Ir para conteúdo

Clube Rancilio Silvia


Guest Luis Sanchez

Postagens recomendadas

Sim, falei de 600 ml pelo grupo, que seria o que a bomba está empurrando sem perder muita carga (por isso é difícil medir, pode ter restrições como tubo mais fino no caminho mudando o fluxo).

 

Se mediu 250ml em 60s na OPV com um filtro cego, talvez esteja até com um pouco menos de 9 bar, mas isso não é ruim. Teste a partir daí o sabor, crema etc. De repente, se achar que não está bom, aperte um pouco para dar 200 ml/min. E assim por diante.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas!

 

Mais um membro no clube da Silvia.

 

Recebi Miss Silvia esta semana, foi desembarcada por um parente que a trouxe dos Estados Unidos. Comprei pela Amazon que foi o menor preço que achei.

 

Ela é V3 e tem o termostato de 100 graus C mas ainda assim precisei pesquisar e fazer o controle de extração por temperatura x tempo (surfing) porque senão dá variação de água mais quente ou mais fria do que deveria.

 

Depois de vários cafés horrorosos agora estou começando a acertar. O engraçado é que os primeiros cafés eram tão ruins que minha mulher pediu para eu voltar a utilizar a cafeteira velha e que treinasse sozinho na nova. :D

 

José Antonio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela é V3 e tem o termostato de 100 graus C mas ainda assim precisei pesquisar e fazer o controle de extração por temperatura x tempo (surfing) porque senão dá variação de água mais quente ou mais fria do que deveria.

 

Depois de vários cafés horrorosos agora estou começando a acertar. O engraçado é que os primeiros cafés eram tão ruins que minha mulher pediu para eu voltar a utilizar a cafeteira velha e que treinasse sozinho na nova. :D

 

Jose Antonio,

 

seja bem vindo.

 

No começo tambem apanhei um pouco da Silvia, mas já estou aprendendo.

 

Encomendei o portafiltro cego, o manometro e em breve comprarei o PID.

 

Até o momento não me decidi se vou usar o PID da Auberins ou o da pidsivia.com.

 

Uma dica bem legal que vi nos fóruns gringos, é pra acertar a temperatura sem PID.

 

Uma boa dica é a seguinte:

 

Quando for tirar o café, abra a saída de água quente e deixe sair a água até que a luz do termostato apague.

 

Espere a luz se acender novamente. Quando acender, é a hora de tirar o seu espresso numa temperatura ideal. Faço aqui e afirmo que dá muito certo.

 

Vc pensa em colocar o PID?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa,

 

Eu regulei minha Gaggia, que também usa a Ulka E5, exatamente tomando como referencia os 250ml/minuto indicados no gráfico. Só adicionaria duas dicas:

 

Sempre que for medir vc tem que encher o tubo com água, ou seja, deixa a OPV começar a "cuspir" água, desliga a bomba, esvazia o recipiente e liga para fazer a medição. Digo isso porque a cada novo ajuste que fazemos a tubulação enche de ar - pelo menos no meu caso - e isso influi na medição.

 

A outra dica é para apos chegar na vazão desejada fazer pelo menos umas 5 medições e tirar a media, pois há uma variação significativa entre elas.

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao PID, se me permite uma opinião, achei os kits da PIDSilvia.com muito bonitos. O acabamento é muito bacana e até onde sei o da Auber não está no mesmo nível.

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas!

 

Mais um membro no clube da Silvia.

 

Recebi Miss Silvia esta semana, foi desembarcada por um parente que a trouxe dos Estados Unidos. Comprei pela Amazon que foi o menor preço que achei.

 

Ela é V3 e tem o termostato de 100 graus C mas ainda assim precisei pesquisar e fazer o controle de extração por temperatura x tempo (surfing) porque senão dá variação de água mais quente ou mais fria do que deveria.

 

Depois de vários cafés horrorosos agora estou começando a acertar. O engraçado é que os primeiros cafés eram tão ruins que minha mulher pediu para eu voltar a utilizar a cafeteira velha e que treinasse sozinho na nova. :D

 

José Antonio

 

Olás a todos,

 

eu faço parte do outro fórum, comprei meu moinho com a ajuda de todos por lá e possuo uma Silvia. Por conta da minha pós-graduação (que está no finalzinho), ainda não comecei a mexer na máquina *direito*.

 

Sei EXATAMENTE o que você quer dizer, José Antonio: no começo eu tirava uns cafés aqui que davam MEDO. Descobri que um vilão nesta história era o café ruim (velho), que não ficava bom nem na moagem e nem no café tirado.

 

Agora com um café melhorzinho, estou começando a conseguir uma crema, ainda que tímida e fininha. Mas eu chego lá. Penso que este fórum específico é bem legal para newbies como eu.

