Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Roberto Pimentel beto-o

Novo Forninho - Brothers Coffee Roaster PRO

Recommended Posts

Boa noite galera! Até que enfim o novo forno saiu do forno! O Novo Forninho Brothers Coffee Roaster PRO contempla as melhorias que os usuários do modelo básico do forninho sempre me pediram pra fazer: um motor mais potente e mais rápido, todo construído em metal, um amostrador de grãos, resistências melhores, correção dos problemas que o forno apresentava, dentre algumas outras melhorias estruturais. No momento ainda estou estipulando o valor para o forno. O novo motor é um monstro, usa fonte externa e não custa barato. O Amostrador é feito com aluminio polido,inox e madeira de lei (Garapeira) que tem dureza para aguentar o calor na lateral do forno por onde sai o calor produzido pelo mesmo. Foi um problema achar um bom motor e os materiais para as melhorias, depois que achei, foi outro problema adaptar e fazer tudo. Foram dois meses trabalhando duro nisso, muitas horas, correria, grana com ferramentas, materiais, partes do forno estragadas e substituídas por partes de outros fornos novos que ficarão inutilizáveis, enfim... Mas ficará abaixo dos 900,00. 

Terei no momento um total de 12 Fornos para venda, dos quais só montarei sob encomenda. Pedirei cerca de 20 dias para a montagem pois preciso comprar o motor e algumas peças antes.

-Nos meus testes o forno não perde absolutamente calor nenhum mesmo que o amostrador permaneça aberto durante todo o processo da torra, inclusive pode ser aberto para o fluxo de ar aumentar quando desejado.

-A abertura do amostrador serve também para a introdução dos grãos com auxilio de um funil sem a precisão de tirar o tambor, não perdendo assim calor no inicio da torra.

-A adaptação do novo motor abre a possibilidade para testar torras com uma maior quantidade de grãos, já que o torque e rotação maior ajuda na força e no tempo da torra e troca de calor, e as resistências chegam a 300 graus em potência quase máxima.

- Problemas como o travamento repentino do tambor foram resolvidos já que o torque é o dobro do motor original, além de ser todo em metal

-O Forno tem se mostrado interessante também para a torra de amêndoas de Cacau e estou montando um para uma profissional da área testar.

Agradeço imensamente aos Mestres Igor Almeida, Guilherme Torres, Fogo Ruivo, Alex de Lima, a todos os usuários do Brothers Coffee Roaster e que ajudaram muito com dicas e sugestões. Obrigado ao Fórum Clube do Café por tudo que aqui aprendi e pelas oportunidades de mostrar nossos projetos sempre.

 

  • Like 16

Share this post


Link to post
Share on other sites
Rafael Wagner    216

Parabéns mano, que boa notícia. Muito animador esse desenvolvimento, eu mesmo estava desanimado com o forno sem essas melhorias (eu mesmo fz as modificações básicas num que comprei), principalmente pelo motor fraco. Sucesso

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado Rafael! Se precisar de alguma dica sobre o que eu faço no forno, dicas sobre o motor que estou usando, qualquer coisa, só me mandar imbox.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Burny    3,114

Oi Roberto,

vc já testou inverter a rotação do tambor, para deixar o grão mais longe das resistências? Creio que isso, junto com uma chapa defletora na frente da resistência, foi a mudança mais importante que o Guilherme fez no GTCR na época.

Abçs, Burny 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fala Burny! O Motor gira para os dois lados, é só inverter o polo dos fios, mas fiz alguns testes rapidos e algo impede que o tambor gire para o lado contrário do que normalmente gira, preciso estudar melhor e ver o porque. A chapa na frente da resistencia já faço desde o inicio, uso inox grau alimenticio. Esse motor aceita total automação, como por exemplo controle de rotação com painel informando que rpm está no momento, e o mesmo vendedor tem pra comprar junto...

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia a Todos e aproveitando Feliz Ano Novo a todos os amigos do Clube!!

Hoje venho aqui para relatar a primeira torra realmente que serviu como teste mesmo no novo forno. O grande amigo Igor me enviou algumas amostra de cafés sensacionais. O primeiro teste que fiz foi com um café que ele descreveu na embalagem como Lima de Leon, não tenho maiores informações e o próprio Igor está ocupado demais nos últimos tempos pra eu ficar enchendo ele rs. Bom fiz uma torra padrão, 200 gramas, 6 minutos de secagem e depois aumentei a potencia e fui até os 12 minutos. Uniformidade da torra ficou sensacional, se o café for natural então é um dos melhores resultados que já vi. Mas o melhor veio no outro dia quando provei. De fato foi o melhor café que já torrei até hoje, o melhor resultado, muita doçura, corpo...não estava tão aromatico, mas o café vai evoluir acredito, está cedo pra dizer. Bom, nunca tive um resultado desse no antigo forno nem na pipoqueira. Um café realmente prazeroso de se beber com altissima qualidade. Fique extremamente feliz com o resultado, e ainda o bom  é que abriu mais possibilidades para construir perfis, pois esta torrando mais rapido por conta do maior giro do tambor e convecção. Conforme eu for torrando os outros grãos que o Igor me mandou vou postando aqui..

  • Like 5

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now


×