Ir para conteúdo

Latte Art


Luiz Felipe

Postagens recomendadas

Começarei perguntando que pitcher vocês têm, me decepcionei com o Rattleware, pois o modelo se chama Latte Art e o bico dele é não é bem projetado para este fim, eu conseguia resultados melhores com minha canequinha de alumínio em que eu mesmo fiz o bico.

O problema é que o bico não tem aquela queda na ponta, encontrada em outras marcas e em minha canequinha antiga, que permite um fluxo constante mesmo quando cai apenas um "fio" de leite, fiz vários testes e parece que faz muita diferença.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Fogo Ruivo

CARAMBA!!!!!!!!!!!!

 

Realmente, pitcher é frescura mesmo....

 

O negócio que faz diferença é aquela peçinha encontrada na frente da cafeteira....nós...hahahaha

 

É um eterno aprendizado mesmo...... puxa vida....

 

 

Abraços

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Imeltron me passou o valor de 80,00 + 16 de frete para o Panarello.

Acho que nesse valor não compensa não e acabei comprando o braço da Silvia mesmo. Se fosse trinta realmente seria bom, mas nessa valor...

 

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas eu mandei a foto e td, parece que ficou bem entendido. Inclusive o atendente me falou me o bico tem 8,5 cm internamente... Enfim, agora já foi só esperar chegar o da Silvia msm.

 

De qq forma valeu,

Abraços

 

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu inicio com minha tentativa de hoje:

 

post-1535196166-13257373097473_thumb.jpg

 

Fazendo minhas suposições:

A xícara precisa estar inclinada para que o desenho fique simétrico e centralizado, abaixei a xícara antes da hora, então o desenho acabou mexendo.

Não usei café fresco, então não obtive uma crema legal.

A espuma do leite ficou com muitas bolhas, faltou mexer e bater a pitcher.

Preciso de um pouco mais de treino...

post--1578407394-13257373226344_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem queria treinar Latte Art sem desperdiçar leite e se decepcionou com o detergente, saibam que a composição dos detergentes usados no Brasil é bem diferente daquilo que o cara mostra no vídeo, consegui resultados perfeitos usando sabonete líquido, um comprado na Renner se não me engano (a loja de roupas mesmo) "sabor" Bamboo, a cozinha ficou com um cheiro ótimo! Hehe, recomendo a compra de um sabonete líquido daqueles refis baratos, meu pai encontrou um em loja de 1,99, custou 5 reais o frasco de 700 ml, considerando que usa-se uma gota apenas em cada treino acho viável, quanto ao café estou procurando algo que substitua o espresso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Ontem chegou o braço de vapor da Silvia comprado na Espressotec e a troca foi muito simples e feita em questão de minutos... O custo também saiu mais barato que o panarello latteart da Imeltron, recomendo! smile.png

 

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Ontem chegou o braço de vapor da Silvia comprado na Espressotec e a troca foi muito simples e feita em questão de minutos... O custo também saiu mais barato que o panarello latteart da Imeltron, recomendo! smile.png

 

André

 

 

Quais foram seus resultados com o braço da Silvia? Tenho um Panarello na minha Gaggia, mas estou tendo dificuldades com ele (pode ser o famoso problema do operador ruim, e não do equipamento). Vi boas recomendações do Silvia.

 

 

 

E dois dos meus melhores resultados, e os dois ainda estão ruins. Tenho muito problema em ser consistente, a cada tentativa eu tenho resultados diferentes, seja na vaporização ou na hora do pour. É meio frustrante...

 

jtRaVJPcACDFy.jpg

 

 

jFq6ALi6QEBxc.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kadu,

 

Se me permite a observação, seus resultados não estão ruins, ao menos na minha opinião.

 

A textura do leite parece correta nas imagens. Acredito que falta somente um pouco mais de pratica na hora de por o leite sobre o café.

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kadu

 

Infelizmente ainda não cheguei a testar o bico da Silvia, desde que instalei minha máquina tem estado desligada... mas outras pessoas aqui no fórum tb fizeram esse mod e talvez alguém possa relatar os resultados! Quanto ao seu latte acho que ficou bem legal, nem sei como consegue esse resultado com o panarello ;)

abraços!

 

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Eu acho que para um bom Latte art tudo conta. A máquina, o moedor, a pitcher, o leite, o café e principalmente o barista. Fazer microespuma em uma máquina comercial é bem diferente de fazer em uma Baby twin e temos de pensar o seguinte, o barista que está atrás de uma máquina profissional faz centenas de latte art por dia, o que já facilita bastante. Quanto ao leite, qual seria o melhor ? O integral, o desnatado ou semi-desnatado ? Costumo fazer somente com o integral.

Bernardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

a máquina realmente faz diferença,

troquei a Baby Twin por uma Rocket fazer microespuma ficou moleza,

Mas ainda me falta prática pra jogar o leite sobre o café.

Leite faz diferença também,

o integral sendo melhor que o semi e o desnatado e o tipo A ainda melhor.

