Ir para conteúdo

Entupimento de moedor


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Hoje enfrentei algo inusitado: o moedor entupiu.

 

Voltei do feriadão de carnaval na praia, e fui fazer um latte hoje pela manhã. O moedor estava em regulagem de coado desde antes do feriadão, parado. Ajustei para a moagem de espresso, mas com o moedor desligado, o que sei que não é muito recomendável. Coloquei café no reservatório e, ao tentar moer, o moedor fazia um ruído um pouco diferente, apesar de as mós girarem.

 

Então percebi que o café só estraçalhava entre as mós, mas não descia. Penso que ao apertar as mós com o moedor desligado acabei prensando restos de café velho e úmido no moedor, criando uma espécie de massa que está obstruindo a saída das mós. Infelizmente não tive tempo de fazer um diagnóstico melhor, pois tive que tomar banho e sair para trabalhar.

 

Alguém já passou por algo parecido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Até mesmo com moagem fina, pode não ser nem o problema de apertar com ele desligado. O ProM é bem suscetível a travamentos por entupir a saída com pó fino.

 

Tenta engrossar a regulagem para ver se o que tá travado sai. Mas ideal é garantir que a meleca que esteja travando a saída saia.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Márcio.

 

Dá sim, Leo. Mas o Bezzera não é feito pra abrir toda hora, é cheio de pequenos parafusos do tipo allen. Eu tenho a chave compatível, mas como tenho colação de grau sexta e estou numa correria maluca com preparativos pós-feriado, se eu puder não perder esse tempo e conseguir fazer o moedor funcionar provisoriamente, melhor, pelo menos até o início da próxima semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Parabéns pela formatura!

 

Nesse caso eu tentaria dar umas boas dezenas de voltas e abrir bem a moagem, jogar um café qualquer nele e ir afinando novamente, dessa vez com ele em movimento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela formatura Rodrigo !

 

Já aconteceu comigo no Macap, e também com o Braun, não é nada grave.

Não tem nada a ver com regular com ele parado, desencana, você não fez nada errado.

Comigo foi por causa de um cafe muito escuro e moído fino, faz uma massa que entope as mós.

A solução é uma boa limpeza, a emergencial é moer um café velho (e seco) bem grosso, e ir diminuindo.

Também podes usar Grindz. Na Alemanha usam um trigo primitivo (não estou lembrando do nome agora), do arroz falam que deixa muito resíduo e que seria muito duro e que o melhor seria o pre-cozido , mas nunca experimentei ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem nada a ver com regular com ele parado, desencana, você não fez nada errado.

Comigo foi por causa de um cafe muito escuro e moído fino, faz uma massa que entope as mós.

A solução é uma boa limpeza, a emergencial é moer um café velho (e seco) bem grosso, e ir diminuindo.

 

Comigo já aconteceu no Rancilio Rocky e foi justamente o que estamos falando, café escuro e moagem fina. No meu caso foi só abrir a moagem que desentupiu.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como experiência, tive problemas deste tipo com cafés de torras mais escuras.

Com o meu primeiro moedor, o Rocky, acontecia bastante.

Para a minha supresa, aconteceu com o Mazzer Mini E também.

Com o Breville Smart Grinder não cheguei a moer com torras mais escuras.

O único que ainda não ocorreu este problema foi com o Mahlkonig Vario Home, por sinal ainda avaliado por mim como o melhor nesta "faixa" para uso residencial. Talvez o ProM possua melhores resultados, mas o próprio Márcio disse acima que o problema também ocorre.

Lembrando que a variedade de moedores é muito grande.

 

Sds

Raphael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu Vario aconteceu só uma vez. Coloquei um pacote de 250 g para moer, para expresso e filtro pressurizador, nem era tão fino. Acho que ele se assustou com a quantidade, está acostumado a moer pequenas doses ao longo do dia para expresso.

 

Quase no final dos grãos ele simplesmente parou. Desliguei tudo, tirei todos os grãos do recipiente, agitei de ponta cabeça, remontei (nem tirei as mós), recoloquei os grãos e ele moeu como se nada tivesse acontecido. Valente o garoto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raphael,

Que tal contribuir no tópico do Behmor? Nós, donos dele, somos poucos no CdC. Toda contribuição é bem vinda.

Obrigado e abraços.

 

É isso aí xará compartilha os segredos com a gente ;)

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri o que aconteceu. Voltei do carnaval e achei que a regulagem do moedor estava para coado, mas já estava pra espresso. Como é quase uma volta de diferença do recipiente superior entre as duas regulagens, no mostrador apareciam quase como idênticas. Daí apertei demais e simplesmente entupiu. Que anta...

 

Agora está resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A solução é uma boa limpeza, a emergencial é moer um café velho (e seco) bem grosso, e ir diminuindo.

Também podes usar Grindz. Na Alemanha usam um trigo primitivo (não estou lembrando do nome agora), do arroz falam que deixa muito resíduo e que seria muito duro e que o melhor seria o pre-cozido , mas nunca experimentei ...

 

É a Espelta, em alemão Dinkel, e um trigo avermelhado, quase esquecido, que voltou a ser plantado novamente para uso em padaria.

O nome cientifico é: Triticum aestivum subsp. spelta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É a Espelta, em alemão Dinkel, e um trigo avermelhado, quase esquecido, que voltou a ser plantado novamente para uso em padaria.

O nome cientifico é: Triticum aestivum subsp. spelta

 

Isso deve ser mais difícil de achar que o moedor! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que eu pensei uma vez que poderia dar certo, mas nunca testei, é sagú de mandioca, cru.

