Ir para conteúdo

Moedores para Espresso - Ordem de Preço


Five

Postagens recomendadas

O objetivo deste tópico é relacionar os moedores (manuais ou automáticos) próprios para ESPRESSO, por ordem de preço, uma vez que geralmente o preço segue a qualidade ou vice-versa.

 

Imagino que seja o interesse de muitos conseguir os equipamentos necessários investindo o mínimo possível.

 

Vou lançar uma lista com os moedores que acredito servirem para ESPRESSO e caso eu esteja errado quem postar em seguida já me responde corrigindo minha lista: removendo, acrescentando ou corrigindo.

 

Outro detalhe importante é que após alguma leitura aqui no Fórum notei que muitos moedores necessitam de ajustes para moer grãos para ESPRESSO.

Desta forma ao relacionarmos um moedor que necessita de ajuste podemos colocar desta forma:

 

- MARCA/NOME DO MOEDOR - VALOR - NECESSITA DE AJUSTE

 

Espero que o tópico seja claro e objetivo, afim de facilitar a busca de informações por quem busca ansiosamente por este indispensável equipamento.

 

Segue a minha lista:

 

Hario Mini Slim (Manual) - US$33,39 - Serve para Espresso? Precisa de Ajuste?

Capresso 560,01 Infinito - US$87,88 (Amazon) - Serve para Espresso? Precisa de Ajuste?

Baratza Encore - US$129,00 (Amazon) - Serve para Espresso? Precisa de Ajuste?

Baratza Virtuoso - US$200,00 (Amazon) - Precisa de Ajuste?

Baratza Preciso - US$299,00 (Amazon) - Precisa de Ajuste?

 

 

*Os preços seguem em dólares para termos uma referência mais real, sem impostos e margens de lucro.

 

Minha lista termina aqui pois suponho que não há nada mais barato do que estes acima e que servem para ESPRESSO.

 

Por gentileza, postem, me corrijam, acrescentem ou removam o que for necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até acho legal a sua iniciativa, mas não sei exatamente da viabilidade de se fazer isso.

 

Primeiro problema é a pergunta se serve para espresso. Tem uma subjetidade muito grande nessa pergunta, e outro dia discutíamos exatamente isso em outro tópico. Talvez uma pergunta melhor fosse: grau de adequação para espresso.

 

Segundo problema é que teria que colocar separados os preços (médios, evidentemente) de moedores disponíveis nacionalmente, ou a comparação fica sem pé nem cabeça, já que se o sujeito encomenda um produto do exterior pode facilmente multiplicar por 2 o valor do produto+frete. Porém, se viajar e trouxer de fora a coisa muda um pouco de figura.

 

Terceiro problema: tem que separar elétricos de manuais. São bichos diferentes na funcionalidade.

 

Quarto problema: tem uns outros quantos moedores nessa faixa de preço que também moem pra espresso. Não sei se a lista não ficaria extensa demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá certo, vamos tentar afunilar mais.

  • Moedores Automáticos
  • Objetivo: tentar obter um Espresso com Qualidade semelhante ou superior e Preço inferior ao de um Espresso da NESPRESSO, ok?
  • Investir o mínimo possível para isso, seja importando ou comprando localmente.
  • NÃO LEVAREMOS EM CONSIDERAÇÃO NESTE MOMENTO A MÁQUINA DE ESPRESSO, SOMENTE O MOEDOR.
     
     
    Qual seria a sua lista (+-5 itens) para tais objetivos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Five,

se for custo beneficio, tirando alguns vies, iria do Hario.

se for para ser um moinho definitivo e comprando no Brasil iria de Baratza. Por sorte o Alexandre http://cafeexpressobrasil.com.br é o representante oficial da marca no Brasil e pode dar um auxílio muito grande.

A princípio todos terao qualidades para moero mais fino possivela para expresso.

so nao conheco este capresso.

tudo depende do quanto vc imagina que custa um bom moinho.

Aqui no Brasil começa a partir de 900 reais!

