Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Fernando.. Tem as Sony Nex também que tem o preço bem em conta e lentes razoavelmente fáceis de encontrar... A Nex F3 seria uma boa pedida...  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre as câmeras, dê uma olhada na linha micro 4/3 da Olympus e Panasonic, também mirrorless. A coqueluche atual é a Olympus OM-D EM-1, mas é bem cara, só o corpo 1300. Mas tem as opções com uma coisa ou outra removida, e a Panasonic também tem boas opções. O fator de corte é 2, razoável se comparar com APS-C (~1,6). Vantagem é menor tamanho e lentes boas com preço razoável, mas claro que uma DSLR (mesmo com sensor APS) tem a vantagem de poder usar as lentes 35mm mas pesam mais e as boas são bem caras.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

 

Adoraria comprar uma Olympus, mas o "brecinho, brimo ...." . Esse negócio de fator de corte eu não entendí. Sou mais usuário do que fotógrafo. Não chego a ser um analfabeto funcional, mas .... Se o amigo puder desenhar pra mim ? Essa Ricoh GR que é a que mais me interessa, tem o sensor APS-C  CMOS de 16.5 MP. Uma coisa que me deixou louco com ela foi a qualidade das fotos em PB. É impressionante ! As cores tb são maravilhosas ... Super naturais .... 

 

Abçs ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando.. Eu havia entendido errado quando você disse "lente fixa".

 

Eu achei que estas câmera já vinham com uma lente intercambiável fixa. Na verdade, o que você quis dizer é que a lente é acoplada ao corpo né? Pois então, eu estava sugerindo que pegasse uma 4/3 como o Márcio citou. Acho fundamental a troca de lentes.. Uma lente clara faz muita falta... Fora os bokehs né?  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Sigma tem um sensor Foveon pouco utilizado.

 

Fator de corte, seria quantas vezes o sensor da câmera corresponde a uma Full Frame. Sendo o fator de corte de 2, significa que este sensor é metade de uma FF. Muito bom.

 

Ah sim.. Em termos gerais, o tamanho do sensor (fator de corte) influencia diretamente na distância focal..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa Ricoh é bem interessante, mas não trocará a lente e é fixa, não tem zoom algum. O fator de corte é a proporção entre o sensor e um sensor full-frame, no caso dessa é aproximadamente 1,5, por isso a lente 18,3mm é equivalente a 28mm. A abertura máxima dela é f/2.8 mas equivale a f/4.2 numa full-frame (full-frame o fator é 1, o sensor é do tamanho de um filme 35mm). Ainda assim, f/4.2 é uma boa aberta.

 

Lentes de abertura grande te dão boa luminosidade e também campo de profundidade "raso" (quando só o foco fica nítido). Para a micro 4/3 tem lente fixa de f/1.2, por exemplo, que equivale a f/2.4 de uma DSLR full-frame. Mas obviamente o custo aumenta.

 

Uma câmera que parece versátil e tem sensor grande (e ainda uma lente interessante com algum zoom e boa abertura) é a Sony RX100 II. Pena que faltam controles, mas eles tentaram mantê-la bastante compacta.

 

Eu tenho uma Lumix LX-7, a lente é excelente (abertura de 1,4), mas o fator de corte é na faixa de 4,5,  pois o sensor não é muito grande (1/1,7"). Ainda assim é uma câmera bem versátil e de boa qualidade para um preço excelente nos EUA.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, na entrada de luz, por causa da distância focal...  :) Não muda a abertura da lente, é claro, mas se a distância focal é maior, a abertura deveria ser maior pra dar o mesmo efeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

 

Dei uma pesquisada aqui e a abertura não muda com o fator de corte não.

 

http://www.dicasdefotografia.com.br/o-que-e-fator-de-corte

 

"...o tamanho do sensor não interfere em nada nas características da imagem. Ela fica igualzinha. Com o mesmo tamanho (resolução), com a mesma profundidade de campo e com as mesmas distorções da lente..."

 

Se não interefere na profundidade de campo, não mexe na abertura.

 

http://www.fotografiaonline.xpg.com.br/bfatordecorte.html

 

"..o Fator de Corte, um fator de multiplicação da distância focal..."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, na entrada de luz, por causa da distância focal...  :) Não muda a abertura da lente, é claro, mas se a distância focal é maior, a abertura deveria ser maior pra dar o mesmo efeito.

 

Pera.. Preciso refletir sobre isto para opinar..  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para viagens e lugares bonitos ou fotos mais elaboradas tenho uma Canon que é full frame a 5D MKII essa máquina é simplesmente fantástica não se compara uma full frame com uma com corte até mesmo em nível de profundidade,  aliada a uma boa lente faz fotos maravilhosas, só que é um trambolho, pesada, com a lente 70-200 chama muito atenção,  não gosto de levar ela pra cima e pra baixo fora o risco de ser roubado, para o dia-a-dia utilizo mesmo é o celular que apenas quebra um galho e também tenho uma da Sony que acho bem legal, com bastante recursos inclusive de GPS, panorâmica, 3d, etc que é a DSC-HX9V e um item que acho bastante importante também na hora de comprar máquinas fotográficas digitais é made in Japan e essa da Sony vc deve achar um preço bem legal nos EUA.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa Ricoh é bem interessante, mas não trocará a lente e é fixa, não tem zoom algum. O fator de corte é a proporção entre o sensor e um sensor full-frame, no caso dessa é aproximadamente 1,5, por isso a lente 18,3mm é equivalente a 28mm. A abertura máxima dela é f/2.8 mas equivale a f/4.2 numa full-frame (full-frame o fator é 1, o sensor é do tamanho de um filme 35mm). Ainda assim, f/4.2 é uma boa aberta.

