Ir para conteúdo

Clube Rancilio Silvia


Guest Luis Sanchez

Postagens recomendadas

Ah tá. É, se a temperatura do PID for muito alta, tem que dar um expurgo. Difícil da Silvia e outras semelhantes é que ela foi projetada pra simular um grupo com trocador de calor. A caldeira tem que ficar mais quente pro grupo servir como dissipador. Se deixar a temperatura da caldeira mais baixa, pode ser que encontre um ponto bom pra não precisar de expurgo, mas terá que aguardar mais tempo (algo como 5 minutos) pro sistema voltar a um equilíbrio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passei por algo bastante similar ao sair da Gaggia Classic para a ECM Mechanika IV, uma máquina com trocador de calor, bastante coincidência tendo em vista o comentário acima do @Carneiro. Pois bem, para lidar com a máquina tomei duas medidas:

1) Para controlar melhor o fluxo e não precisar moer tão fino (estava precisando mesmo tendo ambas as máquinas ajustadas para 9 bar) aumentei a dosagem que usava dos 14,5g para 15,5g para um duplo. O calcamento também passei a fazer levemente mais forte, mas mais por desencargo de consciência mesmo, já que com o chuveiro original da ECM o fluxo inicial de água é um pouco centralizado e não quero arriscar "bagunçar" o bolo e sofrer uma canalização.

2) Por mais estranho que pareça, eu reduzi o tempo dos flushes e da espera até iniciar a extração. Inicialmente eu fazia um flush longo até a água parar de "chiar" (e na Mechanika IV chia bastante se a máquina ficar parada um tempo) e aguardava um tempinho para iniciar a extração. Contudo, a recuperação de temperatura é muito rápida e o café saía pelando, apesar de não queimar. O que passei a fazer foi um flush de cerca de 5s, insuficientes para a água parar de chiar, e esperar algo entre 5s e 10s para a temperatura estabilizar dentro do trocador e iniciar a extração. Com isso o café tá saindo com a temperatura na medida. Meu entendimento é que o flush menor está na medida para reduzir a temperatura da água para o ponto correto sem que a máquina inicie um ciclo de recuperação de temperatura, o que anteriormente estava aumentando demais.

Como a Silvia é uma máquina single boiler, talvez seja interessante purgar um pouco do vapor da caldeira durante essa espera logo após o flush, já que aliviar a pressão da água ajuda a baixar sua temperatura. Infelizmente nunca tive experiência com uma Silvia, então apenas posso especular sobre isso.

Da minha experiência com a ECM, o que posso lhe passar é que vale muito a pena o aprendizado. Considero a Gaggia Classic no mesmo patamar que a Baby Twin, então não acho que exista diferença na qualidade dos cafés extraídos em ambas. Delas para a Silvia, já há um bom aumento no tamanho da caldeira, o que gera mais estabilidade durante a extração. Já para a Mechanika IV não tem nem como comparar as caldeiras. Isso gera muito resultado na xícara. Dentre outras coisas, só para citar um exemplo, cafés que na Classic ficam com tendência a amargar e com sabor mais "flat", na ECM ficam maravilhosos e com sabor bem mais rico. Das várias comparações que fiz, só preferi o café na Classic no caso de uma torra que ficou bastante clara e na ECM acabou ressaltando bastante a acidez. Para quem gosta muito dessa característica, iria se fazer;), mas a preferência aqui em casa é mais por corpo e sabores achocolatados, então ao fazer na Classic o café ficou mais equilibrado no paladar exatamente por sair mais flat nela, escondendo um pouco a acidez.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com o @paulohvs. Vou relatar com outras palavras mais ou menos o que ele disse.

É muita variável mas vamos lá... É por isso que a brincadeira é divertida.

Você comprou uma cafeteira na Europa. TODAS as cafeteiras comercializadas na Europa (inclusive a Gaggia) tem essa proteção porque ela é obrigatória por lei infelizmente pra evitar incêndios domésticos por acidente. A mesma Rancilio americana não tem essa proteção. Procure na Internet e você vai achar formas de como conviver com essa situação.

