Ir para conteúdo

Minha extração (fracassada)


kleber.kiefer

Postagens recomendadas

A propósito, acho que não está certo dizer que foi sobre ou super extraído. O café pode inclusive estar sub extraído, mas forte. Extrair demais é quando dá o blonding e fica correndo o fluxo claro, o que não parece ser o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Sérgio.

 

Permita-me corrigi-lo.

 

Não confunda a alta diluição que caracteriza o blonding, ou melhor alouramento, com super extração.

Essa se dá quando há demasiada restrição ao fluxo. Nesse caso, haverá extenso contato da água com o pó e isso dissolverá mais componentes solúveis do que em uma extração equilibrada.

Experimente moer o pó muito fino, a ponto de quase impedir a percolação, mas ainda capaz de permitir a extração de poucas gotas de café líquido. O resultado será um líquido super concentrado e chamado de super extraído.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me convenceu Alexandre.

 

Todo início de extração é bem escuro e bem forte, mas é sub extraído.

 

Os parâmentros da extração dele, tempo e massas, estão parecidos com a que postei no video com a pavoni, e esta extração não estava super extraída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, pensei estar fria. Enfim, mesmo o café sendo recente, não se pode descartar totalmente que ele esteja com problema, como estar mal acondicionado.

 

Oi Rodrigo,

 

Este café foi comprado no último sábado por um amigo em SP em uma das lojas do Suplicy, e ele trouxe para mim (moro em SC) na segunda-feira, e fui utilizar ele na terça-feira (quando fiz a filmagem).

 

Aparentemente a embalagem estava fechada e não havia sinal de ter sido aberta após a compra.

 

Eu costumo guardar em um armário que fica fora do alcance do sol, e não tem problemas com umidade.

 

post-3434-0-10077700-1392307397_thumb.jpg

 

Concordo com o Rodrigo. Demorou 14s para começar a sair e o fluxo foi razoavelmente lento. Sem falar que é bem dficíl compactar sem um tamper de verdade. Não ter dado crema é suspeitíssimo. Essa data não é a de validade não?

 

Oi José,

 

A data que consta na embalagem como Data de Fabricação é 31/01/2014, e a Data de Validade é 31/01/2015.

 

Por orientação minha, o meu amigo perguntou no momento da compra qual era a data da torra, e a atendente havia comentado que era dia 31/01/2014.

 

post-3434-0-55579600-1392307564_thumb.jpg

 

Agora novamente surge uma preocupação minha: poderia a minha Gaggia ter um problema de pouco fluxo de água?

 

Abraço!

 

Kleber

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc tem algum termômetro? Seria legal extrair num copo de isopor só água para checar...

 

Não me parece regulagem de moinho e nem esse grão. Checa a temperatura, e se estiver ok, pode ser a máquina não ter pressão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você morasse aqui eu te emprestava meu manômetro, mas em SC...

Não precisava da foto, só perguntei porque você podia não ter prestado atenção, ou a embalagem podia só ter uma data, a de validade. 

Realmente estranho. Vê se arruma um outro café pra tentar comparar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc esta achando que o problema agora é da maquina (coisa que eu não acredito) , minha sugestão para confirmar se a maquina esta ok é a seguinte:

 

Se vc não tem termometro , manometro ou outras ferramentas , existe um jeito simples e facil de testar a maquina , compre no supermercado sachet ESE , qualquer marca , claro , desde que dentro do prazo de validade (2 anos) e faça uma extração com o filtro single pressurizado com borrachinha e tudo mais.

Sua maquina tem certificação ESE ou seja se ela estiver dentro dos parametros corretos vai extrair o sachet de forma correta .

Extraia por não mais de 30seg deve produzir 25 a 30ml com crema incluido.

 

Vai sair algo parecido com isso : 

 

http://instagram.com/p/jJQlEPRq3G/

 

http://instagram.com/p/jJQpSaRq3J/

 

Se sair algo assim , sua maquina esta ok , o problema é o café , vc (mais provavel) ou outra coisa qualquer  ;)

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Eduardo,

 

Vou fazer isso, com certeza! Muito obrigado pela sugestão!

