Ir para conteúdo

Clube Rancilio Silvia


Guest Luis Sanchez

Postagens recomendadas

Guest Luis Sanchez

Seguindo a linha do htforum, e stou criando esse tópico para tratarmos de assuntos referentes à famosa rancilio Silvia!

 

Por muito tempo foi considerada uma das melhores máquinas domésticas e ja está em sua terceira edição!

 

Acabei de adquirir a minha nos EUA e comecei a usá-la ontem. A máquina é animal e isso pq eu nem aprendi a usar direito...

 

Quando xgar em casa a noite eu posto as fotos e as lrimeiras impressões!

 

Abraço a todos

 

Lui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa iniciativa Luis.

 

Tenho uma Silvia v3 e também trouxe dos EUA.

 

Pra quem tem interesse em melhorar a máquina, existem alguns mods que podem ser feitos. Algumas modificações propostas estão no site pidsilvia.com

 

Acabei de voltar de viagem dos EUA e trouxe alguns itens para turbinar a Silvia. Vou postar minhas impressões a cada mod que fizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adquiri um manômetro para minha Silvia e estou querendo instalá-lo no painel frontal, mas para isso precisarei fazer um furo.

 

Como sou meio DIY (ontem mesmo troquei o agitador da máquina de lavar), eu mesmo pretendo fazer o furo.

 

Gostaria de saber se alguém tem experiência com serra copo. Existe algum tipo específico de serra copo para furar esse material (aço escovado)? Seria a bi-metal mesmo ou uma mais barata daria devido a espessura do metal ser fina?

 

Seria mais fácil eu levar em um torneiro para fazer isso?

 

Alguém teria outra sugestão?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bi-metal... Acho que uma serra de aço carbono não dá conta.

 

Como a chapa é fina, deve ser fácil cortar com a serra-copo. Imagino que tenha arranjado um manômetro de 40mm, né? A que usei nas Oscares, se não me engano, era medida em polegada, então não tinha exatamente 40mm, acho que 39mm. Aí lixar o plástico para encaixar o manômetro é moleza. Mas no seu caso vai dar trabalho, então tente já fazer um furo do tamanho certo. Dependendo do sistema de fixação do manômetro, pode até ser um furo de 41 ou 42mm.

 

Vai colocar um T no tubo de teflon para conectar o tubo capilar do manômetro?

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Márcio, vou ver se consigo achar a serra no mesmo diâmetro do manômetro.

 

O manômetro é de 2" (50mm) da WIKA com unidade em bar. O kit é esse: http://www.bonanza.com/listings/Pressure-Gauge-kit-for-Rancilio-Silvia-internal-/21730095

 

A fixação vai ser feita com a braçadeira U que vem no kit.

 

O T vai na saída da bomba.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

 

Para diminuir o risco de arranhar o painel frontal estou pensando em furar de dentro para fora. Será que isso vai deixar rebarba pro lado de fora do painel?

 

Ou é melhor furar de fora para dentro mesmo?

 

Qual o lado que a chapa ficará com acabamento melhor após a serra atravessar? O lado que a serra entra ou o lado que a serra sai?

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Leonardopm

Klause,

 

Se vc apoiar a chapa em um toco de Madeira possivelmente vc contornará o problema. Coloque a face por onde a broca vai sair apoiada no toco.

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos portafiltros a tendência é a saída da serra ficar pior. Não sei como seria no inox fino.

 

De qualquer maneira, o manômetro vai cobrir o furo. Uma lixa resolver rebarbas, o ruim é ter que aumentar o furo na lixa...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Klause.

 

Eu levaria para um torneiro. Aqui na zona sul do Rio, só conheço um cara em Botafogo, que por estar sozinho é careiro prá caramba. Mas ainda assim faria o serviço lá. Me custaria uns R$ 50 e eu encararia como sendo o custo, não do furo em si, mas de ter a certeza de que não faria cáca na minha máquina de R$ 3000.

Depois poste fotos de como ficou.

 

Boa sorte.

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei optando por eu mesmo fazer o furo. Deu um trabalhão, mas o resultado foi muito bom.