Quanto ao surfing, eu uso o fluxo como métrica para ver se está no ponto. Assim que eu vejo que depois do expurgo se normaliza o fluxo (não tem mais turbulência) eu espero uns 15 s para dar o shot. Se é 15s, 20s ou 30s depende da temperatura ambiente. Por isso eu tive que usar um termopar com termômetro digital pra saber com qual tempo eu conseguia a temperatura desejada. 

O importante é ter um fluxo constante sem turbulências, caso contrário essa turbulência vai criar un canal no bolo de café e aí teu café vai ficar um boldo só e ainda por cima você vai ver que a extração vai ser super rápida. De vez em quando ainda acontece isso comigo, principalmente com café que desconheço e aí sei que errei no surfing.

Você tem razão quanto à tua desconfiança da moagem no 0. É sinal que tem algo errado. Se o teu fluxo canalizou devido a turbulência aí não tem moagem que resolva. Outro suspeito pode ser tua pressão no tamper que pode estar muito leve. Exagere só pra você poder experimentar com essa variável mesmo que teu café fique amargo na primeira tentativa. Conseguir um tamper dinamométrico pode te ajudar a acertar a mão. Mas eu não colocaria a culpa no moedor MD40 por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas. Vou tentar assimilar tudo, começando a tentar descobrir o que é trocador de calor.

O problema no tamper é que tenho um que se encaixa perfeitamente mas tranca na marca do filtro da rancilio. E se tento colocar cafe até essa marca ou pouco acima, o parafuso do chuveiro crava no bolo. Sei que preciso trocar o chuveiro. Vou fazer isso mais para frente. Tenho outro tamper pouco menor que fica dançando no filtro.
Entao ja exagerei no tamper. Mas é que nem falei. Começa bem, mas depois meio que desanda.
Tambem aviso que nao tenho pid instalado.

Bluecoffee, a sua tem pid?


Também só usei com cafe que tinha congelado. Acho que amanhã chega o CEB do Alexandre, domingo faço uns testes.


Pesquisei na internet e tem um pessoal que fala em mudar algumas coisas para fazer com que nao desligue mais, mas achei bastante complicado.

Grato pelas dicas.

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Máquina bem complicada essa Silvia mesmo. Também migrei da Gaggia Baby pra ela e nunca consegui tirar um café legal como nesta última. A minha comprei usada e parece ser da linha americana pois não tem esse problema de desligar, porém o surfing é muito complicado mesmo, não consigo estabilidade de jeito algum, parece quase obrigatório usar um PID, vou até voltar pra minha baby enquanto não consigo instalar um nela ( parece que no pid silvia não tem a algum tempo). Depois de uns 6 meses tentando usá-la, tô meio decepcionado, talvez até venda ela.

Em tempo meu moedor é um Preciso e tenho que afinar muito a moagem também pra ficar mais ou menos, torras muito claras nem se fala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fabio M. Carneiro disse:

Máquina bem complicada essa Silvia mesmo. Também migrei da Gaggia Baby pra ela e nunca consegui tirar um café legal como nesta última. A minha comprei usada e parece ser da linha americana pois não tem esse problema de desligar, porém o surfing é muito complicado mesmo, não consigo estabilidade de jeito algum, parece quase obrigatório usar um PID, vou até voltar pra minha baby enquanto não consigo instalar um nela ( parece que no pid silvia não tem a algum tempo). Depois de uns 6 meses tentando usá-la, tô meio decepcionado, talvez até venda ela.

Em tempo meu moedor é um Preciso e tenho que afinar muito a moagem também pra ficar mais ou menos, torras muito claras nem se fala.

Sempre achei a gaggia superior a rancilio.

A minha só me dá alegrias.

Preciso não é moedor pra torras claras. Sofre. Difícil acertar granulometria.

Dica. Troque o moedor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bomba, caldeira, disco de dispersão e filtro. Parece tudo igual mas pelo jeito não é!

Aconselho troca o parafuso pra algum que não com a cabeça pra fora. E dosar mais. Opcional também seria a tela da IMS. Outra opção é achar um filtro que goste.

