Ir para conteúdo

Espresso Pequi - CDC GYN


Postagens recomendadas

Não pude ir em todos os encontros do ano mas digo tranquilamente... Esse foi um dos melhores!!!

 

Galera muito alto astral, organização do Leo de primeira e, Claro... Rafa e CIA com cafés de primeira!!!

 

Confesso que hoje cedo quando fiz meu espresso fiquei triste por não ser um Eufrásio do Weiller... Que obra de arte!

 

Parabéns a todo o grupo que faz esse encontro cada vez melhor.

Que seja o primeiro de muitos anos!

 

www.nelsonlins.com

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Super top essa organização e os participantes! Parabéns. Nas próximas edições vou tentar ir. Tenho muito a aprender!!! Abraços a todos.

 

Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom.  :)  :)  :)

 

Esses encontros estão me deixando enjoado. He! He! He! 

 

Estou aprendendo muito.

 

Espresso Eufrásio fora de série. Acho que tomei uns três.  :P

 

E o Salada de Frutas e o Jairo me deixaram com vontade de me aventurar em outros métodos de preparo. Eu praticamente só tomo espresso.

 

Que venham mais encontros! 

 

Obrigado ao grupo pela organização.

 

[]´s  ;)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O encontro foi espetacular como todos os outros... 

Pessoal de Goiânia nao ta brincando não, só café foda... 

Obrigado ao Rafa que sempre organiza tudo, ao Leo por ceder a casa, ao pessoal do Luiz café por ajudar no prepraro dos cafés e ao Weiler pelos otimos espressos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí pessoal. Parabéns a todos por um grupo tão agradável.. só gente boa e chegando mais.. tá só crescendo. Rafa sempre muito dedicado, galera interessada e muitas experiências. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

13º ENCONTRO MENSAL - ESPRESSO PEQUI - CDC GYN - MÊS DE NOVEMBRO - DATA26/11/2016

 

Resumo: AMOSTRAS DA COMPRA COLETIVA!

 

Provando os cafés enviados para seleção da compra coletiva!

 

No ultimo sábado (26/11) fizemos nosso encontro mensal com os membros do CDC de Goiânia! O encontro mais uma vez foi na casa do Leo. Nesse encontro o objetivo era provar as amostras da Compra Coletiva, ajudar o Igor na decisão e dividir a responsabilidade na escolha das melhores opções. A compra coletiva é um dos principais eventos do fórum (se não for o principal!) e é onde muitos compram seu estoque do dia, o café do ano inteiro ou os melhores que só através de uma compra coletiva chegariam em nossas mãos. A ansiedade e a expectativa sempre são altas...

 

Primeiramente enquanto aguardávamos todos os avaliadores chegarem, fomos de expresso, um blend de Café da Sombra (FAF), Brejetuba e Eufrasio. Estávamos com um kit da Dilleto à disposição (Spaziale Vivaldi e um Macap), fora a Rancilio Silvia e o Vario. O Espresso bombou no começo!

 

 

acb1fb67abb8307ea2d0af617c08ff87.jpg

 

0fad0f318961e4c78f9d78a4ca0ee97b.jpg

 

3f793bf1afd8c155381465c4f44f35eb.jpg

 

Com a chegada de todos os membros, descobrimos que tínhamos 3 Clevers à disposição. Avaliamos todos as amostras na Clever, em rodadas de 3 em 3. Todas foram devidamente peneiradas e extraídas numa granulometria ideal para 5 min de infusão (sem contar o escoamento). Foram A, B e C, depois C, D e E e no final G, e mais duas amostras que não iriam entrar na compra coletiva. Usamos um Vario alemão (mós de aço pra coado) e uma balança Hario.

 

 

832960d7ddf34c5b1488999c9593abc7.jpg

 

b781b3befea9c932f3592c8b7f3d524b.jpg

 

 

9674aca34887502a11eeb1c47e1d589e.jpg

 

 

72cf4835da7272c241fd0fcccf540967.jpg

 

 

Dessa vez o encontro foi à tarde. Após as análises, rolou aquele rango legal, sanduíches, pão de queijo, e principalmente pão de queijo com linguiça,quem já comeu sabe do que estamos falando...

 

371dc35491fddc8454c1a72a2ffcd9e4.jpg

 

c0db1a49ad155b7f3410aa9734639312.jpg

 

Sobres os cafés que avaliamos:

 

 

Na primeira rodada a “A” foi descrita como suave e doce, flat demais para alguns.