 

Amanhã dia de prosseguir com os testes.

 

um abraço cafeinado para todos, câmbio final, boa noite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Olás a todos,

 

eu faço parte do outro fórum, comprei meu moinho com a ajuda de todos por lá e possuo uma Silvia. Por conta da minha pós-graduação (que está no finalzinho), ainda não comecei a mexer na máquina *direito*.

 

Sei EXATAMENTE o que você quer dizer, José Antonio: no começo eu tirava uns cafés aqui que davam MEDO. Descobri que um vilão nesta história era o café ruim (velho), que não ficava bom nem na moagem e nem no café tirado.

 

Agora com um café melhorzinho, estou começando a conseguir uma crema, ainda que tímida e fininha. Mas eu chego lá. Penso que este fórum específico é bem legal para newbies como eu.

 

Amanhã dia de prosseguir com os testes.

 

um abraço cafeinado para todos, câmbio final, boa noite

 

Para aprender a usar a silvia a melhor coisa a fazer é comprar o cafe mais fresco possivel (eu sugiro o atelie do cafe), pois assim vc consegue uma crema consideravel sem ter que afinar muito a moagem (que pode deixar seu cafe com gisto de queimado pela superextracao).

 

Uma pergunta aos donos da rancilio: depois de tirar um cafe, o porta filtro fica pingando? Pergunto isso pois achavaque a valvula solenoide deixaria o cafe dentro do filtro bem seco... O meu fica bem umido... Sera que minha valvula esta com problema?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

obrigada pela resposta. Sim, aprendi na marra que café ruim não serve para nada. Estou com um café bacana aqui agora, vamos ver se rola.

 

Bom, o meu porta-filtro também pinga, a borra tem ficado bem úmida. Mas, considerando que ainda não consegui um expresso decente, não sou a melhor para comentar a respeito. Mas gostaria de saber se as outras Silvias se comportam assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta aos donos da rancilio: depois de tirar um cafe, o porta filtro fica pingando? Pergunto isso pois achavaque a valvula solenoide deixaria o cafe dentro do filtro bem seco... O meu fica bem umido... Sera que minha valvula esta com problema?

 

Amigo,

 

o meu não fica pingando. O fato de estar seco ou não no filtro, não é diretamente influenciado pela solenóide.

 

Vc pode estar extraindo corretamente o seu café, e no final o bolo estar úmido, não tem nenhum problema nisso.

 

Quanto ao fato da válvula estar com problema, eu te pergunto, você faz backflush na sua máquina? E quando vc faz o backflush a solenóide expurga água na bandeja?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... chuveiro com parafuso chato (flat shower screen),...

 

 

Citando o Klause, gostaria de instalar este parafuso chato na minha, mas não tenho certeza se comprei o correto. Comprei a versão nacional (em inox) deste parafuso abaixo, mas acho que ele ainda fica saliente. Alguma dica de como fazer para instalar?

 

Havia visto em algum fórum um tutorial para instalaçao de PID bem completo, que mostrava diversas atualizações sugeridas (e o cara vendia um kit para o chuveiro cujo parafuso já ficava bem justinho), mas não sei mais onde vi isto.

 

Aceito orientações, inclusive para saber se preciso levar num torneiro ou algo assim

 

http://www.boltsnutsscrewsonline.com/316-DIN7991-CSK-FHSS-M5-X-12.3802

 

grata

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A válvula 3-vias com defeito, normalmente, não abre. Então não deve ser problema aí.

 

O café úmido, normalmente, é resultado de um pó muito fino ou muito torrado, não se preocupe com isso.

 

O café muito fresco para testar é ruim, vai dar problema do bolo expandir demais e vai canalizar facilmente. Tente usar com 10-15 dias.

 

O parafuso com essa cabeça que é um cone, não adianta. Você acha que não tentei na sua Silvia, Dona Ana?

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A válvula 3-vias com defeito, normalmente, não abre. Então não deve ser problema aí.

 

O café úmido, normalmente, é resultado de um pó muito fino ou muito torrado, não se preocupe com isso.

 

O café muito fresco para testar é ruim, vai dar problema do bolo expandir demais e vai canalizar facilmente. Tente usar com 10-15 dias.

 

O parafuso com essa cabeça que é um cone, não adianta. Você acha que não tentei na sua Silvia, Dona Ana?

 

Márcio.

 

Ah, oi Márcio não tinha percebido que a mensagem era pra mim. hehehehe

 

Sim, quando digo café fresco respeitado pelo menos uns 10 dias após a torra. Isto agora para mim é um café fresco, ou seja, no período ideal de uso.