As máquinas italianas foram feitas pensando em 14g de torra italiana... Café com mais de 30 dias de torra, com robusta, expandido e médio escuro. Estamos muito longe disso e infelizmente não temos nada do tipo bem feito aqui (sim, eu gosto!)

Temperatura mesma coisa. Era pra dar flush, tirar o café e ser feliz. Acho que surfar dá sim, mas tem criar um método bom seu pra conseguir os 90-92C. E remover problemas de moagem, dose filtro etc primeiramente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de reconhecer a superioridade da Silvia frente à Gaggia Classic, nunca achei que seria um upgrade expressivo, por isso nunca dei esse passo. O principal atrativo, a meu ver, é a caldeira maior, o que é para proporcionar uma estabilidade de temperatura maior e gerar mais qualidade na extração.

Quando migrei, ou melhor, adicionei a ECM (sim, não tenho a menor vontade de vender a Gaggia mesmo tendo uma ECM em casa e, sim, de vez em quanto ainda uso a Classic), passei por dificuldades similares. Mesmo ambas as máquinas configuradas para 9 bar, para a ECM preciso moer mais fino e para estabilizar mais o fluxo também aumentei a dosagem de café. No final, as extrações com a ECM são bem melhores, exceto quando o café tem torra muito clara, nesse cenário a Classic se sai melhor por mascarar mais a acidez e resultar numa xícara mais equilibrada.

Acho que vale a pena investir mais tempo e tentar aprender a dominar a "fera", pois acho sim que é possível um ótimo resultado mesmo sem PID.

Quanto aos filtros, não senti muita diferença entre o original da Gaggia e os Rancilio que possuo. O original da ECM já sim dá uma diferença no uso e os IMS Barista Pro Nanotech:wub:, são fantásticos, mas tem que estar di$po$to pra comprá-los. As peças da IMS realmente melhoram bastante a usabilidade do equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, a minha "aquisição" da Silvia nao foi bem pensando em upgrade. Foi mais pq a baby twin comprei usada ano passado. Ela tem uns 5 anos de vida. E eu nao tenho com o que comparar se está tudo certo e regulado nela. Aí surgiu a oportunidade de "ganhar" uma direto da europa, e eu pensei no que pessoal fala que elas meio que se equivalem mas que a Silvia é um tanque que duraria a vida toda.

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas estou aprendendo. Meus espressos já estão consideravelmente melhores do que os que tirava em setembro quando ela chegou.

Uma coisa que percebi mas não entendo o porque no surf. Sempre faço dois espressos, primeiro para esposa e segundo para mim. Eu fazia o seguinte: forçava acender a luz que aquece, e após apagar dava uns 30 segundos e um flush para liberar aquela agua pelando. Feito isso tirava o espresso. Esperava uns minutos e fazia o mesmo procedimento para o segundo. A diferença no segundo é que o flush para tirar a agua fervendo quase fazia ligar a luz indicando aquecimento. Entao logo quando começava a extração do segundo shot acionava o aquecimento.
Mudei agora para que logo após primeiro espresso, espero a luz apagar que se ligou no finalzinho da extração, e dou um flush longo para liberar essa agua fervendo. Ai no procedimento do segundo shot o flush nao precisa demorar muito.

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus próximos passos serão esses também, trocar o chuveiro mais o parafuso, comprar um filtro de mais de 14 gramas e estou à procura de um outro moinho. Mais fora o fato da estrutura da máquina ser melhor e talvez a caldeira de cobre um pouco maior, sinceramente não vejo vantagem nessa máquina em relação a gaggia. Claro que se tratando da vaporização, a da Silvia é muito superior!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vantagem tem, só não é um abismo de diferença. Para uma pessoa que não tem nenhuma máquina ou está mudando de uma bastante simples, destas de plástico vendidas em supermercados, eu recomendaria a Silvia caso a pessoa tivesse di$po$ição e houvesse uma boa oferta nela. Para quem tem uma Gaggia do nível da Classic ou Twin, não vale a pena na minha opinião.

