Ir para conteúdo

Moinhos Rancilio MD-40/50


lipe_oa

Postagens recomendadas

comprei um usado e bem baleado... ( MD 40 ) e fiz algumas adaptações ! É um tanque de guerra !

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/3000-restaurando-um-md-40-rancilio/

 

Nao me importaria muito com as mos .. mesmo usadas tem uma enorme sobrevida pra uso domestico .

 

 ...mas se for o caso :

 

https://www.espressoparts.com/rancilio-rocky-md40-obel-bregant-espresso-grinder-burrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Façamos uma leitura mais ampla sobre esta "oportunidade".

 

Entendi que equipamentos de café tem grande durabilidade, bem diferente, por exemplo de celulares que se desatualizam da noite para o dia e custam o olho da cara.

 

Parece que os equipamentos de café estão sofrendo mudanças tecnológicas significativas e as cafeterias deverão incorporar mais rapidamente estas mudanças.

 

O que acontece com os equipamentos de gerações anteriores? Depreciam significativamente.

 

Um md40 ou md50 por 12 parcelas de 50 reais!! Para baristas amadores, eu por exemplo que já estou cansando de moer no mini e fazer coado para toda a família e amigos, nem posso oferecer uns brindes por que aja braço, enfim, acho que compensa. (que pena que são 220v, dificulta para os paulistas... estas burradas do passado que ninguém entende).

 

Para este mundo cafeeiro, 50 pilas por mês só faz cócegas.

 

Transformar uma tomada da cozinha de 110 para 220 ou comprar um adaptador acho que ainda compensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá.. 

José Alexandre, seu eu tivesse achado um Nemox Lux nesse preço já teria comprado,

parece-me que foi bom não ter achado o Igor (coitado) uushdiuahsdiuahdiuad... 

 

Vitor Costa, a meu ver uma folga de desgaste de engrenagem nao afetaria moagem, um folga da bronzina do eixo suporte da engrenagem inferior afetaria só que se pra um carro ela desgasta por volta dos 300.000km a uma rotação média de 2,5k rpm, imagina se passa perto de um moinho desse....

folga da rosca de calibragem afetaria tmb,

mas como é uma regulagem pouco mexida, duvido dessa folga tmb...

 

Gil, eu vou tentar fazer a menina dos 850,00 chegar perto desses 500,00 e tentar pegar o dela,

se ela nao baixar vai o de 500,00 mesmo... =D

 

Valmor, seu tópico da recuperação é até bonito de ler cara, reviveu uma lenda... kkkkkkkkk

e é exatamente essa conta q fiz 350,00 a mais é um valor superior aos U$40,00 (do ebay com frete) de mós novas..

 

Wagner, tanto a oportunidade de 850,00 no primeiro negocio q eu estava fazendo quanto neste são

imperdiveis pra quem tem moinhos de entrada (manuais, krups, cuisinart da vida).

E dei sorte, em Minas quase tudo já eh 220V, to chorando pra trocar minha maquina que

é 110V e tive que puxar uma tomada só pra ela. =S

 

Ps Moderação: Não consigo fazer multi quote e não consigo seguir tópicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe, as peças móveis de um motor de carro estão sempre banhadas em lubrificantes de alto desempenho e dificilmente ficam expostas a impurezas externas.

Além disso, a precisão da usinagem é muito maior para evitar este tipo de desgaste.

Não sei desse moinho quanto a peças plásticas em suas engrenagens, mas como disse o Gil, se o cara que aluga está se desfazendo é por que o custo de manutenção comercial deve ser ou estar alto. Pra uso residencial realmente ainda pode ser uma boa pedida.

Como todo negócio há riscos, principalmente nas mós recondicionadas, que podem apenas seres mós limadas para uma sobrevida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

éee Vitor, não pensei na lubrificação e tals..

Acho que é muito mais a questão de renova de material,

os eletrônicos mandando na área.
Estou esperando as ligações.. hahahha 

Vlw pelo toque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou opinar.

 

Comprei um Rocky acho que em 2011. Tenho ele até hoje. Durabilidade praticamente eterna.Vc vai morrer e ele vai estar lá funcionando que é um beleza.

 

Comprei a pouco tempo um Barazta Preciso. Sim o de mós conicas, que segundo a baratza afirma produz menos fines que a maioria dos moinhos.

