Ir para conteúdo

Latte com leite de soja


Miyamoto

Postagens recomendadas

Pessoal,

 

Alguém por acaso já tentou fazer latte com leite de soja? O motivo poderiam ser vários: intolerância à lactose, sabor diferenciado, não consumir produtos que tenham origem animal :P

 

Eu acabei de ler esta matéria..

 

http://www.mexidodeideias.com.br/index.php/receitas/espuma-de-leite-de-soja-de-morango/

 

e fiquei intrigado..

 

Apesar de possivelmente se estragar o sabor do café ao juntar um leite de soja de morango por exemplo, a idéia é interessante. Talvez nem fique tão medonho assim.. :lol:

 

Poderia ser feito com vários sabores inclusive. Alguém sabe se dá pra vaporizar o leite de soja direitinho?

 

Caso tenham alguma dica ou sugestão de preparo, deixe aqui pra gente!

 

Abraços a todos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, semana passada vi um rapaz com intolerância vaporizando o de soja.

 

Não chequei se deu o ponto correto, mas me disseram ser possível sim. Questão de treino.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, já usei por um tempo, qdo meu nutricionista me cortou o leite por uns tempos por causa de sinusite recorrente. Testei vários leites e descobri que não são todos que ficam bom. O melhor deles é o Naturis da Batavo. Fica muito cremoso e gostoso. Isso já faz uns anos, logo, não sei se hoje em dia o leite continua com a mesma qualidade que tinha. Vale conferir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

No EUA algumas cafeterias "trendy" oferecem latte descafeinado com leite de soja. Chamam-no por Decaf Soy Latte. Acho que até a Starbucks oferece em seu cardápio.

 

Para mim é como a combinação de siri com Toddy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado ver esse post aqui. Nesse final de semana, não tinha leite na geladeira. Então, resolvi vaporizar o ADES (original). Ficou bom visualmente, mas foi direto para a pia após experimentá-lo. Desperdicio de um bom café.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso ser meio psicado, mas considerando-se que a soja usada industialmente no Brasil é transgênica (recebe 5 vezes mais glifosfato que a sija comum, e o glifosfato é cancerígeno), eu passo longe dela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como é que algo que é ruim pode ficar bom vaporizado?

 

Claro que, brincadeiras à parte, muitas pessoas tem restrições alimentares de diversas ordens e precisam se submeter à alimentação alternativa. Logo, tópicos com este tem razão de ser. Às vezes, o melhor é o possível.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caracas !!! Eu acho que sou o único aqui a gostar desse treco !!! Sempre gostei de leite de soja, principalmente Ades com o sabor original, mas não fazia nem ideia de que era possível fazer essa proeza com ele, vou tentar aqui qualquer dia, deve ser algo bem diferente...kkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Felipe, vaporiza aí e diz no que dá. Eu li que leite de amêndoas fica bom, e o sabor deve ser bem melhor que o de soja.

 

Ainda não acertei a vaporização com leite de vaca Leitíssimo, então nem vou tentar leites vegetais por enquanto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Fiz o leite de amêndoas. Usei 200g de amêndoas para 300ml de água. Ficou com uma aparência beeeem parecida com o do leite de vaca. Eu provei e não gostei. Depois diluí mais, coloquei bem pouco de açúcar e ficou bem melhor. Fiz um latte art usando esse leite e ficou um pouco mais líquido do que eu gostaria. Mas deu pra perceber que é possível sim usar o leite de amêndoas para o latte art. Pooorééémmmm... O sabor ficou beeeem ruim para o meu gosto. Hehehe. Eu fiz o latte com o leite na "concentração original", aquela que eu não tinha gostado quando provei puro. O próximo teste será com uma diluição maior e com uma colher de café de óleo virgem de coco. Acredito que o sabor irá ficar mais agradável.

 

 

NfI7yrdm.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

San, você não deixou de molho, depois bateu, espremeu e quetais? Fiz assim aquele dia em casa, no fim nem provamos.

 

Mas sobra um monte de amêndoas semi-trituradas, que usei em um pão. Fica uma textura ótima no pão.

 

Beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixei de molho por umas 8h, bati no liquidificador, filtrei no coado de pano (tive que "ordenhá-lo") e boa. Guardei a sobra para fazer um patê, mas ainda não fiz nada. Quem sabe amanhã eu experimente.

 

Você provou seu leite de amêndoas depois? O que achou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 years later...
Em 06/10/2014 at 22:53, Santiago Luz disse:

Fiz o leite de amêndoas. Usei 200g de amêndoas para 300ml de água. Ficou com uma aparência beeeem parecida com o do leite de vaca. Eu provei e não gostei. Depois diluí mais, coloquei bem pouco de açúcar e ficou bem melhor. Fiz um latte art usando esse leite e ficou um pouco mais líquido do que eu gostaria. Mas deu pra perceber que é possível sim usar o leite de amêndoas para o latte art. Pooorééémmmm... O sabor ficou beeeem ruim para o meu gosto. Hehehe. Eu fiz o latte com o leite na "concentração original", aquela que eu não tinha gostado quando provei puro. O próximo teste será com uma diluição maior e com uma colher de café de óleo virgem de coco. Acredito que o sabor irá ficar mais agradável.

Sei que esse tópico tem anos, mas tem alguma atualização pra compartilhar? Alguma dica?