Nos classificados tem uma Nuova Simonelli Oscar, salvo engano do @Carneiro, que é bem mais máquina e está sendo vendida num preço que várias vezes vi a Silvia custar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim! Tá num excelente preço! Acho que pessoal tá com preconceito pois ela é vermelha. Juro que ela é apolítica, uma foi vermelha e a outra azul, só queria colorir e alegrar o mundo! Meu carro é azul metálico, já tive vermelho sólido e acho horrível as ruas cheia de caixotes prata, preto e quiçá branco.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim, deixou muito à desejar. Pelo menos comprei por aquí praticamente nova  por um preço acessível, antes por ser uma máquina que tem boas avaliações do pessoal nos Estados Unidos e Europa, pensava até em importar uma ou trazer lá de fora, ainda bem que não fiz isso. Essa Oscar aí realmente parece muito mais negócio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não imaginava que a Silvia fosse tão difícil de ser domada. Tenho uma classic le e gosto bastante dela.

No ebay vende o porta filtro naked já com filtro de 21g. Pode ser que ajude a resolver o seu problema. https://rover.ebay.com/rover/0/0/0?mpre=https%3A%2F%2Fwww.ebay.co.uk%2Fulk%2Fitm%2F272214968532

Neste vendedor eu já comprei e chegou direitinho. Só pergunte se o frete mais barato tem rastreio pq não me lembro. O porta filtro da gaggia desta marca é de muito boa qualidade.

Enviado de meu ONEPLUS A5000 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu amigo, obrigado. Não sei se vou comprar o naked ainda não, vou ver se consigo um filtro de 18g e o parafuso flat mais o chuveiro. Se ficar mais ou menos a mesma coisa nem vou ficar mais com essa máquina. Vou continuar com a minha Baby mesmo que não tenho do que reclamar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porta Filtro para Dose Simples: Presta?

Eu sei que muitos de vocês acha heresia usar cachimbo e porta filtro para dose única mas aí vai minha pergunta. Consegui o porta filtro simples pra Rancilio mas não estou conseguindo extrair um café decente nem com reza braba... Já experimentei porta filtros em outras cafeteiras e meus resultados sempre foram no mínimo decentes. Estou anexando a foto do porta filtro pra confirmar se é o mesmo que você tiver. O que eu achei mais esquisito é que ele só aceita 8g de café. Mais do que isso, ele já bate no chuveirinho.

20181211_183930.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dose simples é 7g... Vários filtros italianos não vão comportar muito mais que isso.

Muitos gostam do single da LM ou da VST que é cópia. Normalmente cabe 7-8g no centro e precisa de um tamper de uns 40mm. 

Doido é que com cafés italianos, tempão moído no dosador, mal compactado, sai espresso decente. Questão é que nossas torras mais claras são mais chatas mesmo e dificultam quando o bolo é magro. Minha dica é tentar afinar a moagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, Carneiro said:

Dose simples é 7g... Vários filtros italianos não vão comportar muito mais que isso.

Muitos gostam do single da LM ou da VST que é cópia. Normalmente cabe 7-8g no centro e precisa de um tamper de uns 40mm. 

Doido é que com cafés italianos, tempão moído no dosador, mal compactado, sai espresso decente. Questão é que nossas torras mais claras são mais chatas mesmo e dificultam quando o bolo é magro. Minha dica é tentar afinar a moagem...

Bela dica, não teria me tocado que sendo italiano, o ponto de vista deles é café pretinho - torra escura. Já tentei afinar a moagem com nossa torra clara mas aí aparece o amargor.

Mas me deu um belo pretexto pra tentar torras mais escuras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
4 horas atrás, EduardoAlemao disse:

Uma dúvida: se decidisse vender minha Silvia, quanto poderia pedir? É modelo v5 adquirido na italia agosto 2018.

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk
 

Opa! Dependendo do preço tenho interesse !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué na dúvida de quanto deve pedir, coloca a opção Arremate no Mercado Livre e coloca como preço base o mínimo que você aceitaria pela cafeteira.

Anuncia aqui nos classificados, espere umas duas semanas para lançar o leilão e que vença o melhor lance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...