Ir para conteúdo

CDC RIO - Reunião


Postagens recomendadas

Tem um rapaz que conheci, o primo dele é corretor de café em Minas. Esse rapaz trouxe um torrador "meia vida" e me disse que queria tentar torrar os cafés do primo, tô achando que pode ser dele e não plantação. Aqui é baixo e quente pra @#"%£¥, só tá fértil pra milícias [emoji111]🏼

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui eu sim que deixei. Ele é torrado em São João de Meriti, em alguma indústria se não me engano do grupo Sendas na Dutra.

Foi torrado dia 29/06. Torra bem recente mesmo. Só não sei a origem do café. Posso até procurar saber.

Deixei pra isso mesmo, pois não tenho como avaliar no espresso. Lembra que falei com vc CaÊ de fazermos uns espressos

dele lá dentro da Cafuné? Mas acabamos não fazendo, tive que ir pegar minha esposa. Só provei dele uma vez na prensa e

por isso não tenho muito o que dizer dele ainda. Não sei se ele chega a ser considerado especial, mas não chega a ser comercial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu lembro claro , só não lembrava que era vc , o café no espresso pode ser considerado especial, a torra está puxada para o escuro , provavelmente pensando nas superautomaticas , mas o café funciona bem no espresso .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É das Sendas sim. Ele disse que vem do sul de Minas e Bahia. Vai variando, não

soube informar as regiões específicas. Custa se não me engano 39 reais o Kg.

Acho que não é o ideal para coados. Mas no espresso ficou bem curiosa a extração do CaÊ.

Que crema grossa! Mas ficou persistente ou desfez rápido?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um de nossos espressos, usando a la marzocco da Cafuné: 

IMG_3213

No espresso, fizemos o 22 e Cartola, ambos da Isso é Café, e o Unique Orgânico. Eu ia fazer o que o Tamorim trouxe, mas depois ele foi logo embora e começamos a organizar a divisão dos cafés. 

Fiz um album no flickr para as fotos desta reunião de Julho. 

 

 

@Alexandre Chagas, foi você que trouxe uma edição especial do Cerrado Mineiro, do Curto? Realmente, ele parece com a torra mais para espresso. 

Eu já fiz aqui na Breville, o Cartola, o Especial do Curto. Não resisti e fiz o café patrocínio no espresso.

Moagem no moedor da tramontina/breville: 

A extracao ficou excelente (a extração ficou mais longa propositalmente). Em breve videos dos outros cafés :D

Em breve, vídeos dos outros....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente, pois meu pai estava tentando introduzir esse café no mercado interno.

Acho que não tinha em nenhum café. Ainda tenho dele aqui, além do que deixei lá sábado.

Caso alguém faça espresso e tenha algo interessante pra coados com torra clara ou clara/média,

podemos fazer um escambo. haha

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, TAMORIM disse:

É das Sendas sim. Ele disse que vem do sul de Minas e Bahia. Vai variando, não

soube informar as regiões específicas. Custa se não me engano 39 reais o Kg.

Acho que não é o ideal para coados. Mas no espresso ficou bem curiosa a extração do CaÊ.

Que crema grossa! Mas ficou persistente ou desfez rápido?

A foto eu tirei com 5 min , pois tive que procurar o celular , ela era muito maior .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje conheci uma cafeteria no Leblon, Coffeetown, eles usam Kento Café, curti bastante mesmo a

torra sendo velha, 16/05. Esse café deve ser bem legal com uma torra nova. Lá eles vendem por R$ 36

e no site está por R$ 31.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Tamorim, só me pergunto porque eles deixaram uma torra tão velha. Normalmente as cafeterias especiais descartam de alguma forma grãos com mais de 1 mês...

Olhando o site parece que é uma cafeteria de São Francisco hehe

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Vitor Costa disse:

Legal Tamorim, só me pergunto porque eles deixaram uma torra tão velha. Normalmente as cafeterias especiais descartam de alguma forma grãos com mais de 1 mês...

Olhando o site parece que é uma cafeteria de São Francisco hehe

Isso provavelmente é falta de gerenciamento de estoque. Compram mais do que consomem semanalmente. Sendo que pelo o que li, o Kento café parece só mandar café fresco. 

Tomei numa FP, mas tbm servem AP e V60. Me incomodou um pouco tbm o fato de economizarem na qualidade da prensa, numa cafeteria dessas não ter uma bialetti, hario ou até bodum...

Economia porca. 

Alguém aí tem experiência com o Kento café? Pretendo comprar assim que zerar o estoque aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"The American coffee and cake. Co. "

Cafeteria brazuca metida a americana.

