Ir para conteúdo

Cafeterias em Campinas e Região


Lucas Faccioni

Postagens recomendadas

Olá pessoal, frequento a Cafeteria Cambuí já faz muitos anos, recomendo fortemente à todas as pessoas que apreciam a fina arte de degustar um bom café. Tive nesse tempo todo a alegria de fazer bons amigos e de conhecer cafés de várias partes do mundo, sem contar que o atendimento é de primeira.  Quem não conhece e tiver vontade e disponibilidade de passar por lá, tenho certeza que a satisfação estará garantida. Abraço

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grãos no finalzinho, sem tempo para torrar, fui buscar mais (500 g do pessegueiro) e conhecer a Cambuí.

 

Fui muito bem atendido pelo Milano que perguntou como gosto do café e tirou os 2 espressos curtos. Primeiro um colombiano e depois o da Pessegueiro. Cafés um pouco mais fracos que estou acostumado (~7 g de pó) mas bem tirados. Gostei mais do nacional.

 

O doce que a esposa pediu também estava gostoso.

 

Voltarei para experimentar aeropress.

 

Vale a pena conhecer.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio.

 

Fico feliz que tenha gostado da cafeteria!

 

Fiquei intrigado quando você disse que os cafés estavam mais fracos do que os que você costuma tomar. Não sei como você toma o teu espresso, mas eu vou muito à cafeteria Cambuí, e posso te dizer, com absoluta certeza, que ele usa 9-10 gramas de pó pelo menos. Inclusive, já conversei muito com ele sobre isto.

 

Você está acostumado a tomar café com torra média? O pessegueiro e este colombiano (da Square Mile) tem torras mais claras.

 

Vamos reunir esta galera da RMC qualquer dia pra bater um papo ao vivo lá no Milano!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro vi ele pesando o colombiano. O pessegueiro foi via dosador então não sei quanto foi mas admiti ser a mesma coisa. Na xícara estimo que veio 25 g. Isso dá razão de preparo de uns 28% (se 7 de pó) ou 40% (se 10 de pó) Mas estavam bons!

 

Aqui em casa geralmente é 15g/23g = 65%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Legal o tópico. Sou novo no fórum e moro em Campinas, e é bom saber que tem algumas boas opções por aqui.

Curiosamente acabei descobrindo também que o Ateliê do café fica em Valinhos. Liguei lá para informações, e a Alessandra (dona) disse que quem quiser retirar pessoalmente, basta encomendar antecipadamente pelo site, e assim não pagaremos o frete.

O site também indica cafeterias para se provar o café deles. Tem algumas em Sao Paulo, e bastante em Campinas e região. Link: http://www.ateliedocafe.com.br/OndeSaborear.aspx

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

Aproveitei esse último sábado para uma passada por Campinas, onde pude conhecer o já comentado (e recomendado) Café Container (http://www.cafecontainer.com.br/). 

 

A impressão inicial foi a melhor possível: Além de ficar em um bairro bastante agradável, o ambiente proposto é charmoso, moderno, possui mesas internas e externas, bom atendimento e, ao menos nos momentos em que estive lá, uma excelente e cuidadosa trilha sonora.

 

Os cafés são servidos em quatro opções de método - espresso, coado, french e aero. O blend da casa é assinado pela Isabela Reposeiras e a cada mês há um blend "visitante". A funcionária que me atendeu tinha toda a pinta de barista profissional e deu pra sentir que ela entendia do que estava falando e fazendo.

 

Pedi um espresso da FoxLady e um coado visitante. O primeiro foi tirado com perfeição (ufa!) e apresentou um sabor complexo, puxado pra acidez. Tentei saber mais sobre o blend mas a barista contou que a Isabela faz segredo em relação a sua composição. 

 

Infelizmente não me recordo a procedência do blend visitante, mas estava um show a parte. Equilibrado, com ótima doçura e um quê de cacau (I guess). Altíssimo nível. Deixou aquele gostinho de quero mais!

 

Tentei conhecer também o Cambuí, mas infelizmente ele não abriu no feriado. Vai ficar para a próxima visita!

 

[]´s

 

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Boa Noite Pessoal,

Este final de semana tive a oportunidade de conhecer a Cafeteria Cambui em Campinas. O Atendimento foi ótimo o pessoal de extrema simpatia.

Conheci o Milano e o Leandro que estava com uma cafeteria globinho.

 

Recomendo.

 

Gener

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 4 weeks later...
  • 1 year later...

Pessoal, depois de muito tempo venho comentar sobre uma novidade em Campinas.

Minhas preces foram atendidas: temos finalmente uma cafeteria de respeito aqui: http://www.virginiaroasters.com.br/

 

Está localizada em Barão Geraldo, em cima da padaria alemã.

 

Torrefação própria, alguns tipos de grãos diferentes, diversos métodos de coados (Aeropress, V60, Chemex, Cold Brew), expresso. E pra comer os já tradicionais e ótimos quitutes da própria padaria alemã. 

 

Imperdível e sem precedentes aqui em Campinas. 

 

(não tenho nada a ver com o negócio, apenas fiquei entusiasmado rsrs) 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estive ontem Virginia Coffee Roasters.

 

Gostei do café e do atendimento. O ambiente também é agradável. Não tem muitas opções de salgado, desconsiderando as da padaria Alemã.

