Ir para conteúdo

Aeroespresso?


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Acabei de testar...

 

60 ml de água

18 gramas de café (4 dias de torra)

 

Gosto de expresso, porém sem crema!

 

Ainda estou por descobrir como ele fez a crema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas quanto de força consegue colocar? Lembrando que a área da câmara é de aproximadamente 30 cm². Algo em torno de 180 kgf daria uns 6 bar e para chegar nos 9 bar são necessários meros 270 kgf... Por isso o cara fez uma alavanca grande.

 

Ao mesmo tempo, o filtro metálico seria o ideal para deixar passar mais sólidos etc e dar um espresso.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apoio o companheiro aqui de cima. Aeropress pra fazer espresso? Porque? Se for só pra ver se é possível, tudo bem, porém pára por aí. Pra mim a aeropress já é excelente pelo café que ela faz.

 

Daqui a pouco estaremos usando Rancilio pra fazer coado, prensa francesa pra fazer café turco e hario V60 pra fazer aeropress. Rsrsrsrsrsrs.

 

Não sou conservador, nem sou contra inovações, mas às vezes aquele ditado cai bem: cada um no seu quadrado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo, alavanca... :) Só uma idéia, as manuais comerciais chegam a quase isso. Em geral a câmara tem uns 20 cm² (o pistão é menor que 58mm). As molas chegam a 200 kgf fácil no curso máximo. Mas não é tão difícil apertar a mola, pois em geral a alavanca tem ao menos uns 16:1, acho que até 20:1.

 

Gaggia Achille tem uns 24cm : 2 cm e a câmara do pistão se não me engano tem 13 cm². Tem que fazer uns 10 kg de força para chegar nos 8-9 bar. Deve ter perdas etc então é difícil calcular exatamente o necessário. Na Velox eu calculei a força da mola num software e na prática deu uns 10% a menos - ou a tolerância da mola é muito maior na prática ou há alguma perda considerável no sistema.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, a Aeropress não foi feita pra isso, o risco de quebrar aumenta.

 

Sim, as manuais domésticas são de diâmetro menor para diminuir a força necessária na mola etc. Mesmo assim, várias trabalham com pressão menor, como a Elektra que a princípio chega em 6 bar.

 

Se não me engano o grupo da Rossi que agora a Bosco, Londinium e Kees usam tem duas configurações - com 1 mola parruda, que deve chegar a 9 bar, ou mais uma interna que deve aumentar para uns 11 bar iniciais. É bem complicado os limites de curso e diâmetro da mola e pistão, talvez isso mesmo é que tenha trazido os limites de 8 a 11 bar iniciais (provavelmente algumas que usavam 6-7 bar davam menos crema etc) e que, não sei bem o porquê, depois chegou nos "exatos 9 bar" com as bombas (mas aí sem o perfil de queda, normalmente de 9 a 4 ou 10 a 5).

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu postei como curiosidade, não pra tentarem em casa. Depois não venham querer indenização pelos danos... :lol:

Não senhor!

 

Agora que deu a idéia, experimenta!

 

Rsrsrsrsrsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dou fé que é muita pressão !

Se a alavanca soltar, sem PF e cafe no grupo, e te pega te quebra o queixo, e não é brincadeira.

Por isso, como sempre existe risco de uma escorregada, o primeiro que se aprende quando se utilizam estas máquinas. é a deixar a cabeça afastada do curso da alavanca.

Tem um "colega" (com 1,90m de altura) que, por estas e outras, colocou a Strega dele numa mesa baixa, para empurrar a alavanca em vez de puxar.

O detalhe é que, em vez do rosto, deixa outras partes vulneráveis ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dou fé que é muita pressão !

Se a alavanca soltar, sem PF e cafe no grupo, e te pega te quebra o queixo, e não é brincadeira.

Por isso, como sempre existe risco de uma escorregada, o primeiro que se aprende quando se utilizam estas máquinas. é a deixar a cabeça afastada do curso da alavanca.

Tem um "colega" (com 1,90m de altura) que, por estas e outras, colocou a Strega dele numa mesa baixa, para empurrar a alavanca em vez de puxar.

O detalhe é que, em vez do rosto, deixa outras partes vulneráveis ...

 

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAAHAHAHAHAHAHAHAH

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

Eu falo que o Rodrigo é meio malicioso.....KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

Direto ele escorrega....

 

 

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Altura do queixo, né?

 

Cada qual interpreta conforme o que tem na cabeça (agora deixando ambíguo de propósito, rsrs).

Esse café que vocês andam tomando, é de onde? :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...