Ir para conteúdo

Café em casa ( planta )


Postagens recomendadas

Eu vi uma super bacana no institu

2 horas atrás, Lisboa Santos disse:

@Rodolfo M este descascador é da Botini, então pode ser coisa suficientemente boa para usuário doméstico. Veja se não tem algo manual e barato na Pinhalense.

Se o cartão da Lisa aguentar, vc pode tentar este aqui. :angry::P:lol:

Kkkkkkkkkkkkk vixe Lisboa, quem dera rs

Alias, tocando nesse assunto, e o freshroast?

 

Oxi Alex, aproveita o link que o Lisboa passou rs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi, pois a nomenclatura é dúbia mesmo, despolpadoras são para cerejas "normais" (assim que saem do pé, para preparação de CD, por exemplo), e descascadoras são para café natural já seco. Tem ainda as desmuciladoras...

Na propaganda da Botini, no link do Rodolfo, fala que é "descascadora", mas fala tb que server pra "despoupar" (sic) café seco. Vai entender.... café seco, natural, quase não tem mais polpa (úmida), ela secou quase toda... rsrsrs só resta, praticamente, descascar mesmo, uai!

E tem ainda máquinas (ou técnicas mais rústicas) que (só) descascam sem despolpar, para fins da secagem tipo Honey: tiram só a casca, mas o café vai pra secagem com pergaminho e polpa. Pelo que entendi da coisa, por ora ainda não li muito a respeito.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, pra fazer CD de um pé ou dois vai no dedão!!! hehehehe Vai demorar, é uma ação tipo ... digamos ... reflexão profunda enquanto faz isso. Pensa na vida, faz planos para o futuro, etc. Já já termina. Eu vou fazer assim (já testei e o resultado foi bem satisfatório): tenho uma forma de assar bem firme com a borda de uma altura 'óptima' e fundo com alturas e reentrâncias (acho que é do tipo ideal para cookies) coloco uma leva de cerejas inteiras e passo o rolo de massa por cima, uns 85% ou mais das cerejas estouram com a pressão e ficam com a carne aberta, daí é so um apertão de leve para tirar o café. Vai rolar até 'cáscara' pra umas infusões! :)  (o café não era nada bom e deu uns 120 gr no fim, hehehe)

@Lisboa Santos Para dar uma aparência melhor no vaso do café e das plantas-árvores então só a argila expandida por cima, não é? Usei várias coisas ao longo do tempo, quase nenhuma satisfatória. As folhas vão todas para a compostagem, só ainda não foram as da poda mais recente.

@maycon.alves Falando em poda: Precisa podar mesmo, nesse ano no fim de sua safra experimente fazer a poda, pode até usar a técnica dos cafezais, eles podam a uma certa distância do tronco (árvores adultas em torno de 40cm) e por cima, isso estimula a volta de galhos novos cheios de botões. Mas sua safra aí dá quanto? Uns 500Gr? Parece até muito. Depois de secar restam uns 300? Já dá um nanolote uai ...

@Allexlimaa2 Como compramos mudas de café de origem boa e espécie garantida? Tipo, nos viveiros da cidade não animo comprar ... Se minhas 7 ou 8 sementes/mudas não vingarem queria ter como comprar uns pés de tipo um ano. Mas e para despachar/transportar isso? complexo.

Abraços a todos, adubo nas bichinhas e projeto café de casa em 2020!!!!

Editado por Mesquita
  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mesquita dentre outras coisas, preparar café pra mim tem a ver com espiritualidade. Não pratico, já o fiz no passado, meditação; dizem que é um esvaziar da mente prestando a atenção na respiração, só vendo os fatos da vida passando pela mente mas sem se importar com eles, sem julgá-los, até que vc está só respirando, e focado na respiração. Quando faço minhas longas preparações na AP (podem chegar a 12min, fora a moagem, fervura da água etc. hehehe) é quase que uma meditação, onde estou focado na extração, sem outros pensamentos, é relaxante e faz muito bem à alma. Entendo perfeitamente o que vc quis dizer com o vai no dedão mesmo...^_^

Estou preparando dois nanolotes no sítio de uns amigos, em cada nanolote foram 3h colhendo na mão (com luva, claro) os cafés no pé, uns 2 alqueires como dizem (um catador mais experiente cata na mão uns 10 alqueires em 8h, com maquininha pode chegar a 20, 25 ou 30). Depois, no terreiro suspenso, mais umas 4h por nanolote entre separar os bóias na mão, e fazer uma catação ultra seletiva (só cafés maduros ou bem maduros) de um lado, bóias de outro. Fazer café assim é caríssimo, pelo tempo que toma, vamos ver no que vai dar estes experimentos que estou fazendo, mas é extremamente gratificante e relaxante (mentalmente, pq fisicamente vc fica totalmente despolpado! rsrsrs).

