Ir para conteúdo

[VENDO] Filtros VST


Santiago Luz

Postagens recomendadas

hahahah e se eu te falar que fiz o o Handsome Dandy com o VST de 15g?? rapaz, o Vario não está dando conta desse café, está quase no máximo a moagem e ainda sim ta complicado acertar a extração, mas é como lhe disse que café sensacional, está na lista dos the best que já tomei, estava curioso por ser um blend de Yirgacheffe, Ethiopia, Palestina, Huila e Colombia, olha só, até da palestina tem café no meio desse blend... Muito obrigado pela gentileza de trazer as muambas de fora para nós aqui do CDC :) Pegar um café desses com torra de 01/04 não tem preço viu, show de bola!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já falei Santiago vem pra cá que você toma café, senão você terá uma crise de abstinência aí e capaz de ser internado, ainda mais sabendo que tem cafés excepcionais aí no congelador aguardando hahahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Aleluia:

 

2014-04-24+14.39.25.jpg

 

Anteontem tinha recebido o café da W&S. Fui hoje ao centro de distribuição que fica aqui na minha esquina e o carteiro me mostrou a assinatura do porteiro na entrega do VST single. Aí perguntei aqui em casa de novo e ele estava com o pacote. Foram 3 ao todo e ele achou que em vez de dois pra mim e um pro meu vizinho era o contrário (o vizinho também é José).

 

 

Agora já posso pedir meu tamper pra loja do CdC.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkk Seu carteiro tá formando quadrilha... Já conseguiu aderir o porteiro.. Vamos ver quem mais...

 

E parece que tem um cafezinho agarrado naquele furo ali ó...

 

:lol:  :lol:  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pior é que ele tá sempre sentindo o cheiro das minhas torras (duas por semana no mínimo). Me lembro que nas primeiras vezes eu ouvia uns "tem alguma coisa queimando". E olha que só machopreteei a segunda torra ever. É que o cheiro da torra é bem diferente do do café depois de esfriar.

 

Pronto, paguei o tamper e já enviei o email pedindo pra ser 40,8 mm! Vamos ver se acertam a precisão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D 40,8 mm !! Ahh Cal , vc não nega que é matematico , 40,8 ao inves de 41mm ?

Na solução de um problema de matemica , isso faz muita diferença , mas , no duro mundo da engenharia onde nada , absolutamente nada , esta nas CNTP , essa diferença na verdade é irrelevante , o seu filtro no copinho tem uma inclinação de 7º graus , isso significa que esses 0,2mm de diferença no diametro vão permitir que seu tamper penetre alguns micras a mais no copo , o que seria bom para porções de café menores que 7g , mas , para porções acima de 7g vai ocorrer uma folga no calcamento nas bordas , então qual sera o valor correto ? quem sabe ? A borda é curva  :P , mas, no fim das contas nada disso faz diferença pois estamos falando de uma diferença de 0,1g de café se muito , espero que sua balança tenha essa precisão toda.

Quanto a precisão do torno fique tranquilo , por pior que seja o torno do João a precisão jamais será menor que 0,001mm , e mesmo que ele erre , eu aposto , meu amigo , que vc não tem um paquimetro em casa com precisão de 0,05mm (paquimetro xingling)  :P

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, lembra quando vc perguntou que medida fazer? Acabou fazendo com quanto? Ficou legal?

 

O meu aqui poderia ser um tico maior. O filtro é o LM não sei se realmente idêntico ao VST. Mas isso de ser cônico é chato mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio eu acho que o precision da LM é identico ao VST sim pois tenho um de 15g vst e um 18g precision LM e achei igual, só não tem aquele controle de qualidade que há no VST,  o mesmo acontece no filtro Strada, já o single LM e o Single VST acho que são diferentes, pelo menos no acabamento, o da VST é bem polido agora sobre a qualidade nos furos ai já não sei informar, mas tenho esse single LM e venho gostando bastante, vc simplesmente não consegue errar nenhuma extração, muito difícil, achei super útil apesar de odiar tomar apenas 20 a 30g de café :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, se os simples são ligeiramente diferentes é arriscado sugerir tamanho do tamper.

