Ir para conteúdo

La Pavoni Europiccola - 1968-1970 - Relato de uma restauração


Postagens recomendadas

Boa noite pessoal, na minha busca por uma máquina de expresso me deparei nas leituras pelo mundo das máquinas de alavanca. A experiência contada das pessoas, a possibilidade de manipular a pressão e temperatura, e a ideia de fazer com suas próprias mãos me fascinaram.

 

Me decidi por comprar uma Spring Lever Machine (que seria a Bezzera Strega), mas por orçamento apertado, IRPF, mudança de apartamento, etc, me fizeram esperar. 

Quando de repente surgiu a oportunidade de colocar as mãos de uma vovó Europiccola modelo A-1 (das primeiras a serem fabricadas). 

 

De início li bastante sobre as La Pavoni, e vi que poderia me trazer uma experiência/aprendizado legal.

Me decidi por comprar a máquina.

Li bastante sobre sites de conserto e restauração dessas relíquias. 

 

O colega que vendia a máquina, a anunciou como máquina vinda da angola e a vendia como antiguidade (na casa dele era usada como enfeite, junto com duplicador de fita de som, orgão de madeira com botões gigantes, entre outras coisas que não funcionavam). Mas o mesmo alegava que a máquina estava funcionando perfeitamente e me enviou um vídeo. 

 

O primeiro mostrava ele "fazendo" um café... Colocou nescafé dentro e baixou a alavanca que deu um "supapo" dizendo: "primeiro você quebra o café", depois levanta e desce para tirar o café. Por esse video fiquei preocupado, (será que o eixo está empenado? Ou será só lubrificação?). O mesmo me disse no outro dia que era porque estava parada a mais de 10 anos e sem lubrificação. E que após passar a água por ela já tinha melhorado. Mas pelo vídeo eu ví que ele realmente não conhecia nada do que tinha em mãos.

Pedi para ele enviar outro vídeo abrindo a válvula de vapor e deixando a máquina aquecer. Dessa vez pude observar que uma das principais peças estava funcionando (a resistência). E o boiler estava bem vedado e sem vazamentos. Quando ele ligou e abriu a válvula do vapor saiu um vapor forte e seco (ele colocou um copo na frente e depois mostrou no vídeo). 

 

Então resolvi comprar a bixinha e me aventurar no mundo da restauração...

 

A ideia do tópico é contar a minha experiência de forma ilustrada. Com passos e imagens de como desmontar, etc. Assim como pedir opiniões e ajudas do pessoal do fórum caso haja alguma dificuldade em comprar/adaptar peças, etc etc.

 

Amanhã postarei as primeiras fotos e o início da saga...

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Adoro pessoas corajosas.

 

Boa sorte, Roberto. Temos algumas delas no Clube, talvez não esse modelo mais antigo, mas dá para trocar umas ideias.

 

Tarcísio, Gil e Lisca tem dela.

 

Vamos torcer contigo para que a mocinha (ou seria vovó?) fique nova em folha.

 

Adorei o café com Nescafé.... nunca nos ocorreu isso: quebrar o café direto na máquina. Para que moinho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto parabéns pela compra. Espero que tudo dê certo durante a restauração e breve estejas tirando ótimos cafés. Estarei acompanhando o seu relato, porém, como te disse antes prefiro mais controle sobre as variáveis na hora da extração.

Breve compararemos a qualidade dos cafés extraídos em uma máquina com alavanca e uma com bomba.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Murilo... Acho que o processo deve durar uns 2 meses (contando com o tempo de chegar todos as gaxetas da Itália + lixa/pintura, talvez cromo...).

Pretendo ter outra máquina também... A La Pavoni é uma máquina para tirar poucos cafés. Gosto de receber amigos em casa e servir um expresso... 

A Pavoni é mais pela experiência e pela oportunidade que tive... 

