Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Solano

Senior Members
  • Content count

    64
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

Everything posted by Solano

  1. Correio! #%@&!!!!

    Não acredito que privatizar seja o melhor caminho para o correios e para o país. O correios tem obrigação de atuar em diversas regiões que não são economicamente interessantes e seriam negligenciadas por uma empresa privada que atua só onde interessa. Concordo que precisa mudar o modelo, não dá para continuar sendo utilizada politicamente, numa rápida pesquisa vi que de 2014 pra cá o atual é o 5º presidente da empresa. Imagino que isso aconteça também nas diversas vice-presidências. Não sou administrador, mas imagino que seja bem complicado organizar algo e construir um planejamento e execução que possam construir a empresa que queremos dessa forma. Talvez um modelo que entregue a escolha aos funcionários dos correios (maiores interessados na prosperidade da empresa), que escolham entre seus pares, alguém da carreira, que entenda do negócio e talz. Enfim, algo nessa direção, livre dos ventos políticos. Uma coisa que estava pensando ontem, depois de receber uma propaganda sobre, é porque resolveram entrar no ramo da telefonia móvel.
  2. O que você comprou ou recebeu hoje?

    Recebi meu Bravo Mini e os cafés da Roast. Já deu uma xícara muito boa o bravo e o José Emílio!
  3. Bravo Mini

    Recebi o meu hoje e dizer o quanto é impressionante seria chover no molhado aqui. A expectativa era alta, pelos relatos dos colegas, mas mesmo assim foi superada. Uma criação incrível essa do Gilberto. Fiz um café usando o grão do José Emílio da Roast e já deu para perceber a diferença no resultado, em comparação com o Hario Mini que eu usava antes.
  4. Hoje enquanto preparava meu café de manhã fiquei pensando como poderia reconhecer uma torra fresca, dei uma procurada aqui no fórum e não achei um tópico sobre o assunto. Diante de um café que não se saiba a data de torra, quais características ajudam a identificar se a torra é fresca? Imagino que é o tipo de coisa que se aprende muito mais por experiência, mas pelo menos para os novatos, como eu, saberem o que procurar.
  5. Podcast Coffea

    Muito interessante o último episódio, sobre a questão da qualidade do solo e a relação com os micro-organismos envolvidos. Me pareceu muito legal o trabalho que a Daterra tem feito, principalmente pela disposição em compartilhar o que está aprendendo com outros produtores, esse tipo de rede de conhecimento poderia ajudar muito o desenvolvimento dos cafés especiais no país. Quem tiver mais contato com produtores acho que seria interessante compartilhar essa dica, principalmente porque os pequenos produtores não têm condições de realizar esse tipo de pesquisa.
  6. Podcast Coffea

    Fiz uma busca no fórum e não encontrei qualquer citação sobre o assunto, então resolvi criar este tópico, se houver outro peço desculpas e algum moderador faça o favor de apagar este. Estou acompanhando há algum tempo este podcast muito interessante sobre café, alguns assuntos confesso que são complexos demais para mim ainda, mas ao ouvir fiquei pensando que seria interessante para alguns colegas que têm muito mais experiência, principalmente na parte mais técnica. Eu com certeza adoraria ler discussões aqui sobre alguns assuntos que são tratados lá. A quem interessar segue o link para conhecer: http://portalcoffea.com/
  7. Correio! #%@&!!!!

    Encomendas postadas dia 07/05 em Pacajus/CE e entregues hoje, estou até impressionado com o correios.
  8. Pão e Café

    Interessante mesmo essa combinação, por enquanto estou fazendo só pães puros mesmo, até conseguir chegar numa receita e métodos básicos que me agradem, mas vou colocar esse na lista para quando começar a variar. Anotado!
  9. Pão e Café

    Que beleza esse pão hein @m3nd3s, parabéns! Gostei da combinação de damascos e castanhas, deve fica um sabor interessante, um pão mais adocicado? Depois que cortar posta outra foto pra atiçar as lombrigas da galera
  10. Seleção do Mário