 

Vou fazer daqui a um tempo o teste para ver quanto sai da OPV para ver se não está com sobre-pressão, conforme você suspeitou no início. Rafa deu todas as explicações didaticamente de como fazer isto (o que já se falou aqui neste fórum, mas ele mandou um vídeo que mostra inclusive como regular a OPV - medo!!).

 

E quanto ao parafuso, ele ficou melhor que o de cabeça sextavada. Justamente pelo cone ele ficou mais fundo, mas agora fica aquela pequena distância entre a cabeça dele e a tela (menos de 1 mm, mas suficiente para acumular pó).

 

Gracias, anyway

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Amigo,

 

o meu não fica pingando. O fato de estar seco ou não no filtro, não é diretamente influenciado pela solenóide.

 

Vc pode estar extraindo corretamente o seu café, e no final o bolo estar úmido, não tem nenhum problema nisso.

 

Quanto ao fato da válvula estar com problema, eu te pergunto, você faz backflush na sua máquina? E quando vc faz o backflush a solenóide expurga água na bandeja?

 

Valeu

 

Rafa, faco sim o backflush semanalmente com cafiza. A solenoide solta agua na bandeja sim, mas a minha duvida era se ela estava tirando suficientemente a pressao no porta filtro... Ou seja, se ela estava "chupando" a agua do bolo de cafe com a devida intensidade...

 

Pelo jeito é assim mesmo... Sou meio paranoico com essas coisas...hehe

 

Valeu

 

A válvula 3-vias com defeito, normalmente, não abre. Então não deve ser problema aí.

 

O café úmido, normalmente, é resultado de um pó muito fino ou muito torrado, não se preocupe com isso.

 

O café muito fresco para testar é ruim, vai dar problema do bolo expandir demais e vai canalizar facilmente. Tente usar com 10-15 dias.

 

O parafuso com essa cabeça que é um cone, não adianta. Você acha que não tentei na sua Silvia, Dona Ana?

 

Márcio.

 

 

 

Olá,

 

obrigada pela resposta. Sim, aprendi na marra que café ruim não serve para nada. Estou com um café bacana aqui agora, vamos ver se rola.

 

Bom, o meu porta-filtro também pinga, a borra tem ficado bem úmida. Mas, considerando que ainda não consegui um expresso decente, não sou a melhor para comentar a respeito. Mas gostaria de saber se as outras Silvias se comportam assim.

 

Valeu marcio e ana!!!

 

Acho que nao esta com problema nao...só nóia da minha cabeca...rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Ah, oi Márcio não tinha percebido que a mensagem era pra mim. hehehehe

 

Sim, quando digo café fresco respeitado pelo menos uns 10 dias após a torra. Isto agora para mim é um café fresco, ou seja, no período ideal de uso.

 

Vou fazer daqui a um tempo o teste para ver quanto sai da OPV para ver se não está com sobre-pressão, conforme você suspeitou no início. Rafa deu todas as explicações didaticamente de como fazer isto (o que já se falou aqui neste fórum, mas ele mandou um vídeo que mostra inclusive como regular a OPV - medo!!).

 

E quanto ao parafuso, ele ficou melhor que o de cabeça sextavada. Justamente pelo cone ele ficou mais fundo, mas agora fica aquela pequena distância entre a cabeça dele e a tela (menos de 1 mm, mas suficiente para acumular pó).

 

Gracias, anyway

 

Ana

 

Um tempão que não apareço por aqui, só perdendo conteúdo bom.

 

Anita,

 

Não é só o parafuso que troquei pra ficar com o chuveiro achatado, no kit (do pidsilvia.com) vem também o chuveiro e o espaçador, ambos ajustados para que o parafuso possa entrar um pouco na tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

Fiz a regulagem indicada nos fóruns, e está saindo uns 125ml em 30s, e um pouco mais de 250ml em 60s,pela OPV;

 

Eu comprei um manometro pra Silvia mas ainda vai demorar um pouco pra chegar.

...

 

Rafa,

 

Conseguiu regular a pressão?

 

Se for o caso posso fazer um teste de fluxo pra comparar com a sua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa,

 

Conseguiu regular a pressão?

 

Se for o caso posso fazer um teste de fluxo pra comparar com a sua.

 

Klause,

 

comprei um manometro lá do PIDsilvia e regulei um pouco abaixo dos 9 bar.

 

Mas de qualquer forma gostaria de saber o fluxo da sua e comparar com a minha.

 

Podemos fazer algumas medições e comparativos.

 

Nesse carbaval posso medir a pressão da minha e postar os resultados aqui.

 

A sua é 220V tb?

 

Obrigado

 

Rafa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

Podemos fazer algumas medições e comparativos.

 

Nesse carbaval posso medir a pressão da minha e postar os resultados aqui.