 

Conheço também o Encore que o colega Weiler trouxe na minha casa uma vez. Tive tb o manual da Hario, o porlex e tenho ainda o Krups...

 

Pois bem, qual a desvantagem do rocky? Não mói fino o bastante quando é preciso, ele sempre deixa aquele gostinho de quero mais, vc pensa se baixasse mais um nível... Se vc vai trabalhar com torras claras e tentar extrair espressos nem pense nele...vai dar problema. Ele vai te decepcionar. Se vc só quer beber espresso e vai usar torras de espresso (mais escuras, caramelizadas) ele vai te atender.

 

Se vc é um entusiasta de café, e vai experimentar muitas torras claras, e vai beber vários métodos de preparo vá de mós conicas da baratza, elas dão um baile nos outros moinhos. E ainda fazem espressos que é uma beleza.

 

Num comparativo, as vezes, vc está extraindo café espresso no rocky no zero (um antes das mós tocarem) e fica pensando que ele poderia moer mais fino. No baratza encore vc ainda teria 3 ou 4 clics pra baixar. Se for no meu caso do Preciso seriam ainda uns 40 clics pra baixar.

 

Agora por 500 reais é barato, sem dúvida, mas eu iria de MD50 pois as mós são as de 64mm (no MD40 e rocky são 50mm). O problema é que a máquina é enorme.

 

Acho que é isso.

 

Valeu

 

 

 

 

 


Lembrei de outra coisa aqui. As mós novas do Rocky eram vendidas na coffeemix do Rio de Janeiro acho que por R$200, compramos uma ano passado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E Rafa, qual a diferença em questão de tamanho de Mós na moagem??

pq pra mim onde vai o MD-40 vai o 50 sem problemas, não ligo com esse tamanho maior.

 

Claro que um dia quero passar pra um Preciso/Vario da vida, mas nao posso agora e não

poderei pelos proximos 2,5 anos de faculdade infelizmente. =C 

Acho que esse MD-40/50 eh uma boa pedida pelo preço e que eu vou sair da manivela,

no momento meu alvejar é torras produzidas comercialmente, igual o Unique que comprei essa semana...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Produtividade , um Rocky / MD40 com mó de 50mm moe 2,5 a 3,5 kg por hora

 

o MD50 com mó de 65mm moe 7 a 9 kg por hora e

 

um MD80 com mó de 75mm moe 12 a 14 kg por hora .

 

Se vc não tem um mercadinho , eu não vejo vantagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é bem robustez é diâmetro de mó e potencia do motor , o 50 tem mó 15mm maior e obviamente um motor mais potente , quanto a ajustes eu acho que não , mas é achismo , teria que perguntar para quem tem ou teve  Rocky , MD40 e 50 . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Num comparativo, as vezes, vc está extraindo café espresso no rocky no zero (um antes das mós tocarem) e fica pensando que ele poderia moer mais fino. No baratza encore vc ainda teria 3 ou 4 clics pra baixar. Se for no meu caso do Preciso seriam ainda uns 40 clics pra baixar.

Só por esse motivo pra mim não serviria. Mas e os passos são razoavelmente pequenos? Por exemplo, quando no zero e extraindo um ristretto, se abrir um ponto vai cachoeirar ou vai passar de ristretto para espresso (ou de espresso para lungo)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio,eu me referi ao caso de no zero extrair um espresso e no 1 cachoeirar como vc falou. A moagem dos baratza é bem melhor que o rocky,tanto em qualidade como em precisão nos steps ou clics.Conheço dois rocky,o meu e outro de um colega. Estou com os dois em casa.Acho os Baratza superior em todos os aspectos menos durabilidade

 

Enviado de meu LG-D618 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi o MD50 tem mós de 65mm (tamanho semelhante ao Mazzer super jolly). Creio que seria uma boa opção já que todos falam muito bem o SJ... Basta saber se a regulagem é boa... Caso não seria necessário transformar em Stepless...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um Md40 ou Md50 por 500 conto eu pegava. Falar nisso quanto vale um rocky usado?Quanto vale um que mói pra espresso e um que não mói pra espresso? Quem sabe eu venda um dos meus...

 

Enviado de meu LG-D618 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu dou 100 no que nao moi pra espresso, só pra usar na moka... kkkkkkkkkkkkkk

To zuando...

