Ir para conteúdo

Minha extração (fracassada)


kleber.kiefer

Postagens recomendadas

Salve Kleber.

Com a rotina de limpeza periódica das mós sendo executada a cada 15 dias ou após moer entre 0,5 e 1,0 Kg não haverá necessidade de utilizar arroz ou pastilhas de limpeza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal,

 

O meu moedor Baratza Encore chegou já faz alguns dias, mas como eu estava sem café, não havia testado ainda.

 

Ontem testei com dois cafés:

 

Fiz algumas tentativas com um café de um amigo (que havia comprado no Macro), mas o café era velho e ficou ruim. Testei na posições 8, 10 e 12 do moedor, e a que ficou um pouco melhor foi a 10. Utilizei 18 gramas.

 

Testei também com um Suplicy Torra Escura (data da torra: 31/01/2014). Testei nas posições 10 e 8 do moedor, e a que ficou um pouco melhor foi a 10 (que foi filmada). Utilizei 18 gramas também.

 

Estou utilizando um filtro comercial, pois o que comprei da Rancilio chegou apenas hoje.

 

Coloquei a balança durante a extração, mas como é possível notar no vídeo, tive problemas na extração em uma das xícaras, que saiu menos do que a outra.

 

A extração durou aproximadamente 37 segundos, e o resultado final foi aproximadamente 25 ml de café.

 

O que percebi:

 

1. Saiu um líquido bastante escuro, mas não sei dizer se poderia ser problema na temperatura da água que acabou "queimando" demais o café, ou a própria característica da torra do café (torra escura).

 

2. É notório que de um lado teve problemas de fluxo, mas do outro lado onde fluía melhor, mesmo assim o fluxo era pouco... sei lá, fino demais... pode ser problema de compactação (ainda não tenho um tamper), mas também desconfio de pouco fluxo de água da cafeteira.

 

Infelizmente, a minha tão desejada crema não apareceu.

 

 

 

Vocês poderiam me orientar?

 

Hoje vai chegar o filtro da Rancilio, e vou fazer novas tentativas.

 

Mais uma vez, agradeço sua ajuda!

 

Abraço,

Kleber

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a torra tá escura..

 

E a técnica mal executada, já que o fluxo não ficou igual.

 

O resto tá de boa. Agora é brincar bastante até aprender a utilizar os equipamentos direito.. Nada demais..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Kleber.

 

O café parece super extraído. Possíveis causas:

Pó muito fino;

Compactação exagerada;

Sobre dosagem (se foram realmente 18 gramas, desconsidere esta possibilidade)

 

A diferença de fluxo entre as duas saídas do porta-filtros deve ter sido ocasionada por falta de nivelamento do bolo de pó após a compactação.

 

Experimentastes os cafés das 2 xícaras? Notastes diferença no sabor?

 

Sugestão - compre um tamper.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex, acho que ainda é muito cedo até mesmo para ele tirar suas próprias conclusões..  :P

 

O equipamento é todo novo. Ele não sabe nem operá-los ainda.

 

Acho que o que ele precisa é tempo e paciência de ficar testando e testando e testando...

 

Só assim para a técnica ficar jóia!  ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Alexandre,

 

Infelizmente não provei o café das duas xícaras.

 

Sobre a dosagem, realmente foram 18 gramas, mas notei que "quase" não coube no filtro (lembrando que estava usando um filtro comercial adquirido na Imeltron) então precisei compactar "bem" para caber... então, tendo como base o que você falou, creio que um dos problemas pode ter sido realmente a compactação exagerada.

 

Infelizmente vou precisar esperar um pouquinho mais para comprar o tamper, pois acabei de comprar com você um filtro novo (Rancilio).

 

E como o Miyamoto costuma enfatizar, sou principiante e preciso praticar bem mais, mas sou muito grato pelas orientações!

 

Mais uma vez, obrigado pela ajuda!

 

Kleber

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xiiiiii Kleber Bieber..

 

Não deixa para comprar o tamper depois não!

 

Enquanto não tiver todos os acessórios necessários, não vai conseguir mudar muito o resultado que você já conhece.

 

O tamper é fundamental..

