Ir para conteúdo

Aeropress


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Tenho testado infusões longas (acima de 4 minutos), BR de 6%, moagem média/grossa, filtro S da Kaffeologie e tem dado certo com o Bourbon da Fazenda Paradiso que comprei este mês. Depois de encontrar um bom parâmetro de extração para o grão, mantive as vaiáveis e inciei alguns testes com águas diferentes (por enquanto a da Prata e a Voss). Gostei do resultado com a Voss, mas por enquanto preferi a da Prata, o café ficou com doçura acentuada e acidez bem equilibrada. A Voss deu um brilho maior na acidez, mas achei o café mais equilibrado com a da Prata. Seguem os testes... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já usei bastante a Águas da Prata (não confundir com Água Prata), ela tem um nível alto de Bicarbonato o que ajuda a tamponar a acidez de cafés naturalmente mais ácidos; por outro lado, ela vai deixar mais flat cafés com acidez moderada. Ela também tem mais Cálcio e Magnésio o que faz com que a extração seja maior. Ultimamente andei testando-a com cafés mais ácidos, mas os resultados não foram bons, já que de um ano pra cá eu aumentei muito meu nível de extração, e neste caso, por ser uma água com mineralização acima da média ela não funciona bem com minhas receitas atuais.

A Voss já é o contrário: uma água quase desmineralizada com baixo poder de extração. Há pouco mais de um ano atrás testei minha receita à época com a Voss e o resultado foi bem inferior em relação à minha água mineral local, ou à própria Águas da Prata, o café ficou bem mais flat, e com quase 2%Ext a menos, o que é uma baita diferença! Justamente por extrair menos, a Voss vai deixar o café mais ácido, principalmente quando comparada à Águas da Prata que tampona a acidez, mas a acidez da Voss não é o que eu chamo de acidez qualificada (em que você identifica até o tipo do limão, em vez de somente identificar uma acidez genérica cítrica).

Enfim... cada café é um café, e cada água é uma água. Combinar os dois é uma arte: uma água com mineralização moderada como a que venho usando, com suficiente força de extração e componentes equilibrados, parece ser uma água coringa que junto com as outras variáveis básicas (temperatura da água, tempo de infusão, granulometria e agitação), tem me proporcionado excelentes resultados com 95% dos cafés que uso. Tanto quanto as 4 variáveis básicas, a água é a 5ª Variável básica e fundamental, que faz total diferença no resultado final na xícara:. é o 5º Elemento decisivo em qualquer extração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava pensando em fazer o aeropress numa jarra em vez de numa caneca, aí para servir para outras pessoas experimentarem fica melhor... Alguém tem sugestão de alguma jarra (simples) adequada para isso? Vi que alguns caras no Youtube usam a jarrinha do Hario, mas eu não tenho e não estava a fim de pagar o preço dela só para isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É preciso tomar certo cuidado com as jarras da Hario, principalmente quando vc desce o êmbolo muito rápido ou faz muita força, pois ela pode trincar ou quebrar. Já ouvi relatos assim, e eu mesmo já trinquei uma jarra nº 2 há um ano e meio, mas ela ainda está firme forte. Eu prefiro extrair em pitchers de aço inox, pré-escaldas, para não correr riscos, inclusive no manuseio sobre pias e mesas de granito sem aparadores.

As da Hario são bem resistentes ao choque térmico, são de vidro borossilicato, que é utilizado em laboratórios. Uma das marcas deste tipo de vidro é a famosa Pyrex. Acredito que vc consiga encontrar jarras de vidro bonitas e resistentes em lojas especializadas em utensílios para cozinha.

Nunca extraí com a AP em canecas, pois além de não gostar de paredes grossas para beber café puro, é muito ruim para passar para outros recipientes ou xícaras menores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @Lisboa Santos boa dica! Algum tamanho de pitcher...? Vi que tem umas de 600 ml (por exemplo, https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-775179000-pitcher-cremeira-americana-jarra-leiteira-profiss-inox-600ml-_JM), achas que o tamanho serve com a AP...?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu iria com essa de 600ml, se você não usa o funil para extrair, porque a AP vai encaixar nela com alguma folga.

