Ir para conteúdo

Latte Art


Luiz Felipe

Postagens recomendadas

Zecca depois deste, ele já liberou mais um, complementando o assunto, onde diz que se vapor for bom deve-se deixar o bico 1 mm acima da superficie por 5 s e depois colocao o bico mais abaixo para rodar o leite e se o vapor for ruim ( meu caso) , deixar o bico bem na superficie como se estivesse surfando, fala-se também que a prática de gelar leite e caneca é para ter mais tempo para promover uma boa agitação.

 

Abraços,

 

Obs.: eu não coloquei o 2º video, pois vem não sei como faze- lo, se eu achar eu coloco, e vai ter o terceiro..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zecca depois deste, ele já liberou mais um, complementando o assunto, onde diz que se vapor for bom deve-se deixar o bico 1 mm acima da superficie por 5 s e depois colocao o bico mais abaixo para rodar o leite e se o vapor for ruim ( meu caso) , deixar o bico bem na superficie como se estivesse surfando, fala-se também que a prática de gelar leite e caneca é para ter mais tempo para promover uma boa agitação.

 

Abraços,

 

Obs.: eu não coloquei o 2º video, pois vem não sei como faze- lo, se eu achar eu coloco, e vai ter o terceiro..

 

 

O link do video libera qando você compartilha no Facebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Este vídeo sintetiza muita coisa sobre latte art. A expansão (que não pode ser exagerada), o som de rasgar papel, a textura do leite, o correto despejar (foi como eu traduzi "pouring") do leite...

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal mesmo. Gostei do "Xícrão caixa d'agua!" :lol:

 

É difícil encontrar videos com esta qualidade, e com bom áudio Outro aspecto importante que aparece no vídeo é a manutenção do "remoliño", como diria o Barista Kim! O giro que o leite fica dando dentro da leiteira, que ajuda a homogeneizar a mistura. Mostra também no inicio do latte, ele despejando levemente para formar a "cama de crema", antes de iniciar o desenho. Muito legal o vídeo Rodrigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, tive esta mesma impressão no inicio e considerando que ainda não acertei uma Tulipa, apesar de ja ter facilidade com corações e acertar a maioria das rosetas. Mas existe algo que não aparece nos videos e em nenhuma instrução de qualquer outro genero, é a experiência pratica do executor do video. Lembro que certa vez vi um pequeno video de uma Australiana que fazia coisas fantasticas, este ano descobri atraves de uma amiga que foi a Australia fazer sua pós-graduação e que acabou trabalhando em uma cafeteria onde esta mesma Australiana trabalha (e comanda os baristas), a situação é simples, 8 Baristas na casa que abre as 7:00am e fecha as 10:00pm, e usa ate 10kg de café em dias de feriado em um unico dia!! São mais de mil doses por dia! Dividindo isso por 8 baristas em 2 turnos (4 por turno) temos uma média de 250 doses por dia/Barista. Quantos lattes são feitos em um mês por um Barista destes? Isto é algo que não aparece no video.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, nesta conta, considerando que faço 4 lattes por dia, daqui a 10 anos vou estar nota 10, caso não aparece nenhuma complicação física devido a idade avançada.

 

É bem por ai mesmo! :lol:

 

Mas claro que também varia para cada pessoa, como em todo processo de criação artística. Faço em média 25 por dia, comecei a tentar a uns 5 meses. Quem sabe ate ano que vem eu acerte uma tulipa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora falando sério, o meu leite fica sempre um pouco mais cremoso, ai ele já fica por cima do café de cara, não sendo possível fazer o desenho. Segundo minhas clientes, minha mãe e minha esposa, é mais gostoso cremoso, mas desta maneira não sai desenho. Você deixa um pouco menos cremoso Juliano?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora falando sério, o meu leite fica sempre um pouco mais cremoso, ai ele já fica por cima do café de cara, não sendo possível fazer o desenho. Segundo minhas clientes, minha mãe e minha esposa, é mais gostoso cremoso, mas desta maneira não sai desenho. Você deixa um pouco menos cremoso Juliano?

 

Bom, fica estranho dizer como fica o meu em relação ao seu, mas no geral fica com uma textura em que não pareceça nem liquido nem espuma. Dou umas duas agitadas circulares e uma ou duas batidas. Uso uma dose de café que ocupa aproximadamente 1,5cm do fundo da xícara, o que me da ainda 5cm de espaço para trabalhar. Começo despejando de forma mais lenta em circulos ao redor da xícara para formar a "cama de crema", isto ocupa +/- 2cm adicionais, ai chega a hora de definir qual desenho e decidir onde iniciar o desenho, pois cada desenho tem um local diferente de iniciar. A textura final fica parecida com a imagem a baixo. É uma das minhas primeiras rosetas, mas é a melhor foto para representar a textura que tenho.

