Ir para conteúdo

ECM Manufacture GmbH - Máquinas para baristas avançados


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Vou especular aqui como engenheiro:

1- Quanto menores e mais próximos os furos do chuveiro, mais o fluxo vai se juntar no meio por conta da tensão superficial da água com o metal.

2- Se a proporção [área de furos/área total] for muito grande, de forma que o chuveiro não ofereça nenhuma resistência à passagem de água (pressão em cima do chuveiro = pressão embaixo), então a água que vier de cima vai passar direto, sem se distribuir pela superfície do chuveiro.

3- Durante a maior parte da extração, o meio estará sob alta pressão e todo preenchido de água, tanto em cima quanto embaixo do chuveiro. Então não faz nenhum sentido analisar o funcionamento deste só ligando a bomba sem o portafiltro com pó encaixados. E minhas duas observações aí em cima perdem a relevância.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a postagem do CaÊ a respeito da tela da IMS "muita calma nessa hora"... ;)

( Putz.... nesse sistema novo não consigo achar nada... :rolleyes: )

Postei em algum lugar uma referência a esse "efeito" que o CaÊ tá reclamando (só que um pouco diferente - a seguir), mas também expliquei que isso não só não deveria ser um problema, como seria uma grande vantagem na extração, parecendo-me a melhor distribuição de água que já vi (do jeito que acontece na minha máquina).  Ele só piora a extração se eu começar errado e usar pó "de menos"...

Não sei o motivo de o teste do CaÊ estar não ruim, diferentemente da distribuição canalização da água filmada pelo CaÊ, na minha máquina dá pra perceber que a água forma uma "camada" estável de uns 2mm abaixo da tela metálica, praticamente uma "espuma" de água com a aparência de uma "almofada" translúcida antes de "juntar" e formar o canal central. Como a dosagem adequada de pó no filtro deve conter café de modo a não deixar mais do que 1,5mm de espaço entre o pó e a tela, a água toca o bolo antes de "canalizar". De qualquer modo, se tiver mais espaço que isso (2mm) o inchar do bolo não chega a ser suficiente pra conter a expansão e estabilizar o mesmo, gerando canalização por turbulência.

Logo, em vez de ter "pingos" como a tela original oferece, a tela de 35 microns oferece uma "camada" uniforme de 2mm de água que entra em contato simultaneamente com TODA superfície do pó. Pelo menos a minha tela, na minha máquina. Tô muito surpreso com o que o CaÊ filmou. Será que pode ser o tipo da água? Estou usando água da SABESP, filtrada com um filtro FR600 da IBBL usando um módulo C+3 original. Na linha da entrada da caixa-d'água tenho outro "pré-filtro" da Aqualimp, um "meltblown" redutor de partículas, então a água chega no IBBL já pré-filtrada.

Logo que instalei a tela de 35 da IMS eu cortei todos os bolos de café após a extração, durante muitos dias, comparando com os bolos que cortei previamente à instalação do mesmo, quando ainda usava a tela original da ECM. Notei pouca diferença visual, mas posso dizer que os bolos ficaram muito mais uniformemente "encharcados" com o IMS de 35.

Levando em consideração o comentário do Luis Paulo sobre a pressão do conjunto, eu sugeriria que o CaÊ fizesse o mesmo teste que fiz, cortando e comparando bolos, mas certificando-se de que está usando a quantidade adequada de pó para o filtro em uso, sem deixar espaço demais entre o pó e a tela (a técnica da moeda me vêm à mente).

(pra piorar, fui postar uma foto do fluxo do meu IMS e notei agora que o Photobucket mudou a política de hospedagem e matou TODOS meu links de fotos... Que droga. :huh: )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só uso água mineral Cabral , eu vi esse filme da água que se junta no centro , na hora achei que essa fosse a idéia, e isso fizesse a diferença,  no meu caso fez para pior . 

Paulo o que vc falou tem lógica,  mas os italianos estudam e tentam melhorar a distribuição de água no grupo  nos últimos 80 anos , quando vc olha a distribuição em um Grupo E61 ou de LM vc percebe que essa italianada  em Milão  vem quebrando a cabeça com isso desde 1946.

Se não fizesse diferença,  as máquinas teriam um furo central como as máquinas de entrada.