 

Mas podemos comparar sim... KKKK mas me deixa antes ter alguns meses de experiência... Senão a vovó vai levar uma surra ;).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando a saga:

Coloquei as mãos na máquina. O primeiro sentimento foi: "meu Deus como ela está velha... acho que fiz um mal negócio". Ela estava enferrujada, suja, empoeirada e cheia de pó de café no grupo.

Mas após uma breve limpeza e algum polimento comecei a ver a beleza da máquina aparecer. Ela parece ter sido muito pouco usada. Os pinos que seguram a alavanca nem estão gastos, o porta filtro e o grupo não tem desgaste onde eles se encontram... A resistência dentro do boiler tem um discreta capa de cálcio/calcário, mas nada importante...

 

bdILWv.jpg

 

 

E ai veio o primeiro susto: depois da limpeza externa, resolvi fazer um descale, deixando ela de molho. Coloquei o fluido e tentei ligar a máquina para passar um pouco de fluido pela steamwand e pelo grupo... Mas a máquina não ligou... Nada de aquecimento...

Bom. O cabo de força estava tão velho e tão endurecido que acho que ele quebrou quando o colega enrolou ele na máquina para me enviar, ou pior, a resistência tinha queimado...

Olhando o circuito da máquina, vi que o problema poderia ser ali mesmo... Tudo muito oxidado...

 

2CRMMS.jpg

 

Após  limpeza dos circuitos e troca dos fios (troquei temporariamente adaptando um fio de cobre para eletricidade de 4 vias que uso para ligação das minhas caixas de som com pares pareados :P (tinha um pedaço sobrando aqui). E felizmente a máquina ligou e aqueceu rapidinho. Tive a oportunidade de testar algumas coisas importantes: ela não está fazendo pelas valvulas (steam e grupo) e nem pela base... 

 

O segundo problema que encontrei foi no grupo. Ele estava faltando a showerscreen e pelo que vi esse grupo é o primeiro feito pela La Pavoni e não possui peças de reposição. Pesquisando na net vi que facilmente poderia ser adaptado para o uso da showerscreen removível (como pode ser visto aqui http://www.francescoceccarelli.eu/La_Pavoni/Faidate/doccetta_anni60_eng.htm).Felizmente quem fez esse serviço na minha máquina não quebrou a camisa de latão. Como mostro nessa foto sem o pistão...

 

V35Xu2.jpg

 

Por minha sorte. Entrando em contato com o dono do site (http://www.francescoceccarelli.eu/) (ele vende peças de reposição) ele disse ter um screen para essa máquina e provavelmente não precisarei fazer nenhuma adaptação.

 

E para não ficar só nos problemas, vai o link para o meu album no imageshack com fotos da máquina. Não coloquei todos aqui para não ficar muito pesado.,.

 

https://imageshack.com/a/AfE4/1

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece mais antiga que a minha pelo projeto elétrico...

 

Os segredos são:

Descalcificação, limpeza, lubrificação e vedação.

 

Aos meus olhos, sua máquina não vai te decepcionar.

Segue álbum da minha:

https://db.tt/i9dcaPe9

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza a sua é mais nova... Já foi o projeto após 1974... O botão é diferente. Depois tira foto de dentro do seu grupo... 

Estranhamente todas as borrachas de vedação que eu retirei para entrar ainda parecem estar bem funcionantes... Não estão ressecadas ou quebradiças... Por isso ainda fiquei com receio de tirar a do grupo (que ajuda a prender a camisa de latão) para desmontar completamente... Acho q colocando a tela do chuveiro, lubrificando e descalcificando já a deixaria pronta para o uso...

 

Mas a minha vontade é de desmontar completamente, lixar a base e levar para uma loja de carro e pintar ela de alguma cor metálica legal. Além de mandar recromar todas as partes cromadas (A parte de cima do grupo foi muito limpa/polida antes de chegar a mim e já se vê a cor do latão, assim como o steamwand tb...). Mas ainda estou na dúvida se vale a pena todo o trabalho/risco por uma mudança mais cosmética que funcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em geral, pode dobrar ou triplicar a estimativa inicial! ;)

Caneiro vi que você já restaurou várias máquinas. 