Até o começo do ano eu usava uma pitcher de 260ml (acho), mas às vezes a AP não encaixava direito ou encaixava muito justo, sem o funil, principalmente quando está mais frio. Desde Fev passei a usar 2 pitchers de 600ml: assim que termino a extração faço aeração (que ajuda a reduzir o amargor), despejando de uma para outra 3 vezes. Deixo as duas com água quente (aproveito a que usei para a escaldar a AP, antes do preparo) até a hora de virar a AP, para reduzir a perda de temperatura do café.

Eu particularmente gosto de usar o funil, pois a lambança com ele é zero, na hora da virada. Para aerar a de 600ml é melhor. E com o funil tanto faz a de 600ml ou uma menor, mas já que a diferença de preço é pouca, eu iria com esta de 600ml, parece muito boa. e o preço deste vendedor (sem frete, rsrs) está ótimo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por um erro de correio recebi 2 filtros de inox para Aeropress.

Tenho pois um filtro disponível.

Se alguém se interessar, envie MP.

Abraços.

 

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí pessoal... Tenho um Hario Mini, pros meus propósitos me serve perfeitamente, pois a maioria dos cafés que faço (moka, pressca, coado) fico entre 9-14 cliques, e aí é rapidinho. Para a aeropress, tenho já umas 2-3 receitas que me agradam (sempre aberto a novas..!), e fico entre 8-12 cliques, nada demais também.

Porém esses dias resolvi fazer algo como um "Aeropresso", se é que isso existe, isto é, um café que se aproxime mais de uma imitação do espresso na AP, BR de 40% (20g de café para 50 ml de água), queria experimentar para ver qual é. Mas aí vi que teria que ser mais fina a moagem, pois a moagem de espresso é mais fina, e sinceramente, baixando de 7 cliques já acho um saco no Mini, que dizer 20g a 5 cliques, muito pior ainda.

Nisso, tenho um moedor de lâminas Cuisinart DCG-20, que usava um tempo atrás para coado e french, com resultados satisfatórios, mas que acabei encostando depois que vi que as moagens mais grossas são tranquilas de fazer no Mini. Aí pensei em usá-lo para fazer esse espresso fake aí, pois ficar fino o pó fica mesmo, e seria beeem menos chato que ficar resolvendo aqueles 20g nos 5 cliques. 

Fiz lá minha tentativa, claro, com "técnica" (rs), moendo "em pulsos alternados com chacoalhadas" (isto é, deixo ali o moedor no balcão, dou umas 4 apertadas rápidas no botão, pego o moedor e dou uma chacolhada; fico fazendo assim e periodicamente dando umas batidas no moedor e checando "no olho" para ver quando está fino). Uma hora bati o olho e parecia ok, dentro das possibilidades do moedor bem fininho e sem grandes heterogeneidades. O bom da "técnica" é que permite algo um pouco mais uniforme (ou menos multiforme!) e não aquece.

Fui lá e fiz o espresso fake, despejei a água, agitei umas 10x, 1 min de infusão na AP invertida com filtro de papel, virei rapidão e... Pô não é que ficou bom? Bebida gostosa, rapaz. Provavelmente um moedor de mós, manual ou automático, ficaria melhor, mas digo que ficou um resultado bastante satisfatório, sem muito "trabalho". Não teve crema etc., para isso já sabia que teria que ter filtro de metal ou fazer outras gambiarras, mas em termos de aspecto, corpo, sabor... Acho que passaria fácil por um espresso bacana por aí (não digo pros paladares hipertreinados do CdC, mas pelo menos para cidadãos "caféfilos"). 

Particularmente, pretendo desencostar o moedor de lâminas quando for fazer esse espresso fake de AP; estou plenamente satisfeito com o Hario mini e não pretendo investir uma grana num outro moedor, pelo menos não no futuro próximo.

Imagino que para um espresso de verdade o resultado do moedor não permita fazer uma bebida legal, pois pelo que leio aqui o processo do espresso é complexo e com necessidade de calibração das variáveis envolvidas que não possibilita barbeiragens. Porém, acho que para a receita do espresso fake da AP, ficou legal (o que não quer dizer que não possa ficar melhor, claro). Gostaria de saber da experiência dos amigos se percebem que a AP é relativamente "tolerante" com inconsistências da moagem, e como...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

@JoaoW: você usou 20g de pó mais fino para só 50ml de água, sério?! A água chegou a cobrir todo o pó na AP invertida? Quero testar sua receita porque até então estou tirando uns cafés bem amargos com a AP usando uma moagem mediana, um pouco menor do que grãos de açúcar...

