carlos eduardo

CDC RIO - Reunião

255 posts in this topic

Belo encontro. Chegaram a alguma conclusão sobre qual a melhor extração Aram ou Rok?

O espresso do Aram e mais fácil de fazer , melhor para limpar,  e usa menos força , parece ser muito resistente e apesar de mais pesada e mais portatil que o ROK.

A perda de temperatura ou a necessidade de escaldar tudo antes ,  as duas tem , e qualquer outra máquina sem alimentação elétrica terá,   mas por estar acostumado com o ROK não achei nenhum problema.

Quanto ao espresso , eu só fiz um que foi o filmado e ficou subextraido , se fosse fazer outro teria afinado bem mais o pó. 

Essas máquinas todas tem o mesmo princípio,  água quente no cilindro e pressão aplicada por um êmbolo e um filtro no caso de Aram  um filtro de 53mm Lá Spaziale e no ROK um filtro de 49mm Lá Pavoni .

O espresso nessas manuais tende a ser similar , elas são boas com torra escura e blends para espresso.

A Aram para quem for comprar no Brasil é  a melhor opção, quem pode trazer de viagem o ROK , Flair , Handpresso e etc custam menos da metade do preço , todas na faixa de 150 dólares. 

Eu gostei da Aram se não tivesse o ROK compraria ela sem dúvida. 

5 people like this

Outra vantagem da Aram com relação à ROK é que ela faz bem menos sujeira...

:D Não , a sujeira foi por minha conta , pois na hora de escaldar o corpo é  para ser feito com o PF encaixado , mas como eu já tinha moído o café é tampeado o PF  eu fiz sem o PF erradamente , por isso espalhou água. 

1 person likes this

@carlos eduardo, lembro que ficamos falando com a esposa do léo sobre possíveis cafés crus que ela poderia comprar. Será o Kento Café não é uma boa opção? Ela deve conseguir preço mais barato: http://kentocafe.com.br/cafes-crus-para-torra-caseira

Vc tem razão , vou sugerir o Mário pelo preço

Isso é café  pela qualidade  (apesar do Felipe croce ignorar os contatos)

O kento pela variedade , não tenho dúvida qué o maragogipe seria um sucesso. 

O Martins,  (Martins cafe) foi bem acessível e atendeu bem eles.

E ainda tem o Moço que apesar da marra , gosta deles é tem um carinho pela Cafuné,  pois todo o projeto da cafeteria foi criado por ele para o primeiro dono , e verdade seja dita a Cafuné é  muito bem bolada , tanto que o cara do Beco copiou tudo inclusive o mezzanino com torrador.

Eles estão tentando conseguir com o Moço um pouco mais de Laurina para vender,  pois os 3 kg originais acabaram em 24 hrs.

3 people like this

O Laurina foi o espresso super ácido que tomamos? 

Se fizer direito não tem quase nenhuma acidez :D , agora fazendo com BR de 100% como o Bruno ou de 70% como o Leo , vira limonada .

Com BR de 40% fica quase sem acidez , FP de 1/10 fica sem acidez , o Forte dele é coado pela doçura. 

1 person likes this

Eu fiz um espresso de 50% hoje e ficou bem redondo de fato. Agora acabou.
Só quando eu resolver tirar ele do congelador ;) 

Hoje fiz o Laurina na Kalita com BR de 7% e extração em 4 minutos e ficou SENSACIONAL!!!!

Já congelei boa parte do bichinho pra ir tomando ele aos poucos. :D

Quem tiver precisando de cafiza me fala q levo na proxima reuniao um pouco.
Comprei um pote grande e quase não usei. Rende muito. 

1 person likes this

Estou doando mesmo! Claro que se todo mundo quiser não vai dar né! Mas é o tipo de produto
que 10g rende bastante. Eu geralmente uso 500 ml pra 3g e deixo as coisas lá por 30 minutos.

1 person likes this

🤚🏽 agradeço e aceito!