Se vc gosta de cafe e quer se aprofundar no tema e este tema vicia hehe, ai vale a pena vc comecar a olhar com outros olhos.

abracos

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem falar que um bom moedor tende a te proporcionar melhores cafés independentemente do modo de preparo (essa afirmação pode ser objeto de crítica, mas a grosso modo podemos assumir isso).

 

Nessa faixa de preço vc vai encontrar também moedores da Ascaso, Isomac, Bezzera, etc.

No Brasil, fora estes que o Ruston citou, o Compak K3 Touch está saindo por R$ 1.300 na Libermac, o que é um bom preço.

Falando em manuais top de linha, também há a opção dos moedores da Orphan Espresso (Lido e Pharos), que são tidos como muito bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Baratza Encore é bom para Espresso?

 

Tenho um parente vindo dos EUA e quero providenciar uma encomenda!

 

Meu limite para os preços de lá seriam US$200,00 mas eu ficaria muito satisfeito se eu achasse um moedor que me oferecesse um Espresso comparável a um Nespresso (vou insistir nisso como o padrão de qualidade esperado) e que custasse algo em torno de US$100,00 - 150,00.

 

*Vamos levar em consideração que o café seria de boa qualidade.

 

----> Quais seriam minhas opções para um moedor automático para ESPRESSO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os Baratza sao excelente, mas lembre-se de pedir para estar configurado para expresso, vide o topico sobre os baratza e alguns membros tiveram problema para ajustar o baratza vindo de fora, pois nao estava configurado para expresso.

qualquer baratza que voce comprar ja estara com um kit excelente e talvez definitivo.

Em relação a Nespresso, vc irá tirar cafes muito, mas muito melhores que nespresso.

Eu falo que Nespresso é um café de qualidade excelente, porém não é feito para o publico que quer entrar neste mundo.

Se vc tiver um baratza e sua delonghi e comprar os cafes da Nuance, cafe expresso brasil, atelie do cafe, etc... vc nao se arrependera.

abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você falou o que eu queria ouvir (mesmo misturando os tópicos)!

 

Na prática, como eu solicito que o Baratza Encore seja configurado para Espresso?

- Chega-se na loja em NY, solicita o Encore e pede que ele seja ajustado ali mesmo, naquela hora, para Espresso?

*Será que o lojista vai saber fazer isso? Ou eu teria que fazer uma compra via site da Baratza e solicito isso no ato da compra online?

Se for ter que ser online, já fica mais complicado pra quem vai tá lá nos EUA comprando/recebendo o produto (não quero dar dor de cabeça pra ninguém!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre essa questão do baratza encore, eu mandei email para o suporte do fabricante, por sugestão do Alexandre, e assim responderam:

 

 

 

1]

Good morning,

 

I want to buy a Baratza Encore grinder, but I need that this grinder is adjusted to turkish cofee.

 

 

Is it possible to do that adjust?

 

Thank you,

Gustavo
profile_mask2.png

 

1]

Support

Aug 30 (6 days ago)

 

 

 

Hi Gustavo,

 

The Encore is not capable of a Turkish grind. I recommend the Virtuoso for Turkish grind, however it must be adjusted by the home user to grind that fine.

 

Pierce Jens

Baratza Email Support

3923 120th Ave SE

Bellevue, WA 98006

425 641 1245

 

 

 

Mas aí fiquei com outra dúvida: segundo o suporte, o Encore não moeria fino para turkish (espresso), o Virtuoso sim, mas dependeria de ajuste pelo usúário caseiro... então, o Virtuoso moi para espresso, bastando colocar no grau da moagem respectiva?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Five.

 

O caminho para comprar pelo site da Baratza é o que vc citou, porém podes fazer tudo online e pedir o envio para onde a pessoa ficará hospedada e assim não dará trabalho algum a ela. No final o custo pago, adicionado do 6,38% do IOF do cartão de crédito será o custo total para o moinho ajustado para turkish, mas sem garantia fora dos EUA.

Se optar por comprar no balcão de uma loja em NY, na Oren's por exemplo (clique aqui para os endereços), pagarás no Encore $ 129 + 8,75% (sales tax) + 6,38% (IOF) = ~ $ 150 sem considerar eventuais custos de taxi/metro em NY. Não estará ajustado para turkish e não terás garantia fora dos EUA.