Com certeza o projeto poderia duplicar ou triplicar de preço... Vi que caso eu precisasse trocar a resistência, precisaria comprar uma do modelo novo assim como todo um material para adaptar... E dessa forma só essas peças igualaria o valor de uma nova atual... Sem contar com as outras peças e trabalhos...

 

Ainda bem que essa fogueira eu já pulei... Outro grande problema era se tivessem quebrado a camisa de latão... (que seria um problema praticamente incorrigível...). Também pulei essa...

Agora acho que só sobrou a tela, que já vi que poderei comprar uma para reposição (caso não tivesse achado teria que adaptar...) e as partes de borracha/vedação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava falando de dobrar a estimativa de tempo de restauração. Mas achei que ia desmontar ela completamente e trocar todas as vedações. O Francesco deve ter um kit pra ela.

 

Sacar a camisa de latão pode ser complexo sem a ferramenta própria. Abrir a base também pode ser bem difícil.

 

Eu fiz uma 72 que vendi pro Júlio Neto. Cromei somente alavanca, braço de vapor, válvula e copo que coleta a umidade da válvula.

 

Como não há pressostato, certifique-se que a válvula está funcionando direito, pois ela não é um elemento secundário de segurança, mas sim o que limita a pressão de funcionamento pra maquina não fazer "bum".

 

Pelo amor, não use fios de caixa de som nem pra testar a resistência. Mesmo em 220v são 4A, acho que os fios de caixa não dão conta.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrsrsrs, o valor também acaba dobrando, jogo de juntas, cromar, pintar, coloca um manometro, pro to já foi um bom dinheiro.

Para minha eu comprei o kit de junta completo mas nem lembro o de foi, acho que tem que fazer tudo, não existe meia restauração, se ficar meio bonita fica ruim de vender se quizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não usei fios de caixa de som.. Usei fio eletrico de 2 pares 4 vias de 2,5mm de cobre cada... Os quais uso para ligar o subwoofer do hometheater a distância... São fios que suportam mais de 20amp.

 

Obrigado pelas dicas sobre a segurança... Eu vou sim desmontar ela... Só fiquei na duvida se deveria desmontar a base... A válvula de seguranca eu só não abri ainda pois não tive tempo de comprar uma chave da bitola correta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda estou na dúvida se devo fazer "upgrades" nela... Um eu me decidi a colocar pois é muito simples e não modifica a estrutura da máquina. Que é colocar um switch de On/Off (pois esse modelo só pode ser desligado tirando a tomada...). Ela só possui switch de massimo (2 resistências ligadas) e minimo (1 resistência menor sozinha). 

Ainda estou na dúvida se vale a instalação de um pressostato e modificar o projeto original dela... O que você acha Carneiro? 

 

Em relação ao cabo... eu sei que vocês podem ter achado estranho eu usar fio elétrico para som... Mas existem vários tutoriais de cabos para som de baixo custo e boa qualidade... Mas aí é assunto para outro forum...

 

E só para dar uma ideia do fio que usei e vocês não ficarem com medo que eu coloque minha casa para pegar fogo :P ai vai a foto...

 

0PaBxn.jpg

Esse fio enrolado era o original da máquina (o antigo). E o de cima (bem melhor) o que usei para temporariamente testar. Claro que não usarei ele, pois é muito grosso e não fica esteticamente bonito. Vou providenciar um de 3 vias para ligar o + - e terra somente...