 

Bati um papo com o pessoal e deu pra perceber que estão muito interessados no mundo dos cafés de qualidade. Ontem foi o segundo dia de funcionamento apenas. Tenho certeza que tem muito potencial pra se tornar ainda melhor. Levei um pacotinho de grãos pra casa. :-)

 

Mas não concordo com o "temos finalmente uma cafeteria de respeito aqui" e o "sem precedentes aqui em Campinas". Existem outras boas opções em Campinas. Todas as já citadas aqui: cafeteria Cambuí, Malabarista, Container e mais recentemente o Kurubi, que inclusive tem torrefação também.

 

Só concordo com está afirmação se o "aqui" se referir a Barão Geraldo (que é o distrito de Campinas onde fica o Virgínia.)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro, a cafeteria Cambuí do Milano (seu amigo?) realmente é legal, minha preferida antes do Virgínia, tem aqueles cannoli de comer rezando mas não faz torra, depende da sorte de ter grão fresco lá, já peguei coisa muito boa e coisa mediana.

 

Malabarista achei mediano tb, mas muito longe do que se vê em São Paulo ou Curitiba... Container gostei no começo, da última vez que fui só tinha grão de mais de um mês de torra, além do que tb não torram, acho que não vingou a proposta do café de barista lá e transitaram para outras coisas.

 

Kurubi promete, tem estrutura boa, faz torra, mas quando fui provar lá erraram a mão feio no expresso, coisa de técnica mesmo, e não gostei da torra. Mas como disse, promete, têm a estrutura que precisa, acho que ainda falta know how. 

 

Portanto, pra mim o Virgínia tá muito a frente de todos esses outros, e disparado, por isso fiquei bem feliz. 

 

Resumindo, eu acho que lugar que faz torra é outro patamar, e aí só tem o Kurubi pra rivalizar. E entre os dois não vejo nem comparação pela experiência que tive.

 

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá,

 

Em Barão Geraldo no andar superior da padaria Alemã está a Virginia Coffee Roasters, com a torra de grãos de produção própria realizada no local além de provar os cafés cuidadosamente preparados é possível levar para casa grãos com torra super recente, recomendadíssimo!

Mais informações: https://www.facebook.com/virginiaroasters/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Há coisa de 1 ou 2 semanas fui na cafeteria Cambuí, o expresso continua sendo pra mim o melhor de Campinas e os doces do Milano são de cair pra trás, provei uma outra torta lá, consegui não pedir os canolli e fiz bem em variar!!! Continuo recomendando pra todos meus conhecidos!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Estou morando há pouco tempo na região, mas já conheci algumas cafeterias que gostei muito!
 

- Don't Cry Over Spilt Milk, em Jundiaí. É uma cafeteria mais nova e tem aeropress, hario, french press entre outros. O café é excelente!
- Café com História, na entrada da cidade de Itatiba. Tenho ido bastante, pois o café é muito bom e o ambiente é muito agradável.
- Três Aros, em Indaiatuba. Fica num shopping a céu aberto que esqueci o nome. É uma cafeteria bem simples, com atendimento excelente e Martins Café, que gosto bastante.
- Maria Antonieta, em Campinas. Bom café (não é incrível, é bom apenas) e excelente para tomar um café da tarde.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa @Renata Calmon, eu ia perguntar isso.

Eu sou do Rio de Janeiro e estou indo pra Jundiaí no fim de semana e gostaria de saber se tem alguma cafeteria boa na cidade.

Vou tentar ir nessa que você indicou mas pelo que pesquisei lá é um restaurante né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Em 24/11/2017 at 18:46, Diogo disse:

Boa @Renata Calmon, eu ia perguntar isso.

Eu sou do Rio de Janeiro e estou indo pra Jundiaí no fim de semana e gostaria de saber se tem alguma cafeteria boa na cidade.

Vou tentar ir nessa que você indicou mas pelo que pesquisei lá é um restaurante né ?

É um mix, na verdade.

Nunca fiz uma refeição lá, sempre vou pelo café, mas já ouvi elogios aos pratos também.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renata,

Boa tarde ! Quando puder, vá conferir o café visitante(micro lote da Fazenda Mantissa) no café Container em Campinas. Não sei até quando estará disponível 

Tenho certeza que irá surpreender !

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Eu queria ressaltar ao pessoal de Campinas e região sobre a cafeteria Café Kurubi, fui pela segunda vez até lá essa semana e realmente o atendimento deles é incrível, fui muitíssimo bem atendido nessas duas vezes e além de que eles obtém café de ótima qualidade e a torra é sempre fresca.

Pra quem quer comprar café e tem fácil acesso de ir até lá, acredito que seja o melhor custo benefício(15,00 R$ 250gr/ 27,00 R$ 500gr de café com torra fresca) que se encontra por aí, vale muito a pena experimentar a variedade deles, pra quem quiser pesquisar eles tem o site oficial tbm.
Estou pra ir na cafeteria Virginia pela dica do Pedro Augusto.

Visitei a cafeteria Cambuí também, e que lugar aconchegante ! Recomendo também a visita que fui por conta da dica da galera aqui. (que por acaso o Milano tem usado Café Kurubi e acabei visitando a cafeteria Kurubi por conta disso)

E muito obrigado a galera que tem indicado os lugares para conhecer na região, tem sido uma ótima experiência.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...