 

A “C” agradou bastante alguns (eu inclusive), mas outros não. Doce, muito doce, remete a cana-de-açúcar e com uma certa complexidade e sabor.

 

A “B” saiu na frente na primeira rodada. Exótica, frutada, doce, complexa, aromática, um grande exemplo de um café NATURAL...um cafezão!

 

 

Na segunda rodada, a “D” não agradou, seguindo o exemplo da “A”. Muito flat e sem graça para a maioria. A “E” e a “F” todos acharam muito parecidas, mas na decisão a maioria foi de “E” (acredito que principalmente pelo aroma que destacava dos demais…). Eu mesmo me lembro claramente do Aroma da “E”...entretanto a discrepância do aroma não se traduziu em sabor na xícara.. alguns preferiram a “F”.

 

 

Na 3ª rodada: “G”, um Catuai do Valmor que não ficaria pronto a tempo da compra e um Forquilha do Rio que não tinham mais a saca. Foi talvez a rodada mais equilibrada. O Forquilha estava muito bom. O NDA não se destacou na briga, mas também não fez feio (estava muito recém torrado,com 2-3 dias de torra). O do Valmor estava frutado, ácidez controlada e exótico, eu particularmente gostei, mas ele não agradou a maioria ( normalmente os Naturais são assim...). Na minha opinião, o do Valmor não tinha a doçura da amostra B, mas era frutado e complexo, lembrava algo tipo iogurte?, um outro belo exemplo de um café natural.

 

Como o objetivo era pra decidir as melhores na nossa opinião, escolhemos como a melhor a Amostra “B” (disparado), depois “C” e “E” e depois a “F”. A “A” e a “D” foram eliminadas desde o começo dos testes…

 

 

Gostaríamos de agradecer ao Igor por nos incluir no processo seletivo das amostras e dizer que somos gratos por todo o esforço da parte dele e pela possibilidade de experimentarmos cafés tão incríveis. Nosso café chegou de BH pra Goiânia em um dia útil, para que chegasse a tempo do encontro. Viajou de avião! Mais uma vez obrigado Igor!

 

 

Obrigado a todos os membros que participam e apoiam o Espresso Pequi – CDC GYN!

  • Curtir 16
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Passando aqui pra avisar que o próximo encontro de Goiânia será no dia 17 de dezembro! Até o momento temos 4 cafés confirmados e torrados pela Colonna: um Costa Rica Honey, um Colombia, um Geisha Panamenho e um maragogype gigante do Panamá...em breve mais novidades. Programem-se para participar, será muito bom.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse mesmo Wagner! A linha completa atual e o brinde geisha panamenho! Saiu de Curitiba pra cá dia 02 de dezembro...e até agora nada...esses correios são uma merda mesmo. Comprei tb outros cafés na has bean, se nao chegarem a tempo torrarei uns por aqui...vamos ver se os correios ajudam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Weiler aqueles eram da la cabra...não rolou.

 

Vai rolar agora o Colonna (está a caminho de Goiania) e Has bean (talvez chegue a tempo,já saiu do reino unido)...

 

Esses são aqueles que vieram de courier?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegaram hoje para o nosso encontro mensal:

 

8d1d34949bc4ce0daf16a69ea2529a8e.jpg

 

ec65056d0ec27d59741cacea8cb7bd0b.jpg

 

8eef599dc2b80ec05cdc22fc1198d3ac.jpg

 

0a7a6362d7e76c2c136581ea975a6ead.jpg

 

b141c7b4a658abc90648cef73c3f112f.jpg

 

ecac4f3e888fd8f1f6cdf2582dfa3ca8.jpg

 

5446c762634daebabb56e6611a1a6fad.jpg

 

Essa é a parte centro americana que sera bebida no encontro de sábado...em breve falarei da parte africana e brasileira.

 

Valeu

 

Enviado de meu LG-D618 usando Tapatalk

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14º ENCONTRO MENSAL - ESPRESSO PEQUI - CDC GYN - MÊS DE DEZEMBRO - DATA 17/12/2016

 

RESUMO: CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO! PROVANDO OS CAFÉS DO COLONNA!

 

Hoje, fizemos nossa confraternização de final de ano aqui em Goiânia. Tivemos a presença das pessoas que nos acompanharam durante o ano e tornaram os nossos encontros possíveis, sem vocês nada disso seria possível. O encontro de hoje foi restrito e exclusivo, infelizmente! Tive que fazer o encontro na minha casa que recebeu hoje 10 seletos e queridos amigos. Obrigado a todos vocês!

