Ir para conteúdo

Knob

Senior Members
  • Total de itens

    18
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Três de Maio - RS
  • Equipamento
    Mondial C-08 Coffee Cream

Contact Methods

  • Skype
    mateusknob

Knob's Achievements

Apprentice

Apprentice (3/14)

  • First Post
  • Collaborator
  • Conversation Starter
  • Week One Done
  • One Month Later

Recent Badges

2

Reputação

  1. Alexandre, foi numa autorizada da minha cidade...
  2. Pra quem comprou o filtro extra numa autorizada, quanto pagaram? Encomendei o meu agora mas o cara não soube me dizer o preço.
  3. Vinicius, belo trabalho com a "despressurização", demorou quanto tempo mais ou menos? Limpei a vedação da máquina com pano úmido (apesar de não ter sujeira visível), apertei bastante o PF, forçei MESMO, coloquei o máximo de café e não vazou! Não sei exatamente qual dos procedimentos que deu resultado, mas funcionou, obrigado pela ajuda.
  4. Mortari, vaza por fora do PF durante a extração. Quanto a moagem, ainda não possuo moedor, mas comprei já moído para espresso, de dois rótulos já... Vou tentar aumentar a dose ao máximo para ver o que acontece, à noite posto o resultado. Grato pela resposta.
  5. Vinicius, seu bolo também fica bastante encharcado? Pois é justamente esse excesso de água no bolo que vaza quando o filtro está muito cheio.
  6. Então galera, estou a alguns dias com a minha C-08 e já evolui um pouco, porém me deparei com quatro detalhes: 1) O bolo sempre fica totalmente encharcado, fica até uma "poça" por cima dele. Acredito ser normal pelo fato do filtro ser pressurizado, mas há algo que possa fazer para melhorar isso? 2) Vocês conseguem fazer um duplo (14g) sem vazar café do cachimbo? Pelo que testei aqui parece impossível... 3) Um dos furos de vazão do filtro espirra o líquido para o lado, não chega a cair fora da xícara, e não sei se muda alguma coisa no resultado final. Caso mude, o que pode ser feito? 4) Só consigo um tempo aceitável de extração quando forço bastante o café com o "tamper de plástico" que vem junto. Dois pontos bem positivos até aqui são a crema, sempre consegui uma boa espessura, com a falsa crema grudando na xícara, além da temperatura na xícara perfeita (67º). De brinde vão duas fotos da primeira extração
  7. Interessante a ideia de acoplar uma parafusadeira ao moedor manual. Já tenho princípios de tendinite pela profissão, moer café à mão todo dia seria complicado
  8. Burny, eu entendo e concordo com você. O pessoal aqui tem um conhecimento enorme na área e uma fome de passar esse conhecimento para o mais novos evoluírem sem tamanho, isso é ótimo! O que quis dizer é que as vezes é vendida a ideia de que só com o ritual completo é que se tem um bom café. Sendo que cada paladar é único. Um exemplo bem tosco: se uma pessoa está aprendendo a pintar, ela não precisa de todas as tintas, pincéis, telas, etc. para fazer um bom quadro (dadas as suas limitações). Com o tempo a pessoa vai adquirindo experiência, aderindo as dicas, comprando materiais e se especializando, é um processo natural. Mas enfim, sou apenas um iniciante, provavelmente daqui algum tempo pensarei como fui bobo pensar dessa forma . Só postei novamente pra deixar claro que não quis começar uma discussão nem desvirtuar o tópico, peço desculpas se me expressei mal. Seguindo com a C-08:
  9. Alexandre, me identifiquei com seu "desabafo". Também sou iniciante e fiquei com várias dúvidas e princípios de desistência quando comecei a ler o fórum. A necessidade de um moedor por exemplo parece ser lei na comunidade, porém não precisa ser assim (por favor não me crucifiquem). Acredito que um dia nós teremos o paladar e o conhecimento necessários para desejarmos um moedor e máquinas mais robustas, mas sinceramente, espero que este dia demore, pois igual a você, estou curtindo muito os primeiros cafés na Mondial C-08. No mais, parabéns pela persistência.
  10. Minha ideia inicial era medir na xícara, mas vou acabar comprando pra surfar mesmo, parece ser mais válido.
  11. Acredito Mas certamente essa etapa foi importante no seu aprendizado. Eu tenho alguns conhecidos e amigos que são apreciadores de cervejas artesanais, um deles inclusive tem um empório especializado e ministra cursos sobre o assunto. De forma geral os degustadores de cerveja tem esse costume de anotar as percepções de cada bebida, até pela infinita variedade de rótulos existentes. Acho que acabei copiando essa metodologia deles 1. Meu primeiro desafio é fazer um café seguindo os parâmetros do espresso (conforme tutorial) que me agrade. Pelo que li até aqui isso é possível com o equipamento que eu tenho, mesmo tendo poucas variáveis para alterar, pode demorar um tempo até eu chegar nesse ponto. Depois de dominar a máquina e entender bem como o processo funciona, com toda certeza vou ampliar o leque de possibilidades. 2. Pensando dessa forma, realmente acho que o termômetro não vai ser necessário num primeiro momento, desde que a máquina esteja funcionando bem. Com certeza, pretendo me aprimorar e a necessidade do moedor um dia chegará Grato pelas informações. Me colocou na dúvida novamente sobre o termômetro, vou acabar comprando porque é baratinho
  12. Grato pelas informações infelizmente nem que eu quisesse poderia "começar do modo certo" (por motivos financeiros), por enquanto vou brincando com a minha máquina original mesmo.
  13. Balança serve aquelas xing-ling vendidas no mercado livre a R$ 20,00? E o termômetro, poderia me indicar algum barato? Quanto ao moinho, filtro despressurizado e tamper, vou seguir a dica do Alexandre em outro post: "Dedique-se a aprender o máximo sobre o teu equipamento usando-o conforme ele foi concebido para ser usado. Isto superado, dê o próximo passo, mas evite pular etapas".
×
×
  • Criar Novo...