 

Agora... isso me preocupou ainda mais, pois logo quando comprei a máquina, eu não tinha café... então fui procurar na minha cidade algum lugar que vendesse café, e só achei uma loja de alimentos diversos (mercearia chique... rsrs) que vendia estes sachet's... comprei e fui testar (com o filtro de sachet)... saiu apenas água na xícara... como não entendia nada sobre nada (ainda não sei, mas antes menos ainda), achei que havia comprado besteira, e coloquei tudo fora... rsrsrs

 

Resumindo... pode ser que o problema não esteja "apenas" em mim...  :D

 

Mas vou testar a tua dica!

 

Abraço,

Kleber

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas tem que ser sachet ESE , de repente vc comprou sachet Senseo e não serve , só serve do tipo ESE.

 

Tem essa aparencia :

 

http://www.podmerchant.com/images/espresso-faq/ESE-Pods-for-Espresso-Pod-FAQ.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kleber.. Vai acostumando.. O Carlos é o cara do sache..

 

A máquina tá com problema? Testa um sache..

 

Tá sem moedor? Usa sache que não tem erro..

 

O café tá ruim? Experimenta um sache...

 

Sem crema? Taca um sache nela..

 

Tá com dor de cabeça? Como diria minha avózinha: Ah! Não.. Aí é melhor um chá de boldo..  :lol:  :lol:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


:)   :)   :)   :)   :)   :)   :)


 


É isso aí sachet é um santo remedio , mas , agora falando sério :


 


Pensa em um sujeito que gasta uma nota em uma cafeteira , compra café que ele acha que é bom e na hora "H" nada ,agua preta amarga.


 


Ele vem aqui achando que com algumas dicas resolve o problema e descobre que o café caro que ele comprou é velho e uma porcaria , que precisa de filtro despressurizado seja lá o que diabo seja isso , um moedor mais caro que um ar condicionado , balança digital , tamper , e outros badulaques , ora , o sujeito já gastou uma nota e nada de espresso e nós aqui querendo que ele invista outra nota preta e estude mais que para fazer um vestibular ou um doutorado no MIT.


 


Miyamoto isso dá desanimo , nessa hora é que o sachet ajuda , essas maquinas sejam boas ou ruins tem sempre certificação ESE.


O sujeito sem gastar mais dinheiro , faz um expresso de verdade (melhor que de cafeteria ou nespresso) , acalma a mulher que já esta com odio dele ter gasto tanto dinheiro em café e ainda por cima ter ocupado um pedação da bancada da cozinha com as loucuras dele.


 


O sachet nessa hora é uma solução pratica e barata , ele pode se dar ao luxo de adiar a compra de moedor e de todos os outros badulaques e se estiver sem saco nem precisa estudar , sache é simples não tem erro , não precisa nem ler o manual da maquina  ;)


 


Abs.


C. Eduardo


  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizei a Gaggia Dose por muito tempo e nunca tive problemas com a temperatura, isto é, não no sentido de não produzir creme, o que não exclui a possibilidade de um defeito.

 

É super fácil saber se está esquentando a contento e não requer instrumentos. Espere acabar um ciclo de caldeira e expurgue água imediatamente. Se no início do expurgo a água estiver em ebulição, está correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É justo isso que acontece com minha gaggia baby.

Dois expurgos pequenos antes de extrair e água em ebulição.

A temperatura do café nem sempre está a mesma.

Mas nunca a percebi como inadequada, quente demais ou morna. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal,

 

Desculpem por não ter escrito antes, mas fiquei sem internet alguns dias.

 

Vou escrever por partes o que ocorreu nos últimos testes...

 

Primeiro sobre a temperatura:

 

Deixei a máquina pré-aquecendo por aproximadamente 20min, e após um novo ciclo da caldeira eu dei um expurgo para verificar a temperatura, e marcou a máxima de 82° (mas apenas bateu e já caiu).

 

Esperei por um tempo e antes que um novo ciclo acontecesse eu dei mais um expurgo, e marcos a máxima de 72°.

 

Novamente esperei até um novo ciclo da caldeira (que ocorreu bem próximo ao expurgo anterior), e marcos a máxima de 82,7º.

 

Estas foram as temperaturas registradas em três expurgos.

 

Creio que estas temperaturas registradas (principalmente a segunda) estão bem fora do que deveria ser o correto.

 

Abraço,

Kleber

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É  isso aí , se vc mediu dentro da xicara não adianta.

 

Tenta seguir essas instruções :

 

http://www.frcndigital.com/coffee/HowToTempCheck.html

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...