Ir para conteúdo

ECM Manufacture GmbH - Máquinas para baristas avançados


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Tudo de acordo a seu uso ...

 

O HG-One utilizo exclussivamente para espresso (com a Strega), para tanto somente algumas marcas de referência, onde marquei as granulometrias, máximas minimas e a média, que tenho utilizado me são suficientes.

 

No Lido, que utilizo para vários métodos (normalmente coados, AP e FP e muito raramente para espresso) tenho anotado o número de voltas (1 3/4 para coados, etc) que utilizo, como referencia média, para cada modalidade.

No MACAP, que é escalonado, tenho marcado os 6 ou sete degraus (máximo e minimo) para espresso e outra marca para coados.

 

Em todos os moedores que tive, a medida que vão amaciando, vai alterando a distância até o ponto zero, o que exige também mudar os pontos de referência ...

 

Agora, para um moedor único tendo que atender vários equipamentos e diferentes métodos de extração, uma escala graduada (regulável) facilita bastante, porém este cenário não é habitual em ambientes de maior produção, desde que além de não ser nada prático, o resultado será superior utilizando o equipamento mais adequado à cada modalidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Acrescentando ao exposto por Mortari e Bernardo, é comum no ambiente comercial que o moinho seja dedicado à um método específico e também à um café específico.

Assim, mínimos ajustes são necessários apenas para compensar variações de umidade relativa do ar, temperatura ambiente e, muito raramente, idade dos grãos, já que não costumam envelhecer devido ao alto consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moedores com ajuste de rosca infinita são moedores dedicados. É totalmente inviável variar com frequência entre métodos de preparo cujo pó se situe em em intervalos distantes de granulometria, pois é demorado e contraproducente. Digo com conhecimento de causa, pois tenho um moedor assim.

 

Também concordo com os colegas que dizem que marcações mais precisas são desnecessárias nesse tipo de moedor. Os ajustes, ao menos pra expresso, como parece ser o motivo do projeto, limitam-se a poucas voltas na chave de ajuste para um lado ou para o outro, conforme se quiser restringir ou acelerar o fluxo de extração.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fundado o primeiro Clube Regional de Máquinas de Café Espresso da Fábrica ECM no Brasil.

Pois é gente, podemos ser pouco numerosos, principalmente em se tratando do Nordeste do Brasil, porém, no dia de ontem (28/02/2015) foi registrado o primeiro encontro do que se poderia chamar de "Clube dos Proprietários de Máquinas de Café Espresso da ECM no Brasil". Este fato, ocorreu na cidade de Recife, Estado de Pernambuco. :)

Brincadeiras a parte, ontem tive o prazer de receber em minha casa a visita de Cristiano e sua esposa Bia, vindos de Garanhuns, agreste meridional de Pernambuco, outro feliz proprietário de uma máquina de café ECM. Casal da melhor qualidade que, creio, foram bem acolhidos no seio da minha família e nos honraram muito com a sua presença em nossa casa.

Apesar de minha esposa, ingenuamente, imaginar que o encontro rolaria em sua maior parte do tempo em nossa varanda ou na sala de estar, o lugar central de grande parte de nossas conversas, como não poderia deixar de ser, foi na cozinha. Regados a muitos espressos e cappuccinos.

Queria deixar aqui o registro deste encontro, incentivado pelo amigo Cabral que acrescentou sabiamente: o clube de vocês já começa com o dobro de membros do de São Paulo. Desta forma, em homenagem ao amigo Paulistano, já o nomeamos membro honorário do Clube de Pernambuco, com isso esperamos que sinta-se menos isolado.

Como Cristiano, no dia de hoje, deverá está em trânsito com destino à Garanhuns, acredito que somente no final da noite ele tenha acesso a esse poster e quem sabe inclua outras fotos registradas por ele deste encontro que, espero, seja o primeiro de muitos outros.

Segue apenas as três fotos que registrei do dia, a primeira pouco antes da chegada do casal e as outras quando de sua partida já com bastante cafeína no organismo:

post-4167-0-90970100-1425221692_thumb.jpgpost-4167-0-89257700-1425221736_thumb.jpg post-4167-0-88880300-1425222639_thumb.jpg


Da esquerda para a direita Bia (esposa de Cristiano), Cristiano, Murilo e Jane (esposa de Murilo).

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Murilo, sensacional.

 

Adoramos encontrinhos e adoramos saber que eles acontecem graças ao CdC. Café é só a desculpa pra agregar as pessoas.

