Ir para conteúdo

Novo método de extração de café!


Postagens recomendadas

Está ainda em fase de projeto: Piamo Espresso.

 

Espresso em forno de microondas? Achei prático e rápido. Mas, como será que fica o café?

 

http://www.piamo-espresso.de/PIAMO_E.html

 

 

Por favor, alguém já conhece?

 

Comentem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca.

Bem interessante.

 

Parece que é ainda um projeto e estão arrecadando fundos. Ou não?

 

Se demorarem muito é capaz dos chineses lançarem uma versão ChingLing antes deles. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal, mas será que não cozinha os grãos no processo, alterando o sabor?

 

Penso que não, sem prejuízo de testar pra ver o que acontece. As microondas atuam principalmente sobre as moléculas de água. Provavelmente não deve aquecer muito o café, ao contrário da água do receptáculo do dispositivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bonito, prático, invocado e tals, mas...

 

Café de sache já nao agrada o paladar e ainda mais no microondas...

 

Simplesmente nao boto fé.

 

Se ele chamasse de outro nome, microwave coffe, sei lá, mas ESPRESSO nao dá.

 

Ah, meu julgamento pode ta influenciado pelo meu ódio aos microondas, que, pra mim, só fazem pipoca e bem pior do que numa panela.

 

Mas se tivesse um com o logo do CDC dava pra botar na prateleira do cantinho do cafe, rsrsrsrsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo, microondas serve muito bem para aquecer leite, kkkkkk!

Mutatis mutandis, o princípio de funcionamento é similar ao de uma Moka.

(dis)discordo. :lol: :lol: :lol: . Coloque muito leite e não olhe pra ver o que acontece.

 

Princípio da moka? moka agora faz espresso? :lol: :lol: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, moka faz expresso. Assim nasceu o café espresso na Itália, com pressão de vapor... Na moka a pressão é bem baixa, mas a dose e princípio é o mesmo.

 

Márcio.

Acho que deu pra entender o que eu falei. Você faz espresso na sua elektra, na sua gaggia ou na sua moka?

 

O espresso nao seriam 7g, a 9bar, em 25s, 30ml? Ou pelo menos perto disso? Minha moka deve ser muito fuleira mesmo, o cafe que faço nela é bem diferente. Tanto a "receita" quanto o gosto.

 

O espresso que é mencionado no vídeo diz respeito ao cafe feito nas maquinas, ou não? Nas rancilios, nas gaggias, nas elektras, certo? Ou ele ta falando do cafe feito nas mokas?

 

Por isso digo que nao boto fé na invenção. Pois se der certo vamos todos jogar fora nossas maquinas e andar com o piamo no bolso?

 

Repito, pode sair cafe, mas com gosto de espresso (pelo menos o meu gosto) não.

 

Melhor rebatizá-la para "piamo microwave coffe maker".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se café expresso seguisse regras tão rígidas, não teríamos máquinas manuais até hoje, nem a Slayer, Synesso e Strada com perfis de pressão. Nem as idéias de perfil de temperatura! Nem as domésticas refinadas com o a Elektra que começa em 6 bar e termina em 3 bar, ou Pavoni que também trabalha com pressão mais baixa (ou o usuário corre o risco de quebrar a alavanca).

 

Certamente o expresso da moka é bem diferente do expresso de uma máquina. Mas não deixa de seguir o mesmo conceito. O expresso mencionado no vídeo é o expresso da Piamo, feito no microondas. :)

 

E ninguém disse que jogaríamos fora nossas máquinas para ficar só com a Piamo! Não existe quantidade demais de equipamentos de café para um doido como nós! :lol:

 

Márcio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é por aí. O equipamento da Piamo não vem pra substituir nada, apenas pra acrescentar. Se funciona a contento ou não, só experimentando. Seria interessante se desse pra usar com cápsula nespresso ao invés de sachê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Mypressi usa a cápsula que tem pressão bem alta, o desafio do cara foi desenvolver a válvula para diminuir a pressão para perto de 9 bar. E a água sofre mais do problema de temperatura baixa do que alta, como mais comum nas mokinhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente que a piamo nao substitui nada. E sou totalmente a favor de acréscimos nos "brinquedos", tanto que tenho uns dez equipamentos diferentes.

 

Sem entrar mais no mérito sobre o que seria cafe espresso, meu problema com o piamo foram apenas dois:

 

1 - Ou o meu inglês ta muito ruim ou no vídeo (leia-se propaganda) ele nao da a entender que o cafe da piamo seria igual àquele que nos fazemos com nossas maquinas tradicionais? Tipo gaggia, Rancilio ou até mypressi? Ele nao desce todo o prédio pra tomar um cafe ruim, requentado, coado de manha e que dura o dia todo. Por isso insisto, ta vendendo da maneira errada. Ele podia ta vendendo como cafe, de boa qualidade, feito no microondas. A palavra que mais se escuta no vídeo é espresso, espresso, espresso. Já coffee nem tanto. Fazendo uma péssima analogia, seria o mesmo que vender excelentes charutos brasileiros com o nome de "puro". Puro só os cubanos, mas os charutos brasileiros também são de excelente qualidade.

 

2 - Tenho ódio inerente ao microondas. Nao sei o que é, mas nao gosto desse bicho. Rsrsrsrsrsrs. Quem sabe a piamo nao muda meu pensamento quando eu experimentar uma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho curiosidade em saber qual a temperatura que a água atinge o bolo... mas isso envolve uns cálculos complicados de pressão de vapor que estou com preguiça de correr atrás e descobrir como fazer. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um pouco de informação sobre o artefato:

http://www.fastcodesign.com/1671781/an-ingenious-espresso-maker-designed-for-your-microwave#1

 

O café não é queimado pelas microondas porque o recipiente onde fica é blindado por metal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve pessoal,

 

Silvelândio, obrigado pela lembrança, mas sou Engenheiro de Materias, e não químico :). Apesar de que a gente vê um bocado de química durante o curso também.

 

Eu achei genial a idéia. Com certeza não fará o melhor café do mundo, mas a praticidade é sem igual, ainda mais se usar pods.

 

O review que o Rodrigo postou explica direitinho: O negócio é uma moka pra microondas.O pó ou sachê fica entre duas placas de metal, portanto protegido das microondas. E essas placas de metal são desenhadas especificamente p/ não gerar faíscas

 

Só vejo dois problemas que poderia ter:

 

A maioria dos microondas tem a fonte de radiação na parte de cima. Por isso a parte de cima da água aquece primeiro, e não há convecção p/ ajudar. Poderia acontecer de a água de cima vaporizar, criando pressão, e empurrando a água fria de baixo pelo café. Mas talvez pelo volume pequeno não seja problema

 

Além disso, para passar de líquido p/ vapor, além da temperatura de 100 ºC, é necessário também que haja pertubações ou rugosidades onde as bolhas possam nuclear. Por isso no microondas pode acontecer da água passar dos 100º, não vaporizar, e a hora que o cara abre p/ ver o que aconteceu vaporizar de uma vez, o que é bem perigoso. Quem nunca viu este fenômeno basta procurar no youtube :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...