Ironicamente, o café menos amargo que consegui foi usando uma receita que pedia 3 minutos de infusão (o que até então eu imaginei que deixaria o café mais amargo pelo maior tempo de contato da água com o pó). Então continuo com os meus testes ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi isso mesmo @kardosop , cobriu sim. Mas agora estou fazendo com uns 70-80 ml, para beber um pouquinho mais. Faz aí e vê o que acha...! Talvez mexendomno tempo de infusão fique mais ou menos amargo, acho que um pouco até fica, mas é um amargorzinho que combina com outros sabores, parece bem o de espressos que tenho tomado por aí.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curiosa essa receita com BR de 40%.

Eu costumo usar BRs bem baixas nos coados (por volta de 5%). Mas, ultimamente, tenho bebido um panamenho da Square Miles e os melhores resultados têm sido com BRs mais altas e tempo de extração maior (por volta de 4 minutos). Cada café é um café, mesmo, não há regra... Nunca cheguei nem perto dos 40% num coado, mas vou testar. O duro é gastar tanto café pra tomar num só gole... rs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que é uma receita para ir mais pro lado do "espresso", um fake, mas vai mais por esse lado. Já fiz antes com menos pó, uns 10g - afinal também fico com o coração doído de botar tanto pó! Café especial é o ouro negro rs - e fica bacaninha. Porém um dia tomei coragem e botei os 20g e tenho que admitir que é bem diferente mesmo, ficou mais satisfatório. E vendo outros textos e tópicos por aí do espresso, da Aram, etc. vejo que para 35 ml na xícara às vezes os caras botam 14g, então comecei a me sentir melhor ao me permitir ocasionalmente tomar 20 numa dose desse "aeropresso". Aliás, essa receita aí peguei do blog da Fellow, que fez o Prismo, equipamento que dizem que libera o "espresso style" na AP. Só que é a receita sem Prismo rs, então com filtro de papel não tem crema, só uma espuminha de leve e passageira se o grão for bom e com torra nova. Eu até pedi o Prismo um tempo atrás, vamos ver como fica, diz que por rolar uma aeração deve tirar um pouco do amargor.

Bem, de volta à receita, aí tem que ver, dá pra tentar com infusão um pouco menor, um pouco maior... E ver como fica. Mas por enquanto estou feliz com o resultado de 1 min e a moagem fininha do moedor de lâminas rs... Com moedor melhor deve ficar melhor, imagino. Para testar outro tempo tenho que criar coragem, pois corre o risco de ficar ruinzão e eu perder uma pozarada rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, @Jefferson Peres, é por aí mesmo... uns 750ml fácil! :P Nós, tomadores de chafé especial, somos muito econômicos! :ph34r::lol: E não dá para "desperdiçar" cafezaço, né ou num né? ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, eu testei aqui e ficou forte demais :P Senti a cafeína quase pura, utilizei o Havanna Gourmet (não tinha identificação do produtor no pacote :/)... Acabei acrescentando mais água para poder encarar hehehe. Pelo visto esse fake espresso não é para o meu paladar hehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahaha boa @kardosop , é testando que a gente vê né! Mas achaste, como eu, que tem uma texturinha maneira? E achas que "lembra" pelo menos um espresso? Pergunto também porque não tenho tanta referência assim do espresso, visto que cada lugar que vou serve de um jeito, e não tenho máquina de espresso em casa, então me parece que sim mas gostaria de saber a avaliação de outros com outras experiências.