 

Márcio,

 

Instalei o T na saída da bomba, mas, mesmo utilizando veda rosca, as conexões estão vazando.

 

Você que já fez essas conexões com NPT thread (não faço a menor ideia de como chamam isso aqui no Brasil), qual seria o melhor selante pra usar, a fita veda rosca mesmo ou algum selante líquido?

 

Também fiquei com medo de apertar demais as conexões.

 

Alguma dica?

 

Depois posto as fotos e os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As conexões, idealmente, deveriam ser BSP (no caso do T e cotovelo seriam provavelmente BSPT, que são cônicas, como a NPT).

 

Mas, mesmo sendo NPT, com veda-rosca se consegue selar. Coloque a fita (eu normalmente dobro a fita pois é muito larga e dou ao menos umas 3 voltas) e aperte bem a rosca, é assim mesmo que conseguirá vedar.

 

Se quiser usar veda-rosca líquido, idealmente as conexões fêmea e macho deveriam ser do mesmo padrão e cônicas, ou NPT (fêmea e macho são cônicos) ou BSP (macho é cônico e fêmea é paralelo). Já tentei com BSPP (macho e fêmea paralelos) e não gostei muito do resultado, prefiro a fita. Veja que também muita gente usa trava-rosca como selante, mas trava-rosca é para travar, não para vedar, e depois dá trabalho soltar. Fita teflon é uma invenção fantástica e só tem me salvado nas restaurações e experimentações hidráulicas anim_claps.gif

 

Normalmente o problema maior de macho NPT em rosca BSP é que se o macho estiver largo na ponta, aí 1 ou 2 voltas e já trava. Mas pelas fotos do vendedor do kit parece encaixar bem, então deve dar, soca veda-rosca aí para fechar as folgas.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente acabei de fazer os mods na minha Silvia. Os mods foram: revestimento da caldeira com silicone térmico (boiler insulation), chuveiro com parafuso chato (flat shower screen), manômetro e PID. Aí está a foto:

82346d112131653.jpg

 

Estéticamente ficou muito bom anim_jump.gif , mas eu cometi um grande erro: mudei mais de uma variável de uma vez e, como consequência, perdi totalmente o controle do processo de extração. Não sei o que está havendo anim_crazy.gif.

 

A extração parece um cachoeira, leva menos de 10 segundos para extrair 60 ml. O manômetro marca apenas 4 bar de pressão.

 

Estou desconfiado que seja problema com o moedor (Baratza Vario), que não está moendo muito fino. Ele ficou parado por uns 20 dias. Vou fazer mais alguns testes pra confirmar, mas se alguém tiver uma luz, por favor me ajude.

Silvia-pid-gauge1.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Klause.

 

Realmente ficou muito bonita.

 

Quanto à baixa pressão você deve verificar se há algum vazamento nas junções, durante o funcionamento, especialmente aquelas que foram alteradas.

 

Meça o volume em minilitros que sai em 15 segundos. O Luiz Sanches, ou outro proprietário de Silvia, poderia fazer o mesmo teste e vocês comparariam os resultados.

 

Boa sorte.

 

Valeu.

Alexandre Velloso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Klause,

Saindo rapido demais deve estar tudo bem, muito provavelmente é o moído grosso demais.

Já aconteceu comigo tbm era por caso de moinho travado.

Ei que, quando regulava o moinho para mais fino, ele rodava a catraca mais fato não aproximava as mós. Tenta regular (aumentando e diminuido) o moinho enquanto estiver moendo, deve destravar.

Para limpar o moinho uma escova, palitos, pano (se tiveres aspirador ajuda para evitar ter de virar e que caia pó na rosca, que é duro de tirar) e em meia hora estará novo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

 

Era disso mesmo que eu desconfiava: moagem incorreta. Ufffaaaa.... que alívio.

 

Meu moinho me deu um susto: anim_blbl.gif

 

Usei o Kyocera manual e tirei um shot como antes, sem problemas. Pressão em 9 bar constante, uma beleza.