João Vitor

Comi o quiche de alho poró, não recomendo. É aquele quiche padrão que vende na maioria das cafeterias de rede, que vem congelado. Bem fraquinho. Os bolos pareciam mais interessantes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tamorim, acredito que a problemática de gerenciamento de estoque é não haver o tal gerenciamento (rs). Outra, a boa parte dessas micro torrefação, e os vendedores no Rio, tem pedido mínimo, descontos condicionados...o que induz, ou obriga, os lojistas a comprar sempre mais do que giram no período em o café é ideal.
Isso considerando que o comerciante quer de fato oferecer café de qualidade.
Até comentei na reunião que só ouço falar em valorizar o produtor, mas não ouço falar na valorização do comerciante, o final da cadeia... A realidade do comércio é tensa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A gente tem sempre que lembrar , data de torra é uma preocupação "nossa" as pessoas se preocupam com a validade , que de acordo com nossa legislação  varia de 6 a 18 meses dependendo da embalagem.

Imagina se as pessoas começarem a exigir café com no máximo 30 dias de torrado , só quem é  capaz de fornecer café de torra recente são as cafeterias que torram o seu proprio café ou torrefação na web que torra sob demanda , todo o resto é  café  velho.

Por essa e  outras razões é  que se eu fosse nessa cafeteria pediria chá gelado.  :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas normalmente os pedidos mínimos giram em torno de 10kg. Não acredito que

uma cafeteria dessas consuma menos de 10kg/semana. Acredito que os vendedores

é que acabam empurrando goela abaixo das lojas e o café acaba ficando velho.

Eu sei que a realidade do comércio é tensa, pois meu pai trabalhou a vida inteira dele

com comércio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não lembro se é esse Kento ou o Bica que torra sob demanda.

CaÊ, vc estava com a embalagem desse Kento, o que achou dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do que foi dito, Tamorim acredite, vou a algumas cafeterias que vendem bem, bem menos que 10kg.
E por falar em café fresco, que tal tentar marcar a próxima reunião para quem quiser (eu) comprar café pra levar na reunião...? Pq tenho pro consumo, como pra pedir uns 3 kg que compense o PAC, eu quero deixar pra pedir próximo da reunião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, TAMORIM disse:

Não lembro se é esse Kento ou o Bica que torra sob demanda.

CaÊ, vc estava com a embalagem desse Kento, o que achou dele?

Eu comprei esse café no jamboree , com o próprio Japa , tinha 4 dias de torrado era um microlote de maragogipe peneira 19 (difícil de achar) , o café era excelente  , mas não sei se comprando no site a torra seja "on demand" , eu acho que o café kento que essas cafeterias usam não deve ser um microlote caro desses .

http://kentocafe.com.br/cafe-microlote/microlote-maragogipe-torrado-250gr-cafe-natural-peneira-19

Eles devem usar o Blend da Kento bem mais barato ,  eu não provei esse blend. 

http://kentocafe.com.br/cafe-especial/cafe-torrado-em-graos-500gr-blend-bau

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos

Segundo o atendente eles serviram na prensa esse aqui:

http://kentocafe.com.br/cafe-especial/cafe-catuai-vermelho-torrado-250gr-especial

Eles tem uma opção mais em conta ainda, mas mesmo assim é um café com pontuação

83, blend catuaí vermelho e amarelo. R$ 72 por 01kg.

http://kentocafe.com.br/clube-do-kento/cafe-torrado-em-graos-1-kg-kento-cafe-blend

O Bica diz torrar toda semana e nunca envia com mais de 07 dias de torra.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que acham nos organizarmos para encomendar um café desse Kento ou Terroá para experimentarmos na próxima reunião? Gostei mto da descrição do microlote do Kento que o CaE postou e o Terroá Terra vermelha! Seria legal testar esses espressos na LM da Cafuné. 

Quando será a próxima reunião?  5, 12 ou 19? :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprar café na Terroa é  um porre , comprei 1kg de terra vermelha em 27/6 , o café foi despachado no dia 10/7 , por sedex , e até agora 12/7 ele continua em Palmeiras / BA , paradão envelhecendo .

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que poderíamos fazer o seguinte, cada um vê o que vai querer no site por exemplo do

Kento, ai nos juntamos e pedimos junto pra economizar no frete. Aí cada um transfere o valor

referente a sua compra pra conta da pessoa que for comprar antes dela pedir com o frete

proporcional ao seu pedido em relação ao total. Ou fazermos uma compra só pra experimentarmos

no encontro, as sobras seriam divididas entre os que participaram do rateio.

Aí podemos fazer isso esporadicamente.

A Unique não cobra frete a partir de 08kg, Orfeu a partir de 200 reais, por ai vai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprar café na Terroa é  um porre , comprei 1kg de terra vermelha em 27/6 , o café foi despachado no dia 10/7 , por sedex , e até agora 12/7 ele continua em Palmeiras / BA , paradão envelhecendo .
 

Sem chance então oTerroá.
Esse da Kento será que vale mesmo 72,00 no kg??? Já bebi cafés dele e não bateu o café Dona Mariana de 40,00 o Kg...
O povo soltou o freio de mão no preço rs. Talvez rateamos pra trazer uns Burundi da vida esteja valendo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...