 

20 a 30 g de café são meus duplos (na verdade 20 a 25 g). No simples sai umas 12 g =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se quem escreveu a página da VST é matemático eu não sei. Eu não fui. Lá eles nem falam em 40,8 mas que deve ser entre 40,7 e 40,9. Pedir pra fazer 41 já me parece temeroso. Assim pelo menos fica o aviso que não é pra chegar em 41.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho os dois singles e concordo com o Roger o LM é melhor , não precisa afinar tanto e é virtualmente impossivel errar a extração com ele , eu pessoalmente acho joguei dinheiro fora comprando VST e IMS , são bons para impressionar visita , o inox é polido tem essas gravações feita a laser , mas , na hora H o LM de 8 dolares e muito melhor que o VST de quase 30. :huh: Vivendo e aprendendo.

 

Sergio o meu tem 41mm ou para ser exato 41,03 mm  :P

Agora , falando serio , 41 ou 40,8 não faz diferença , eu fiz uns testes de maluco e de 6,7g de café ate 8,8g não faz diferença , menos que 6,7g o tamper de 41mm não comprime legal e acima de 8,8 g escapa café , se comprimir muito 9g , acima disso sai do copinho.

Qualquer valor em torno de 41 resolve. ;) no final a quantidade de café é que decide .

 

Colocando um LM e VST lado a lado as medidas são as mesmas (no olho) , eu acho que a diferença se existe são nos furos , exigem  um pó mais fino

 

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas Carlos, são iguais no diâmetro? Se vc colocar o tamper em ambos filtros sem café eles descem o mesmo tanto? O meu tamper tem 41.5 mas se fosse 42.0 mm gostaria mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No diametro , se não fosse pelo polimento do aço eles seriam identicos , se vc preferia que fosse 42 , significa que vc usa mais de 8g , nesse caso realmente maior diametro seria melhor , mas , se vc como eu usasse entre 7 e 8,5 g no maximo , 41 esta legal , como eu disse , depende de quanto café vc usa.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Uso 7 a 7.5 g. Mas sabe o que pode ser, minha moagem é ligeiramente mais grossa pela máquina ter pressão menor, daí o bolo fica mais alto.

 

Então 41 mm deve ser o valor ideal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho os dois singles e concordo com o Roger o LM é melhor , não precisa afinar tanto e é virtualmente impossivel errar a extração com ele , eu pessoalmente acho joguei dinheiro fora comprando VST e IMS , são bons para impressionar visita , o inox é polido tem essas gravações feita a laser , mas , na hora H o LM de 8 dolares e muito melhor que o VST de quase 30. :huh: Vivendo e aprendendo.

 

 

Pode ser melhor com alguns cafés, mas quem garante que fica melhor com todos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio 12g de café extraído não dá nem pra sujar meus dentes para deixá-los amarelos, meus dentistas vem me azucrinando com esse negócio do café, que estou tendo que fazer limpeza com mais frequencia e antes quando consumia menos não tinha problema, mas já falei pra eles que fico com os dentes amarelos mas não fico sem café, parei de tomar a dose diária  dos escoceses 12 anos e agora estão querendo me cortar o café também?? no way

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo , essa é a minha humilde opinião , com 5 ou 6 cafés eu não vi diferença , mas , para quem tem um paladar treinado , as coisas mudam de figura , o que eu estou dizendo que alguem com um paladar mediano , não vai perceber diferenças.

No momento eu tenho 12 filtros , vou dar para um amigo os Gaggia despressurizados (single e duplo) e os VST de 7g e 18g .Percebi que eu posso ficar minha vida toda usando o single LM de 7g e o duplo Rancilio , quem sabe de vez em quando um triplo com 21g , o resto dos filtros  foi só para pegar experiencia e poder dizer , mais uma vez......."vivendo e aprendendo"  :)

 

Eu creio que esses VST quando usados por um barista profissional durante o WBC no centro de uma quadra de basquete com auditorio e cameras , em uma Nuova Simonelli Aurelia de 3 grupos e um K30 Twin , nessa hora eles devem fazer diferença , mas , na minha cozinha com uma Gaggia e um Vario  , não fazem diferença.  ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser melhor com alguns cafés, mas quem garante que fica melhor com todos?

Rodrigo, acho que um dos filtros fica melhor para qualquer café, deixe explicar o porque.