 

Usei Grindz para limpar o moinho, mas não adiantou. Vou desmontá-lo pra fazer uma limpeza geral e verificar se saiu alguma coisa do lugar. Talvez a faxineira tenha esbarrado na regulagem (com moinho parado), aí escangalhou tudo.

 

Obrigado Alex, Márcio e Bernardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Klause,

 

Que bom que conseguiu resolver! Ja iria me colocar a disposicao para fazer as medicoes para comparar, conforme sugerido pelo alexandre...

 

Vc sempre altera o grau de moagem com o moedor em funcionamento? Tenho que confessar que qdo vou alterar apenas um grau ( macro) eu acabo fazendo com ele desligado... Creio que isso pode danificar o moedor, nao é mesmo?

 

Mais uma coisa, onde vc comprou o pid? Foi tranquilo para instalar?

 

Respondendo o colega acima, eu tb comprei a minha durante uma viagem ao exterior. Aqui realmente nao rola...muito caro!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lasanchez,

 

Quando vou alterar o macro eu sempre altero com o moinho rodando, a não ser que esteja totalmente vazio, aí eu regulo antes de colocar os grãos. Seu eu for alterar só uns dois níveis micro, eu faço com moinho parado mesmo.

 

Comprei o PID durante a última viagem que fiz pros EUA, na Auber Instruments: http://www.auberins.com/index.php?main_page=product_info&cPath=6&products_id=36

 

É bem fácil a instalação, sem precisar soldar nenhum fio. Vem um CD com as instruções incluindo fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Klause e Luis Sanchez,

 

Só por curiosidade, sugiro que ambos façam a medição do volume d'água em 25 segundos, e não 15 como sugeri antes, para comparação. Determinem parâmetros comuns como temperatura da água, 3 expurgos prévios de 5 segundos cada com intervalos de 2 segundos entre os expurgos.

Por certo, tudo sem café, pois aí entrariam as variáveis de granulometria além de tipo, idade, torra, etc.

Depois nos informem os resultados.

 

Klause, fico satisfeito que vc tenha identificado o problema. Já estava com medo de você usar os cafés do Expresso Brasil nas condições mencionadas. Agora, regule direitinho o Vario e aproveite bem os grãos!

 

Valeu,

Alexandre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Bernardo B

Diga Klause !

Após cinco dias funcionando, o que achas de poder controlar temperatura e monitorar a pressão ? Sentes a diferença no gosto ?

Para mim a diferença de dois graus no gosto da bebida fica bem evidente, e na Silvia ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

 

Infelizmente minha Silvia ficou meio parada depois que fiz as modificações, pois estou sem café.

 

Acredito que esta semana minhas encomendas de café cheguem. Aí sim vou poder postar aqui os resultados.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Klause,

 

"Acredito que esta semana minhas encomendas de café cheguem...." Teu desejo é uma ordem! Os cafés serão entregues ainda hoje em tua residência, se já não foram durante o dia.

Bom proveito e divida conosco tuas impressões.

 

Valeu,

Alexandre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Amigos,

 

estou entrando pro clube da Rancilio Silvia.

 

Sou o mais novo participante do clube.

 

Depois da lambança feita pela Coffemix, comprei uma usada de um colega de Brasília que importou.

 

Fiz alguns testes mas parece que a máquina estava em 11 bar.

 

Como eu não tenho um manômetro,não tenho como saber se a mesma está em 9 bar.

 

Algum dos colegas está com a máquina calibrada em 9 bar? Klause?

 

Qual o fluxo que está retornando usando o filtro cego?

 

Estou tentando calibrar mas é muita informação na Net.

 

Achei algumas informações na net :

 

"blind filter in- 8 bars was 150ml 10 bars was 100ml"

 

"At 9 bar the flow rate is about 250 cc per minute."

 

"300ml on a blind basket in 60s equates to ~9.75bar on an E5

150 to 200ml per minute could be returned on a pump with Ulka E5 flow characteristics on 'standard' double"

 

Estou regulando ela pra sair algo em torno de 250ml por minuto.

 

Amanhã vou fazer o teste na xícara.

 

Se os colegas puderem me ajudar na medição, pois estou sem manometro, ficaria agradecido.

