraldo, que onde fica a Unicamp. O almanaque considero médio.

 

O almoço lá é muito bom! E de noite é um bar legal. Só precisa ver se abre de segunda à noite.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Pra registrar, fui conhecer a Cafeteria Cambuí indicada pelo Leandro e gostei. O lugar é pequeno e bem simples, sem muita frescura, mas me parecem que se preocupam com o que é importante: oferecer um café de qualidade. O Milano é realmente muito atencioso e gente finíssima.

 

Eles utilizam café da Fazenda Pessegueiro com torra sempre recente e vendem tanto o saco fechado (1Kg) quanto a granel. Pelo que o Milano me disse, eles recebem café fresco a cada 15 dias e a torra é um pouco mais clara que o padrão da Pessegueiro. Como estou meio sem tempo de torrar café em casa ultimamente, fui lá buscar 250g desse café torrado (do saco que estavam usando na cafeteria), com aprox. 15 dias de torra. Achei o café muito bom, superou tanto as minhas expectativas que já voltei lá pra buscar mais 250g (dessa vez com a torra um pouco mais recente, em torno de 7 dias) e, como o estoque está baixando e não consegui torrar nesse final de semana, provavelmente vou voltar lá pra buscar mais essa semana.

 

Reforço a recomendação do Leandro, é um lugar que vale a pena conhecer e frequentar.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Leandro e Mortari,

 

Fui conhecer e posso dizer que é uma ótima opção ! O café que provei foi o da Fazenda Pessegueiro... Ideal para quem gosta de café cítrico e doce.

 

 

Detalhe importante: O dono é muito bacana, gosta do que faz, conversa com todo mundo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico feliz que o pessoal tenha gostado de lá.

 

Pelo que sei, dentro das próximas semanas eles estarão com uns cafés da Square Mile. Vale a pena conferir!

Mas é bom não demorar, porque costuma acabar rápido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Nesta semana estava em Campinas e aproveitei a dica do pessoal aqui do fórum e fui conhecer a Cafeteria Cambuí: tudo de bom!

Fui com minha esposa e tomamos o expresso carinhosamente tirado pelo Milano. O café é muito bom mesmo, o grão da Fazenda Persegueiro dá para notar que é fresquinho e muito bem extraído.

Ato contínuo pedi um capuchino que degustamos com um das excelentes tortas que ele dispõe. Provamos a torda de nozes com leite condensado cozido que encantou o paladar de minha esposa. Tanto que no dia seguinte lá voltamos com um casal de amigos e ela pediu a mesma torta.

Resumindo, quem tiver por perto vale a pena ir lá que além do excelente atendimento os cafés e os petiscos são deliciosos.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O milano é o cara em Campinas.

 

Outro muito bom, com café da Raposeiras em nome próprio é o Container.

O ambiente é mais moderno que o do Milano e o café é sempre muito bom. É legal que eles explicam um pouco sobre o café, principalmente V60 e French Press.

Sei que o assunto é café, mas dizem que o happy hour de champagne do Container é interessante, e diferente.

 

Também conheci um muito legal e que está começando agora no Shopping Galleria, o Malabarista. Falei com uma das sócias, Marilia, e ela diz que quer evoluir o café em Campinas.

 

Era isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...