A pitcher, o moedor e o café acredito que não influenciem tanto,

Já vi fazerem latte artes com diferentes moedores, cafés e pitchers,

a máquina faz facilita,

mas o Luiz Felipe aqui do fórum conseguiu resultados legais com uma chef crema e uma pitcher que ele mesmo fez...

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho que o pitcher seja de menor importância. Eu vaporizo o leite em uma leiteira comum de teflon e incorporo ele no café usando um copo dosador de plástico, simplesmente porque ele tem um bico fino. Meus resultados não são bons, mas sinto que a falta do pitcher não é o que está atrapalhando.

 

 

 

Mais resultados meus, completamente diferentes dos anteriores... Alguns fazem rosetta, mas eu faço um ramo de mato, uma pena, uma nuvem e um Salvador Dali:

 

 

io0LfeBFCxsLr.jpg

 

 

jbyje5kVWUGeCX.JPG

 

 

iWiVRAYTZkDvT.jpg

 

 

iRT03JWMRKyPe.jpg

 

 

Pior que o Salvador Dali aí de cima estava ficando bom, mas acabou o espaço na xícara. Aliás uma xícara de tamanho ideal é mais importante que um pitcher ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Alguém aí já conseguiu vaporizar o leite com essas máquinas domésticas, tipo Mondial, Chef Crema, Oster? Eu já li que é mais difícil conseguir um bom resultado nessas máquinas, mas tô achando que é impossível. Já comprei leiteira de todo tamanho. Consigo uma "quase" micro espuma, mas sempre fica bolhinhas em cima e leite embaixo. Latte art nem pensar. Fica muito diferente daquele leite cremoso e denso que vejo nos vídeos.

Queria saber pq essas máquinas mais simples não conseguem vaporizar. Não tem pressão suficiente? Ou a pressão é inconstante? Nesse caso o que poderia ser feito para tentar melhorar? Usar uma leiteira menor? Sempre uso leite gelado.

Confesso que se for trocar de máquina, só troco se ela fizer o leite vaporizado de verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carol,

 

Não sei quanto à Mondial. A Chef crema faz sim uma microespuma bem razoável e suficiente para latte art.

 

Não é muito fácil explicar a técnica correta e mesmo tendo feito dezenas de lates eu nem sempre consigo o mesmo resultado regularmente.

 

Não desista. Estude e teste outras técnicas e vc acabará achando uma forma de fazer.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carol,

 

A oster tbm é capaz de produzir um leite bem cremoso.

A qualidade do leite influencia bastante. Tente com integral ou o tipo A (na minha opinião, esse é o que dá mais certo).

O leite deve estar bem gelado e como disse o Leo, vá testando que uma hora vc achará o ponto e o jeito certo pra sua maquina.

Eu demorei um bom tempo até pegar o jeito com a minha...mas ainda não consegui fazer latte art, um dia aprendo!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O leite que uso é integral. Quanto a saber se é tipo A, nunca reparei onde tem isso no rótulo. Vou testar fazer com o leite mais gelado ainda. Quanto ao bico: a máquina de vcs tem aquela peça preta, panarello é isso? A minha tem. Ele tem um furo central embaixo e dois micro laterais, além de um mais acima. Já tentei vaporizar sem o bico e ficou ainda mais difícil. Os melhores resultados que consegui foi colocando o bico no fundo da jarra. No começo faz bolhas grandes, mas depois elas vão estourando e vai ficando só as pequenas. O problema é que fica leite normal embaixo. Não fica homogêneo, sabe? O que vcs fizeram fica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso a minha sem o bico... não acho que com ele mude alguma coisa... pode ser impressão...

O leite tipo A vc encontra em saquinhos ou garrafas... tente com ele...

achei um vídeo bem legal explicando o que fazer e não fazer com o leite...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma dica, o leite da Fazenda Bela Vista não funciona, mesmo usando a técnica correta, no final aparecem bolhas do nada. Xandô, Leitíssimo ou outros leites A ou B, devem funcionar bem.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carol,

 

Colocar o bico no fundo da jarra certamente não funcionará a contento.

 

Tente trabalhar com o bico em algum lugar entre a superfície do leite e conforme o caso chegando até 1 ou 2 cm abaixo dela. A microespuma é formada nessa primeira zona. Só mova o bico para o fundo da jarra se já tiver feito a microespuma mas o leite ainda necessitar de mais aquecimento, pois no fundo da jarra a única coisa que ocorrerá é isso: aquecimento do leite.

 

Experimente inicialmente a cerca de 1 cm da superfície, tente sem o bico plástico. Coloque a peça em um ângulo entre 45º e 90º em relação à superfície do leite. Faça com que o bico não fique centralizado na jarra, mas a cerca de 1cm da borda, de forma a criar um vórtice, isto é, um pequeno redemoinho à medida em que o vapor foi intensificando, o que ajuda a misturar o ar na bebida.

 

E no mais, assista pelo menos uma dezena de vídeos diferentes sobre latte art e leite texturizado. Há milhares deles no Youtube, assim como nos sites de Barismo. É o mais próximo que vc poderá chegar de uma explicação ao vivo e ajuda bastante. Assista em alta resolução e na tela maximizada, assim poderá ver bem os detalhes da técnica.

 

Abraços,

 

Leo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...