Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

  • 1 year later...

Bom dia a todos! 

Sei que esse tópico anda meio parado a um tempo, mas gostaria de fazer algumas ponderações e perguntas.

De um tempo pra cá comecei a perceber que a qualidade da água é tão importante quanto o a qualidade do grão do fruto (!) E para mim isso foi revolucionário. Não moro perto de grandes centros então não tenho acesso a uma grande variedade de águas para testar o café. 

O ph da água da minha cidade, segundo a distribuidora, é de 6,45.  Andei lendo algumas coisas sobre aquelas jarras de água que equilibram o pH da água, alguém já testou?  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, pirovani. disse:

Bom dia a todos! 

Sei que esse tópico anda meio parado a um tempo, mas gostaria de fazer algumas ponderações e perguntas.

De um tempo pra cá comecei a perceber que a qualidade da água é tão importante quanto o a qualidade do grão do fruto (!) E para mim isso foi revolucionário. Não moro perto de grandes centros então não tenho acesso a uma grande variedade de águas para testar o café. 

O ph da água da minha cidade, segundo a distribuidora, é de 6,45.  Andei lendo algumas coisas sobre aquelas jarras de água que equilibram o pH da água, alguém já testou?  

 

De fato água é um fator muito importante na extração. Tá ali junto com o café e a moagem, na minha opinião.
A questão da água nem é sua qualidade apenas, pois mesmo uma água perfeitamente livre de contaminantes e substâncias (como o cloro) ainda pode ser terrível para o café. O ponto principal que devemos observar na água para café é seu conteúdo mineral. Naturalmente o conteúdo mineral pode afetar o PH da água, porém é mais uma consequência do que um objetivo. 

O Barista Hustle tem conteúdos muito bons sobre água para café, inclusive uma calculadora muito útil para mineralizar a água corretamente:

https://www.baristahustle.com/blog/diy-water-recipes-redux/

https://www.baristahustle.com/app-archive-main/the-water-calculator/

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...