Ir para conteúdo

Mazzer Super Jolly


r.lima

Postagens recomendadas

Olá pessoal criei este tópico para trocarmos idéias sobre este moedor e também porque quero contar uma coisa que houve com ele quando realizei minha primeira limpeza dele desde quando comprei a mais ou menos um ano atrás . Usei este vídeo do Whole Latte love como guia : http://m.youtube.com/#/watch?v=r0BJgLU38zw

 

O problema que tive foi que quando fui remonta-lo rosquiei as mós sem antes elas estarem alinhadas como o vídeo mostra para fazer , e quando coloquei os grão ele simplesmente não desciam ! O moedor "cuspia" eles para cima kkkkk mas sem brincadeira agora fiquei com receio de ter estragado as mós , e minha maquina de café esta desligada e já limpei ela super bem com backflushes com Cafiza e tudo , então só vou liga-lá amanhã .

O que será que eu posso ter feito de errado quando remontei o moedor ?

 

Mas aparentemente ele esta funcionando normal , mas o cafe esta caindo diferente dentro do dosador ! Antes ele caia meio empelotado e suavemente como no rocky mas não tão empelotado , agora o moedor joga mais longe o pó , ele não cai direto . Acho que pode ser porque ele estava muito sujo , por isso a diferença .

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirei ontem mesmo uns cafés e o moedor esta normal , mas percebi algo de diferente que até então não tinha me dado conta . Fiz uma marcação até o ponto zero ( onde as mós se tocam ) , porém o cafe não é moído se eu coloco próximo ao zero ! Não tinha montado ele errado , ele não funcionava pois estava muito próximo do ponto zero . O cafe só começa a sair pro dosador a partir de um certo ponto , então me pergunto se esta não seria o zero real . Mas para que tem algum tipo de Mazzer , o seu também funciona assim ?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...
  • 2 weeks later...

Meu mazzer chegou. Veio bem sujo (Fico aborrecido com essas coisas. A pessoa vende e sequer tem o cuidado de limpar antes de entregar). Para se ter uma idéia, o dozador sequer estava funcionando, pois estava emperrado com café velho.

 

Fiz uma limpeza profunda. Usei até joeglo para retirar o café velho. Usei pincel, bucha etc. Desmontei ele quase todo. Deixei o dozador de molho no JoeGlo e depois desmontei ele inteirro, limpando profundamente todas as peças, inclusive molas.

 

Agora ficou ótimo. Já regulei a granulometria e estou extraindo deliciosos cafés expressos, atualmente, com o caconde, que achei muito gostoso, quase no nível do pardinho.

 

Fiquei impressionado com a construção robusta do moinho e o tamanho do motor. A velocidade é enorme perto do nemox e o ruído, nem dá para comparar.

Bom, resumindo, agora sou um feliz proprietário de um mazzer super jolly.

 

Seguem fotos do moinho depois da limpeza (as dele sujo nem vou postar para não constranger o vendedor :))

 

11474089084_617836c00e_c.jpg

 

11474091044_938d088ab1_c.jpg

 

11474173896_8c686aaa02_c.jpg

 

11474079945_147040af12_c.jpg

 

 

11474082205_4852eb0682_c.jpg

 

11474084325_bc67f55ce6_c.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

Ainda não coloquei um contra o outro para fazer a comparação.

 

Mas, pelo que eles disseram lá no HOMEBARISTA, o nemox, quando proporciona um god shot é mais saboroso, mais bright. O mazzer mais consistente e com mais bass.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, dizem isso. Porém acho que determinado café pode ser mais valorizado por certo moedor, dependendo de suas características. E, claro, do gosto de quem toma.

O Jolly é famoso pelos shots redondos e achocolatados.

 

Não deixe de postar suas impressões quando fizer um comparativo. Legal é fazer com um terceiro, às cegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pó sai bem menos empelotado. Não extrai no naked. Mas acho que vai se comportar bem. Sai bem mais cremoso. É impressionante. Depois da extração, perco em torno de 5 a 10ml, quando a crema assenta.

 

Como não fiz shot com o naked, não deu para perceber se o blonding começa antes ou depois do nemox.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo moedor Guilherme!

 

Sobre o blonding dar antes ou depois de moedor para outro.

 

Supondo que seja possível fixar tudo de um shot para outro, temperatura, pressão, tamping, pré-infusão, massa do pó, massa e tempo da extração. Depois disso, se o blonding acontecer em tempo diferente (aqui também é preciso ter um olho bom para parar o relógio na mesma cor) de um moedor para outro o que significaria? Blonding mais cedo, moagem mais uniforme?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Sérgio.