 

2qwzc7o.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, se o leite "bóia" desde o início, é porque já expandiu muito. Pra fazer latte art tem que deixar mais líquido. Pra conseguir, encurte um pouco a fase de expansão do leite e aumente na mesma proporção a fase de aquecimento, cuidando pra que ele fique o mais homogêneo possível. Quanto mais homegêneo, melhor de desenhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, hoje eu recebi uma leiteira nova 12 oz, e o leite cresceu mesmo. Quando uso a de 20 oz a expanção é mais controlada, antes eu usava uma leiteira que não era uma leiteira, pequena, expandia muito tambèm. Mas vamos lá, uma dica aqui , outra alí e o negócio acaba saindo. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Leite para latte tem a textura de tinta branca. Ao agitar ele a parede da leiteira fica marcada por uma fração de segundo.

 

 

Gilberto,

 

As vezes o leite passa um pouco do ponto e fica mesmo mais espesso. Nesse caso o melhor é aumentar um pouco a distância entre a leiteira e a xícara na fase inicial, pois aí o leite pega velocidade e "afunda" no café. Quando chegar a hora do desenho é só aproximar a leiteira e aí o leite já começa a boiar. Já ví videos de baristas que distanciam até 30 cm a xícara e leiteira.

 

Abraços.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Leite para latte tem a textura de tinta branca. Ao agitar ele a parede da leiteira fica marcada por uma fração de segundo.

 

 

Tinta branca! Exatametne, fiquei matutando o que a textura lembrava ontem, a palavra estava na ponta da lingua, mas não saiu.... TINTA BRANCA!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre achei muito importante a qualidade do leite, com um bom leite nunca tive trabalho para vaporizar, já com um ruim, não tem técnica que dê jeito. Fiz essa hoje, a toalhinha de mesa não ajudou na foto, o leite é um paulista TOP ou coisa assim, com um leitíssimo novo dá para ficar bem melhor.

20121115_225401.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou show mesmo com a toalinha. E realmente, um bom leite ajuda muito, a algum tempo atras consegui um com 3,6% de gordura, de uma pequena produtora regional, foi o melhor leite que ja usei, fazia microespuma de olhos vendados. Infelizmente a empresa produz achocolatado e acabou desistindo do segmento, assim me sobraram apenas os UHT de caixinha, atualmente uso o Tirol Integral com 2,1%, a diferêça é gritante, na leiteira de 12OZ tem que ter um cuidado todo especial e mesmo assim forma uma crema com menos resistencia e em quantidade bem menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou muito legal. Parabéns.

Capu não é minha praia, mas admiro a beleza do latte.

Abs

Tomo latte pela manhã, tenho refluxo e não posso tomar café puro de estômago vazio. Eu prefiro o leite mais aerado, acho que deixa o latte bem leve mas ele não é bom para latte art, até dá para fazer alguma coisa mas fica tudo branco com uns fiozinhos de café no meio.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o que dá o volume são as proteínas do leite, não a gordura. Tanto que o leite desnatado (maior percentual proteína/gordura) faz mais bolhas que sabão em pó. Só que tende a separar as fases. Aliás, o leite desnatado fica bem melhor vaporizado que in natura.

 

Agora fazer textura cremosa de qualidade,homogênea, é diferente. Só com leites melhores e com maior percentual de gordura, além de adaptação da técnica. Não adiante ficar inserindo ar a torto e a direito que não dá, tem a hora certa de parar, até mesmo pra um capo. Eu não sei se tenho sorte ou aprendi a vaporizar bem :P , mas não costumo ter dificuldade com leite algum dos que encontro disponíveis por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comentei não tinha em vista o fato de o leite ser da roça, tampouco o teu próprio post, Ruston. Era pra ser um comentário genérico, sobre os diversos leites em geral quanto às proteínas e à gordura, e referindo-se a todos os últimos posts indistintamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O jeito é comprar leite da roça! Esse tem gordura impressionante e fora que é muito mais gostoso. Como é bom ser mineiro e ter sido criado na roça. Hehe

 

Ai você me quebra Ruston! Moro no litoral em uma cidade de veraneio, a maior roça que tem por aqui é da Dna. Emilia que planta alface e chuchu nos fundos de casa! :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...