Ir para conteúdo

Cafeterias em Campinas e Região


Lucas Faccioni

Postagens recomendadas

Conheço o Clube do Café há algum tempo, mas só recentemente decidi entrar de cabeça no mundo dos cafés especiais. Agora tenho uma prensa francesa da Bialetti e um moedor manual Hario Slim. Só o que faltava eram grãos com torra recente, que ainda não encontrei aqui em Jaguariúna.

Ontem decidi ir para Campinas só para conhecer algumas das cafeterias que os colegas citaram. Pude visitar a Virginia Coffee Roasters e a Cafeteria Cambuí. Já de antemão, agradeço pelas recomendações, pois tive bons momentos nesses locais.

A primeira estava bem cheia, mas consegui uma mesa logo antes de se formar uma fila de espera. Gostei do atendimento e o café foi um dos melhores que já pude provar (como sou iniciante, não tenho muitas opções para fins de comparação), só achei uma pena terem acabado os grãos torrados do Icatu Vermelho e do Obatã Vermelho, que foram os que mais me agradaram. Porém, uma das atendentes me disse que farão uma nova torra na terça e na quinta já estarão à venda novamente.

Já no começo da noite, fui conhecer a Cafeteria Cambuí e provar o canoli. Como só havia um, deixei ele pra minha namorada e pedi por uma fatia de torta de maçã. Não me arrependi: foi a melhor torta de maçã que já provei. Pedi uma prensa francesa de um blend de Icatú Vermelho e Amarelo da cidade de Natércia (sul de Minas). Achei ele bem frutado e aromático, apesar do meu paladar ainda não ser bem treinado. Acabei levando umas 300g dos grãos torrados e estou tentando reproduzir a extração feita na cafeteria, mas acho que ainda vai levar mais algumas tentativas. Enfiim, foi uma ótima experiência, tanto o atendimento do Marcilio quanto o café e os doces.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Fui conhecer o Café Container que fica na Rua Antonio Lapa 1080 em Cambuí.

Lá eles tem ótimas opções para um café da manha, café da tarde, e de tarde tem o happy hour de espumante.

Eles trabalham com bons grãos, tomei um Hario V60 muito bom lá, onde o atendente gosta de conversar, explicar, e bater um papo enquanto prepara o café na sua mesa.

Vi que eles trabalham, com espresso, PF, Aeropress, V60 e devem ter outros métodos também.

Vi no cardápio que eles tem dois modelos de degustação.
O primeiro, eles pegam o mesmo café moído em formas diferentes, e preparam nos métodos que citei acima, com explicação para conhecer realizar a degustação.
O segundo é o mesmo pó, com mesma quantidade de água, mas servido em copos diferentes para aguçar a parte sensorial de quem esta tomando, depois de tomado o atendente vem explicar toda a diferença que o copo pode trazer em um degustação.

Eu indico essa cafeteria também para quem quiser tomar um bom café, ou mesmo conhecer mais sobre café como estou fazendo, estudando, apreciando, e adquirindo métodos diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...

Olá, bom dia pessoal.

Entrei no fórum hoje e, entre uma pesquisa e outra, vi esse tópico e gostaria de indicar uma cafeteria em Campinas... minha aliás está

Abigail Coffee Company

Av Coronel Silva Teles, 165. Cambuí.

 

A Abigail tem menos de 1 ano, traz uma pegada focada em cafés especiais e métodos de preparo.

Os grãos nacionais são da fazenda Daterra, cerrado mineiro. Uma das fazendas mais conceituadas no mundo quando o assunto é inovação. Eles criaram as primeiras embalagens a vácuo do mercado (pentabox), modelo de precificação, masceração semicarbonica, entre outras coisas.... e tudo isso tem na Abigail. Sempre com cafés da casa (86 a 88 pontos), e nanolotes (89 pra cima)... e também sempre um visitante, quase sempre de fora do país (hoje tem da torrefação Mame, da Emi Fukahori, Suíça).

 

Também traz métodos diferentes, como Gina, Switch Hario, e às vezes até o Aram.

Tem variedades de grãos diferentes também, como o Laurina (nasce com 0,3% de cafeína) e um Guesha brasileiro.

 

Pra quem gosta de espresso, e tem mais ousadia no modo de viver, a Nilde (nossa barista) sempre prepara espresso com os grãos importados, que ficam com acidez bem diferentes, dependo do grão (os quenianos são muito bons nesse quesito).

O espresso é extraído em uma La Spazziale, e na segunda filial que está para inaugurar, será numa La Marzzoco.

 

Os preços variam de $5,50 a $19,00 no espresso, e nos coados depende do grão.

 

Aos sábados, 12h30, quase sempre tem cupping aberto gratuito. Só acompanhar no Instagram que é anunciado.

 

E se alguém tiver alguma dúvida sobre a Abigail, estou super a disposição para bater um papo, e inclusive ouvir as sugestões de quem já passou por lá, no que podemos evoluir.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diego,

Já fui algumas vezes em tua cafeteria...  Gostei bastante do método Gina, conversamos rapidamente na ocasião. Conheço a Nilde de outra cafeteria, ótima barista !

Preciso passar aí novamente !

Recomendo a todos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Olá, estive em duas cafeterias em Campinas. 
(Ambas em Barão Geraldo). 

 Virgínia Coffee Roasters - Experiência maravilhosa, pedi um Menu Degustação com o mesmo Grão e café extraído de três maneiras diferentes. Os Atendentes entendiam Muito sobre todos os processos e ainda tinham admiração e respeito pela Arte. 

Cafeteria -1727- Ótima experiência também. Várias opções de Grãos, ambos os atendentes competentes e simpáticos. O dono me explicou um pouco do processo de torra além de outras dúvidas tiradas especialmente com o atendente Mateus. 
 

Recomendo Ambas FORTEMENTE. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
  • 2 years later...

Alguém já foi no Empório Arábica? É uma cafeteria no Chapadão (campinas) que diz vender café especial. Lugar parece bonito, vou tentar passar algum dia pra conhecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...
Alguém já foi no Empório Arábica? É uma cafeteria no Chapadão (campinas) que diz vender café especial. Lugar parece bonito, vou tentar passar algum dia pra conhecer.
Eu já fui avisa atrás (acho que a última vez foi em 2017 ou 2018). O lugar é legal. Meio fora de mão pra mim. Os horários de funcionamento também não batiam com os meus.

Sent from my motorola edge 30 fusion using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
  • 1 month later...

Bom dia pessoal, e feliz 2024!

Minhas 2 cafeterias preferidas em Campinas atualmente são: 

- Abigail Coffe Co: Av. Cel. Silva Telles, 165 - Cambuí, Campinas - SP

- D'Origem: R. Antônio Cesarino, 324 - Centro, Campinas - SP, 13015-290

Nos dois locais, você encontra um clima bacana, lanches gostosos, coados caprichados, espressos bem extraídos e excelentes cafés pra você comprar pra casa.

O pessoal também é muito simpático e solícito pra trocar ideia nos dois locais! Recomendo fortemente visitar quem estiver na região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...