 

Gilberto, esteticamente só a base, a alavanca e a steamwand que estão feios... Dessas partes a unica difícil de pintar/cromar seria a base pois para tirar ela preciso retirar a resistência do boiler... Trabalho que já ví que não é fácil...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a orphan espresso tem varias peças de reposição pra ela.

e pra tirar a caldeira da base é só aquela grande "porca" , pelo menos na minha.

quanto aos cabos, eu comprei um novo ja com a tomada nova br tipo de computador fica perfeito.

 

boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a orphan espresso tem varias peças de reposição pra ela.

e pra tirar a caldeira da base é só aquela grande "porca" , pelo menos na minha.

quanto aos cabos, eu comprei um novo ja com a tomada nova br tipo de computador fica perfeito.

 

boa sorte

A minha resistência é presa na caldeira diretamente sob rosca... Não tem a porca como nas mais novas... essa é a dificuldade... a rosca é BEEEMMM dura... coloquei spray desengripante para ver se consigo desenroscar amanhã ou depois... Vou tentar com uma chave inglesa para cano se achar que encaixou bem... 

 

Comprei as chaves necessárias para desmontar o resto da máquina. Para os interessados as chaves que precisei até agora foram 10mm (para a tampa do boiler), 14mm para as porcas do pistão e 16mm para o restante (exceto o grupo/camisa de latão e resistência... Creio que não haja tais ferramentas). 

 

Desmontei a válvula de proteção e limpei a esfera e mola (estão em ótimo estado...) 

Tentei desmontar a válvula de vapor, só consegui tirar o braço. A válvula em sí ela desenrosca e depois trava...  Alguma dica aos mais entendidos? Já olhei os videos e textos do pessoal fazendo manutenção e ninguém explicou totalmente como faz... O Site do amigo italiano ele usa um alicate para segurar a válvula, mas não diz o que faz com ela (se puxa, roda, etc...)

 

hN1U66.jpg

w3aYLz.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a minha caldeira vem presa por uma grande porca depois da resistencia que é presa por 3 parafusos allen.

só tenho a foto anterior à desmontagem mas onde aparafusa esses tres parafusos é a "porca"

 

13830160893_245271e1de_c.jpg

13830140875_3fde18811a_c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha pelo menos o boiler é preso na parte de baixo por rosca.

Esse fundo marrom é uma rosca, se você tirar os parafusos laterais e tentar rodar o boiler deve sair.

A porca deve ser para sustentar a resistência.

 

Eu acho né. Não peguei essa aí na mão.

 

Até por que não faz sentido essa rosca aí no meio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha nao tem porca e nem parafusos... Essa base é a resistência e ela é rosqueada diretamente no boiler... A dificuldade é não ter apoio para rodar... Mas acho que quando chegar a ferramenta eu consigo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usa a própria base dela como apoio.

Coloca na mesa com a alavanca apontando para você, segura a base dela com a mão esquerda, o pulso em baixo do chuveiro e a mão segurando na lateral.

Com a mão direita você segura o grupo, puxa com força como se estivesse abrindo as portas de um elevador, ela solta.

 

Ou segura ela no meio das pernas e com as mãos tenta desrosquear segurando pelo grupo.

Joga as pernas para um lado e o corpo para o outro.

 

Como se estivesse torcendo ela.

 

A minha desmontei e montei assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usa a própria base dela como apoio.

Coloca na mesa com a alavanca apontando para você, segura a base dela com a mão esquerda, o pulso em baixo do chuveiro e a mão segurando na lateral.

Com a mão direita você segura o grupo, puxa com força como se estivesse abrindo as portas de um elevador, ela solta.

 

Ou segura ela no meio das pernas e com as mãos tenta desrosquear segurando pelo grupo.

Joga as pernas para um lado e o corpo para o outro.

 

Como se estivesse torcendo ela.

 

A minha desmontei e montei assim.

Valeu... Assim que tirar a resistência passo pra essa parte :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Roberto: fotos, fotos, fotos. Sorte aí com a garota idosa.

 

Ah, uma dica: quando você responder para alguém na sequência, não precisa usar citação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...