Sinceramente, não da para fazer um teste científico sem os equipamentos adequados. Fica assim, mais na impressão (subjetiva) comparar um com o outro.

 

Por outro lado o uso constante dos dois moinhos permite uma maior credibilidade no teste subjetivo.

 

Não pretendo fazê-lo, contudo.

Aqui em casa, entra um equipamento, o outro tem que ir embora em razão do espaço limitado. De qualquer forma, acho que acabaria usando muito pouco o nemox com um mazzer ao lado, principalmente nos cafés matinais. Portanto, pretendo vender o nemox.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio, acho que a questão não está relacionada à consistência da moagem, mas com a distribuição e a forma das partículas/fracionamento do grão. Uma característica marcante dos grandes cônicos, p. ex., é o blonding tardio.

 

Lembro do Jim Schulman comentando que o Super Jolly alterna shots fantásticos (muito acima da média) com outros não tão bons. Mesmo assim, na média, seria excepcional. Curioso em relação a essa característica também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, só hoje vi este up de moedor do Guilherme, meus parabéns (acho que estou jogando GT. demais). Realmente muito robusto o motor deste Mazzer, acho que é feito para durar a vida toda. Seria interessante a comparação com o Nemox, já que um é cônico e o outro flat.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio, acho que a questão não está relacionada à consistência da moagem, mas com a distribuição e a forma das partículas/fracionamento do grão. Uma característica marcante dos grandes cônicos, p. ex., é o blonding tardio.

 

Lembro do Jim Schulman comentando que o Super Jolly alterna shots fantásticos (muito acima da média) com outros não tão bons. Mesmo assim, na média, seria excepcional. Curioso em relação a essa característica também.

SJ FTW!!!

Agora sério, estou pensando em fazer uma comparação de moedores, juntando Márcio, eu e alguns amigos, conseguimos quase todos os mais utilizados e famosos: Mazzer "Robur" (HG one), Major e Super Jolly, Vario, Rocky, Pharos, Preciso. Não sei se seria possível testar todos eles ao mesmo tempo mas, com ajuda, acho que até rola.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Paulo.

Estou muito satisfeito com o super jolly. Moagem super consistente, regulagem bem precisa, mas precisa mesmo.

Difícil a comparação com o nemox. Ambos são moinhos super competentes em termos de perfil de sabor. Quanto a usabilidade, no entanto, o mazzer está em outro patamar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Tirei ontem mesmo uns cafés e o moedor esta normal , mas percebi algo de diferente que até então não tinha me dado conta . Fiz uma marcação até o ponto zero ( onde as mós se tocam ) , porém o cafe não é moído se eu coloco próximo ao zero ! Não tinha montado ele errado , ele não funcionava pois estava muito próximo do ponto zero . O cafe só começa a sair pro dosador a partir de um certo ponto , então me pergunto se esta não seria o zero real . Mas para que tem algum tipo de Mazzer , o seu também funciona assim ?

Tinha sido a primeira vez que desmontei ele , logo nunca havia chego aos extremos ( bem fino ) , chega a um ponto que tão fino ele quase não moí , vai mas bem devagar seria uma moagem para café turco mesmo .

 

Bom agora com mais experiência até ri dos meus relatos desesperados de iniciante , vivendo e aprendendo hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Rapaz, esse tópico anda muito empoeirado.

Cada dia que passa, gosto ainda mais do mazzer. Que moedor! Um tanque e que entrega sempre a mesma consistência.

Depois dos pequenos mods que fiz nele então, até o problema de retenção no dosador foi resolvido por completo.

O elvinator é essencial para quem tem dosador.

 

No entanto, vou fazer a conversão dele em doserless. As peças essenciais (exceto o cone) estão a caminho.

Penso em utilizar um funil de aço inox (desses de laboratório, sem alça) para substituir o cone vendido pela espressoparts (é caríssimo).

Já medi o diâmetro (tem que ser de 14cm).

 

Penso que o dosador é útil apenas em ambiente comercial.

Em casa, onde se mói na hora que vai fazer o café, não vejo utilidade, mas empecilho à rapidez.

Haja alavancada (clek clek clek clek....) kkkkk.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 MAZ_67 Mazzer Grocery Spout Gasket ea 2.52 2.52
MAZ_206 Mazzer Super Jolly Chute/Grocery Motor Cover Backing Plate 1 ea 29.12 29.12
Subtotal 31.64
SHIPPING Shipping and Handling USPS First Class Mail 10.16 10.16

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...