Ir para conteúdo

Assessoria de torra domestica


leonardopm

Postagens recomendadas

Esse é um dos meus grandes sonhos com relação do CdC. Ficarei muito feliz no dia em que conseguirmos fazer algo parecido com o que o Jim e os demais membros do Team HB criaram no Home-barista.com.

 

http://www.home-barista.com/home-roasting/have-your-home-roasts-assessed-t16329.html

 

Caras como o Márcio, Alexandre, Ruston, Bruno e muitos outros do CdC poderiam contribuir para um projeto como esse. O que vocês me dizem?

 

Abraços.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que tenho a capacidade para isso... :mellow:

 

Capacidade pode ser uma medida relativa e não absoluta. Você pode não ser um Ensei Neto e ainda assim contribuir bastante para o crescimento dos demais colegas.

 

Pense nisso. ;)

 

PS: Sem falar que você exercita ainda mais suas habilidades...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahahah....

 

Silvelândio, te reverencio pelo carinho..... obrigado mesmo.

 

Léo,

 

Apesar de ótima ideia, acho meio complicado devido ao paladar único de cada membro, dificultando a comparação e as vezes confundindo o iniciante.... não sei....

 

Há de ter que amadurecer a ideia.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente bem bacana a idéia.

 

E acho que deve funcionar mto bem com o esquema de Compra Coletiva, neste caso o trabalho fica reduzido para quem faz a avaliação, seria apenas o de analisar a torra e experimentar o café, já que o café cru é o mesmo.

 

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo,

 

Isso pode mesmo acontecer. Mas como você mesmo disse acho que é questão de amadurecer a idéia. Acho que se tivermos um grupo fixo de provadores e provando os mesmos cafés com freqüência, a tendência é que o próprio grupo vá aprimorando seu conhecimento através da troca de impressões. Um mesmo café provado por quatro ou cinco pessoas, em diferentes torras, poderá ajudar os próprios provadores a conhecerem melhor suas habilidades e à medida em que isso for feito por algum tempo já será possível até conheçer o estilo de cada um.

 

Eu vejo o Márcio, por exemplo, como o suporte técnico. É um cara que já tomou cursos de degustação, manja bem do assunto, etc. Por outro lado há caras como você, que já provou toneladas de café na vida, torrados de tudo quanto é jeito. Outros como o Bernardo tem uma grande capacidade de detalhar as sensações que percebe durante a prova e por aí vai.

 

Poderíamos começar fazendo um teste: escolher um café que vocês já tenham tomado no passado e conheçam bem. Daí cada um de vocês poderia descrever esse café e teríamos uma idéia de como cada um vê essa bebida. Sei lá, só uma idéia.

 

Acho que com a promoção do blend novo do Léo Moço nos teríamos uma chance real de fazer esse teste, pois é um café que todo mundo vai provar e ainda por cima terá que descrever o que sente. De quebra ainda teremos a opinião do próprio Léo sobre o café. Pra mim essa seria A oportunidade...

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Analisar a torra seria mais técnico que de opinião pessoal sobre os sabores. Por exemplo, se alguém me manda uma torra do Chapadão, posso tentar fazer a minha chegando num ponto parecido para comparar. De repente dá para avaliar problemas da torra até o ponto, ou seja, de como chegou lá, bem como dá para criticar o ponto final.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

 

É exatamente o que o Jim faz lá no Home-barista. Veja que ele pede para mandarem uma quantidade do café torrado e outra quantidade do café verde. Ele vai congelar o seu café torrado e vai torrar o café verde no mesmo ponto de torra do seu, deixando o fora até que ambos atinjam aproximadamente a mesma idade (em teoria, pois sabemos que não é exatamente a mesma).

 

Feito isso eles provam o café e dão as impressões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, acabei repetindo o que ele sugere :). Tava querendo só deixar claro que seria mais técnico que avaliação do café. Claro que conhecer mais o café ajuda, então fazer isso com esses cafés que todos conhecemos fica melhor ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, acabei repetindo o que ele sugere :). Tava querendo só deixar claro que seria mais técnico que avaliação do café. Claro que conhecer mais o café ajuda, então fazer isso com esses cafés que todos conhecemos fica melhor ainda.

 

Sim, concordo. A idéia é avaliar a qualidade da torra, do ponto de vista técnico, e não realizar uma analise sensorial do café. Perfeito o raciocínio, talvez eu não tenha me expressado corretamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Leo, fico "envaidecido" pela lembrança mas esse sapato fica grande para meu pezinho ...

 

Ainda, eu já vi avaliações sobre o mistery blend, onde as opiniões não coincidiram em nada.

Agora, na matéria recente (não lembro dos detalhes, acho que foi aquela onde estavam o Marcio e o Martins) 90% dos cafés mencionados como sendo os melhores do ano coincidiram com as nossas (do grupo) indicações, tanto nos nacionais quanto nos estrangeiros :-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo escreveu para o Fogo: "Por outro lado há caras como você, que já provou toneladas de café na vida, torrados de tudo quanto é jeito."

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,

 

Fogo: o cara que já provou toneladas de cafés na vida, e ainda mais, torrado de tudo quanto é jeito!. :lol: :lol: :lol:

 

Desculpe-me, mas não resisti à brincadeira! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Sinto-me também lisonjeado com a menção, mas confesso que entre tantas outras coisas, falta-me tempo livre para poder fazê-lo.

Tenho ao menos 6 amostras de diferentes cafés aguardando provas de torra para decidir se os incluo na oferta de Seleção do Mês e nada de tempo livre para realizá-las. Até o Carnaval será outra dúzia pelo menos. Normalmente, só em março esta tarefa de seleção termina ou ao menos diminui. Quando é possível fazer na sala de provas da exportadora, o processo é bem mais rápido, mas por enquanto não poderei assumir tal compromisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...