Ir para conteúdo

Coador de pano em cafeteria


Carla Valentim

Postagens recomendadas

Pessoal, tudo bem? Gosto de café mas conheço pouco, rsrs :lol:

Tenho lido alguns artigos interessantes sobre o resgate da cultura do café coado (com utensílios como o Hario, por exemplo) e queria a opinião de vocês: o café coado no tradicional coador de pano funcionaria em uma pequena cafeteria? Eu acho que já sei a resposta, pois possivelmente a vigilância sanitária seria um calo, mas queria ideias, opiniões, enfim. Obrigada, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Carla, bem-vinda ao Clube!

 

Não sei como se faz com a vigilância sanitária, mas muitas cafeterias e restaurantes tem servido o coado no pano, uma tendência forte são os pequenos coadores para uma dose única, chamados de egoístas e que coam o café direto à mesa, na frente do cliente. São divertidos e charmosos.

 

Passa na nossa lojinha para ver o nosso.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe, na maioria das padocas que usam aquelas máquinas de 4L da marca Monarchi e semelhantes usam um sacão de pano... Não acredito que teria problemas com a vigilância, que controla mais outros procedimentos e estrutura ao invés de detalhes como esse.

 

Eu só não acho um método consistente. No preparo individual ou de volume menor (200-400ml) usaria Hario ou Melitta mesmo. E para volumes maiores cafeteiras como Bunn, Bravilor ou Fetco, que usam filtro de papel mas no formato de cesto.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

A Vigilância Sanitária não se opõe ao uso do coador de pano, desde que apresente condições satisfatórias para o uso.

O problema dos coados em quantidades maiores está ligado ao sabor da bebida que, se não for servida assim que ficar pronta, tenderá a deteriorar tanto pela oxidação como pela forma como é mantida aquecida. Ou seja, se a quantidade produzida não for consumida nos primeiros 5 minutos, o sabor ficará comprometido.

Na Bunn que utilizamos, apesar do padrão ser 1,9 litro de água, utilizamos apenas 1,1 litro a cada vez e só em horários de maior movimento, justamente para servir sempre um café fresco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana,

o V-60 01 é ótimo pra fazer café pra apenas uma pessoa,

em casa uso bastante sempre que faço café só pra mim,

algumas cafeterias com a proposta de inserir coado na carta de cafés também o utiliza,

o cafuné aqui no Rio é uma delas.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoalmente eu acho o porta-filtro da Hario bem estiloso.

Entrega um café muito bom e apresenta bastante consistência entre extrações.

Não vejo o preço como empecilho,

mesmo caro, não se troca o porta-filtro com frequência,

com o devido cuidado é capaz de durar uma vida,

a limpeza é bem simples,

um ponto negativo no Brasil é o preço dos filtros,

em outros países os filtros são bem mais baratos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O porta-filtro da Hario (que não é exatamente barato) dura, já os filtros precisa trocar a cada uso...

 

O Hario é bonito. Gosto particularmente dos transparentes com alça e base de uma cor sólida.

 

Mas creio que a colega resolveu dar uma chance para a tradição brasileira e estava preocupada com entraves de higiene, que pelo visto não são um problema. Ela pode usar então os coadores de pano, atenta ao fator de que o café pronto perde sabores rápido. Algo que também vai acontecer com o Hario.

 

Enfim, creio que agora ela tem um pouco mais de ajuda para escolher qual coador desejar.

 

Beijinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Pessoalmente eu acho o porta-filtro da Hario bem estiloso.

Entrega um café muito bom e apresenta bastante consistência entre extrações.

Não vejo o preço como empecilho,

mesmo caro, não se troca o porta-filtro com frequência,

com o devido cuidado é capaz de durar uma vida,

a limpeza é bem simples,

um ponto negativo no Brasil é o preço dos filtros,

em outros países os filtros são bem mais baratos...

 

O pacote de 100 filtros no atacado, se não me falha a memória custa R$ 23,00, o que daria R$ 0,23 por café, ao meu ver insignificante, a Coffee Lab, faz no V01, despeja a água com um pitcher 12 oz, e a água vem de uma Bunn, utilizada apenas para servir a água na temperatura, acho igualmente charmoso evextremamente prático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...