Ir para conteúdo

La Spaziale Top, MACAP M4/M5, primeiras impressões.


Bernardo B

Postagens recomendadas

O meu moedor Braun estava no limite para atender a minha Graef ES90 e andei pesquisando moedores que, como não são nada baratos, me pudessem atender satisfatoriamente por bastante tempo.

Acabei comprando um La Spaziale Top novo, que nada mais é que um MACAP M4 com um adesivo "Top"; a opção M5 e a mesma máquina, diferencia somente por ter um copo para grãos de maior capacidade, o que no meu caso não interesa.

É um equipamento comercial, tem mós de 58 mm, e é uma das maquinas que, segundo o Home Barista, são consideradas de primeira linha, em review comparativo com a Mazzer Mini e a Cimbali Junior.

Após uns 10 dias de uso estou muito satisfeito; é uma maquina muito solida, o pó de café produzido é de excelente qualidade e uniformidade, a moagem tem se mostrado muito consistente; é fácil de operar, regular e limpar.

Estava receoso porque a regulagem é escalonada, e os comentarios eram que cada degrau equivaleria a 5 - 6 segundos de fluxo do espresso, o que poderia dificultar uma calibragem exata, mas no meu caso a diferença foi muito menor (2 a 3 segundos no máximo entre steps) e muito facil de compensar colocando ou tirando 1 grama de pó a mais no filtro ou apretando um pouco mais ou menos com tamper.

Existe para vender um mod para ela, onde colocam o parafuso sem-fim do modelo stepless original, o que custaria u/s$30 em peças, mas por enquanto não vejo nenhuma necessidade.

O pó produzido não tem apresentado sinais de empelotamento, quanto carregado diretamente do dosador, e só um pouco quando é usado um vasilhame (para pesagem) intermediário.

Até agora não mostrou sinais de eletricidade estática no pó moído, mas isso também depende do café usado e da época do ano (aqui em Brasilia estamos na época das chuvas, vamos ver como se comporta na seca) não exclusivamente do moedor, mas que era um incomodo constante na Braun.

A operação é muito mais limpa e bem facil de limpar após o uso.

Como máquina comercial é relativamente pequena, cabe bem na cozinha do apartamento apesar de ser bastante grande e pesada.

Definitivamente uma máquina feita para durar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Tive um Macap M4 com dosador e regulagem de rosca sem fim.

 

É um moedor bom, mas eu odiava o dosador, acumulava pó, chato limpar, não é para o uso doméstico. Mas tem pessoas que preferem o dosador. De qualquer maneira, eu quase sempre moía por dose e retirava o acumulado na saída com um palito (normalmente um hashi).

 

Realmente o moedor é um tanque, muito robusto para uso comercial, no qual as pessoas abusam dos equipamentos.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei na Diletto, aqui em Brasília, paguei R$1760.

E questão de gosto e eu, pessoalmente, gostei demais.

O dosador funciona muito bem para mim, depois que aprimorei minha técnica pessoal não ficam sobras.

Eu peso a dose (duplo de 16,5gr), coloco diretamente no moedor e cubro com o hopper.

Ligo e já vou usando o dosador, entram uns 60 - 70% da dose e desligo; apoio o tamper, sem apertar, só para acomodar para entrar o resto ( 5 a 10 segundos).

Com a colher da Braun (também serve um hashi), que tem o formato ideal, empurro o restante do pó no dosador, com o pincel empurro o resto (5 a 15 segundos)

Alavanca do dosador completa a carga (2 a 3 segundos).

Tamper NSEO (e a técnica que estou usando atualmente com o café de Alexandre) muito leve, polido e extração perfeita.

Me sinto totalmente no controle do processo e a repetibiladade nem eu acredito, mas isto é de se esperar de qualquer maquina desta categoria (Mazzer, Anfin, Compak, MACAP, etc.) que são fabricadas para dar conta do recado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Seis meses de uso. Estimo ter moído entre 8 e 12kg o que representa muito pouco para uma maquina profissional.

