Ir para conteúdo

Lucas Cavalheiro

Senior Members
  • Total de itens

    13
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Porto Alegre - RS
  • Interests
    Fotografia, Cervejas Especiais e Café.

Lucas Cavalheiro's Achievements

Rookie

Rookie (2/14)

  • First Post
  • Collaborator
  • Week One Done
  • One Month Later
  • One Year In

Recent Badges

1

Reputação

  1. Obrigado, Anita. Acabei achando depois no site da EspressoParts também, se alguém desejar ver fotos: https://www.espressoparts.com/parts/espressomachineparts/browsecommonespressomachineparts/portafilterbaskets
  2. Alguém sabe informar se esse filtro aqui (http://cafeexpressobrasil.loja2.com.br/3977241-6052-1-FILTRO-EP-3-DOSES-58-MM) é despressurizado? Pela foto não dá pra saber.
  3. Vou dar uma olhada nos classificados Alguma sugestão de máquina (até uns R$ 1500,00) e moinho para quem está saindo de uma Chef Crema Silver + Krups?
  4. Pessoal, alguém tem novidades nesse tema? Andei pesquisando para comprar uma e só tem as automáticas na faixa dos 2000 reais. Onde posso encontrar?
  5. Uma questão interessante sobre a Chef Crema Silver (talvez aconteça com outras cafeteiras). Quando se coloca no modo para se usar o bico vaporizador, a cafeteira esquenta BEM MAIS do que o normal. Nesse caso, em 15 minutos o "placa aquecedora" deixa qualquer coisa ali bem quente. Podem testar. Mas o que interessa: não extraia espresso logo após usar a máquina nesse modo. A temperatura da água sairá bem mais elevada do que o indicado, e comprometerá o café. O ideal é aguardar alguns minutos com a máquina no modo "cafeteira" até a temperatura voltar ao normal.
  6. Notei HAHAHAH Uma informação importante a quem tem a Chef Crema Silver: - sempre deixe 15 minutos ligada antes - faça o flush, de 3 a 5s Muda bastante o aspecto da crema. O último café que tomei e foi um dos melhores que já tirei, fiz da seguinte maneira na silver: - máquina ligada por 15 minutos - café mogiana do Café do Mercado moído no nível mais fino do moedor Krups GV208 (acho que é esse modelo), para um espresso duplo - compactação bem leve, mais para emparelhar o bolo - flush de 3 a 5s - extrair imediatamente após o flush o café.
  7. Obrigado pelas dicas. Eu só preciso de um copo com medidas para verificar se estou fazendo corretamente. Uma curiosidade de uma extração feita agora: nunca havia feito o "flush" e nem esperado 15 minutos para fazer o café. Deu uma bela diferença na crema. E o sabor comecei a notar diferenças entre os cafés que tenho.
  8. Acho que esse PDF deveria estar no primeiro post de todas os foruns HAHAHA.. Vou dar uma olhada agora nele. Eu tenho uma dúvida sobre como deve ficar o café no filtro após a extração. Noto que às vezes fica mais pastoso, outras vezes mais seco. Como fica quando se acerta o espresso?
  9. Obrigado, Alexandre, foi o que eu imaginei. Mas essa mudança alterou completamente a formação da crema. A espuma chata não aparece mais. Chegou o meu Krups. Passei no Mercado Público de Porto Alegre e comprei dois cafés em grão. O Suave (mais comum e barato) e o Mogianna. Comprei do mais barato em maior quantidade justamente para ir testando a granularidade que mais me agradar.
  10. Ramon, comprei esse Krups GV recomendado aqui. Ainda não chegou. Estou usando o Café do Ponto (cafeterie). Nada demais nele. Vou fazer um teste ligando a máquina durante alguns segundos, desligando, e depois voltando a ligar para ver se noto diferenças. Ramon, já experimentou retirar a borrachinha do porta-filtro? Aqui na minha Silver, a crema mudou completamente de consistência. Sem aquele aspecto de espuma. E uma coisa que alguém pode explicar melhor: se eu não comprimo bem o bolo -um pouco mais do que só a pressão com a mão-, a crema nem aparece (sem a borrachinha que aumenta a pressurização)
  11. Muito obrigado por todas as explicações. Tudo está ficando mais claro. Depois de 3 dias com a máquina, a "espuminha" começou a me incomodar. Retirei a borrachinha do porta filtro para fazer um teste ( o bom que dá para ser recolocada facilmente. Caso alguém tenha medo de estragar, pode fazer que não tem problema). A borrachinha essa imagino que sirva para aumentar a pressão entre o furo do filtro e a saída do café no porta filtro, fazendo com que se criem bolhas nessa passagem. Sem ela, as bolhas são menores e em menor quantidade. Correto? Como era de se esperar, espresso quase sem crema (se bem que o que havia antes não pode ser chamado de crema), pois estou usando um "café de supermercado". Não sei se foi exatamente por essa modificação, mas achei o gosto do café um pouco melhor. Quando chegar o meu moinho, aí veremos se a tal crema aparece.
  12. Sobre pré-infusão: o que é? do que se alimenta? Na verdade, gostaria de saber a diferença que isso faz no resultado do café. Sobre o meu café já moído: ele é OK, nada demais. Mas vai acabar sendo uma boa referência para comparar com um moído na hora e de melhor qualidade. A "crema" é como falaram por aqui mesmo, cara de espuma. Mas é muito simples de fazer, qualquer um sem nenhuma instrução consegue tirar. Só fazer uma leve pressão na hora de prensar e já se forma bastante. Mas é como comparar espuma da cerveja de massa e creme de um chopp artesanal bem tirado. O que eu gostei, e que era o meu medo de alguns espressos que andei tomando, era do gosto de queimado. ps: o que eu gostei é que NÃO TEM gosto de queimado.
  13. Mais um novo proprietário da Chef Crema (Silver). Comprei também o moinho recomendado aqui nesse forum, o Crups (esse ainda não chegou). Por enquanto, não farei as alterações que todos por aqui fazem, ao menos até sentir a necessidade de melhora na qualidade hehe Comecei comprando o Cafe do Ponto (Cafeterie) para testes e aprendizado. O próximo já será em grãos para moer na hora.
×
×
  • Criar Novo...