Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
JoaoW

Mudanças no paladar / preferências

Recommended Posts

JoaoW    227

Isso é um assunto que vejo aparecendo tangencialmente nas mais variadas discussões, resolvi abrir aqui um tópico pois é uma questão que se tornou pertinente para mim recentemente.

A ideia do tópico é perceber como o paladar de cada um, as preferências de métodos e preparo (por exemplo, %BR) foram ou estão mudando (ou não!) desde o início do contato com o café especial.

No meu caso, quando comecei a buscar fazer e tomar café de mais qualidade, gostava só de espresso, do que tomava por aí, e moka. Desprezava o coado. Comprei aeropress, tomava mas não acertava muito a mão, salvo uma ou outra xícara que ficava meio doce "na louca", na sorte. Na moka, adorava fazer com o grão bem fininho.

As coisas começaram a mudar quando comecei a fazer infusões seguindo as dicas do Lisboa e do método Sweet Spot, aí comecei a curtir outros sabores. Achei que viraria um adepto da doçura do café, moagem mais fina e longas infusões, etc. e moka bem fininha.

Mas me surpreendi recentemente, estou achando a moka amarga, e comecei a curtir mais uma moagem média ou média pra grossa (no meu Hario Slim, 13 cliques; mas pelo que o pessoal fala por aí o meu acho que faz mais fino que outros, então acho que essa referência não vale muito). Não fica mais amargo e ainda tem um bom corpo. Por outro lado, comecei a preferir a infusão com tempos bem mais curtos e moagem fina (2 min), estou vendo muito mais graça na acidez, para a qual não dava bola antes. E não estou gostando mais daquele café mais doce. Na aeropress, moagem relativamente fina (nem tanto) mas com tempos de infusão de 2-3 min tem dado uma xícara ácida também, gostosa. Para coados, pressca, etc. me vi preferindo engrossar mais a moagem.

E o espresso, que antes para mim era sinônimo de café melhor, foi lá pra baixo no meu ranking de preferências. Além do sabor não ter me agradado tanto (estou preferindo as sutilezas dos outros métodos, e olha que não faço xícaras tão sutis assim), tenho preferido tomar algo que possa ser saboreado com calma, que a xícara (e o papo ou pausa) dure mais. Deixo para tomar fora de casa porque não tenho cafeteira de espresso, e é legal deixar para tomar algo diferente fora para variar um pouco, mas tenho preferido todo o resto.

Em síntese, no começo: espresso era a preferência, moka moagem fina, encorpada; agora engrossei várias moagens no coado e moka, e tenho preferido uma aeropress com tempo de infusão curto para enfatizar a acidez.

  • Like 9

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now


×