Ir para conteúdo

Prensa francesa Windax


r.lima

Postagens recomendadas

Olá pessoal ! Hoje chegou uma encomenda minha , a minha tão esperada prensa Windax comprada com o Alexandre Velloso . Comprei esta French pois adoro este estilo de café mas odeio os resiuduos deixados no funda da xícara .

 

Testei ela, e os resultados foram excelentes , recomendo a todos ! principalmente pra quem está cansado de quebrar vidro :P pois ela é de plástico , porém é um plástico muito translúcido e de muito boa qualidade , possui uma malha de aço ultra fina e para completar um anel de borracha , criando assim uma vedação extra-forte . O único lado ruim dela é a dificuldade de baixar o embolo , pois por ser tão bem selada , isto a torna dura . Depois postarei umas fotos , mas agora estou sem câmera ( esqueci ela na casa do meu tio )

 

Realizei o café do seguinte modo :

 

40 g de café da moça para uma prensa completa de água ; infusão de 4 min.

 

Resultado : Café extremamente limpo , com todas as características do café da moça realizado em um espresso, porém com algumas notas de sabor diferentes dando um afetaste único . Gostei pelo fato dela preservar bastante os óleos do cafe , deixando o bem complexo .

Recomendo a todos que estejam a procura de uma boa prensa !

 

Obs : Dica, baixar o embolo super devagar se você forcar ele para descer um pouco mais rápido corre o risco dele dar um "pulo" para baixo pelo fato de ser muito duro , e resultando em particulado no funda da xícara . Por isso nesta prensa em especifico é muito importante baixar o embolo bem devagar .

 

Esta sem duvida de longe é a melhor prensa que eu já tive , que resultou em um dos cafés mais limpos de prensa francesa que já tomei , mas é claro não deixa de ser uma prensa então encontrar um pouquinho de particulado de vez quando no fundo da xícara é normal .

 

Abraços , espero que vocês tenham gostado do review :) , se vocês também possuem esta prensa deixem suas experiências abaixo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho essa prensa e é ótima. A minha, porém, não é dura. O êmbolo desce macio. E não deprecie nossa prensa: o recipiente é de acrílico! :lol:

 

Não é que é duro , o êmbolo até desce macio ; mas ele apresenta uma resistência bem grande para descer .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é o caso dessa prensa, mas a Aeropress por exemplo vem com um óleo lubrificante impregnado na parte interna do plástico. Por isso não se deve usar detergente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal sabe quando disse no meu review que esta prensa é meio dura para baixar o embolo ? Então agora ao realizar meu segundo cafe nela o embolo desceu super macio , tão macio quanto na minha Bodum .

O que pode ter ocasionado este efeito na minha primeira vez utilizando ela ? Talvez o anel de vedação fosse ainda muito novo e tenha criado uma "bolha" de ar quando inseri o embolo na prensa ?

Bom ainda bem que agora ela esta macia , agora diria ate que ela é perfeita :) não tenho nada a reclamar dela ! Ela simplesmente funciona perfeitamente e deixa meu cafe praticamente sem particulado no fundo da xícara , vale novamente dizer que recomendo ela a todos que querem uma excelente prensa .

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Aproveitando o tópico, vi que tem o modelo de 700mL e 400mL.

Dá pra usar o de 700 para fazer cafés de 400 a 200 mL?

 

A minha é de 400.

Comprei pequena pensando em fazer pouco café, talvez uns 100ml.

Mas não deu.

A haste do filtro não chega até o fundo, tem um vão em baixo, onde provavelmente fica o pó.

Mas se tiver pouco café(pó), vai ficar bastante café líquido abaixo do filtro, se colocar 100ml a maior parte fica

lá.

Acho que na de 400 o mínimo que da pra fazer é 200m pra ficar bom.

Numa de 700 presumo que esta vão será maior e não se se vai conseguir fazer 200 ml nela.

Talvez no método invertido dê certo.

 

Se bem que eu tentei no invertido e acabou ficando borra na parede da cafeteira, na parte de cima, onde te o "bico".

 

Note que são problemas verificados por um leigo que esta com ela a menos de uma semana.

