Ir para conteúdo

Nuova Simonelli Musica


Lohaspell

Postagens recomendadas

Aurélio, relaxa. Não espere fluxo constante dessas bomba Ulka. Elas têm o desempenho muito afetado pelo aquecimento da água, sem falar que alterações de voltagem também podem causá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei se isso procede ou não mas existem duas Musicas uma nova outra antiga, são iguais mas por dentro é diferente. 
a questão é que eu não sei se a minha (que parece ser a antiga) tem os restritores de fluxo (giclês) ou não. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei Gil, mas a idéia de abaixar a pressão é pra diminuir o fluxo quando tem café mesmo, pra ele ser extraído mais lento, e não pra reduzir o fluxo de água. Que é o que eu gostaria de fazer pra não precisar usar esse "método" de abaixar a pressão para reduzir o fluxo na extração. 

Rodrigo, de fato já notei isso mesmo, o aquecimento altera sim o fluxo. Mas geralmente meço ele, via de regra, com máquina fria, no vídeo apesar da água estar quente o fluxo tá bem parecido com ela fria também. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrsrs, pessoal, eu devo estar ficando doido, o normal do fluxo não é ficar, como o LIPE disse, entre 110 e 150ml em 30s? eu já medi a minha várias vezes e está dando 210/250. 
Se não existe problema ai tudo bem, então eu vou continuar melhorando minha mão e minha moagem. Mas se existe uma maneira de reduzir esse fluxo, independentemente da extração então eu gostaria de tentar fazer isso.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entenda o seguinte Aurélio.

 

Para um determinada pressão, no caso setada pela opv em 9 bar, o fluxo é dado APENAS pela moagem. Não adianta mexer em mais nada. Não há outra resposta para a "equação".

 

(veja que para isso ser válido a moagem deve ser fina o suficiente para se chegar aos 9 bar)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi sérgio, então de nada adianta eu instalar um gliclê para reduzir o fluxo? O giclê então vai me ajudar somente na manutenção da temperatura? Não vai me ajudar a diminuir a velocidade da extração afinal (mesmo depois de atingido os 9bar e válvula abrir)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Numa HX ajuda em duas coisas.

 

1) Achar a temperatura de extração com mais precisão (flush - fluxo livre - mais lento). Na Elektra cai aprox. 0.5C/s.

 

2) Rampa ascendente de pressão mais suave sobre o bolo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sério??? Que vergonha, rs.
E que decepção também. Se me permitem, o que eu entendi errado desse artigo  então em relação aos restritores de fluxo? https://coffeehustle.com/posts/pEcQmYA3jEZEPKa4B/nutation-an-apology

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma bomba rotativa nao tem seu fluxo alterado quando é alterada a pressão de trabalho? Pq ela trabalha com restrição de entrada pra controlar a de saida.

Assim justifica a adirmaçao sobre o fluxo, ele altera quando altera a pressao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Reducing flow rate to these levels will improve any machine/grinder set up.
Most baristas don’t have easy access to the restrictors in their espresso machine, but it’s absolutely worth hiring a technician to fit some smaller ones."


Então tudo bem, mas na verdade essa celeuma toda foi justamente por causa dessa única frase, rs.


A propósito o level a qual ele se refere é "The ideal range for me is 150-250ml per 30 seconds."


Mas eu entendi que no caso ele reduzir a pressão da bomba estava se referindo a uma rotativa. 
A partir daí eu fui ver o que era possível na vibratória, uma vez que a única que eu tenho, rs, e descobri que para abaixar a pressão tinha que mexer no OPV, mas acabei entendendo agora que no caso da vibratória uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente não compreendo também. Em uma máquina sem PI o fluxo livre influi na velocidade que a água encharca o bolo e na migração de finos. Duvido que o Perger esteja falando de máquinas sem PI já que não é o foco do BH nem é algo que creio que ele tenha contato (isto é, só trabalha com máquinas sofisticadas). Daí o fluxo depende da restrição do bolo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu li isso também... :s 

 

"Hi Matt, Noticed you've changed your opinion on optimal flow rate a little - in the 'Espresso Recipes: TIme' Hustle you stated your prefered flow rate to be 200 - 280ml / 30 sec, as opposed to 150 - 250ml above. I know there's an overlap, but wondering if you have any new thoughts on this?

 
Reply

Hi Robert!
In this post I'm more concerned about reducing flow rate when you just can't get shots to slow down; with EK43's et al. If it's not a problem (with most traditional espresso grinders) 280ml/30s can be fine. "
E agora está beeem claro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De qualquer obrigado pela paciência, vocês me ajudam mais do imaginam!

 

E o lance da medição? 
Quando os Italianos falam 14g pó 28g xícara em 25s com o ideal, a partir de qual momento eu devo contar afinal?

Porque estou perguntando isso...
Vejam esse vídeo que eu fiz:

https://www.youtube.com/watch?v=VSa6fYY3Dos

Como saber se está Sub ou Supra-extraído... 
O gosto ficou mais pra ácido, mas gostoso, facil de beber, temperatura bem confortável. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é quando liga a bomba, mas que diferença faz? Ideal? Vc vai usar a mesma torra escura deles? E a mesma temperatura? Água, mós, filtro?

 

Esqueça esse 25 s ou qualquer tempo. Fixe a temperatura, fixe BR que mais te agrade, pare pela massa na xícara, e acerte a moagem para a extração ficar agradável ao SEU paladar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo Sérgio em esquecer o tempo, o fato é que quando coloquei 14/15g e tirei um espresso de 28/30 num tempo razoável e sem canalizações eu gostei bastante. 
Vou tentar ajustar a moagem mesmo. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri que gosto meus filtros duplos eram dois de 18 a 22 gramas, um da nuova simonelli e outro da IMS e um de 14 a 18g da NS, e ainda um triplo de 20 a 24g.
Descobri que o café que eu estou gostando é o do filtro de 14g por incrível que pareça, seja o espresso normal ou seja o ristretto, essa quantidade de pó tem me agradado quando eu consigo tirar sem canalizações. 
Será que isso influencia no gosto de alguma forma? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, provavelmente ficam diferentes. Não basta dois espressos com dosagem diferentes terem a mesma razão de preparo. E até mesma moagem.

 

Por exemplo, em máquina que tenha queda de temperatura durante a extração, como na dosagem menor vai passar menos água, a extração na média será mais quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, tem o lance da temperatura... E consequentemente o tempo muda a temperatura.
Mas fato é que mesmo gostando do sabor não consigo uma extraçao igual essa do Roger que achei sensacional

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa extração tem mais haver com a qualidade do café do Zardo , torra recente e o calcamento do Roger, do que propriamente com a máquina , tem extrações assim em Silvias , Gaggias e etc .

Esse cone grande de crema tem mais haver com o café , claro sem desmerecer as habilidades baristicas do Roger :) ou da máquina dos sonhos que ele tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah bom, porque ví outros cafés sendo extraídos no tópico "belas extrações"com gaggia, com Silvia e todas com esse "cone" de crema, e pensei poder estar fazendo algo errado, com o orfeu, ou mesmo com o café da academia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...