Para ajustá-lo posteriormente aqui no Brasil, o serviço com garantia local por 90 dias, custará aproximadamente $ 50 + $ 35 (2xPAC p/ reg. Sudeste).

Todos os preços em dólares americanos, conforme tua sugestão.

 

Por isso sempre sugiro que interessados em adquirir o moinho nos EUA o façam diretamente com a Baratza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Gustavo_bl

 

A resposta do Pierce é correta, mas deve ser interpretada.

Realmente, mesmo com a modificação na altura da mó dinâmica, o Encore não é capaz de moer para café turco, ou seja fino como talco, mas moi para espresso sem pressurização tranquilamente.

Diz-se ajuste turkish, não com a intenção de obter pó para turco, mas simplesmente para designar que o moinho está ajustado para moer o mais fino possível considerada a geometria de suas lâminas.

 

Na última 2ª feira o Toni, membro do CdC, adquiriu um Encore no Expresso Brasil. Na revisão de entrega fizemos algumas moagens para extração na máquina comercial da cafeteria. Na posição 10 moeu fino demais e quase entupiu, criando uma dose super extraída. Na posição 12 saiu uma dose excelente conforme as palavras do Toni de ontem:

"- Já fiz alguns cafés hoje, o moinho e o café são ótimos. Mas não consegui chegar nem perto daquele de ontem, depois daquilo não tem volta."

O moinho dele foi previamente modificado por mim para o ajuste turkish, como todos que vendemos no Brasil.

 

Toni, dê sua opinião, se estiver nos lendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Alexandre!

 

Para um Espresso, o Encore e o Virtuoso dão na mesma visto que o Café Turco não seria exatamente o nosso Espresso?

 

Se for para uma cafeteira pressurizada - no caso um DeLonghi EC220 - o Encore ainda consegue oferecer uma boa moagem?

 

Tanto para Espresso Pressurizado quanto para Despressurizado o ajuste na Encore seria na posição 12? Esta posição costuma valer tanto para a Encore quanto para a Virtuoso?

 

*Caso eu necessite que o ajuste seja feito por você, sairia em R$50,00 ou R$100,00 + o frete?

**Este equipamento geralmente precisa de assistência quando está dentro do período de garantia?

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Five

 

Repito tuas perguntas para respodê-las organizadamente, ok?

 

- Para um Espresso, o Encore e o Virtuoso dão na mesma visto que o Café Turco não seria exatamente o nosso Espresso?

 

Encore e Virtuoso possuem mós dinâmicas de geometrias distintas. A que é utilizada no Virtuoso e no Preciso é capaz de moer para turco.

Não é o caso de Encore e Virtuoso "dar no mesmo", pois são diferentes como dito acima, mas ambos fazem pó adequado para espresso com ou sem pos pressurização.

 

- Se for para uma cafeteira pressurizada - no caso um DeLonghi EC220 - o Encore ainda consegue oferecer uma boa moagem?

 

A moagem adequada para máquinas com o auxílio da pós pressurização é ligeiramente mais grossa que a adequada para sem pós pressurização, portanto mais facilmente atingível.

 

- Tanto para Espresso Pressurizado quanto para Despressurizado o ajuste na Encore seria na posição 12? Esta posição costuma valer tanto para a Encore quanto para a Virtuoso?

 

Não necessariamente. E ainda poderá variar devido ao tamanho dos grãos, grau de torrefação, idade da torra, etc.

 

- *Caso eu necessite que o ajuste seja feito por você, sairia em R$50,00 ou R$100,00 + o frete?

 

Os valores foram cotados em dólares americanos conforme tua sugestão. Em reais seriam aproximadamente R$ 100 + R$ 70 para os PAC de remessa e devolução (+/- R$ 35 cada p/ reg. Sudeste)

 

- **Este equipamento geralmente precisa de assistência quando está dentro do período de garantia?

 

Não, se for usado corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

  1. Para o meu caso, que tenho uma DeLonghi EC220 atualmente pressurizada e daqui algum tempo estarei procurando por uma maneira de despressurizá-la, a indicação com melhor custo/benefício seria a Encore, certo?
  2. O que o Virtuoso me ofereceria a mais?
    Será que justifica os US$100,00 extra de investimento.
  3. Qual é a maneira correta de solicitar o ajuste no ato da compra online? Consigo conferir depois se foi realmente ajustado?
  4. Pra fazer em casa, como eles sugeriram no email, é difícil?