 

Creio eu que se nao for aki nesse tópico onde estão baratos os moinhos,

pode colocar uns 600,00 no que não roda espresso e uns 900,00 pro que mói espresso..

sei láa...

chute

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lipe, compra logo este MD40, pois como você pode ver, os mais velhos de forum tem mais de um moedor, este é seu futuro, rsrsrsrs, ai pelo menos você já escolheu o primeiro, satisfeito de vez o pessoal só fica quando compra um Vario, Forte, K30, e é claro mais uns 2 de apoio.

Rafa, o pessoal tem vendido na faixa de R$ 850,00.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe o pior, Gill e Anita?? Eu sei disso... kkkkkkkkkkkkkk...

 

Ja comprei  :D

 

Só falta cv com o cara e vou jogar aberto com ele,

falar para ele pegar o mais novinho e falar q a reputação dele no CdC depende do

estado da maquina q ele me enviar. kkkkkkkkkkkkk...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe o pior, Gill e Anita?? Eu sei disso... kkkkkkkkkkkkkk...

 

Ja comprei  :D

 

Só falta cv com o cara e vou jogar aberto com ele,

falar para ele pegar o mais novinho e falar q a reputação dele no CdC depende do

estado da maquina q ele me enviar. kkkkkkkkkkkkk...

Bem... então vc vai pegar o segundo mais novinho. ;) Enquanto vcs ficavam delirando aqui, eu já fiz isso ontem (falei da repercussão no CdC, da importância de me enviar um bom produto para eu avaliar etc.), e o melhor do estoque o Fabiano (muito atencioso) disse que já reservou pra mim! kkkkkk Agora é esperar umas semanas, devido à greve dos Correios... :( 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkk Aqui na roça ninguém atropela boi, a não ser que o danado ache um mourão caído, resolva experimentar o capim fresco à beira do outro lado da estrada, mas encontre, ainda na travessia (de asfalto ou de terra), um daqueles  predadores metálicos cheios de cavalos a vapor dentro! rsrsrsrs De vez em quando pegam um boi na estrada, mas o dono nunca aparece pra reclamar.... é melhor ficar só no "preju" do boi!

 

Pedi um MD40, mas disse que se ele tivesse um MD50 uns 6 meses mais novo que o MD40, que ele poderia mandar um MD50. Ele só respondeu pra eu ficar tranquilo que ele já estava me reservando o melhor (apenas aguardando a confirmação de pagamento para despachar), mas que todos estão em "ótimo estado".

 

Já dei uma sondada, e num raio (que o parta) de 90 Km, não tem uma viva alma que mexa com acrílicos, para tentar um belo mod como o do Valmor. Como tô sem tempo para sair atrás disso agora, até já apelidei o bichinho: MD40 Focinho de Tamanduá. Vou tirar (primeiríssima providência) o flying saucer dosador (tenho até medo de dar muitos clack-clacks e o treco decolar pra cima, digo, pra baixo do meu narigão e eu ter que ir parar no hospital, digo, no PS, porque aqui não tem nem hospital); daí vou improvisar uma mangueira (do tipo tubulação, e não do tipo árvore) de um material que não seja muito amigo de fenômenos eletrotásticos, e vamos ver no que vai dar. Melhor que meu atual moedor, será! Mesmo pra coados, tô cansando da saga inglória e diária de peneirar o excesso de fines antes de preparar uns cafezinhos mais caprichados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKKKKKKKKKKK... eu ri pacas do jeito que vc escreveu sobre o boi...

Então, procura lojas de fabricação de brindes q as vezes eles trabaham,

na minha cidade sei de 2 assim..

Pois então, minhas intenções sobre o doserless são as mesmas... Tirar de imediato.

 

Quanto MD-40 ou 50 eu to inclinado no MD-50, se ele me garantir que tem mesma

qualidade e talss, aquele regulador de granulometria no MD-50 é um jogo de 2 engrenagens de metal enquanto no MD-40 é um tampão direto de plastico, no 50 é um pulo tirar a engrenagem menor e pensar numa forma pra transformar num Stopless..  ;)

 

Edit: Mais facil pelas engrenagens já serem de metal mas o Doser não sai. a parte preta superior do Doser é forjada/estampada junto com coda a tampa superior do MD-50.  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...