 

Lentes de abertura grande te dão boa luminosidade e também campo de profundidade "raso" (quando só o foco fica nítido). Para a micro 4/3 tem lente fixa de f/1.2, por exemplo, que equivale a f/2.4 de uma DSLR full-frame. Mas obviamente o custo aumenta.

 

Uma câmera que parece versátil e tem sensor grande (e ainda uma lente interessante com algum zoom e boa abertura) é a Sony RX100 II. Pena que faltam controles, mas eles tentaram mantê-la bastante compacta.

 

Eu tenho uma Lumix LX-7, a lente é excelente (abertura de 1,4), mas o fator de corte é na faixa de 4,5,  pois o sensor não é muito grande (1/1,7"). Ainda assim é uma câmera bem versátil e de boa qualidade para um preço excelente nos EUA.

 

Márcio.

 

 

 

Marcio,

 

A Sony RX100 II perdeu para a Ricoh em todos os testes comparativos. A LX-7 é uma das pequenas notáveis, mas eu já tenho uma LEICA D-LUX 4. Sinceramente, não trocaria. A maioria das fotos que eu faço dispensa o uso do zoom. Uma lente até 50 mm resolve 90% dos meus problemas. Celular, nem pensar .... mas trambolho tb é brabo. Chama a atenção, pesa pra carregar, etc... É gente, essa equação não é mole de fechar não ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, na entrada de luz, por causa da distância focal...  :) Não muda a abertura da lente, é claro, mas se a distância focal é maior, a abertura deveria ser maior pra dar o mesmo efeito.

 

Miyamoto -> "Crop Factor: Why you multiply the aperture by the crop factor when comparing lenses"

 

O vídeo que o Sérgio postou está bem didático. Concordo agora..  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando.. Acho que deveria ir de lente intercambiável do tipo M4/3.. Se já tem uma compacta que atende bem, talvez seja o caso de mudar de categoria.. Só acho!  :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Fernando, revista da Folha de ontem tem dicas de coisas bacanas em Niorque. Tentei achar na edição on-line, mas aquilo é confuso pacas. Vou pegar o título na impressa e localizar na web, daí posto aqui.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, 

 

Você estaria me fazendo uma baita favor ... Este fim de semana lembrei de vc. Estava navegando à respeito do negócio da minha máquina fotográfica e ví um texto sobre os Ilford. Quando eu usava papel, comprava dele direto para as minhas ampliações ... 

 

Fernando.. Acho que deveria ir de lente intercambiável do tipo M4/3.. Se já tem uma compacta que atende bem, talvez seja o caso de mudar de categoria.. Só acho!  :P

 

Miyamoto,

 

Você tem toda a razão. Mas o que acontece com a fotografia na minha vida, é como as outras coisas de que eu gosto: tem que ter o máximo possível de qualidade ( pq eu não seí viver sem ) e não perder de vista de que é uma diversão, uma brincadeira .... Se eu ficar botando um monte de lente, filtros, tripés, etc., eu deixo de ter uma experiência mais relaxada com a fotografia. Tipo carnaval, sabe como é ? Se organizar demais, perde a graça !  :rolleyes:  :rolleyes:

 

Abçs !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Ah, mas a curtição da fotografia é justamente poder trocar objetiva, brincar com foco, mexer no ISO   :lol:

 

Nossa, sempre adorei Ilford. Ainda tenho um monte de papel vencido deles, que uso para os projetos de educação e fotografia. Rola direitinho. #amomuitotudoisso

 

Vou procurar a tal reportagem e ponho aqui.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, mas a curtição da fotografia é justamente poder trocar objetiva, brincar com foco, mexer no ISO   :lol:

 

E por falar nisto.. Eu li em algum lugar que uma destas duas que você citou não trabalha bem com ISOs a partir de médios.. Com 400 já começa a ficar ruim.. É algo a se pensar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

M

 

Ah, mas a curtição da fotografia é justamente poder trocar objetiva, brincar com foco, mexer no ISO   :lol:

 

Nossa, sempre adorei Ilford. Ainda tenho um monte de papel vencido deles, que uso para os projetos de educação e fotografia. Rola direitinho. #amomuitotudoisso

 

Vou procurar a tal reportagem e ponho aqui.

 

beijo

 

Mas essa eu tb tenho ....

 

Nessa maquininha eu posso mexer no ISO (vaí até 25.600 !!! só começa a granular em 6.400 !!), posso priorizar velocidade, abertura, personalizar toda a regulagem dela. Só não posso fugir dos 2 tamanhos disponíveis de lente 28 mm e 35mm. De resto, o céu é o limite ...

 

Sei como é.. Eu vou mais pro lado exagerado..

 

Como diria minha esposa, eu tenho muitos hobbies  :P

 

 

Miyamoto,

 

Eu sou "TOC" total !!! Se me der muita corda, só paro à tiros !

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E por falar nisto.. Eu li em algum lugar que uma destas duas que você citou não trabalha bem com ISOs a partir de médios.. Com 400 já começa a ficar ruim.. É algo a se pensar..

 

Rapaz,

 

Eu não lembro de ter lido isto, não ... Mas se vc está dizendo, só se for a SIGMA DP 2 pq a qualidade da imagem da Ricoh em até 3.200 ISO é hiper elogiada. À partir daí, uns poucos grãozinhos em 6.400 ISO. Depois disso, fica tudo meio igual ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando.. Vale lembrar que granulação não é problema algum..

 

Depende do efeito que se deseja. Eu por exemplo, gosto muito de fotos noturnas principalmente, com uma certa granulação. Acho que dá um efeito legal.

 

Outro detalhe: mais vale uma foto granulada do que uma foto tremida! Anota esta aí!  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...