 

A sua é 220V tb?

..

 

Podemos fazer algumas comparações sim. Logo que houver tempo eu faço.

 

A minha Silvia infelizmente é 110V (aqui em Brasília a voltagem é 220V).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Cumprimentando a todos, peço inscrição no clube.

Um pequeno sonho (objeto de desejo) realizado: Trouxe uma Srta. Silvia e um moinho Rock (queria sem dosador mas só tinha com) da França, dentro da(s) mala(s) (como pesa carregar no metrô!). Ambos 230 V (Em BsB são 220V).

Pergunto se essa diferença na voltagem traz algum prejuízo ao resultado ou se é uma variação mínima que a máquina vem preparada para suportar.

Já tinha uma Gaggia Evolution (antes dessa uma expressione). Estou apanhando com o moinho (regular o cidadão não é fácil). Após 2 dias (e descarte do café brinde francês) a crema já tá aparecendo e os espreessos estão melhorando.

Reparo, entretanto, que o café sai mais frio do que saia na Evolution (talvez tenha que esquentar mais a xícara).

Vou acompanhar o fórum com mais atenção e aprender com os colegas.

 

Um abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CMPCOM,

 

Seja muito bem vindo amigo!!!

 

Parabéns pela aquisição do equipamento....

 

Se houver algum interesse em vender o equipamento antigo temos a área de classificados ok?

 

Acredito que a diferença de voltagem não trará prejuízos no resultado.... O Márcio manja muito de tensão, com certeza ele aparecerá por aqui para opinar.

 

A propósito, nos conte... VC passou sem pagar imposto? Abriram a mala?

 

O Rafa tem um Rock e pode te ajudar na regulagem pois ele tem uma Silvia tb

 

Abraços e seja bem vindo

 

Fogoruivo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado,

 

Nada a declarar! Junto ao fisco.

 

Acredito que os vôos oriundos da Europa não sofrem o mesmo tipo de controle rigoroso dos que vêm do USA.

 

Entretanto, o valor dos 2 equipamentos, descontado os impostos de lá (o que não foi o meu caso), cabem na cota de 1 casal (usd 1,000), que era o meu caso.

 

Apesar de trazer mais coisas, pois além do café tenho uma queda por vinho (hehehehe) e vindo da França, com a diferença de preço.....acredito que passaria na alfandega tranquilo, mesmo abrindo as malas. Desde que não traga mais de uma unidade (máquina de espresso, moinho etc), ou seja, que o auditor fiscal não entenda que tem finalidade comercial, ou no informal, vc. está é de sacanagem!!! dá pra argumentar.

 

Dentro do razoável e não dando azar de pegar um caxias (ou auditora fiscal mulher!!!! que, em geral, não têm jogo de cintura) acredito que não tem mistério ou dificuldade.

 

Recomendo a quem tem programado uma viagem à Europa ou USA que compre lá fora. No meu caso apesar de na Europa o preço ser mais elevado fazia questão da máquina ser 230V pois Brasília - DF é um saco!!! E usar transformador nem pensar.

 

 

Falar nisso, em uma loja de café que visitei em Paris (Richard café) deu inveja da diversidade de oferta de grãos de café. Africano, diversos. América central muitos, Brasil.....etc.... Um leque de opções que não temos aqui.....

 

Um dia a gente chega lá.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou um cara tenso, que manja de tensão! :) Não há problema com o 220V. A resistência vai funcionar um pouco abaixo do que em 230 (uns 9,5%, ou seja, se em 230V é 900W, deve dar uns 825W). A bomba também não deve dar diferença. O dia em que precisar trocar, pode colocar uma de 60Hz, essa que vem na Europa deve ser 50Hz.

 

A cota é de 500 por pessoa, não é possível somar. Uma máquina de mais de 500 dólares pode pagar imposto. Mas realmente o controle em geral é baixo. Quando voltei de Portugal e Espanha me arrependi de não ter trazido algo - só tinha uma auditora lá com cara de sono e que não ia dar a mínima para uma caixa.

 

Quanto a temperatura da extração, terá que acertar o "surfe", não deve ter muito a ver com esquentar a xícara. Inclusive a Silvia demora muito mais que uma Evolution para esquentar, considerando tamanho da caldeira, posição do grupo e que ainda a Evolution só tem plástico, a Silvia tem metal no qual a caldeira a apóia e isso rouba calor. Então espere bem uns 30 minutos, ou fique extraindo água quente para agilizar. Depois acerte o surfe...

 

Não acho que um dia chegaremos na diversidade de cafés de outros países, haja vista que é proibido importar grãos. Pelo que sei, nenhum país produtor deixa importar grãos verdes, exceto Uganda.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...