 

 

Como o nosso grupo está crescendo, estamos com um novo grupo de iniciantes se formando, aguardem novidades...

 

 

Aproveitamos a festa para provar os cafés do Colonna: https://colonnacoffee.com/

 

 

Primeiramente vamos falar dos cafés do Colonna. Eu acho que fui o primeiro a comprar e até indiquei aqui no fórum na seção de black friday a promoção onde na compra de qualquer café ganhava um pacotinho de Geisha Panamenho. Pois bem, fui muito bem atendido na Colonna, pedi que me enviassem com tracking e eles me atenderam muito bem sem cobrar nada a mais por isso. O perfil de preço e as embalagens são praticamente os mesmos da SquareMile.

 

 

Comprei a linha completa deles. Todos para Filtrados. Não comprei nada para Espresso. Eles dividem os cafés em 4 categorias: Foundation, Discovery, Rare e Decaf. Só não comprei o Decaf. O Geisha Panamenho pertence a linha Rare, logo, veio um de cada e dois da série Rare. Todos vem em embalagens de 250g exceto os da linha Rare que são vendidos em embalagens de 150g.

 

 

Vou detalhar os cafés com fotos para economizar na digitação.

 

 

Foundation: El Salvador Pirineos Red Honey Varietal: Pacamara

 

 

704260d6a1e8143f1400cc198e89ed5d.jpg

 

 

Discovery: Colombia Inza Cauca Washed Varietal: “Colombia, Caturra e Castillo”

 

 

0f0cd994728a701f062441e92bb07dc7.jpg

 

Rare: Panamá Finca Hartmann Natural: “Maragogype”

 

 

69a6a909474677038c4864c2b094e53c.jpg

 

 

Rare (Bonus Black Friday): Panamá Carmen Estate Washed “Geisha”

 

 

435d87bcd7500d3319fd4f314c5ca623.jpg

 

 

Vou dar minha opinião sobre essa leva e o que achei. A linha “Rare”, a mais cara e vendida em menores quantidades, não fez por menos, os cafés eram simplesmente arrebatadores. Do tipo “um em um milhão”. Em termos de surpresa, fiquei impressionado com o Colombia (foundation), que achei que se tratava de algo intermediário e foi muito longe disso, na minha opinião estava no mesmo nível dos outros da série top. Esses três são simplesmente sensacionais. Valiam cada centavo! O Pacamara Red Honey, era inferior aos outros 3, mas na minha opinião, delicioso, exótico em menor escala e doce, fazendo jus ao processamento “Red Honey”. Somente em termos de comparação, achei muito, mas muito melhor que os da Squaremile e Has Bean que compramos nos últimos meses. Da Squaremile, os únicos que estavam no mesmo nível eram o Kilimanjaro e o Kenya AB que eu provei. Os cafés da Colonna são renovados periodicamente, como na Squaremile, se todos forem no nível desses que bebemos, recomendo sem ressalvas a torrefação.

 

 

Voltando ao nossos encontro.

 

 

Eu torrei alguns cafés para serem servidos durante o encontro e servidos principalmente no Espresso. No espresso servimos 3 cafés diferentes, um Kenya, um Etiópia e o Mantissa da última compra (BE136).

 

 

1-ETHIOPIA YIRGACHEFFE DUMERSO - NATURAL PROCESS - GRADE 1

 

 

Smallholder farmers organized around the Dumerso coffee mill

 

Variety

 

Indigenous heirloom cultivars

 

Region

 

Gedeo Zone, Southern Nations, Nationalities, and Peoples' Region, Ethiopia

 

Altitude

 

1,850-2,100 meters

 

Flavor Profile :  Strawberry, Cherry, Sweet, Chocolate, Floral, Juicy, Vibrant

Process : Natural / Dry Process

Varietal :  Ethiopia Heirloom

 

This is a fruit forward, delicious coffee.  It's a Grade 1 dry processed coffee from the Dumerso Station in the Gelana Abaya area, which is located in central southern Ethiopia's Gedeo Zone.  The coffee is grown at an altitude of 1800 to 2200 meters.  Approximately 800 farmers contribute to this station.

 

The natural process allows the outer pulp of the coffee cherry to remain on the bean as it dries.  This creates beautiful fruit flavors and a creamy body. 

 

2-Kenya Kiriaini AB

 

Factory – Kiriaini, Kenya

Altitude – 1,700 masl

Location – Gatanga – Thika district.

Preparation – Washed and sun-dried on African beds

Varierty – SL28

 

Notes:Rhubarb. Blackcurrant. Raspberry. Bright, clean Acidity.