 

Só tem que ver se não é muito duro (teste: moer com moedor manual primeiro), e se deixa muita sujeira dentro do moinho. Se deixar só um pouco não teria problema, pois é inerte, e moendo um pouco de café depois tira a maior parte.

 

EDIT: Outro aspecto importante também é a tendência a aglomerar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem eu testei com um pouco de arroz arbório (eu tinha um restinho guardado), que é mais macio que o comum, e parece que funcionou como agente de limpeza mecânica.

 

Rapaz, eu não faria isso regularmente. O arbório é mais macio que um arroz comum só que é bem mais duro que arroz instantâneo (pré-cozido).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela formatura! Que, agora, venha o sucesso (financeiro principalmente hehe)!

 

Comigo, foi pior. Não sei se foi obra de algum filho (os meus são bem moleques, como o Bernardo, o Klause e o Márcio podem atestar), mas tinha um parafuso solto no meio do café que eu estava moendo (para dar para o porteiro - quem mandou fazer caridade kkkkk) e, ai.... já viu né..... Estou até hoje sem poder usar meu lux porque a engrenagem de nylon que faz as mós girarem já era e, as que eu pedi em substituição (pedi duas, vai saber se isso ocorre de novo ou algo parecido) até hoje não chegaram. Foram remetidas em 31 de janeiro e até agora nada. Quem mandou eu usar o first class da USPS. Não devia ter economizado na postagem. Fiz isso e agora estou manivelando como nunca kkkkk.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Guilherme. Mas já sou um formando veterano, rsrs!

 

Criança é isso mesmo. Sempre há surpresas. Teu espresso não estava com gosto metálico? Do jeito que o pessoal é bom de paladar aqui no CDC, aposto que muitos diriam a marca e o fabricante do parafuso com um só gole! "Gerdau, modelo hexa, 17mm..."

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Primeiramente desculpe por reviver o tópico, porém gostaria de tirar uma dúvida...

 

Recentemente adquiri a cafeteira Roma Deluxe Espressione, como descrito no tópico de Classificados.

 

Tentei utilizar o moinho, porém aparentemente o mesmo apresenta alguns probleminhas...

 

Eu coloquei alguns grãos de café para teste. Eles visualmente são moídos na câmara, porém nada acaba descendo.Acredito que ele esteja entupido ou algo assim...

 

Tentei desmontar a cafeteira pra ver se  conseguia limpar ou algo do tipo, mas um dos parafusos se apresenta teimoso e não consegui remove-lo facilmente. Parei antes de começar a espanar o parafuso.

 

Teriam alguma dica além das apresentadas no tópico, do tipo usar grãos bem torrados?

 

Acho que é algo proibido jogar liquidos para limpar o caminho certo? :P

 

Muito obrigado pela atenção desde já. ^_^

 

P.S: O moedor aparenta ser um semelhante a um nemox 150, pelo que vocês já descreveram em outros tópicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentou seguir as dicas já postadas aqui?

Normalmente não é necessário abrir nada pra ajustar a regulagem de granulometria do moinho (mesmo no seu, que é integrado na máquina). Tente mexer na regulagem para engrossar o máximo possível (ou perto disso) e moa um pouco de café pra ver se sai. Se sair, mantenha o moinho ligado (pode até ser sem café) e vá afinando a moagem até o ponto desejado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, do que entendi, o aparelho mói, mas não entrega o pó moído, que está ficando em algum lugar pelo caminho. Algum entupimento, ao qual ele não conseguiu acesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Ana e, pelo que entendi, parece um problema similar ao que vários relataram já terem enfrentado com moedores diferentes (torra escura + moagem fina = entupimento).

 

Se o problema for realmente o mesmo, a solução já está aí (abrir bem a regulagem, moer café pra desentupir e ir afinando com ele ligado). ;)

 

Como ele não comentou se já tentou fazer isso ou não, achei legal reforçar.

 

Aproveitando: não jogue nenhum tipo de líquido dentro do moinho se pretende voltar a usá-lo algum dia JonnyHK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi agora. Imaginei que continuar alimentando o moinho só iria aumentar a fila de material parado lá, mas na verdade esse é um processo para esvaziar: abrir a moagem e insistir um pouco.

 

Obrigada pela explicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro se tiver um desses aspirador portátil coloque ele para soprar o ar (que na verdade sai um ar violento) e jogue o ar em direção a entrada das mós e depois na saída onde sai o pó, com a força do vento certeza que irá desobstruir a passagem do pó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

*Mortari

 

Em relação a aumentar a granulometria, eu tentei realizar o procedimento, mas não saia nenhum pó mesmo assim. Eu conseguia notar que os grãos no reservatório se mexiam devido as engrenagens tentarem esmagar os mesmos, porém nunca saia nada. E eu também notava um cheio de metal quente, então não gostava de deixar ligado por muito tempo, além de ser razoavelmente barulhenta. E em questão a jogar algum líquido, já imaginava...meu medo era prejudicar o motor ou algo assim.

 

*Roger

 

Interessante sugestão, pena que não possuo um aspirador reverso...e mesmo se possuisse ia ter que levar a maquina pra algum lugar aberto, pois ia ser uma sujeira danada pra limpar...hahaha :D

 

Tentei desprender uma quantidade de pó inicialmente com um palito de dentes, por cima, removendo o reservatório...mas não sei se o caminho até a saída que está prejudicado. Eu gostaria de remover a parte plástica para tentar limpar, mas parece estar acoplada juntamente a parte de cima da cafeteira, a qual não consigo desparafusar >.<

 

Quando eu retornar para casa vou tentar outras coisas, mas continuo aceitando sugestões haha :P Grato pelas respostas, não me esqueci de você também Anita :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...