 

Outra dúvida, em relação ao bico de saída duplo. Não estou conseguindo retirar ele.

 

Na Gaggia eu tive dificuldade pra retirar ele tb, mas nesse da Rancilio está muito difícil.

 

Alguém tem alguma dica de como retirou?

 

Os que estão usando PID compraram aonde?

 

Obrigado amigos e colegas de clube

 

Rafa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Regular a válvula pelo fluxo é meio difícil. Primeiramente, teria que ver o quando a bomba empurra livre, mas fica mais difícil.

 

Ao menos esse teste faça - quantos ml de água sai pelo grupo (sem filtro sem nada) em 10s ou 15s? Se possível faça uns 4-5 testes e pese a água.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aviso: não conheço nada da Silvia.

Após este aviso: no site da Ulka tem o gráfico de fluxo / pressão para a Ulka E5.

Meu portafiltro é parafusado, e só travar o spout numa morsa (usar um pano para não marcar), ou numa gaveta ou porta (segurando firme para não escorregar) e girar o usando o portafiltro como alavanca no sentido de afrouxar. Atenção: cuidado quando forçar para não quebrar cabo de baquelita.

Boa sorte, e vai com calma, pesquisa bastante, usa informação segura e as ferramentas adequadas para não quebrar nada.

A tal da "presa inimiga da perfeição".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

 

lendo os fóruns da Rancilio Silvia fora do Brasil,cheguei às informações que postei no tópico acima.

 

Quem não tem balança calibra com o filtro cego, medindo a quantidade de água que sai pela OPV e retorna para o tanque.

 

Estou medindo e não estou vendo muita diferença.

 

Eles usam como referência esse gráfico:

 

269ulka_fot_small_9.jpg

 

pag_e4-e5-e5d-e7_grafico.jpg

 

 

 

Alguém conhece esse método?

 

Alguém já fez esse teste?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa.

 

Provavelmente sua bomba é a E5. Perguntei de quanto sai de água em 1 minuto (mas pode medir 15 segundos e multiplicar por 4), para ver se ela está funcionando próximo da média que é o gráfico azul. Teria que ter uns 150 ml (gramas) de água em 15 segundos. A bomba não é um reloginho, pode variar com o tempo e ainda tem a questão de voltagem (220V a 240V) e frequência.

 

Se, por exemplo, der 600ml, de repente tenta usar o filtro cego e pesar a água que sai da OPV em 15 s, e acertar a OPV para sair 50ml em 15s. Isso deveria te dar uns 10 bar máximo, e durante a extração dos cafés estaria na faixa de 9 a 9,5 bar.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa.

 

Provavelmente sua bomba é a E5. Perguntei de quanto sai de água em 1 minuto (mas pode medir 15 segundos e multiplicar por 4), para ver se ela está funcionando próximo da média que é o gráfico azul. Teria que ter uns 150 ml (gramas) de água em 15 segundos. A bomba não é um reloginho, pode variar com o tempo e ainda tem a questão de voltagem (220V a 240V) e frequência.

 

Se, por exemplo, der 600ml, de repente tenta usar o filtro cego e pesar a água que sai da OPV em 15 s, e acertar a OPV para sair 50ml em 15s. Isso deveria te dar uns 10 bar máximo, e durante a extração dos cafés estaria na faixa de 9 a 9,5 bar.

 

Márcio.

 

Márcio,

 

a bomba é a E5.

 

Estou cheio de dúvidas.

 

Uma delas é em relação a esse fluxo de água.

 

Se eu medir através da OPV usando o filtro cego dá um valor, se eu medir a água que sai pelo grupo dá outro valor certo?

 

Esses 150ml de água em 15s (ou 600ml em 1 minuto) que você falou é saindo diretamente pelo grupo ou usando um filtro cego e medindo o retorno pela OPV?

 

Fiz a regulagem indicada nos fóruns, e está saindo uns 125ml em 30s, e um pouco mais de 250ml em 60s,pela OPV;

 

Eu comprei um manometro pra Silvia mas ainda vai demorar um pouco pra chegar.

 

O que você acha?

 

O que vc sugere?

 

Valeu

 

Rafa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...