    Quando faço a primeira vez sempre uso o "padrão" de 7 minutos mesmo e depois vou ajustando para mais ou para menos quando quero testar para ver as diferenças, mas com esse café não fiz isso ainda.
  11. Seleção do Mário

    @Rafael Ribeiro Simões, eu tenho usado para todos os cafés o método do Lisboa, que ele descreve lá no tópico da Aeropress. Uso o Hario Mini no 3º clique para moer. Fiz o irmãos Briosque na AP sábado e gostei muito do resultado.
  12. Pão e Café

    Esse fim de semana resolvi testar umas farinhas de um moinho local, tinham duas opções, não questionei sobre as diferenças e no fim me pareceram a mesma farinha. Ao contrário das compradas no mercado elas tinham uma cor mais escura e a massa ficou com aspecto de que tivesse usado grão integral. Uma coisa que tenho reparado, e aí gostaria da ajuda dos colegas para entender se posso concluir da seguinte forma, quando preparo o levain na última alimentação ele chega até a borda do copo que uso, mas algumas farinhas não conseguem chegar lá e começam a descer antes, começo a achar que essas são farinhas mais fracas mesmo, o que acham? Outra coisa que mudei dessa vez foi que ao invés de tentar fazer o "slap and fold" fiz o método Rubaud e tive um resultando muito melhor, uma mudança enorme na massa e no desenvolvimento dela. Gostei do resultado final, ficou um pouco melhor que os últimos, quero testar agora com a Anaconda Premium para ver o que foi melhora do método e o que foi da farinha diferente que usei, pena que só dá para fazer pães no fim de semana, tantas coisas para testar hahaha
  13. Correio! #%@&!!!!

    Entregaram minha encomenda ontem, pessoal trabalhando em pleno domingo!!!
  14. Seleção do Mário

    Chegou hoje minha primeira compra do Mário, torras do dia 14 e 17/04. Experimentei o irmãos briosque, um café realmente muito bom, fiz no melitta, amanhã farei na AP, costumam ficar melhores os cafés que faço na AP. Foram postados no dia 19 os cafés, se tivessem sido torrados dia 18 acho que seria melhor, mas ainda está com um tempo de torra ótimo eu acho, de qualquer forma com preço e tempo muito melhor que qualquer opção disponível aqui na cidade. Nas próximas talvez compre mais para diluir o preço do frete.
  15. Correio! #%@&!!!!

    Chegou hoje, o código realmente estava errado. Parece que pelo menos por aqui o correio está conseguindo se organizar e agilizar as coisas de novo. Minhas encomendas do começo do ano demoraram um absurdo para chegar, muito diferente das do final do ano passado, mas agora as duas últimas chegaram num tempo razoável para PACs, o café do Mário foi postado no dia 19/04 e chegou hoje, outra compra saiu de Alagoa/MG dia 24/04 e provavelmente será entregue amanhã ou segunda-feira. Agora o teste mesmo será uma compra que vou repetir, vem do Ceará, a primeira foi feita em fevereiro e demorou quase 40 dias para chegar, veremos como será agora. Ano passado as compras vinham da capital para cá e normalmente no dia seguinte saíam para entrega, agora ficam alguns dias paradas aqui, infelizmente.
  16. Correio! #%@&!!!!

    Não, café aqui no Brasil mesmo, do Mário.
  17. Correio! #%@&!!!!

    Alguém já teve problema de o código de rastreio não funcionar? 12 dias da postagem e o código continua dando como não encontrado, já verifiquei com o vendedor e me informou que o código está correto.
  18. Bravo Mini

