Ir para conteúdo

[ALERTA] Anuncio falso breville


João Vitor Ribeiro

Postagens recomendadas

Galera, eu estava procurando moedor para uma amiga e me deparei com esse anuncio: http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/eletrodomesticos/cafeteira-express-em-aco-inox-tramontina-by-breville-345355951 fui no site e é uma cópia bem semelhante ao do extra, mas diversas funções não funcionam. além de não ter a parte de login da conta.

 

fiquem atentos, e sempre confiram o site antes de por qualquer informação importante.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João, você tem um bom antivirus? O fato de você chegar nesse site já indica que não tem nenhum smart-screen. O endereço é todo separado por hífens e termina em .tk, isso é mais falso que nota de 3 reais...

 

O fato de você ter ido no site já pode ser um problema. Sugiro limpar/purgar o cache e os cookies do navegador e depois rodar uma limpeza geral com anti-virus, anti-malware e anti-rootkit. Dependendo de sua configuração, seu micro pode ser um portador de virus ou malware no momento.  :ph34r:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João, escuta o Cabral que ele entende bem disso.

Nem tinha me tocado do que ele disse...

Realmente meu antivírus jâ avisa/indica quando o site é perigoso mesmo antes de entrar nele...

Faz a limpeza que ele falou.

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca usei anti-virus sempre tive a idéia que anti-virus grátis mais atrapalha do que ajuda, porém mantenho as atualizações do windows em dia e o defender ativado, além da prática de formatar o pc a cada 3-4 meses e manter um backup dos arquivos importante no hd externo e nuvem.

 

Entrei por aba anonima, ainda é um risco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João, se você cuidasse da segurança da sua máquina, não precisaria ficar formatando micro.  :P

 

Pior, se não souber, realmente, zerar um HDD, usar o "format" não resolve, já tem virus que fica escondido na MBR e mesmo no chip de Firmware da unidade de disco ou da placa mãe. Só vi virus de placa mãe uma vez, mas foram mais de 400 máquinas só dos meus contatos diretos e indiretos, era uma placa muito popular aqui no Brasil... algo que pode acontecer de novo a qualquer hora, basta um fabricante não cuidar de algum detalhe e deixar um furo na segurança.

 

Sobre formatar periodicamente, meu caso é exatamente o oposto. Já troquei de hardware duas vezes sem precisar reinstalar o Windows que estou usando, apenas purgo todos os drivers pelo gerenciador de dispositivos, faço espelhamento para um HDD/SSD novo e coloco na máquina nova. No momento, o WIn7 que está rodando no meu SSD já está com 8 anos desde a última instalação completa, quando fui do XP pro 7 (depois de testar, pulei o Vista... assim como pulei o 8)

 

Sobre aba anônima, ela só te exime de apagar os Cookies. Se você não tem um dispositivo de bloqueio e gerenciamento de Scripts, flash, silverlight e java, um site pode assumir controle do seu sistema operacional por meio das muitas falhas de segurança desses "aditivos". Esses "programas" mexem na sua máquina. Quem os controlar, controlará seu micro. Durante uma visita a uma página de internet, é o código da página que controla esses "adendos", que podem sair do escopo do "universo" do navegador e atingir seu sistema operacional. No Chrome eu uso o Umatrix, no Firefox o NoScript. Só deixo rodar o que é minimamente necessário pra página abrir. Se algum script ou rotina tá tentando acessar um domínio suspeito, eu investigo o domínio e, se for problemático, opto por não prosseguir na tal página. Isso sem falar dos bloqueadores de publicidade e similares, com os quais você pode escolher quem será remunerado com suas visitas (no CdC eu não bloqueio publicidade, senão o site não recebe dos anunciantes), mas isso já outro assunto.

 

Trabalheira? Não, quando se tem prática. E acho necessário, numa época em que fazemos tudo online, nossas identidades civis estão em jogo. Banco, compras, trabalho, estudo, vida social... nossas informações estão ou passam por dispositivos de acesso à Rede. Se seu micro tiver um script deixado por um site que foi crackeado e contém algo malicioso à revelia dos donos do site, seus dados podem ser roubados em um ambiente de confiança. Se seu micro já está contaminado, quando você entrar num lugar confiável, como seu banco, sua loja online preferida, etc, todas suas ações podem estar sendo gravadas e transmitidas pra "sede" dos bandidos.

 

Eu poderia discorrer muito mais sobre segurança online. Mas vou responder sua última pergunta: sim, ainda é risco. Sugiro fortemente que tome os cuidados que mencionei no meu post anterior... Se você tiver uma contaminação root-kit, formatar não resolve, só usando um "anti-rootkit" e seguindo as instruções. Sistemas de backup online costumam manter algum antivirus básico, mas não são intrusivos, só impedem que virus danosos ao servidor cheguem a ser salvos neles. Um virus "keylogger", por exemplo, pode ser salvo num arquivo .DOCX na nuvem e voltar pro seu micro depois da formatação... Num HD externo, então, a coisa fica feia. 9 entre 10 pendrives de aluno que plugo no meu Note tem virus e o anti-virus bloqueia o acesso na hora. Tanto que agora não aceito mais nada em pendrive, só anexo por e-mail ou link pra algum e-drive... Seus backups podem estar contaminados. Só rodando antivirus em tudo pra saber...

 

Boa caçada!  ;)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...