Se alguém tiver alguma dica pra resolver estes problemas, seria de grande ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando o curso do êmbolo, acho que essas prensas funcionam melhor utilizando pelo menos metade da capacidade nominal . Menos que isso e se perde muita bebida na parte debaixo do filtro. Por outro lado, não curto fazer com a capacidade total. Já fiz e foi meio tenso, quase transborda e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

O certo é usar o equipamento sob as condições para as quais foi projetado.

Ainda que se possa diminuir as porções de pó e água, dificilmente bons resultados serão obtidos com volumes inferiores a uns 60 ou 65% da capacidade nominal.

Também é desaconselhado o uso invertido da cafeteira Windax ou de modelos que não contém o anel externo de silicone, pois não foram para este uso projetados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Olá,

 

Recebi minha Windax 400 comprada do Alexandre hoje. Depois de 4 cafés (Frutado ao quadrado), minha avaliação:

(uso FP fazem uns 10 anos, diversas quebraram neste tempo)

 

- o êmbolo tem a tela mais fina que já vi permitindo que se moa o grão um pouco mais fino que em outras FP;

- excelente vedação da borda com o anel de silicone;

- copo transparente em polipropileno, deve ser muito difícil de quebrar.

 

O café foi muito bom, mesmo em doses de um cafezinho (8g de pó, 3 minutos de espera), pouquíssimos sedimentos no fundo da xícara.. Recomendo.

 

Abs,

 

Jorge

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Jorge.

A saudação parece título de novela. A uso, pois quero agradecer publicamente, não só esta favorável resenha sobre a Windax, mas principalmente tua enorme paciência, aguardando a entrega atrasada da cafeteira. Creio que foi a (semi) greve dos funcionários do Correios a causa da demora, porém, ainda assim, exalto tua compreensão e gentileza.

Desejo que faças ótimos cafés na Windax.

Meu sincero obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Windax rachando?

 

Comprei uma Windax 400 do Alexandre. Algum tempo depois, o copo rachou ao despejar água quente. O Alexandre substituiu a peça.

 

Bem, a segunda unidade também rachou, da mesma forma que ocorreu com a primeira - um som de crack na hora que a água quente é despejada. Este crack acontece por umas 3 vezes ao preparar um café, os rachos aumentam de quantidade e tamanho, depois parece que estabiliza.

 

Alguém mais teve este problema? (eu preparo uns 4 cafés por dia). Fadiga de material?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece um problema de dilatação: Ao despejar a água quente, a parte de dentro do copo tende a dilatar, criando uma tensão de expansão. A parte de fora, que ainda está fria, ao ser submetida a esta tensão sofre a abertura de trincas.

 

Apenas as partes pretas são em polipropileno. O copo é em SAN (mesmo plástico dos copos de liquidificadores).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 11 months later...

Pergunta pro Alexandre e donos da FP Windax: tem como desmontar as peças do êmbolo pra facilitar a limpeza da tela? Já tentei mas não forcei muito com receio de quebrar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis,

 

Primeiro você desrosqueia o cabo da tela : basta segurar a tela e girar o cabo no sentido anti-horário

 

Depois você encaixa uma colher de café ou algo similar entre a borracha e o lugar onde ela encaixa e dá uma leve torcida: deve desencaixar.

 

Cuidado na hora de montar para não apertar demais a rosca: ele é bem frágil, aperte só o necessário. E também se você tentar desmontar antes de desrosquear o cabo não vai conseguir.

 

 

Aproveitando a deixa: A minha Windax 700 também rachou, já tem alguns meses. Ainda dá p/ usar mas incomoda um tanto, além de vazar quando faz a capacidade máxima de café.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha de 400 também rachou o copo, certamente por conta de escaldar com água fervente (só depois vi uma recomendação do Alexandre pra não fazer isso). Comecei a escaldar com água morna mas aí já tinha 4 rachaduras e não adiantou mais. Até dá pra usar, mas se fizer a técnica do James Hoffmann (9 minutos) acaba vazando bastante a ponto de fazer meleca na bancada.

 

Tentei trocar o copo por um de vidro de outra FP genérica mas não encaixou na base da Windax por muito pouco, o de vidro tem o diâmetro quase nada maior que o original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...