    Gilberto, quão pior está a previsão hoje?
  19. Igor, participei da última compra coletiva que estava acontecendo bem no momento que chegava ao fórum completamente perdido, você foi quem me chamou a atenção para aproveitar a CC e conseguir uns ótimos cafés, que acabaram semana passada e que já sinto muita falta. Quando eu cheguei no fórum e comecei a ler tudo que conseguia me deparei com a questão da torra e meu pensamento foi de "ah, aí já é demais, não tenho interesse em torrar café", hoje é algo que já comecei a mudar, já penso que um dia num futuro não imediato, mas não tão distante, talvez se eu tiver condições anime de aprender e me aventurar nas torras. Dito isso, no momento a venda apenas de cafés verdes impossibilitaria minha participação e a ideia de um torrador regional é inviável na região que vivo, desconheço outro forista aqui da região, o comércio de cafés especiais aqui recém começa a se apresentar, mesmo assim as poucas lojas que tem disponível estão em um nível de conhecimento muito abaixo do básico, imagine então em questão de torra nos níveis que estamos falando aqui. No entanto, ao analisar os números que você apresentou fiquei muito surpreso com o resultado, porque acompanhei o baita trabalho que vocês tiveram e entendo que nos moldes da última CC fique inviável trabalhar também com os torrados. Acho que vocês tem que fazer o que for melhor para vocês de forma que seja possível manter a prática da CC, se isso significa trabalhar apenas com café verde, que seja, nos adaptaremos, quem puder organizar torras reginais como proposto, ótimo, se tiver disponibilidade para a roast ou outra torrefação fazer esse papel e encaminhar os cafés para aqueles, como eu, que não tem acesso a primeira alternativa, ótimo. Se acharem que dá para trabalhar com torrado, desde que remunerando justamente vocês, ótimo também. Quanto a data da próxima CC, se fosse agora eu estaria muito feliz hahaha, mas não vou opinar porque isso de safra e talz está muito além do meu conhecimento básico.
  20. Meus cafés da CC acabaram ontem, hoje abri o santo grão (melhor custo x benefício que encontrei aqui na cidade), nem o cheiro do café me agradou, fiquei pensando que devia ter comprando mais na CC e imaginando quando terá outra até lá fico torcendo para o correio acelerar e chegar logo com minha compra do Mário.
  21. Estava pensando sobre isso há algumas semanas, conforme se aproximava o fim dos meus cafés da CC. Revirei as lojas que encontrei aqui no site, acabei fechando uma compra com o Mário. O problema que acabou meu café antes da encomenda chegar e tive que procurar aqui na cidade, a situação aqui é ruim, não encontra muita coisa, em uma loja só orfeu, só tinha o intenso e a torra de janeiro, 28 reais 250g, outra loja tinha tinha wolff com torra de janeiro também e o preço mais que o dobro do vendido no site, tinha também uns da grão café, do paraná e de minas, quase 50 reais por 250g e torra de nov/dez de 2017, acabei ficando com um santo grão que encontrei no melhor café aqui da cidade, 32 reais 250g e torrado no começo de março. Portanto, acompanharei assiduamente esse tópico. Inclusive já vou anotar esse 3R do Robson para verificar numa próxima compra.
  22. Podcast Coffea

    Achei muito interessante a pesquisa dela, inclusive já comecei a testar o mesmo café com mesmo modo de preparo, mas em xícara diferente para ver se percebo alguma diferença.
  23. Podcast Coffea

    Que eu saiba não
  24. Pão e Café

    @m3nd3s, obrigado! @sergio.m, para mim seria inviável essa forma, porque tenho colocado polenta na panela para não grudar, mas se eu conseguir papel dover vou tentar virar desse jeito.
  25. Pão e Café

    Bela fornada, Gilberto! Esse fim de semana inaugurei meus bannetons, acabou deformando um pouco as massas na hora de virar na panela, mas assim que eu providenciar uma pá de pizza isso resolve. Achei que melhorou um pouco o "oven spring", dá pra ver que abriu mais que as outras, consegui fazer a modelagem apertada, mas ainda poderia melhorar mais, duro que a massa ainda fica grudenta e dificulta, talvez com uma farinha melhor fique mais fácil. Entrei em contato com os importadores e o único que vende pra PF só vende assim para SP mesmo, então precisaria de um cnpj, o que dificulta para mim. Essa semana encontrei uma loja aqui que vai conseguir farinha argentina para mim, talvez já seja um pouco melhor. E a fornada desse fim de semana, com farinha anaconda premium, 65% hidratação.
×