Ir para conteúdo

Minha experiência com o Quest M3


Victor D.

Postagens recomendadas

Para de enrolar e conta aí a experiência com o Quest M3... :lol:

Fiquei tímido... :unsure:

Estou gostando muito do Quest. Fiquei assustado no começo mas ele tem o modo fácil que é basicamente usar uma certa amperagem e ventilação do começo ao fim dependendo da quantidade de café...claro que para nós, torradores obsessivos, é basicamente impossível ficar 10/12 min sem mexer em nada, logo, eu nunca usei o modo fácil.

 

O meu Quest já foi comprado do Márcio, insulado, com as 3 sondas e pronto para o Artisan (a principal vantagem de comprar as coisas do Márcio é que a parte burocrática já vem resolvida), que ajuda a programar a torra, é mais fácil ver se a torra está acelerando, estável ou desacelerando, ficando mais fácil, por exemplo, acelerar da fase de secagem ao 1c e depois estender o 1c.

 

Se não tiver paciência para instalar a tralha toda, pode-se fazer a torra pelo LCD da Arduino, o que é bem prático, só preciso arrumar uma maneira de incluir um cronometro no LCD porém o do celular funciona bem.

 

Quanto à qualidade da torra, estou gostando muito mas não tenho como fazer uma comparação direta com o Behmor, as temperaturas do 1c e 2c também não batem com as que tinha do 1600 tornando ainda mais difícil a comparação. A torra é bem homogênea e a consistência muito boa. Fiz três torras seguidas do mesmo café até a mesma temperatura e estavam visualmente indistinguíveis umas das outras.

 

Ainda não entendi direito como saber o fim da fase de secagem, dizem que sai vapor pela pela "chaminé" mas nunca vi sair nada de lá.

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente Victor. No começo eu fiquei relutante quando você disse que ia partir para o Quest mas com o tempo percebi que esse torrador se encaixa no seu perfil. Boa sorte com ele e vá nos atualizando.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Victor quis dizer com isolamento térmico quando disse Insulado!

 

Pela saída da ventoinha é difícil ver vapor. Tente fazer uma com a chaminé aberta, mas não acuse da resistência pois terá apenas to fluxo de as muito fraco. Aí é possível ver o vapor na faixa dos 150 graus na medição da massa de grãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Victor quis dizer com isolamento térmico quando disse Insulado!

 

Pela saída da ventoinha é difícil ver vapor. Tente fazer uma com a chaminé aberta, mas não acuse da resistência pois terá apenas to fluxo de as muito fraco. Aí é possível ver o vapor na faixa dos 150 graus na medição da massa de grãos.

Hehe, é, eu estava lendo os tópicos do HB sobre "insulation" e acabei ficando com a palavra na cabeça. Queria saber exatamente para que servia já que é feio que dói e tinha um monte de gente falando que não havia necessidade, depois vi que serve para desenvolver melhor o sabor.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Hoje torrei um El Salvador da Has Bean, cheguei até 218°C pois a própria Has Bean recomendou uma torra médio-escura (medium-dark). Segue abaixo o gráfico do Artisan, gostaria de um feedback dos torradores de plantão.

Torrei também o Yirgacheffe mas não fiz o perfil no artisan, foi uma torra rápida, de pouco mais e 9 min até 208°C.

Abraços

El-Salvador.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor,

 

Por curiosidade, qual a massa de grãos que você torrou?

 

Dois minutos de primeiro estalo é bastante tempo. Me remete à idéia de uma massa de pelo menos 400 gramas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eram 125g. Foi bem rápido realmente até os 150, por isso desacelerei um pouco, como dá para ver no gráfico. Aqueci até 200°C em 7,5A e, ao despejar o café, baixei para 7A mas ainda assim foi mais rápido do que esperava. Desacelerei até 190°C e a partir daí, mais ainda para o 1C. Geralmente antes do 1c, baixo bem a amperagem e aumento a ventilação por alguns segundos para segurar rápido o ET.

Quais efeitos posso esperar desse período de desidratação muito rápido?

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vitor, acho que pode não aparecer notas mais fortes como chocolate, malte, caramelo, etc penso que com tamanha rapidez tenha ficado mais verde e consequentemente menos torrado, expandindo demais. Percebeu muita expansão dos grãos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, a torra foi rápida até o primeiro estalo nas finalizou com mais de 4 minutos e temperatura alta. Deve ter torrado bem. Esse café é lavado (fully washed)? O que torrei de lavado teve comportamento parecido, pouca queda de temperatura no começo, talvez ele demore mais para trocar calor. Lembro que depois precisava de mais energia para torrar, comparado a um natural, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é lavado, não sei se é "fully", diz apenas "washed". É aquele Siberia, Cup of Excelence que tinha na Has Bean.

Realmente o "turning point" foi muito rápido e a uma temperatura mais alta que o normal, os cafés brasileiros que torro nele são mais lentos e a temperatura baixa mais.

Amanhã provo pela primeira vez e digo o que achei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já penso o contrário, no Quest chegar em 150°C em 2:51 é rápido pacas, foi 100g? No primeiro estalo basta controlar calor e fluxo de ar para ter 2:00...

 

Verdade. Estou com o Behmor na cabeça. Esqueço que o Quest pode ser ajustado o tempo inteiro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Ontem torrei o Quênia AA (Quichirago ou alguma coisa assim). Fiz um perfil bem quente de propósito. Queria finalizar em 10 min e 207°C mas o 1C ainda estava rolando, ainda que devagar, a essa temperatura, então levei até os 208 °C. Segue o perfil:

photo.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...