Em casa não fica esteticamente bonito, mas nos cafezais eles fazem aqui o tal do esqueletamento a cada 2 ou 3 anos: cortam todos os galhos a uns 20-30cm do tronco, no ano seguinte não dá café, mas no outro é aquela maravilha de safra. O corte superior em qualquer árvore, inclusive em bonsai, claro, é pra controlar a altura: cortou o topo do tronco principal, e a árvore pára ali mesmo! isso no cafezal é fundamental para facilitar a colheita, mesmo com o uso de maquininhas (embora com estas vc tenha um alcance maior para chegar no topo dos pés).

Como eu disse, melhor não ter cobertura nenhuma sobre o vaso (por causa de insetos, larvas, ervas daninhas, fungos e bactérias etc.), isto inclusive favorece a drenagem durante a rega, e vai deixar a planta mais saudável, que é o que interessa. Não fica tão bonita a cobertura com a argila expandida (você pode usar umas bem miúdas, do tamanho de areia bem grossa, ou moê-las na martelada pq no dedão não dá), mas a beleza toda virá oportunamente com o pé carregado de flores e frutos.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto dessa coisa de não ter nada em cima do vaso fora as plantas. Nos meus temperos funciona muito bem, toda manhã estou catando matinhos ou musgos invasores!

Mesquita, pois é, este é um drama. Em um shopping Garden destes normais só achei uma muda e era de conilon. Eu acabei comprando no isso é café justamente por ter precedência, mas foi 60 temers!! Quase morri rsrs.

No mais ou é comprar de alguém no mercado livre, ou talvez falar com o Valmor, ou quando alguém tipo eu for viajar. Eu agora só vou pra MG em Novembro.

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Entrei em contato com um produtor e ele vai me passar o contato onde o valor da muda é 3 reais.
Alguém saberia me indicar um modo de enviar? Talvez enviar uma quantidade maior pra uma pessoa e ela distribui.



Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Mesquita (não sei marcar pessoas aqui, como faz?) o meu esse ano deve ter dado uns 150 g no máximo, mas achei pouco pra ter o trabalho, acho que ano que vem dará mais, mas posso cortar sem pena? Tipo os galhos com brotos? Ele está bonitão ainda... corta assim msm? Que medo hahahaha


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Álvaro Ford recomendo transportadora pois é proibido mandar mudas pelo Correios.
@maycon.alves digite "@" que vai aparecer uma caixa que se auto completa com o "nome"
da pessoa enquanto você digita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@maycon.alves De usar o nome exatamente como está no fórum vai! Tem que decorar pra fazer no Tapatalk. 

Então, é duro, mas é a vida, veja o que o @Lisboa Santos falou lá em cima, esteja preparado para um 'pezinho' verde no ano que vem com quase nada, no ano seguinte ele bomba a produção! No seu caso eu não iria podar muito. E talvez só quando chegar a uns 1m ou 1,20m cortar a guia para parar de subir. No mais é adubar, não querendo cortar é adubar também! De qualquer jeito tá massa no ambiente ...

@Lisboa Santos exatamente Lisboa, o lance é relaxar, fazer essas coisas por só prazer de esvaziar a cabeça e desenvolver algo seu! Putsa experiência ir lá catar no braço, selecionar e preparar essas etapas, parabéns!!!

Aliás, @maycon.alves já tá o Airbnb sua sacada de estar? Tem uma galera querendo ir pra passar o dia tomando café! heheheh

Abraços!

PS: Ei @Valmor / CaféCampoMístico você vende umas mudinhas pra galera? Seria top ter uma na minha sacada e umas outras na casa .... diz que sim!

Editado por Mesquita
Pedir pezinhos de café para o Valmor.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Durante o jamboree eu enchi o saco do Valmor , mas pensando melhor ao invés de dar trabalho para ele eu fui ver quem estava vendendo mudas.

