Ir para conteúdo

TDS (Total de Sólidos Dissolvidos)


Postagens recomendadas

Como eu já disse várias vezes, o meu aparelho tem 3 algoritmos de cálculo, o que mais uso é NaCl que mede bem até BR de 8% (com certeza) acho que é confiável até uns 10%, até uns 2,5TDS eu diria. Com BR altas de 20% pra cima, é melhor um outro algoritmo deles chamado 442.

 

Outro teste para medir a confiabilidade em faixas abaixo de 2,5TDS é fazer um café bem forte (perto destes 2,5) e adicionar o dobro de água. Ex.: café coado 150g, TDS 2,4; adicionando mais 150g de água o TDS deve cair para a metade 1,2. Fiz dois testes deste tipo com meu aparelho e praticamente bateu, deu uns 2%-3% de diferença, mas está quase dentro da margem de erro do aparelho.


Isso Gil, agora o seu cálculo com café coado está correto! You got it! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, vc usa o valor direto em ppm (x10) de NaCl em seus calculos? Se eu usar direto, nessas minha experiencia aí, a extração dá 22.9%...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha faixa de TDS (até 1,5 ou 1,6) uso a NaCl, que é a mais indicada pelo fabricante para medir café. A 442, nesta faixa mais baixa, dá uns 7%-8% a mais, irrealistico. Tem tb um algoritmo para Potássio, que dá na %Ext 0,3% a mais, até poderia usá-lo (embora o fabricante não sugira) mas li recentemente que cafés de baixa qualidade (rio, riado), que não é o meu caso, tem alta condutividade por causa do potássio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Humm, isso do potássio explica a condutividade maior do nescafé. Legal.

 

Usando o NaCl deu os 22.9% de extração. Talvez esteja ok para a BR de 6.4%, gesha, água fervendo, extração lenta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só o dia em que compararmos nossos aparelhos a um Atago ou VST é que saberemos os desvios deles, acho que não deve maior que 1% no caso do meu. Com um Gesha em que a torra não estava muito desenvolvida (portanto menos solúvel), BR de 5,5, com água fervendo, moagem de espresso e 4 min de infusão com leve agitação a cada 10seg, na AP consegui uma média de 18,5%Ext, pico de 20,9%. Se vc conseguiu 22,9%, e for isto mesmo, está excelente! mas como vamos ter certeza?! o que importa é a referência: extraiu e deu 19%? agora vou aumentar 1%... extraiu e deu agora 20%? objetivo alcançado. ;)

 

Um outro duplo teste que fiz foi moer um café bem fino, e deixar ele fervendo (fogo baixo) numa leiteira no fogão por 15minutos, mais ou menos. Num teste deu 26,5% no outro 27,1%. Considerando que um café tem de 27% a 28% de solúveis, e que devo ter extraído tudo (ou quase tudo) que era possível daquele pó, eu diria que minha medição estava verossímel.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc quer saber, acho que até um Atago ou VST, apesar da altíssima qualidade off lab, têm lá suas imprecisões. A maioria dos que postam %Ext no BH Community sempre após a % mencionam o aparelho usado, talvez porque haja pequenas diferenças nas medições entre ambos. Pelo menos vc tem um parâmetro fidedigno em qualquer lugar do mundo, sabendo qual aparelho mediu. É como dizer que usou a regulagem 2.1 num EK43... quem tiver um, mas só quem tiver um, vai conseguir reproduzir (praticamente) a mesma granulometria em qualquer canto deste nosso Planeta Café! :P

 

Forno?! vai ter que ter uma balança de 0,01g de precisão. A minha balança Hario (0,1) não mede menos de 3g, e só fica confiável a partir de 7g. ;) Boa sorte! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vai não, Lisboa. Não existe um moedor igual ao outro. A regulagem varia muito conforme o alinhamento e o estado das mós. Não vejo como comunicar regulagem de moedor senão em um sentido relacional: muito fino, fino, etc.

 

Vou fazer um post sobre TDS ligado a sabor em outro tópico pra não poluir aqui.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem que uma alma bondosa poderia resumir estes 99 tópicos em apenas um, tipo modo de fazer, em relação a este assunto da TDS. Ficou muito hermético, científico, e para o usuário comum, o fazedor de café do dia dia, poderia ter um método bem mais simples, resumindo toda essa história. Que tal?

 

Será que nestes campeonatos internacionais, a TDS também é levada em conta? Eu acho importante medir o nível de extração, embora gosto seja gosto, por isso gostaria de ter um modo de fazer mais prático e resumido.

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 A perda foi de 15,5 %, mas é interessante que minhas torras não ficam escuras, nem o café fica amargo, mesmo com esta perda.

Este café esta do jeito que gosto, um corpo fantástico, com uma acidez pronunciada, muito bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Digo no sentido de ser improvável. Mas de fato a informação relacional entre as extrações é que realmente importa. O bolo de café vai pro lixo mesmo depois hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando uma retenção de água no pó entre 150%-175% do peso do pó, a BR do Gil estaria entre 8,3%-8,5%. Mesmo assim, um excelente resultado para coado! :P

 

Com o Brejetuba estou conseguindo uma média de 19%, BR 5,5%, mas este lote está com uma torra bem clara para cupping (a meu pedido para o Rafa, meu torrefador), nos próximos lotes a torra deverá vir mais desenvolvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

O Brejetuba do Lab é diferente da compra coletiva, Gil.

 

Tomei o de lá na AP. Não sei qual era a torra, mas ficou maravilhoso. E olha que eu nem ligo pra AP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Caramba! Li, reli, tentei novamente e desisti. Gostaria de entender, mas minha limitação intelectual não permite.

 

Alguma alma boa me ajudar nisso?

 

Uso a Aeropress, minha extração predileta.

 

15g de café e 150g de água. Na caneca obtive 110g(pelo que consegui entender esse é o TDS, é isso mesmo?).

 

Qual %Ext e Br desses números malucos?

 

Merci!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BR foi de 10%.

15g café divididos por 150g de água = 10%.

 

%Ext só medindo o TDS e fazendo a conta...

O TDS, no meu exemplo, seria:

20 * 15(quantidade de pó) / 110(quantidade na xicara) = 2,72 ?

 

Vou ficar doido com essas contas. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês não tem idéia do peso que me tiraram. Estava ficando deprimido em não conseguir chegar nos resultados com contas básicas de multiplicação e divisão. 

 

Vou me contentar com os BRs entre 8,5% e 12%.

 

Obrigado, meu dia irá acabar feliz! :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Secar a borra teria como finalidade descobrir a quantidade de sólidos que saiu do pó e foi para o café? e para isso seria necessário uma balança de laboratório para medição confiável? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...