 

Peça logo um tamper com o Alex ou do CDC..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bieber.. Só aproveitando..

 

Realmente podemos te passar bastante informação e dar muitas dicas..

 

Mas é só praticando que você começa a entender melhor a teoria. E aos poucos, você mesmo vai fazendo seus ajustes e descobrindo o que influencia no resultado.

 

Mas enquanto isto: leia! E leia muito!  ^_^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kleber,

 

18 grs para o filtro da Gaggia esta perfeito, eu colocava de 18 a 20 grs, logo como disse o Alexandre varia a granulometria do pó, 1 ponto por vez, no caso engrossaria o pó.

E a temperatura como você esta fazendo ? Está dando flush, não ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Gilberto! Vou manter a dosagem e variar aos poucos a granulometria (engrossando).

 

Estou sim dando flush antes de cada extração, e a temperatura eu procedi da forma que já havíamos falado anteriormente... pré-aqueci, cuidando os ciclos da caldeira.

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kleber , eu gosto de usar no Rancilio duplo , 16g , entre o pó compactado e o chuveiro deve ter um espaço de 2mm , na minha maquina 18g praticamente colam o pó no chuveiro.

Quanto a sua extração eu concordo com todo mundo , o tamper faz falta e sua extração esta sobrextraida , seu pó deve estar muito fino.

 

abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mantenha a granulometria e diminua a dosagem em duas gramas ou uma e meia. 

Com isso aposto que já resolve seu problema.

O filtro da rancilio é pequeno, acho que ele vai melhor com 16 gramas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jose Alexandre,

 

Ele não esta com o filtro da Rancilio e sim com o da Gaggia que comporta de 18 a 21 grs.

 

Gilberto,

 

Realmente, ontem eu estava com o filtro comercial. Hoje a tarde chegou pelo Correio o filtro Rancilio (duplo) que comprei com o Alexandre. Ainda vou testar com ele.

 

Abraço,

Kleber

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kleber , esfria , quer dizer esfria a cabeça não a Gaggia  :P , é sempre assim no inicio , pega esse filtro rancilio e coloca 16g e se preocupa em extrair 60ml em 27/30 seg  com crema , pelo filme , eu vi que vc estava pesando a extração , não é hora de se preocupar com "razão de preparo" .

Vc tem uma Gaggia color um  Encore e um filtro Rancilio , a não ser que o Rodrigo esteja certo quanto ao café , o que seria um tremendo azar, vc vai acertar é questao de tempo e de gastar café.

Agora é esfriar a cabeça e mantendo as 16g , variar a granulometria ate conseguir acertar.

Pelo filme parece que o café esta fino demais , mas , mesmo assim deveria ter crema , como Rodrigo falou , se o café é fresco a crema tem que aparecer mesmo sobrextraido.

 

Abs.

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fluxo dessa minha extração está parecido com a sua. Foi 20 g de café para 15 g de pó em uns 45 segundos. Como estou com menos pó, o seu deve estar moido até mais grosso.

 

Não deve ser só a regulagem da moagem a falta da crema. Tenta medir a temperatura da extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Rodrigo. Demorou 14s para começar a sair e o fluxo foi razoavelmente lento. Sem falar que é bem dficíl compactar sem um tamper de verdade. Não ter dado crema é suspeitíssimo. Essa data não é a de validade não?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jose Alexandre,

 

Ele não esta com o filtro da Rancilio e sim com o da Gaggia que comporta de 18 a 21 grs.

 

 

Gilberto,

 

Realmente, ontem eu estava com o filtro comercial. Hoje a tarde chegou pelo Correio o filtro Rancilio (duplo) que comprei com o Alexandre. Ainda vou testar com ele.

 

Abraço,

Kleber

Pensei que já tinha experimentado o da rancílio.

Mas mesmo o filtro da gaggia com 16 gramas não vai mal.

Tenho usado essa dosagem e sobra um bom espaço para o bolo expandir.

Pra descobrir o que está errado acho que o  mais seguro é mudar as variáveis uma por vez.

Primeiro engrossar granulometria, depois reduzir a dosagem se necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...