No ML encontrei um vendedor em Barroso MG , veio por sedex chegou em 48hs , bem embalado e a planta parece grande , é  um acaiá vermelho.

Vou transplantar amanhã na varanda .

36394198534_ea30490da6_c.jpg2017-09-14_07-44-10 by Carlos Eduardo, no Flickr

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que legal Cadu! Só estou achando meio compridas em demasiado, seria ideal até aonde vejo ( não é conhecimento) as mudas terem folhas mais pra baixo também.

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O link é  esse , mas o cara pausou o anúncio. 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-805255798-pergunte-o-frete-so-sedex-2-mudas-de-cafe-arabica-vermelho-_JM

Mas tem muitos no ML .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendo nada de planta @Allexlimaa2 , se o @Lisboa Santosaparecer ele deve explicar porque ela foi podada.

Só espero que não morra , pois café deveria se dar bem no Rio , a partir de 1765 surgem plantações de café no Centro , Glória,  Lagoa , Botafogo , Urca (sopé do pão de acucar) , sopé do Corcovado , Jacarapagua , Tijuca e quase todo subúrbio da central.

Vou plantar quase em frente a praia , se crescia na Urca em 1765 deve crescer agora. :)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As plantas q recebi pelo ML até hoje algumas vieram assim bem podadas. Uma chegou até
com o galho quebrado, perdeu todas as folhas e hoje ta enorme. Plantas não sao tao frageis.
O perigo do rio são dias de calor extremo. Minha esposa matou 2 bonsais meus quando eu
estava viajando e ela estava tomando conta :( Ai desisti de ter bonsais hahaha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkk boa Cadu com certeza!! E vai dar umas belas fotos! Então eu já vi algumas plantas que cresceram assim e ficaram uns cafés girafas rsrs. Mas enfim realmente se o Lisboa puder dar uma luz ajuda você e todos nós neste sentido!

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que seja podado pra resistir mais ao transporte.

Encomendei 3 mudas aqui, um Bourbon, catuai vermelho e mundo Novo.

O agrônomo que mora comigo vai me ajudar, posso gravar vídeos ou mostrar como estamos fazendo.

Ele faz mestrado em solos.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia colegas !

Achei a idéia genial em plantar o próprio café.

Estive fazendo as contas:

O inicio da produção deve acontecer após 5 anos.

Se cada pé de café bem tratado pode produzir no máximo 0,4 kg de café torrado, isso me atende durante duas semanas.

Como o ano tem 52 semanas, precisarei de aproximadamente 26 pés de café para me atender o consumo anual.

Seriam então uns 30 vasos para cobrir as perdas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje de folga do trabalho, tirei o dia para transferir o meu obatãsinho será sua segunda casa ( talvez a penúltima). Não sei se fiz certo mas segue os passos e imagens.

 

1- argila espandida no fundo do vaso

2- terra comprada ( substrato ) até 2 terços do vaso mais ou menos e coloquei a muda com o conteúdo do vasinho que estava junto.

3 - completei com a terra e cobri com esterco ( não quis comprar o químico por hora)

4 - acomodei ele perto do novo amigo dele " o manjericão" ali bate sol mas nem tanto e a tarde como agora fica sombra e brisa!

5 - vamos em frente!!! 354a68952949cdabada4609622667767.jpg2283b8e4e68aa291fd55552e6cefd47f.jpg06dbe7702d6ae5afbdc29ac92b533e33.jpg

 

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

 

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece em ordem, nos 10 primeiros dias evite o máximo de sol direto que puder. Um pouco de argila expandida em meio ao substrato ajuda a manter a drenagem mais eficiente, com o tempo estes substratos (dependendo da composição deles) tendem a ficar duros e virar torrões, o que não impede, mas tb não favorece, o livre desenvolvimento das raízes.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esterco !!!! :blink: , tô fora , vou comprar tudo químico, fui olhar no ML , vou comprar o tal npk , mas com quais números @Lisboa Santos ?

Tem também um fertilizante com ácidos  humicos e fúlvicos , não sei o que é,  mas parece algo erótico :lol: , um café com ácido fúlvico tem que ser bom.

O meu café  vai ser junkie , tudo químico , no máximo uma casca de ovo ou borra de café . :D 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...