Minha alimentação está caminhando para o veganismo... Eu faço leite de amêndoas com 100g pra 1L de água coando, puro, no momento é o meu preferido pra tomar com café. Acho que é uma questão de gosto adquirido e de proporção certa ou o café com as notas sensoriais certas, com o Orfeu Orgânico ficou uma das melhores bebidas da vida me agradando mais do que de vaca atualmente.

Eu costumava esquentar separadamente e tirar o espresso em cima, mas agora com máquina com bico vaporizador estou aprendendo a fazer latter art porém não consigo o ponto de microespuma com ele como consigo com leite de vaca. Além disso ele "coalha" em contato com o café, como é explicado no vídeo que postei abaixo tem a ver com o ph ácido do café e que versões adoçadas funcionam melhor mas não tenho ideia da proporção de açúcar ou o que eu poderia fazer pra alterar o ph... Acontece que todo o conteúdo na internet em relação a café fala sobre leites vegetais industrializados com outros ingredientes adicionados e mais caros do que se eu mesmo fizer em casa.

Acontece o mesmo com o leite de castanha de caju caseiro, que eu faço sem coar com 70~80g pra 1L (pra ele roubar menos o gosto do café), mas não é meu preferido pra isso. Existe o Cajueiro Barista que é um leite de castanha de caju especial para vaporização que só tem água e castanhas na lista de ingredientes, eles devem ter algum segredo pra regular o ph no processo de fabricação. Também existe o "A Tal da Castanha". Infelizmente (pra mim) não vale a pena pra beber em casa pagar R$20 na caixa de 1L desses leites, mas compartilho aqui que se alguém precisar pra ambiente comercial profissional já existe a solução.

Então ouvi falar do Oatly (de aveia) que é uma marca que não existe no Brasil. O leite de aveia puro caseiro é o mais parecido em sabor e viscosidade com o de vaca e tô interessado em testar, mas já achei um comentário dizendo que o caseiro não vaporiza igual ao Oatly...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Gente encontrei uma dica na internet que ajudou muito! Tirar o espresso e antes de vaporizar o leite derramar um tiquinho dele frio mesmo da pitcher direto na xícara, com isso ao derramar o leite quente ele não colha ou diminui muito esse efeito. Deu muito certo com o Ades Soja Sabor Original e também com o leite de amêndoas caseiro puro sem açúcar, o resultado varia mas pelo menos dá pra desenhar, tô muito feliz!

Eu também precisava melhorar minha técnica de vaporização, precisava inserir o ar "a gosto" no começo normalmente mas é muito mais importante com o leite vegetal afundar mais o bico pra "bater" o leite todo no vortex agora assimilei que essa segunda etapa é a que incorpora o ar dando a textura em "todo" o leite. E mesmo batendo bem cria um monte de bolhas médias em cima do meio pro final do processo, ou seja, a aparência não fica a mesma do leite de vaca a princípio mas não tem problema invés de tentar corrigir no processo é preciso dar muitas daquelas batidinhas e movimentos circulares com a pitcher pra se livrar dessas bolhinhas e deixar ele bem liso, depois disso fica tranquilo.

Ainda não consigo acertar 100% das vezes mas progredi muito. Vou compartilhas umas imagens, sou muito iniciante e já aviso que tem falhas nesses latte arts mas tô muito feliz com os resultados e as possibilidades que se abriram agora!

Esse foi com Ades:

 SSLnfDm.jpeg

Esse com leite de amêndoas caseiro (100g de amêndoas, 1L de água, coado):

HzH6ae3.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal essa dica, @rluik! Eu acabei desistindo das bebidas com leite. Eu já não bebia antes de me tornar vegano, pois sou intolerante a lactose (não sou bezerro, né?). Vou deixar pra preparar no frio, mas esse último inverno em São Paulo mal esfriou o clima...

Eu testei o NOT MILK e não consegui textura legal. O melhor até hoje foi o Cajueiro Barista, mesmo. Eu já tentei fazer em casa, mas acho que precisaria fazer uma pasta superfina de castanhas para depois preparar o leite. Eu até havia calculado a concentração de castanha no industrializado, mas acaba que feito em casa, a castanha não é toda "dissolvida" na água.

Esse com leite de amêndoas caseiro ficou bem bonito. O sabor deve ser melhor que Ades de soja, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim é muito bom o café com leite de amêndoas caseiro, é meu leite do dia a dia e pode ter mais gosto de café ou de amêndoa se você faz numa proporção de cappuccino ou latte. Pra nós que estamos acostumados com café especial é bom porque tem "doçura" natural e sabor o suficiente pra não precisar de açúcar e com cafés de notas diferentes o resultado fica diferente na xícara também. Com o resíduo sempre faço uns cookies que ainda ficam com um bom gosto de amêndoa.

Com o Ades achei esquisito porque ele já vem com açúcar e aromatizante e quando esquenta parece que apura ainda mais esse sabor, quem sabe ele pode até servir pra alguém que queira algo doce que já lembre baunilha e/ou que vai ser incrementado com mais alguma coisa tipo uma calda... Já a versão sem açúcar eu nunca experimentei, nem com o feito em casa. Mas ele puro é bem bebível, achei importante manter na alimentação mesmo que seja um industrializado que não é o ideal, por ser acessível e enriquecido com cálcio e vitamina B12 além da soja como fonte de proteína.

A lista de ingredientes desse Not Milk, mds, sem comentários...

Eu nunca tentei coar o leite de castanha de caju, realmente dá pra sentir um pózinho muito fino bem de leve se não coar. Uso coador de pano de café pra coar esses leites e tenho medo de entupir, a vez que tentei fazer o leite de aveia entupiu rsrs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...