Ir para conteúdo

Colheita acaba, e café deve ter qualidade pior


claytonnet

Postagens recomendadas

A colheita de café terminou, mas ainda é cedo para uma definição do volume final. Algumas constatações, no entanto, são possíveis, segundo Gil Barabach, analista da Safras & Mercado.

A oferta de café deste ano será menor do que a de 2016, e o produto, mais miúdo.

Isso torna a safra problemática, principalmente no que se refere à qualidade do café, afirma o analista.

O tamanho e a qualidade do grão, que foram afetados pela geada no primeiro semestre deste ano, interferem na bebida e vão determinar ágios e deságios na hora da comercialização.

Mais informações: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/vaivem/2017/09/1917451-colheita-acaba-e-cafe-deve-ter-qualidade-pior.shtml 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá certo, mas o produtores de café especial de altitude que é nosso maior interesse estão colhendo ainda. Mas se fato essa safra está estranha, em MG conversei na cafeeira e eles disseram que nunca teve tanta broca. Então o preço de 435 a saca na cotação de ontem é artificial, porque em meses vai subir, subir e subir.... Só espero que os especiais não suba mais ainda!

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada causo é um causo, e o Alex está certo: nosso interesse, da galera do CdC, é o café especial; a reportagem é genérica e faz referência explícita ao café commodity que, como regra, não apreciamos porraqui.

Estou encravado num paraíso cafeeiro, aqui em Caconde (SP), que fica no chamado Vale da Grama (altitude entre 1.000 e 1.450m), que só não é mais famoso que os excelentes cafés do Caparaó (apenas um exemplo) porque os produtores daqui ainda não participam de concursos (este ano forcei a barra com eles, fiquei no pé deles, literalmente, e já entraram no COE e COTY), não têm o mesmo investimento em marketing e infraestrutura de outras regiões bla bla bla.

Os sítios dos João Hamilton (nosso conhecido do CdC) e do Celso & Gertrudes que é irmã do JH (ela ficou em 7º no COTY 2016 com um café que nem era o melhor deles) ficaram abarrotados de gringos (entre outros Union Coffee e Blue Bottle) nas últimas semanas que ficaram encantados com os cafés deles, e já está tudo comprometido com exportação (o que está até dificultando a participação em concursos, pois é preciso reservar de 3 a 5 sacas no mínimo de cada café).

Não vou dar spoiler, mas o @Igor e o @Luis Paulo andam avaliando em cuppings criteriosos esta nova safra, e é um susto arrepiante (de positivo e surpreendente) a cada nova amostra que envio, a maioria delas torradas intuitivamente num bolinha, imaginem bem torradas pelo @Luis Paulo e pelo @Igor!? :ph34r:

O João e o Celso estão empolgados com a nova safra, e eu mesmo estou tratando pessoalmente um nanolote de Catuaí Vermelho do Celso com alguns diferenciais (catação ultra seletiva, e com uso de sombrite em terreiro suspenso), para fins de teste e ver no que pode dar para o ano que vem.

Só pra vocês terem uma ideia da qualidade média do café daqui, na semana passada o Celso fechou a venda para exportação de um microlote de café de varreção (destes que vão caindo no chão ao longo da safra e durante a colheita, inclusive verdes e passas, tudo junto) que bebeu "duro", mas ainda assim exportável, por R$600 a saca (ele fica com R$530, descontada a comissão do vendedor); e tô falando de café de varreção!

O problema passa a ser competir com estas exportações (os gringos pagam muito bem) e ficar com estes cafés maravilhosos para provarmos (vocês, porque eu estou saboreando cada gota deles rsrsrsrs). Foi o que aconteceu com o Obatã do João Hamilton na última CC (que está bombando lá fora, este ano ele diz que a safra está ainda mais promissora) em que ele reservou para nós 4 sacas de 6 sacas restantes (as melhores já tinham ido faz tempo), mas que pelo preço e medo de não sair tudo, ficamos com apenas 1: as outras, em menos de 1 semana, já estavam num container cruzando os Sete Mares. Vamos ver se este ano conseguimos segurar mais pra nós degustarmos aqui no CdC.

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza Lisboa!! Ajuda-nos aí a ter ( conseguir) estes ótimos cafés! Semana passada tomei um sim de Minas na supernova de ctba que se falasse ser do caparaó você acreditava, acidez e sabor de mel. É incrível a qualidade que estão conseguindo no sul de Minas, mogiana, aí em caconde e etc. Só falta um pouquinho mais de ambição, e sucessão familiar.

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...