 

*Por acaso você tem alguma relação com a Veloso Trading?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Five.

 

1 - O Encore é o mais barato e é capaz de moer adequadamente para a EC220, com ou sem pós pressurização

 

2 - a - Mó dinâmica com desenho de lâminas que a torna mais eficiente em termos de consistência de granulometria, repetibilidade e ajuste extra fino

b - Temporizador para até 1 minuto com indicações intermediárias de tempo de acionamento

c - Desenho diferenciado e mais bonito, em minha opinião

 

3 - a - Pedir que seja modificado o ajuste de arruelas espaçadoras da mó dinâmica e do micro parafuso de ajuste

b - É notável a diferença da ação da mó dinâmica e perceptível pelo ajuste necessário para moagem nas posições de regulagem

 

4 - O tutorial aconselhável para fazer em casa é o que trata do ajuste do micro parafuso, e não o de alteração das arruelas espaçadoras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

Se não for feito nenhum ajuste fica impossivel de se tirar um Espresso de qualidade, tanto no Encore quanto no Virtuoso?

 

O Ajuste das arruelas espaçadores não possui tutorial? Não é possível fazer em casa?

 

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Five.

 

Para ser muito sincero, não testei os Encores antes de alterá-los. Portanto não posso afirmar. Mas para máquinas com pressurização, assim como o Virtuoso, é certo que é capaz de prover pó para espresso.

 

A modificação traz resultados que vão além da simples capacidade de moer mais fino. Melhora a consistência da granulometria, entre outras coisas.

 

Há um tutorial para a modificação das arruelas, mas é uma intervenção complicada e demanda experiência para regular corretamente quando da remontagem do conjunto da transmissão secundária. A remontagem incorreta levará à problemas futuros que podem danificar a transmissão secundária.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rogerio

 

Apenas a modificação das arruelas. Deixo o parafuso na janela do meio, pois não é necessário alterar.

 

Só uma correção, o dele está moendo para a máquina comercial ajustado na posição 12 e não na 10. Na 10 moeu fino demais.

 

Em qual posição você está moendo e para que máquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a modificação apenas do parafuso, e estou moendo na zero para usar na Gaggia Classic, pois acho(achava) que tinha que ser o mais fino possível.

 

Outra coisa fiquei com uma dúvida quando diz que alterou a arruela, quer dizer que vc alterou a posição original (digamos assim) da peça branca do moedor na qual fica fixado o micro parafuso.

 

O tutorial seria esse que mencionou http://www.baratza.com/wp-content/uploads/Baratza-Adjustment-Ring.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até pergunto se é este o tutorial,pois quando estava realizando a adaptação, a parte branca que citei acima saiu e tive que recolocá-la e me parece que a posição ficou igual a indicada no tutorial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rogerio.

 

O tutorial seria esse que mencionou http://www.baratza.c...stment-Ring.pdf

 

Não. Este que você indicou é para a troca do conjunto de anéis de regulagem dos Virtuosos, Encores e Maetros.

 

O tutorial que mencionei não está disponível para o público. É parte das instruções para serviços de assistência técnica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, valeu. Vou postar umas fotos da moagem mais fina e colocar no tópico do encore ai posso ter uma opinião sobre a espessura da moagem. No mais essa modificação só mesmo daria para fazer no final do ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Rogério.

 

Se só está moendo fino para espresso no 0 então há alguma coisa errada. Deverias conseguir entre 5 e 8 ao menos.

 

Fico à disposição para esclarecer outras dúvidas que tiveres.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade Alexandre com a modificação do parafuso realmente a moagem ficou mais fina do que originalmente. Como não tenho noção de comparação, pois é meu primeiro moedor não sei se a moagem poderia ser maior que a 0, sei que nela não há entupimento na extração. Desta forma, quando postar as fotos mando a imagem no nível zero, cinco e oito para ter uma idéia.

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...