Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Cass

Members
  • Content count

    7
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

1 Neutro

About Cass

  • Rank
    Novato

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Salvador - BA
  1. Cara, foi através da sua indicação que eu li o livro do Scott Rao. Antes de começá-lo haviam me indicado o livro de Edgar Bressani "O Guia do Barista", mas não achei em nenhuma livraria da minha cidade e decidi começar lendo o do Scott Rao. Depois acabei pegando o livro do Bressani emprestado com uma amiga e terminei a leitura ontem; fiquei impressionado com a falta de conteúdo do livro do Edgar Bressani em comparação com o do Scott Rao. O livro de Bressani parece introdutório, uma passagem absolutamente superficial, ele trata todos os assuntos de maneira misteriosa e excessivamente subjetiva. Agora pretendo ler outros livros de Scott Rao e me interessei bastante também pelo "Espresso Italiano Tasting" e "Espresso Italiano Specialist". Sobre o curso de barista, não fiz o da Take Coffee, acabei fazendo com uma mestre de torra daqui de Salvador, foi bem interessante mas bastante introdutório, de qualquer forma valeu a experiência, agora estou buscando o máximo de aprofundamento prático e teórico que eu puder. Abraço a todos, agradeço pela atenção e ajuda!!
  2. Tenho algumas dúvidas. No livro "The Professional Barista's Handbook" do Scott Rao, ele diz que os fines, ou particulados, são responsáveis pelo "tiger-striping" ou "mottling". Pesquisando eu descobri que ele se refere àquele aspecto meio listrado (que realmente remete ao padrão de pelo de um tigre) que muitas vezes fica desenhado na superfície do expresso. Esse termo tem algum equivalente em português? O que isso influencia efetivamente na bebida?
  3. Liguei pra lá e fiquei sabendo que Anderson Pinto não ministra mais as aulas deste curso. De qualquer modo acho que vou me matricular. Não sei se é o melhor, mas é o único que respondeu aos meus e-mails e ligações.
  4. Barista profissional, sim. Agradeceria muito se pudesse me indicar algum curso bom.
  5. Marcos, obrigado pelas dicas. Sobre o curso do Feito a Grão, sabe se é um bom curso? Outro que descobri através do google é o da cafeteria Latitude 13, mas também não tenho referência. Vinicius, leio inglês, sim. Obrigado pela dica.
  6. Boa noite, galera. Então, sou novato aqui no fórum e não sei se há um tópico específico pra isso, mas usando a ferramenta de busca encontrei esse tópico aqui e, aproveitando que as indicações aconteceram espontaneamente, gostaria de saber quais livros vocês consideram essenciais pra quem tem interesse em se especializar como barista. Além da literatura, aceito também sugestões de cursos, especialmente em Salvador-BA, caso alguém conheça um que valha a pena. Se não for pedir demais, há algum tópico ou tópicos aqui no fórum que vocês indiquem também? Seja de conhecimento geral ou específico? Sou novo aqui e ainda estou descobrindo como as coisas funcionam, sei que tenho muita coisa pra garimpar e agradeço toda ajuda.
×