Ir para conteúdo

Baratza Encore


J R

Postagens recomendadas

Olá pessoas.

 

Eu não quis criar um tópico novo somente pra uma pergunta, então lá vai: eu, — numa viagem recente pra Londres, final de Janeiro desse ano —, comprei o meu primeiro moedor, que foi o Bodum Bistro Burr Grinder. Eu curto muito ele, tanto a aparência quanto o resultado da moagem, mas como todo hobby você vai evoluindo, entendendo mais sobre o assunto e querendo mais  :P. Enfim, eu to com um projeto que requer a usagem do moedor com mais frequência, e o Bistro acho que num guenta. Tô querendo fazer o upgrade pro Baratza Encore. O que vocês acham? Vale a pena? 

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá bruno.

Depende do seu projeto. O baratza encore é moedor doméstico. Não adianta usar como comercial, muito embora haja relatos. Poderia especificar um pouco mais o seu projeto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa. 

 

A ideia que eu tenho tá nesse tópico aqui: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/3381-fornecedor-de-café-cru/. Tirando a ideia de café verde, porque já desisti, uahuahuah.

Mas resumindo: a ideia é vender café na minha universidade. Vejam bem, é coado, não espresso. E não pretendo ser uma cafeteria principal, ou algo do tipo; Eu e minha namorada pretendemos aparecer um dia da semana só, que nem a feira que acontece lá todas as quartas. Enfim, eu queria um moedor não tão caro, pra guentar o tranco e ser de uso pessoal também. Eu adoro o Bodum, mas no manual a marca já alerta: após uma moagem de 20s, você tem que esperar 5 m i n u t o s. Ou seja, não rola pro meu projeto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, meu Baratza Encore parece não moer fino o suficiente para espresso.

 

 

Tenho uma pequena duvida sobre o tempo de extração.

 

Pelo que eu sei, o que influencia o tempo de extração é :

  • Maquina estar bem com a vida (Pressão)
  • Quantidade de café no portafiltro
  • Moagem

 

Só que para minha infelicidade, alguns grãos necessitam ser moidos alem do limite de meu moedor atual (Baratza Encore)

No ajuste 3, ele praticamente cospe quadrados de pó no portafiltro. No site da baratza ele recomenda de 5 a 8 de ajuste.

 

 

 

Fiz um pequeno experimento com meu hario skerton e notei que no mesmo grau de moagem de graõs diferentes, obtive resultados discrepantes:

 

14g Grão 1 = 23 segundos de extração

21g Suplicy torra clara = 22,5 segundos de extração

 

 

Moral da historia : Minha balança esta com problema ou:

 

  • A torra influencia no tempo de extração
  • O grão influencia no tempo de extração
  • Devo viver só de coado?

 

 

Aguardo ajudas cafeinadas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No ajuste 3, ele praticamente cospe quadrados de pó no portafiltro. No site da baratza ele recomenda de 5 a 8 de ajuste.

E no ajuste 2 ou 1, já testou?

 

  • A torra influencia no tempo de extração
  • O grão influencia no tempo de extração
  • Devo viver só de coado?

Sim, sim, não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ops, perdão Felipe, o Mortari está certo.

 

O motivo é que torra mais escura os grãos quebram mais facilmente "pulverizando" mais na moagem, o que na média deixa mais fino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como faço isso? pelo que vi no manual, não fala nada de ajuste fino. Somente o do bean hopper.

Deve ter o vídeo aí para trás, mas seria esse:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, tem o vídeo, mas é esse aí mesmo. Depois que fiz essa alteração melhorou bastante, mas ainda estou batendo a cabeça!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Felipe, é normal ter que ajustar para expresso. O meu é outro da linha, mas quando chegou, parecia o seu: moagem com textura de sabão em pó.

 

É que eles vem calibrados para o uso médio do norte-americano, que é quase sempre de coados, por isto mais grosso.

 

Daí precisamos fazer esse ajuste fino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li em algum lugar que os que são fabricados para a Europa vêm ajustados para moagem fina.

Os do EUA vêm ajustados para moagem média/grossa.

 

Aqui no Brasil varia de acordo com o país origem da importação.

O meu já veio no ajuste fino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe, se as mós estão quase se tocando no 3, quando vc mudar a "calibração" isso também vai acontecer em outro número.

 

Se atualmente na moagem 1 está fino demais não há sentido em recalibrar. Já testou no 1?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Tarcisio: não exatamente.

 

O meu Vario Omo é alemão. E precisou ser reajustado.

 

Apaguei o final pois li errado que você escreveu finalizado na Europa, mas você disse montado PARA a Europa.

 

De qualquer forma não acredito que meu alemãozinho tenha sido montado pensando no mercado norte-americano. E veio com moagem grossa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho muita experiência, mas parece estranho os 7 segundos no 3 mesmo ainda não ajustado para fino.

 

Perdoe a pergunta, mas não está usando pouco pó ou calçando pouco?

 

Nunca consegui uma extração tão rápida assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

A dúvida do Galttar é pertinente.

 

Exatamente QUAL foi a dificuldade que você sentiu no 3? Ele fazia muita força?

 

Os grãos eram de torra mais clara ou muito densos?

 

Não há dúvida de que a extração foi muito rápida. Mesmo calcando com mais força, o pó sugere estar muito grosso.

 

Você realmente precisa testar no 1.

 

Mas tudo indica que vai precisar ajustar o equipamento. Não vai ganhar muito na afinação do pó em 2 pontos que faça uma extração pular de 7" para outra entre 20 e 30".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Galttar

 

Não pesei o pó após moido, mas encho o portafiltro até o topo e faço o hand packing. Acredito que entre 20/21g.

Já o tamping, não afeta diretamente na velocidade de extração - Pelo menos no curso que fiz no Coffee Lab, testamos este quesito e realmente não afetava.

 

Vou fazer os ajustes no moinho e veremos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe, quando o meu não estava ajustado, não conseguia moer no 3, pois os grãos ficavam pulando dentro do moedor e não passavam pela mós.

 

Depois do ajuste isso foi resolvido.

 

Algumas versões do Encore tem também ajuste de velocidade do motor através de um POT na placa. O meu já não tem esse ajuste e no site tem um PDF mostrando com faz.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...