Ir para conteúdo

Latte Art


Luiz Felipe

Postagens recomendadas

Rsrs, não acho que essa "tecnologia" faz muita diferença, mas acho a xícara sim bem bonita, leve e com uma ótima ergonomia.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consegui ainda chegar nesse ponto de cremosidade do leite na minha Breville, mas ainda tenho esperanças !! rsrs

 

Luiz Moreira tá fazendo só desenho sensacional.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Diogo, daqui a pouco iremos cobrar um tutorial do Luiz Moreira sobre a vaporização do leite especificamente na Breville.

 

Eu até estou atingindo um ponto legal de cremosidade mas parece que só parcialmente, parece que pouca parte do meu leite fica neste ponto de cremosidade e eu acabo não conseguindo dar continuidade nos desenhos por muito tempo, rsrs!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, o negócio é não esquentar a cabeça em ficar segurando a pitcher e mudando a posição toda hora... Esses últimos eu fiz uns testes deixando ela parada e parece que ficaram melhores... Hj à noite vou ver se minha esposa auxilia em um vídeo!!

Quem diria que eu conseguiria fazer um desenho legal... Vou procurar aqui o primeiro que postei no face!

 

Att.

Luiz Moreira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh, legal saber disso.

 

Curiosamente, a melhor vaporização que eu obtive e que me possibilitou fazer aquele coração made-in-taiwan que publiquei foi justamente quando decidi apoiar um pouco a pitcher na base da cafeteira, e fui ajustando devagar o vaporizador pela superfície do leite pra conseguir injetar o ar no leite, fazendo-o girar também para misturar bem a vaporização por todo o leite.

 

Vou tentar algumas vezes hoje lá em casa tentando achar um bom ponto de apoio na própria máquina. É um pouco complicado porque sobra pouco espaço para equilibrar a pitcher no cantinho da cafeteira, logo embaixo do panarello. Mas vou tentar achar um pouco legal ou até mesmo colocar alguma coisa exatamente ao lado da cafeteira pra ver se consigo deixar a pitcher paradinha, vaporizando e girando o leite nela!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boooooooooooa Luiz, nosso guru da vaporização da Breville, vou tentar hoje dessa maneira, acho que realmente é a melhor maneira.

 

Agora uma duvida q eu tenho: eu sei que tenho uma quantidade máxima de leite que posso botar na Pitcher , a minha duvida é se eu tenho sempre que usar na quantidade máxima ou eu posso botar menos leite do que a quantidade máxima ?

 

Pergunto isso pois a quantidade máxima da pitcher geralmente tem um desperdício de leite né e não sei se atrapalha na hora de colocar a espuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagina, Diogo... Tô aprendendo a cada dia!

Quanto à quantidade, o ideal é na marca do início do bico... Mas às vezes eu deixo até 1 dedo abaixo! Porém, terá que segurar a pitcher e não demorar para acertar o ponto de rotação, uma vez que a temperatura do leite chega mais rápido aos 65°. Vou fazer um vídeo completo em breve utilizando menos leite desde a moagem do café.

 

Att.

Luiz Moreira

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, é dificil acreditar que essa cremosidade tu ta conseguindo com a breville. heheheheh

 

Brincadeiras a parte mas eu ainda não cheguei nem perto da cremosidade do leite, quem dirá o desenho. rsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual leite tá usando?? Uso o Leitissimo que tem um pouco mais de gordura!

Meu suporte de celular quebrou, mas se eu conseguir arrumá-lo ou comprar outro, faço um vídeo amanhã! Eu estava conseguindo resultados melhores na vaporização... Agora tô estagnado e às vezes retrocedendo!

Se não praticar bastante, perde-se um pouco do jeito...

 

Att.

Luiz Moreira

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O negócio é prática mesmo. E eu não tenho feito muitos cappuccinos e lattes ultimamente.

 

Tentei um hoje há pouco, mas tentei fazer um pouring de forma diferente usando o bico encostado na borda da caneca para alinhar e orientar melhor ... e acho que piorou, acabei aparentemente dando um fluxo maior ao leite quando caiu no café mais rápido, e aí fudeu tudo rsrs! Como eu tava com vontade de tomar um cappuccino mesmo, mandei pra dentro.

 

Mas vou tentar tirar um pouco nos próximos dias pra ir treinando e ver se dá pra melhorar. Vejo que há um imenso espaço pra melhora, hahahaha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera, 

 

ando meio sumido aqui deste tópico, mas não deixei de vaporizar não, todos os dias faço lattes. Quando comecei a postar aqui eu morava sozinho e fazia cappucinos só para mim. Agora tenho uma companheira que quer latte todos os dias, está viciada como eu :P .

 

Com isso tive que aprender a vaporizar mais leite de uma só vez. Agora faço assim, tiro dois espressos duplos nas xícaras da Maxwell Willians e depois vaporizo leite suficiente em um pitcher de 600ml. Fiz um vídeo para mostrar a rotina de vaporização com direito a latte art no fim:

 

https://www.youtube.com/watch?v=zxLNPX6F7IM

 

Aqui está a foto dos lattes do vídeo: 

 

32244239322_05a1f81991.jpg

 

E aqui dois desenhos tipo wave que estou praticando. O primeiro é um wave heart e o segundo um wave tulip: 

 

31552107454_993c5a249e.jpg

 

31583713753_f5ed1fb96a.jpg

 

Grande abraço,

Igor

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo vídeo, os lattes ficaram maneiros!

 

Pois é, vejo que é a falta de conhecimento mesmo que tá impedindo os nossos lattes, rs. O negócio é práticar!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Olá amigos artistas e arteiros,

 

quero compartilhar com vocês minhas últimas experiências e lattes. 

 

Vou começar com o latte. Esse aqui foi o desenho mais complexo que já fiz: a base é ripple (estilo ondulada) e na sequência vem uma tulipa clássica 3, 2, 1 (números de pétalas na ordem). Observem que não está bem executado, pois não está centralizado na xícara, a simetria não está boa, o desenho não está perpendicular a asa da xícara e a nitidez e contraste estão terríveis. Mas de qualquer maneira, isso não tira a dificuldade de executar o desenho em si e estou super feliz com resultado  :) !

 

31979468194_158941f927.jpg

 

Já a experiência de hoje aconteceu graças a um filtro triplo que consegui emprestado. Nele cabe 24g de pó de café e, desta forma, consegui extrair usando um pf com double spout aproximadamente 30g de espresso em cada xícara de latte (capacidade de 180ml). Fiz duas extrações assim, resultando em 4 xícaras com 30g de espresso em cada. Na sequência vaporizei na minha Gaggia Baby Twin leite para os 4 lattes e tentei fazer uns lattes art estilo Dritan Alsela:

 

32891108445_fa4016139f.jpg

 

Claro que nem ficou nem perto dos resultados do Dritan....

 

Valeu a experiência e deu pra ver o limite da minha máquina. Foram 500ml de leite que vaporizei, resultando quase 600ml de leite vaporizado (por causa da expansão). O maior detalhe é que consegui entregar 4 lattes, usando uma máquina doméstica, em 8 minutos. Depois vou tentar gravar um vídeo mostrando como fiz essa proeza. 

 

Grande abraço,

Igor 

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...