Nas Prosumer vc tem grupos de inox com válvulas e passagens de latão com usinagens complexas e caras , não gastariam tanto dinheiro com isso se não fizesse diferença. 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que há diferença, Caê. Imagino que no design de novos chuveiros as marcas tentem uniformizar a velocidade do fluxo de água saindo da tela ao longo de toda a superfície. O que eu disse é que esse aspecto não pode ser analisado sem o portafiltro, com pressão ambiente, e meios diferentes (água em cima / ar embaixo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o desconto do vat , dá € 20.79 mais 9 de frete.

Total de 29.79 ele manda como "sample" , até hoje tudo o que ele enviou passou direto na receita federal.

https://www.cafe-kultur.com/collections/portafilter-1/products/ims-e61-200-na-nano-quartz-competition-shower-screen-e61-group-ims-duschesieb-nano-quartz

Eu tive sorte pois comprei o E61 200 IM bem mais barato , mas como estava em falta ele enviou o 200 NT mais caro .  :)

https://www.cafe-kultur.com/collections/portafilter-1/products/ims-competition-shower-for-e61-group-faema

Acho que para a distribuição,  200NT ou 200IM não faz diferença.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respeito as opiniões contrárias de membros com bastante experiência e que já demonstraram muito conhecimento sobre o mundo dos cafés.

No entanto, minha opinião coincide com a de Caê que, inclusive, em outras ocasiões já se manisfestou pela equivalência do Chuveiro ECM em relação aos Chuveiros de 200 microns da IMS que, por esse motivo, inicialmente teria preferência pelos Chuveiros da ECM em razão do custo / benefício.

Desde a primeira vez que utilizei os filtros da IMS, e só usei os de 200 microns, percebi sua superioridade no quesito distribuição e, particularmente, na homogeneidade das linhas de água produzidas em relação aos da ECM (que. diga-se de passagem, não são ruins). Esta homogeneidade é tanto melhor percebida quanto mais próximo o grupo encontra-se da necessidade de uma nova limpeza com detergente. Quanto aos de 35 microns ainda não os utilizei.

Além disso, noto também que a membrana que reveste o filtro da IMS proporciona uma redução na aderência de borra de café no chuveirinho, deixando ele com aspecto mais limpo logo após a extração de um café. Acredito que com o tempo Caê perceberá essa outra vantagem, se é que ainda não percebeu.

Por esse motivo, mesmo considerando os chuveirinhos da ECM uma boa opção de uso, ainda, assim tenho preferido utilizar os da IMS, cuja única desvantagem, se assim pode-se dizer, seria o preço, um pouco compensado com a compra no exterior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim nele a borra adere menos que no original , mas nesse aspecto , o modelo  de 35 microns é  superior a todos , pois adere menos é quase não aspira café para dentro da E61.

4 horas atrás, RogerioD disse:

Obrigado, o filtro de 12g eu peguei, sei que preciso parar de ficar acumulando tralhas de café :(

Para com isso Rogério,  :lol: não são "tralhas" é  o seu hobby ,  pode gastar sem pena , o chuveiro  não ocupa espaço além de ter utilidade.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Na classika encontrei recomendações diferentes para sair da temperatura de vaporização e retornar para temperatura de extração. No video da WLL, desliga-se o botão da vaporização, liga a bomba e expurgando o vapor pelo bico vaporizador até começar a sair água. O vídeo da Clive diz para desligar o botão da vaporização e abrir a alavanca do E61, expurgando o vapor, até sair água. Em outro video, a pessoa expurga pelo bico, depois abrindo a alavanca do e61, sem apertar o botão da bomba.

Vocês recomendam alguma ou tanto faz? A opção da WLL me pareceu mais rápida.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Depois de 3 anos e 8 meses os primeiros problemas apareceram na clássica.

A chave de liga desliga começou a falhar   na época da compra eu comprei com o Alexandre esses itens consumíveis,  mas resolvi ao invés de instalar a original alemã,  tentar uma equivalente brasileira.

Depois de procurar um pouco achei uma nacional da marca Margirius de 20A 120V modelo 14223 , ela vem com anel de plástico de cor. 

