Ir para conteúdo

Guest Anita

Postagens recomendadas

E no telecine cult Rosemary toma café coado no Chemex ainda antes de ficar grávida de seu famoso diabólico rebento.

 

A ampulheta cafeinada passou também pelas mãos de James Bond e pelo menos mais 2 filmes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou gostando da Chemex. A minha estava esquecida no armário a cerca de 2 anos até que comprei filtros lavados em outubro no Espaço Café. No entanto, mesmo lavado, é necessário enxaguar bem esses filtros com água quente antes de usar.

 

Júlio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda bem que alguém elogiou o chemex.

 

Já tava ficando com pena da Anita. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Fez um comentário inocente sobre uns filmes e a galera detonou o bichinho. KKKKKKKKKKKKKKKKK.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pena de mim? Hihihihi

 

É que eu gosto de cinema ainda mais do que de café. Ou tanto quanto. Apesar da minha área ser a imagem estática e não a animada.

 

Então é legal quando junta as paixões como fotografia e cinema, ou fotografia e café, ou cinema e café.

 

Nem tenho Chemex (e nem Vario ou aeropress). Por aqui alguns poucos lugares coam na ampulheta. Ainda não provei.

 

De off-topic, consegui resgatar o coador de cerâmica da família. Me enganei quanto à idade dele, não era da minha avó como eu supus. Portanto tem só uns 30 anos, não mais que isso.

 

É verde, não é da Melitta, usa o filtro 102 dela e não tem furo nem pequeno nem grande, mas 3 curiosos furos alinhados, um no centro e outros nas bordas. Ainda não testei.

 

Editando: não havia visto a foto aqui da Chemex. Até que tem uns detalhes charmosinhos. Mas não é nenhuma beldade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Pra coado eu to usando mais o chemex.

Até por o v 60 2 ter virado funil do compak k6.

Não sinto gosto de papel.

Escaldo o filtro antes.

E a moagem tem que ser mais grossa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabia que tem tópico sobre a Chemex. Eu gosto dela muito mais do que o V60. Mas tem que lavar o filtro antes mesmo, ou vai ter um leve sabor de papel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Eu não gostei. Vendi a minha para o Raphael. A filtragem acontece bem lentamente e o gosto de papel não sai. Talvez com algum filtro lavado melhore?

 

Márcio.

Tentei acelerar a extracao, engrossando mais a moagem, mas nao gostei do resultado. Vai devagar mesmo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...
  • 1 month later...

Não é a jarra que faz uma diferença, é o filtro. Causa uma extração um pouco mais lenta e uma bebida mais limpa. No cardápio da Academia fala que a bebida é mais "picante" do que a feita no V60. Também notei que destaca a acidez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz hoje um Chemex pra mim. Tô aqui sozinho com a cachorra, Natal se aproximando...

Misturei Ouro Verde, Mantissa e um café das matas de Minas, esse em menor massa.

Tava ok, mas ainda não me convenceu que foi uma boa compra. Acho que é melhor guardar os filtros pra fazer vista com visita mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Descobri por esses dias que laboratórios químicos vendem filtros de papel qualitativo, o da Chemex de 6 xícaras encontro facilmente, já o da Chemex de 3 xícaras, por ter o formato de cone, não encontro. Alguém saberia dizer se esse filtro é fabricado no Brasil?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, se pegar a folha de papel filtro quadrada e dobrar em quatro sem vincar logo de cara, basta ajustar com um pouco de atenção no encaixe, tirar e firmar os vincos pra ter um encaixe perfeito na Chemex. Aliás, funciona também no Hario ou em qualquer outro cônico... Já fiz isso e fica bom, filtro de papel de laboratório vem esterilizado e costuma interferir menos no sabor do que qualquer outro filtro de café comercial nacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O da Chemex de 6 xícaras, se cortar ao meio, faz 2 filtros perfeitos pra de 3 xícaras.

 

Quanto ao sabor de papel, a Chemex exige um bom enxágue. Se feito sem preguiça, elimina-se o cheiro e sabor de papel completamente. Na minha experiência, preciso de quase um litro pra enxaguar direito a de 3 xícaras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... interessante, Rodrigo.

 

Achei que eu estava exagerando, foi essa minha experiência também. Achei que o primeiro preparo que fiz ficou com gosto forte de papel e os poucos que fiz depois, antes de vender a minha, levaram uma Bonavitta quase inteira de "pré-aquecimento"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...