Ir para conteúdo

Latte Art


Luiz Felipe

Postagens recomendadas

  • 1 month later...
  • 1 month later...

Ainda não estou conseguindo fazer nenhum desenho, estou tentando  faz duas semanas, todo dia.. pra vaporizar o leite, estou usando um mixer barato... Após esquentar o leite (em fogo médio alto, e mexendo pra não criar nata, esperando até dar uns 60ºC), eu bato com o mixer, por mais ou menos 1 a 2min, depois bato o pitcher pra tirar as bolhas maiores, mas o leite ainda fica bem liquido embaixo e bem espumoso por cima. Até já tentei bater por mais tempo, mas deu a mesma coisa. Fico me perguntando se é por causa do tempo, do mixer ou do leite. Não sei onde encontrar um leite bom, estou usando leite integral, comum que se tem em supermercado (tipo parmalat ou elegê), normalmente com 6g de gordura (se isso tiver a ver, vi em alguns lugares que baixo teor de gordura importa para o latte arte). Também ja vi alguns videos de gente fazendo usando o mixer, em inglês é "frother".... Alguém tem alguma ideia? Se for o leite, onde eu poderia encontrar um leite bom no Rio de Janeiro?

 

Posso filmar minha tentativa e postar aqui se necessario para me ajudarem  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Erick, esse mixer não ajuda. Só faz espuma e nao é o que vc precisa...

Vc tem uma french press? Se tiver tente com ela que dá pra fazer um leite bem melhor. Tem um vídeo do Dritan Alsela, um barista alemão, em que ele mostra com fazer.

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, funciona!

 

Só que não...

 

O assunto do uso de cremeiras (como a Bialetti Tutto Crema) ou improvisar uma com uma Prensa Francesa sempre volta à baila por aqui. Sim, dá pra chegar na textura adequada, e na temperatura certa, usando esse método. Como não adiciona água (vapor), o leite fica até mais "gordo", menos "aguado". E, sim, sei que se a máquina for boa e estiver OK, o vapor sai bem seco, não muda muito a diluição do leite, então isso nem conta muito... Mas, o importante é que, esquentar o leite progressivamente, numa panela, não gera a "caramelização", que seria a quebra parcial da lactose (em lactase e glicose, por um princípio de hidrólise, se são me engano) pelo choque com o vapor quente, em temperatura acima do ponto de fervura da água presente no leite.

 

Ou seja, o leite não "adocica" no método da cremeira, nem nas panelinhas cappuccinadoras do estilo aeroccino. e similares. Na vaporização adequada, o leite fica bem adocicado, com um toque de sabor de caramelo. Acho que, pra quem coloca açúcar, não faz muita diferença. Mas, pra quem gosta da bebida pura, esse método "mecânico" não satisfaz. 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, to rindo de bobo, aqui... não sei o que curti mais, a "torrada engruvinhada" de ponta de pão, o pratinho de natal, a colher lambida, ou a caneca de sereia!  :lol:  :D  :lol:

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[emoji2] [emoji2] [emoji2] [emoji2]

 

Pois é, pai em casa (com otite) é assim, depois de todo mundo comer e sair, fica com final do pão e quase queimado, prato que sobrou a mão mas orgulhoso da xícara que ganhou da princesa!

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Traumatizei o @Márcio!  :D

 

Essa foi a foto da redenção! Bela torrada, prato clássico, latte-art bonita pacas! Até a toalha ficou estilosa nessa foto, hein? Tá de parabéns!  B)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Boa tarde pessoal,

 

Bom, comprei uma cafeteira francesa pra tentar fazer o leite "vaporizado", seguindo o mais próximo possível do vídeo do Dritan (entre outros que já olhei), mas ainda há algo que não to conseguindo acertar, nem chego perto de fazer o latte arte.

 

Aqui vai: estou usando o Leitissimo, deixo esquentar o leite entre 60º e 65º, o café eu faço numa moka (não é a bialetti), e na hora de bater o leite na prensa, eu tento seguir o mesmo ritmo e tempo do Dritan, deixando o leite bem líquido ainda e uma fina camada do "creme"... não sei se estou seguindo o tempo certo, se deveria bater mais, ou menos... e na hora de colocar o leite, tento seguir o mais preciso possível da maioria dos vídeos que vi hahaha mas nem chega perto, as vezes só uma mancha abstrata hahahaha

 

Alguma ideia? Precisam de alguma informação a mais?

 

Hoje a noite vou tentar novamente e posto uma foto do resultado pra ter uma noção melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...