O modelo alemão e brasileiro são muito parecidos .

38167812726_3befebbd00_n.jpg20171106_190521 by Carlos Eduardo, no Flickr

38191064212_4dc12d47cf_n.jpg20171106_190446 by Carlos Eduardo, no Flickr

38167767036_9907fbaf0b_n.jpg20171106_190333 by Carlos Eduardo, no Flickr

Vou experimentar esse interruptor nacional , se funcionar legal será  uma opção barata para os donos de prosumer , importar esse interruptor acredito ser desnecessário.

 39357768625_eae646e5b1_n.jpg20180214_010017 by Carlos Eduardo, no Flickr

A margirus também tem um protetor de umidade para chave nacional que serve na alemã. 

39357774285_72419b6839_n.jpg20180214_005954 by Carlos Eduardo, no Flickr

De uns 6 meses para cá o ruído da bomba da ECM vinha aumentando,  mas no dia a dia vc acaba se acostumando , na época medi o volume de água bombeado e continuava o mesmo de quando nova 125ml em 15 seg sem PF.

De umas 3 semanas para cá  a bomba quando ligava o ruído começava bem baixo e não bombeava nada com 5 ou 10 segundos depois de ligada a bomba aumentava o volume e começava a bombear , sinal de que a bomba já  era.

Como tinha uma reserva aproveitei o carnaval e troquei , EAX 5 , 120V , 52W o mesmo modelo original.

O volume não alterou foi 125ml para 140ml em 15seg , mas o ruído alterou muito , na hora que liguei achei que a nova estivesse quebrada pois o ruído foi muito baixo , eu tinha esquecido o quão silenciosa é  essa máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca pensei na importância dos diferentes tipos de chuveiros antes. Tenho em casa pro meu uso pessoal, uma La Spaziale com uns bons 31 anos de uso ( eu tenho 33 hehehe) e a dispersão dela é Absolutamente perfeita. Contínua e homogênea, sai água na mesma proporção por todos os furos. De vez em quando a máquina (que tem um pressostato pra manter a temperatura o mais constante possível) esquenta além do ideal e a água passa por fora (além de passar em todos os furos do chuveiro) e chega a cair fora do raio de onde deveria cair. É raro acontecer e creio que seja devido a alta temperatura, a água acaba evaporando e condensando pela lateral do chuveiro. Como a minha não é a marca do tópico, não postarei. Mas se alguém tiver interesse posso fazer um vídeo do tipo do chuveiro e da dispersão. É como uma máquina nova que saiu da fábrica hoje hehe. Essa leve canalizada por fora do filtro acontece apenas quando a máquina está quente uns graus além do que deveria. Com o portafiltro não se nota nada, o café sai perfeito mesmo que a água passe em volta e não pelo chuveirinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No fundo eu creio que nao faça  tanta diferença,  esse chuveiro 200 NE , tem uma boa distribuição,  o café não cola no chuveiro é quando a E61 aspira a água do PF não aspira café.

Quando a limpeza com cafiza for feita após usar esse filtro , quase não sai sujeira.

Em compensação,  sempre tem uma compensação :D , o bolo  nunca fica seco , pois esse tal de filme nanoquartz , segura o café e claro aspira menos água.

@Rcarvalho , filma e posta no tópico da La Spaziale que anda paradão. 

http://forum.clubedocafe.net/topic/1514-clube-la-spaziale/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não aguentei de curiosidade e desmontei a bomba bombada , esperava encontrar um problema mecânico,  eu tenho um kit de reparo , mas estava tudo ok , aparentemente a bobina já  era.

Postei a foto da bomba em um tópico com um problema similar ao meu.

http://forum.clubedocafe.net/topic/3238-demora-excessiva-para-começar-a-extração/?do=findComment&comment=199847

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 11/08/2017 at 08:18, RogerioD disse:

Obrigado, o filtro de 12g eu peguei, sei que preciso parar de ficar acumulando tralhas de café :(

Duro Carlos que nem lembro onde está este filtro de 12g, se é que veio  :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Salve.

É felicidade que se diz, né?

Luciano, nosso companheiro de CDC, ao receber sua ECM Barista.

Parabéns Luciano! Que excelentes xícaras sejam feitas aí.