Continúo muito satisfeito, foi um investimento grande mas para mim valeu.

Qualidade e consistência. Se tiro e recoloco a regulagem no mesmo ponto o resultado e idêntico ao original.

Hoje consigo saber, quase que exatamente, em que ponto vai cada café e quanto ajustar a medida que "amadurece". O dosador praticamente elimina os grumos. Após acostumar acho que nao trocaria por uma de alimentação direta, com os grumos e o pó voando.

Com a rotina adotada, moagem por dose pesada em balança, aproveito praticamente tudo, e o que sobra na limpeza, habitualmente não pasa de 1/2 gr; evitar desperdiço sempre é bom, mas para mim o mais importante e que nao fica sinal de ranço ou cheiro de cafe velho.

A única diferença que observo é que, moer um duplo que levava menos de 10 segundos, hoje leva por volta de 15 segundos.

Acredito que se deva a que troquei o "hopper" por uma tampa, e agora falta o peso dos grãos.

Mas ainda assim é melhor que o tempo da Mini Mazzer, que segundo dizem, requer 25 segundos para moer um duplo.

A "La Spaziale Top" continua com aspecto e funcionamento de nova, espero que por muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Este mod, realizado no MACAP M4, deveria servir qualquer moinho com dosador.

A vantagem sobre o mod com fita isolante é que não é necessário desmontar o dosador, e que o feltro varre muito melhor que a fita isolante.

Reparem que coloquei duas "vassouras"no piso do dosador e uma na parte superior.

Esta funcionando muito bem e demorei menos de cinco minutos em fazer.

 

 

11820937ob.jpg

 

11820941nz.jpg

 

11820942xl.jpg

 

11820944js.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Oi Bernardo, imagino que vc avaliou outras alternativas antes de comprar o M4: o Vario foi uma? Acredito M4 e Vario ser maquinas bem diferentes porem neste momento são as 2 no topo da minha lista...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha escolha pelo Macap foi pelo review do HB e por ser um equipamento comercial, realmente sólido.

Tenho outros moinhos cônicos manuais de mós grandes, que utilizo no dia a dia por achar qua são mais práticos e consistentes que os de mós planas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Semana passada fui na casa dos meus pais e peguei o macap nos correios, estava menos sujo do que eu achei que iria estar e foi bem fácil limpar ele.

 

As mós deles ainda estão boas ou seria interessante trocar?

 

0893c7018e5f23733f4ca8b89837cddd.jpg

 

Eu resolvi fazer o mod para retirar o dosador e colocar um funil, por enquanto estou usando uma garrafa pet cortada.

Tive um problema que na hora de apertar um dos parafusos ele acabou quebrando.. tentei usar para furadeira para retirar ele, mas não consegui, então resolvi deixar um parafuso mesmo e usar fita 3M para deixar bem fixado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

E o moinho Macap MX, alguém tem experiência com ele? Recebi um hoje, extremamente pesado, uma máquina respeitável. Já está em processo de limpeza e amanhã vejo como está o funcionamento. Quanto será que vale um Macap MX? Eu achei diversos valores na gringa, 450 libras, 900 libras, mas não sei se foi examente o mesmo modelo. Embaixo dele me parece estar escrito MX I, mas não achei nada sobre esse "I".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Vitor RibeiroNão dá pra dizer por foto se as mós estão boas. Na verdade, difícil até dizer analisando de perto. Melhor perceber o resultado e se não está demorando muito mais do que deveria (deve ter especificação por aí) para moer.

@Reynaldo VillanovaNa Espresso Coffee Shop tá 370 euros sem o imposto. Adicione frete, impostos, e terá o preço de um novo aqui (deve dar uns 3500 reais), se ninguém no Brasil vende o modelo por um preço melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um MX usado recentemente por uma pechincha... é um tanque. As mós tão piores que as da foto do @João Vitor Ribeiro, kkk, mas mói rapidinho ainda. Só estou tendo alguma dificuldade pra adaptar um sistema doserless... vou fazer o desenho técnico e ver se algum lugar fabrica em inox pra mim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...