 

Ainda não conheci Cris e Bia pessoalmente, mas já são amigos virtuais queridos há tempos. Aguardamos o momento do abraço e do beijo ao vivo e a cores.

 

Parabéns pela iniciativa. A cozinha é quase sempre o ponto focal dos encontros do Clube.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Murilo, obrigado pela nomeação honorária! O que são meros 3500km entre amigos? ;)

 

Só fica difícil compartilhar das mesmas extrações... :rolleyes:

 

Parabéns pelo encontro e pela bela bancada, como disse Bernardo, no laboratório.

 

Quando estivermos viajando uns pela região dos outros fazemos uma reunião dos clubes ECM-Nordeste e ECM-Sampa, pode ser SampaNE quando for aqui e NESampa quando for aí por perto. E se os Mineiros da ECM se juntarem pode virar ECM SE+NE ou ECM NE+SE!

 

Acho que tô na febre das siglas, sabem como é, começo de semestre tem mudança de PPC, atualização (redução Dilma) do PNLD etc etc...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que nada alemã adora sigla e cria palavras juntando varias outras .

 

Quem cria uma palavra assim , não vai enlouquecer com algo tão simples :

 

- Donaudampfschifffahrtselektrizitätenhauptbetriebswerkbauunterbeamtengesellschaft :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Cabral,

 

Mas não descarto uma visita sua a Veneza Brasileira, onde poderemos abrir uma Assembléia do Clube com todos os seus membros presentes, inclusive os honorários.

 

Enquanto isto não acontece vamos trocando experiências, mas posso te adiantar que Cristiano gostou muito da Technika IV e todos estaremos aguardando o seu review futuro, pois quando se trata de assuntos mais técnicos aí eu acabo recorrendo aos universitários. ☺️

 

Um grande abraço,

 

Murilo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é né, dos paranaenses ninguém lembra... :P

Podem vir pra cá fazer um encontro ECM também, serão bem recebidos com bons cafés :)  Mas muito legal o encontro, parabéns pessoal!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente a visita foi fantástica, não só pela motivação que nos levou ao encontro, mas pela oportunidade de nos conhecermos e de saber que é possível conquistar novas amizades a partir do mundo virtual. Pensar que o encontro foi iniciado nesse mundo apaixonante do Clube do Café me deixou muito feliz.

Para mim foi algo muito novo e, ao mesmo tempo, ousado de minha parte por levar adiante essa concretização de um contato virtual, já que isso nunca havia acontecido.

Eu e Bia (esposa) fomos recebidos como sendo amigos de longas datas do Murilo e da Jane (esposa), nos sentimos muito à vontade. Mas o lugar onde nos sentimos em casa foi na cozinha. Parece que, ao passar pela porta desse espaço, todas as afetividades vem à tona, lá não conseguimos ser quem não somos, principalmente tendo como testemunha o Café kkkkkk. Mas este foi bem tratado e por várias vezes colocou suas garras de fora. Coisas de tigre kkkkkkk.

Finalmente, terminamos o encontro às pressas pois o relógio não parou, tentei enganar o tempo mas não deu kkkkk.

Quero agradecer a Anita e ao Gil, que primeiro me receberam por aqui como recebemos pessoas amigas em nossa casa e a todos os outros que contribuíram e continuam assim, nos fazendo cada vez mais, parte desse Lugar.

 

 

Valeu Murilo e Jane!!

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Úia

 

O Cláudio tá de "garoto-propaganda" da ECM!

 

Podia ter segurado os dois PFs cruzados na frente do peito, do lado do logotipo da camiseta, estilo aqueles bastões das representações dos Faraós do antigo Egito... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um, olhei de novo e o logo da EspressoParts é uma chave de boca e um PF cruzados... nem daria problema de CopyRight com o CaÊ.... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal

 

É com muito orgulho e satisfação que revelo que a ECM Classika PID que vinha para o Sudeste é minha :D

 

Entrei no clube da ECM! Aproveitei e entrei no clube do Vario também. 

 

Já fazia algum tempo, que sentia alguma limitação na Gaggia Baby Twin. Acredito que evoluí com a máquina e "cumpri o ciclo" que ela podia me proporcionar.

 

Chegaram semana passada e já estou tirando bons espressos com a dupla.

 

Gostaria de agradecer a todos deste clube. Sempre gostei muito de café, desde criança, mas se não fosse pelo CdC, jamais teria possibilidade de nem sequer conhecer, estes equipamentos que tenho hoje.

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...