Eu mesmo tenho adaptado a receita para 17-18g em 80 ml e acho que fica satisfatório também, mas no meu caso eu curto esse mais intensão mesmo. Depois vou mexer com os tempos de infusão, tirar 20 seg aqui, ou botar mais ali, e ir vendo o que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahaha boa [mention=9153]kardosop[/mention] , é testando que a gente vê né! Mas achaste, como eu, que tem uma texturinha maneira? E achas que "lembra" pelo menos um espresso? Pergunto também porque não tenho tanta referência assim do espresso, visto que cada lugar que vou serve de um jeito, e não tenho máquina de espresso em casa, então me parece que sim mas gostaria de saber a avaliação de outros com outras experiências.
Eu mesmo tenho adaptado a receita para 17-18g em 80 ml e acho que fica satisfatório também, mas no meu caso eu curto esse mais intensão mesmo. Depois vou mexer com os tempos de infusão, tirar 20 seg aqui, ou botar mais ali, e ir vendo o que dá.
Acho q a médio prazo, com o que você gasta a mais com bons cafés nessa receita, vc paga uma máquina boa de espresso, hahaha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Ribeiro Simões mas pra fazer uma dose de 60-70 ml de espresso vai quanto de café? Eu não sei mesmo, espresso pra mim é outro mundo.

Essa receita não é pra tomar direto, mas às vezes quando não tenho aqueles 10 min pra curtir o café cai bem, e é simples, acho que sai um resultado legal e deve ser bem mais fácil de dominar que a técnica e sutilezas do espresso, pelo que leio por aqui rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[mention=4381]Rafael Ribeiro Simões[/mention] mas pra fazer uma dose de 60-70 ml de espresso vai quanto de café? Eu não sei mesmo, espresso pra mim é outro mundo.
Essa receita não é pra tomar direto, mas às vezes quando não tenho aqueles 10 min pra curtir o café cai bem, e é simples, acho que sai um resultado legal e deve ser bem mais fácil de dominar que a técnica e sutilezas do espresso, pelo que leio por aqui rs
Eu estava brincando, não sei lhe dizer em quantidade quanto vai exatamente de café num espresso. Acho que cada um tem que buscar a experiência que mais lhe agrade :)
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Ribeiro Simões, dei uma espiada com atenção no tópico da Aram, pra espresso o pessoal usa 17-22g de café pra 35-60 ml de brbida na xícara. É parecido com a receita que tô usando... É caro mesmo esse troço rs A diferença é que no espresso "true" ainda tem que ter a máquina e um bom moedor, porque moer fininho num manual ninguém merece...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal!

Esse é oficialmente meu primeiro post no fórum depois de ler muita coisa no anonimato. Hoje em dia consumo café em capsula - e de antemão já peço desculpas pelo deslize :ph34r: - da Nespresso. Confesso que só encaro por conta da praticidade. De qualquer maneira, já me aventurei anteriormente com uma moka Bialetti, que aposentei uns anos atrás por conta da inconsistência dos cafés que eu tirava, e tomei muito café coado, dos de prateleira, no filtro Melitta comum. Deu pra perceber que tô muuuuuuito longe de ter a experiência que vocês tem por aqui, ainda mais quando a gente considera que tem campeão de Aeropress conversando com a gente e uma dezena de verdadeiros cientistas do café participando do tópico.

Depois de passar o fim de semana lendo esse tópico, acabei ficando mais perdido que cego em tiroteio. Vi muitas receitas e acredito que só com a experimentação das variáveis é que vou conseguir tirar um café que atenda meu gosto. O problema é que vejo muita gente aqui usando moedores que passam da casa dos mil reais e fazer um investimento assim, de início, não era bem o que eu queria. A dúvida maior é: vocês recomendam algum moedor mais em conta pra um iniciante?

Tô comprando o que eu acredito ser o básico pra começar: 

  • Aeropress
  • Uma chaleira de inox da Hario (consigo esquentar no fogão de indução) - ou tem outra melhor?
  • Um termômetro digital
  • Tô procurando o filtro Able, mas a princípio vou usar esse aqui
  • Essa balança que recomendaram num post daqui também

Ainda tô procurando grãos pra comprar aqui por perto de Macaé, interior do RJ. Indicações são muito bem vindas.

Agradeço de antemão a todos pelas informações aqui compartilhadas. Sem perguntar nada já aprendi demais com vocês.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Felipe!

Eu comecei com um moinho manual da Hario (Hario Slim) e, depois que gostei muito do hobby, passei pra um moedor mais caro.

Minha sugestão e acho que de outros aqui seria justamente essa, começar com um moedorzinho manual mais simples. É muito mais importante um moedor que uma chaleira inox!

Só não inventa de comprar moedor de lâminas, ok!? Hehehe

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...