 

Admitindo que a diferença entre os filtros simples da LM e VST são apenas as áreas dos furos.

 

Daí tira-se dois cafés, um com moagem mais fina no filtro de área maior e outro com moagem mais grossa no filtro de área menor. Ambos os cafés tem ficar com a mesma extração, ou seja, %ext e %tds iguais.

 

Experimentando esses dois cafés eu dúvido que alguém consiga distinguir um do outro, pois as áreas não são tão diferentes assim, mas vamos continuar.

 

A diferença no sabor será apenas pelo perfil da moagem, algo como a proporção entre fines e as particulas médias. O melhor café deve ser o que, devido sua moagem, tem menos fines puxando o sabor pro amargo.

 

E isso me parece independente do café utilizado.

 

Um teste interessante de ser feito, e teria que ter refratômetro é fazer o experimento acima usando o VST 15 com 15 g de pó, e o VST 22 g também com 15 g de pó (esse deverá ter a moagem mais fina). Daí experimentar e ver o mais gostoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já prometi , e esse cara quando eu estava decidindo se iria comprar a Gaggia , me emprestou a Color dele por uns 5 dias , com ele , eu estou , digamos em divida , eu não emprestaria minha Twin para ninguem  ;) , ele foi muito legal comigo.

 

Cal a diferença do VST de 18 para o triplo de 21 que veio com o PF naked é zero , na verdade o triplo é melhor , vc não precisa afinar tanto.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo , essa é a minha humilde opinião , com 5 ou 6 cafés eu não vi diferença , mas , para quem tem um paladar treinado , as coisas mudam de figura , o que eu estou dizendo que alguem com um paladar mediano , não vai perceber diferenças.

No momento eu tenho 12 filtros , vou dar para um amigo os Gaggia despressurizados (single e duplo) e os VST de 7g e 18g .Percebi que eu posso ficar minha vida toda usando o single LM de 7g e o duplo Rancilio , quem sabe de vez em quando um triplo com 21g , o resto dos filtros  foi só para pegar experiencia e poder dizer , mais uma vez......."vivendo e aprendendo"  :)

 

Eu creio que esses VST quando usados por um barista profissional durante o WBC no centro de uma quadra de basquete com auditorio e cameras , em uma Nuova Simonelli Aurelia de 3 grupos e um K30 Twin , nessa hora eles devem fazer diferença , mas , na minha cozinha com uma Gaggia e um Vario  , não fazem diferença.  ;)

 

Calma, só pensei alto...

 

Mas que faz diferença, faz, nem que seja pra pior no seu caso. Você mesmo disse que prefere o LM...  :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, acho que um dos filtros fica melhor para qualquer café, deixe explicar o porque.

 

Admitindo que a diferença entre os filtros simples da LM e VST são apenas as áreas dos furos.

 

Daí tira-se dois cafés, um com moagem mais fina no filtro de área maior e outro com moagem mais grossa no filtro de área menor. Ambos os cafés tem ficar com a mesma extração, ou seja, %ext e %tds iguais.

 

Experimentando esses dois cafés eu dúvido que alguém consiga distinguir um do outro, pois as áreas não são tão diferentes assim, mas vamos continuar.

 

A diferença no sabor será apenas pelo perfil da moagem, algo como a proporção entre fines e as particulas médias. O melhor café deve ser o que, devido sua moagem, tem menos fines puxando o sabor pro amargo.

 

E isso me parece independente do café utilizado.

 

Um teste interessante de ser feito, e teria que ter refratômetro é fazer o experimento acima usando o VST 15 com 15 g de pó, e o VST 22 g também com 15 g de pó (esse deverá ter a moagem mais fina). Daí experimentar e ver o mais gostoso.

 

É que isso muda em função do café. Cafés diferentes com torras diferentes fragmentam de forma diferente, e podem se beneficiar de determinada dose/moagem pra bebida ficar equilibrada. Daí a utilidade da troca do filtro. Bernardo e Victor tem mais experiência sobre isso que eu e poderiam acrescer algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago:
Acabaram os filtros?

Estou procurando um de 18 gramas para customizar a minha nova Gaggia Dose.

Se tiver, pro favor, avise que eu compro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...