A2xCYvP.jpg?1

 

 

  • Curtir 7
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida serão ótimos cafés após dominar a máquina. Não lembro qual é a máquina anterior do Luciano, mas por aqui foram muito mais diferenças para a Gaggia Classic do que eu imaginava. Não apenas a qualidade na xícara mudou, ressaltando mais todos os sabores do café, dando-se muito melhor com torras mais escuras (que na Gaggia seriam quase imbebíveis) e numa que ficou muito clara a acidez ficou bastante evidente (sendo até mais equilibrado o resultado na Gaggia por esconder um pouco isso nessa torra especificamente), mas muita coisa no manuseio também.

Pelo tempo que leva a mais para começar a "gotejar" o café, já não acho que dê pra considerar aquela receita básica de 25s após acionar a bomba, tenho preferido observar o fluxo e a pressão de extração. Falando dela, agora com esse recurso de observá-la durante a extração tenho notado que ela começa se elevando até bem próxima dos 9 bar, mas depois de um tempo as vezes vai baixando. Aproveito então para perguntar se isso é um comportamento normal ou se uma falha na minha técnica/moagem?

No mais, a Mechanika IV está sendo um sucesso danado por aqui, o pessoal que vem me visitar se impressiona bastante com ela:D

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De ontem a tarde até hoje de manhã já foram mais de 100 g de café. Com essa folia de "testar a máquina" se eu não fizer uma gastrite até o fds ficarei feliz, já que jogar espresso fora é pecado :wacko:

  • Curtir 1
  • Haha 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Alexandre Velloso disse:

Salve.

É felicidade que se diz, né?

Luciano, nosso companheiro de CDC, ao receber sua ECM Barista.

Parabéns Luciano! Que excelentes xícaras sejam feitas aí.

A2xCYvP.jpg?1

 

 

Parabéns pela aquisição!!! Acesso o fórum há um tempinho e somente agora resolvi começar a me manifestar. Nesse tempo de leitura sei o quanto você esperou por esse momento! Enjoy your espresso coffee machine!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado! :)

Conhecem a expressão "mais feliz que porco na lama"? Pois é, é nóis :P

29896836957_1dec9874e1_o.jpg

Estou na fase do aprendendo-a-mexer ainda, mas posso adiantar que é MUITO simples de usar. E não só usar como tirar shot bom - acho que no 5º que tirei já saiu 85% bom. Claro que um tanto de conhecimento teórico ajuda sobremaneira, mas a Barista é uma máquina que "não tem como errar". Recebi na quinta no fim da tarde, e hoje de manhã tomei um espresso excelente, tão bom quanto os que tomo nas melhores cafeterias de CWB. E só fui tomar um espresso padrão hoje porque ontem fiquei com dor de estômago já pela manhã de tanto "experimentar", então tive que parar de tomar café até hoje :blink:.

Pretendo essa semana fazer um review sobre a máquina, já estou até tirando algumas fotos. Burramente esqueci de comprar um pitcher, então até conseguir um não tentei ainda vaporizar leite. E não, não vou usar uma caneca qualquer pois me recuso a fazer café sem total garbo e elegância -_-. É que como tenho o Aeroccino3 da Nespresso, não foi preciso me privar de tomar cappuccino (padrão), então não é urgência.

  • Curtir 11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida de "noob" em relação à classika.  A bomba enche de forma automática? Caso encha automaticamente, em que situação a chave da bomba é ligada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Neto_SC disse:

Tenho uma dúvida de "noob" em relação à classika.  A bomba enche de forma automática? Caso encha automaticamente, em que situação a chave da bomba é ligada?

Salve @Neto_SC

Não sei se entendi corretamente tua dúvida, mas tentarei responder.

A bomba é acionada automaticamente por um sensor instalado dentro da caldeira sempre que há pouca água na mesma, evitando que a resistência se queime.

Também pode-se acionar a bomba manualmente, por intermédio de interruptor na frente da Classika. Isso é útil para extrair água quente pela haste de vaporização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi Alexandre. Então é só extrair, o resto (enchimento da bomba) ela faz automaticamente.

A chave da bomba serve para extrair água quente pela haste de vapor ou "forçar" o esfriamento da bomba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...