 

 

b10a2182818854874b52bae0ddb6d627.jpg

 

 

7c44932d3454c98a52a2acc35d8eb514.jpg

 

Nosso equipamento de expresso foi gentilmente cedido pelo Weiler que se encarregou de extrair os “shots” do dia. Fomos de Rancilio Silvia PID + Macap M4 + Tamper e acessórios Bravo.

 

 

Nos expressos, gostei muito do Etiópia Natural Dumerso. Um dos nossos amigos até brincou falando que aquele café, tinha batido todos os outros do encontro passado (rsrsrs). O Kenya estava aquela loucura de acidez inicial (eu não gosto), finalizando no clássico queniano “groselha e açúcar”. O Mantissa veio pra arredondar as coisas. Um era muito frutado e distinto (Etiópia), o outro ácido e doce (Kenya) e o Mantissa dispensa comentários.

 

O encontro foi dividido em duas partes físicas, uma onde estava a comida e a bancada de expresso, e a outra bancada perto do fogão aonde iriam rolar os coados. Todos foram preparados na Clever e peneirados (exceto o Geisha).

 

 

9c111ba8b0357609d952ce245c574216.jpg

 

 

77eb2fde3cfdaa6b9898ec6ef583476e.jpg

 

No final, fizemos uma montagem com os grãos que foram servidos no evento. Destaque para os gigantes: Panamá Maragogype e El Salvador Pacamara (Pacas + Maragogype). Aonde está escrito Costa Rica é na verdade “El Salvador”. Não sei de onde eu tirei que era Costa Rica. Rsrsrsrs

 

 

d1a989fcd940ded89098476080075dc1.jpg

 

No final, gostaria de agradecer aqui a todos que apoiaram os nossos encontros. A união faz a força! A cada ano que passa, bebemos melhores cafés, torramos melhor e o mais importante celebramos tudo isso numa reunião mensal juntos. Espero ver todos vocês ano que vem novamente! Valeu!

 

 

fe74418b59cd87b34de6e3b35ce68ad8.jpg

 

 

Enviado de meu LG-D618 usando Tapatalk

  • Curtir 12
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa, o nosso grupo aqui de Recife vem crescendo de forma lenta, mas gradativa. Porém, o grupo de vocês serve de inspiração para todos aqui do CdC. Cada vez que é divulgado um novo encontro do Espresso Pequi bate uma pontinha de inveja de vocês (no sentido bom da palavra). Mais uma vez parabéns a todos os membros do grupo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Super mega fã destes cafeinados de Goiânia, que encerramento de ano, heim? Nusssaaaaa!!!!!  :wub:

Fico com água na boca só de ler as postagens imagina se eu estivesse presente iria salivar tanto que daria engasgos.  :P

Enfim, parabéns à todos e um feliz 2017!  :)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Murilo o mais importante não é o tamanho do grupo nem a quantidade de membros. O que importa é a União do grupo, a qualidade dos encontros, a diversão e o aprendizado contínuo. Ou seja, não interessa se são dois ou vinte membros, se o grupo tiver uma identidade, evoluir junto e principalmente se todos estão se divertindo, isso é o que realmente importa. Ha uns 6- 7 anos, o encontro era somente eu e mais um.

Parabéns a vocês em Recife que estão se reunindo!

Wagner espero tomar uns cafés com vc novamente, seja em Goiânia ou em Sao Paulo!

Valeu galera!

 

Enviado de meu LG-D618 usando Tapatalk

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns a todos vcs , Rafa.

É assim que se aprende se divertindo.

Me tira uma dúvida, por favor: como vc preparou o Foundation na Clever? BR, moagem, temperatura da água e tempo de infusão?

É que comprei, como sugerido por vc, os cafés da Colonna e quero melhorar a extração desse. :)

Aliás, o Geisha é de elouquecer!!!! Nunca tinha tomado um café como esse!!!

Valeu pela dica!!!!!!

Grande abraço!!

 

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visualmente a granulometria é próximo do que, açúcar cristal? Pergunto pois uso um Hario Skerton pros coados....

[emoji16]

Valeu!!

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7c44932d3454c98a52a2acc35d8eb514.jpg

 

Nosso equipamento de expresso foi gentilmente cedido pelo Weiler que se encarregou de extrair os “shots” do dia. Fomos de Rancilio Silvia PID + Macap M4 + Tamper e acessórios Bravo.

 

 

 

Uma pergunta de iniciante... Quantos gramas de café para essa dupla extração? Resultou em quantos ml de café?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...